sábado, 2 de novembro de 2013




LOGO TIPO - SIMBOLO 

CONVENCIONADO COMO SIMBOLO 

DA PROFISSÃO DO TÉCNICO DE 

SEGURANÇA DO TRABLHO.




HERALDICA
Uma das necessidades básicas de um grupo, corporação ou profissão é ter identidade, esta identidade pode manifestar-se de diversas formas, uma destas formas é a simbologia.
Neste sentido podemos facilmente identificar a simbologia de profissões tradicionais e com existência mais antigas, que é os exemplos dos Médicos, Engenheiros, outros. Por exemplo Técnico de Segurança por ser uma profissão relativamente nova, sofre de uma crise de identidade, e através de consulta de opiniões da categoria com a participação de profissionais de diversos níveis de experiências, foi desenvolvido o 1º símbolo profissional do Técnico de Segurança do Trabalho, que passamos a apresentar, com a leitura e identificação por partes da sua composição, associados a realidade do exercício da profissão, como segue:

CHAMA
A chama representa a necessidade de manutenção permanente do comprometimento e ações preventivas nos ambientes de trabalho. O Técnico de Segurança do Trabalho representa inevitavelmente esta chama com sua presença e ações, podendo afirmar que no estabelecimento onde houver um Técnico de Segurança do Trabalho há garantia de ações de promoção da Segurança e Saúde no Trabalho

ICONO HUMANO
O ícone da figura humana representa o trabalhador assistido pelos serviços e a proteção do Técnico de Segurança do Trabalho.

MÃO
A mão representa o profissional Técnico de Segurança do Trabalho e sua função de defesa da integridade do trabalhador, entendendo que das suas ações pode representar a diferença entre a vida e morte do trabalhador, tornando esta profissão de caráter acima das relações profissionais, agregando uma grande importância social.

CRUZ
A cruz com fundo verde, é reconhecido universalmente como símbolo da saúde e segurança no trabalho, indicando que o profissional Técnico de Segurança no Trabalho não esta isolado, fazendo parte integrante o sentimento prevencionista, na medida em que através deste símbolo estamos integrado com o Mundo Prevencionista em todos os Continentes.

ENGRENAGEM
A engrenagem representa as relações de trabalho e a ligação entre todos os profissionais, através dos conhecimentos técnicos e pacto de condutas, boas práticas e ética, entendendo que a quebra de dentes desta engrenagem interfere em todo o conjunto que representa qualidade de vida no trabalho, em prejuízo aos trabalhadores assistidos.

Nenhum comentário: