terça-feira, 13 de julho de 2010

DICAS PARA UM CURRICULO VENCEDOR!!!

O QUE É CURRÍCULUM VITAE OU CURRÍCULO?!?!?

Currículo é o documento em que se reúnem dados relativos às características pessoais, formação, experiência profissional e/ou trabalhos realizados por um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico.


Como fazer meu currículo? Esta é uma dúvida comum, e oferecer um bom modelo de curriculum vitae que possa ser preenchido pelo candidato a um emprego ou estágio costuma ser uma boa resposta.

Mas muitas pessoas em busca de uma vaga ou de uma oportunidade para entrevista caem em uma armadilha comum: buscam sempre os mesmos modelos de currículo e assim parecem apenas “mais um na multidão” desde a primeira vez em que o recrutador tem contato com suas informações.

MODELO...


O que escrever no seu currículo trabalhador...

Partindo do seu currículo atual, já de boa qualidade e criado pessoalmente ou com um modelo de currículo, eis os pontos de atenção para melhorá-lo:

1.Apresente resultados, e não só responsabilidades


Sim, você foi o responsável pela área tal, e coordenou o grupo de trabalho XYZ. Mas o que você realizou enquanto estava por lá? Reduziu em 20% o tempo de parada da linha de produção? Aumentou em 5% a margem de lucro? Desenvolveu um novo método de seleção de fornecedores? Diga isso em uma frase curta (uma linha ou menos), e deixe os detalhes para contar na entrevista!

2.Mencione explicitamente as promoções importantes


Quando você avança na carreira por seus próprios méritos, tem um indicativo de que fez um bom trabalho e mereceu a atenção de seus superiores. Isso é algo que cai bem no currículo. Mas não mencione todas as promoções, nem as que tenham sido automáticas ou por tempo de atividade – selecione as essenciais, e informe a razão, quando relevante.

3.Faça caber em uma página


Objetividade é uma qualidade valiosa. Demonstre a sua, colocando na única página de seu currículo todas as informações necessárias para que em uma rápida olhada de 15 segundos (e muitas vezes o responsável pelo filtro inicial não dedica mais tempo do que isso) o avaliador possa saber que vale a pena chamá-lo para uma entrevista. A não ser que o currículo esteja sendo escrito para ser arquivado – neste caso, aí você pode se alongar, mencionando a lista completa de artigos, certificados, todos os colégios em que estudou, todos os cursos complementares, etc.

4.Cuidado com a discriminação


Oficialmente ou não, muitos avaliadores aplicam critérios preconceituosos quanto a idade, sexo, crença e vários outros. A não ser que seja exigido explicitamente, que tenha relevância direta para a vaga pretendida, ou que você considere que a informação conta a seu favor, não insira fotografia, data de nascimento, religião, time de futebol ou qualquer outra informação que possa ser origem de discriminação. Para prevenir a discriminação por idade, pode fazer sentido não mencionar atividades ou cursos muito antigos – desde que você tenha outros mais recentes para mencionar, é claro. Mantenha em foco a demonstração de sua competência, e em ser chamado para a entrevista.

5.Não use mal os “interesses adicionais”


É cada vez mais comum incluir no currículo uma menção aos interesses extra-profissionais do candidato: um hobby, esporte, atividade filantrópica, arte, etc. Saiba que os selecionadores prestam atenção a isso, mas de uma forma que pode ser cruel: eles formam um rótulo mental sobre você, a partir dos interesses mencionados. É como um carimbo, que diz: “SENSÍVEL”, se o candidato é pintor; “COMUNICATIVO”, se faz teatro; “PERSISTENTE”, se é faixa preta em judô, e assim por diante. Fale apenas a verdade, mas pense em qual rótulo mental será aplicado a você dependendo do que você compartilhar.

6.Remova o excesso de design


A não ser que você seja mesmo um tipógrafo, artista ou designer, seu currículo deve se destacar pelo equilíbrio visual, sem perder a sobriedade. Não exagere.

7.Verifique de novo a ortografia


E a gramática. E o estilo. E a ordem de priorização das informações. E a sobriedade do visual. Quando terminar, peça a mais alguém – em cujo julgamento você confie – que verifique mais uma vez para você.


8.Verifique mais uma vez todos os seus contatos


Todo número de telefone mencionado no currículo deve funcionar regularmente – e ser atendido. Todo endereço de e-mail deve ter aparência de profissional, funcionar bem, e ser lido com regularidade. Será uma pena deixar de receber uma resposta positiva porque o telefone não é atendido, ou porque o e-mail não funciona, ou classifica como spam as mensagens legítimas. E será pior ainda se o empregador não conseguir chamá-lo para a entrevista porque suas informações de contato estão erradas ou desatualizadas em seu banco de currículos.
Já analisei minha cota de currículos e posso afirmar que, embora os currículos com erros de ortografia e com excesso de design sejam irritantes, e os com excesso de informação, ou com foco nos aspectos errados, possam prejudicar a avaliação do candidato, não há nada mais frustrante do que selecionar uma pessoa e não conseguir chamá-la para a entrevista porque as informações de contato dela estão erradas no currículo.





Deixe o almoço de domingo ainda mais gostoso com essa receita!!! 
AGRADANDO E BEIJANDO MUITOOOO!!!! 
Torta de queijo coalho

Ingredientes:

Massa

1 ovo

Meia xícara (chá) de óleo

1 xícara (chá) de leite

1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá de sal)

1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio

4 espetos de queijo de coalho cortado em tiras finas (250 g)

100 g de lombo defumado cortado em fatias finas.

1 Tomate em pedaços

Tempero a gosto.

Modo de preparo:


Unte e enfarinhe uma fôrma refratária retangular média. Reserve. Preaqueça o forno em temperatura média (180oC).

Massa


Bata no liquidificador o ovo, o óleo e o leite. Coloque em uma tigela, junte a farinha, o sal, o fermento e misture bem. Espalhe a metade na fôrma reservada. Faça uma camada de queijo de coalho, espalhe as fatias de lombo e distribua o restante do queijo. Cubra com o restante da massa e leve ao forno por 30 minutos, ou até dourar a superfície. Sirva em seguida.

Dicas:


1. Sobre a camada de lombo coloque pedaços de tomate.


2. Se preferir, substitua o lombo por carne-seca cozida desfiada.

Nenhum comentário: