sexta-feira, 2 de julho de 2010

DECEPCIONADO COM A COPA?!?!? O QUE É DECEPÇÃO!?!?!?

É... O BRASIL PERDEU A COPA DE 2010.
QUE DECEPÇÃO!!!
CONCEITOS
1) É a obtenção de um resultado negativo de uma situação na qual era esperado um resultado positivo.
2) Acabar com a ilusão ou encantamento que se cria por uma pessoa ou alguma coisa. Esperança frustrada

Definição de Decepcionar
Classe gramatical de decepcionar: Verbo transitivo

  1. Tipo de verbo: regular

  2. Separação das sílabas de decepcionar: de-cep-ci-o-nar

  3. Possui 11 letras

  4. Possui as vogais: a e i o

  5. Possui as consoantes: c d n p r
Conjugação do verbo decepcionar
Infinitivo: decepcionar

  • Gerúndio: decepcionando

  • Particípio passado: decepcionado
Por Que Não Sabemos Lidar com As Decepções???
Muitas vezes, a pessoa, o fato, as circunstâncias que te causou a decepção, pode ter feito e pensado não estar fazendo qualquer maldade pela sua atitude que fez ou pelo que falou, apenas reagiu de forma reversa ao que nós instituímos por normal ou comum. O problema está em nossa falta de valores ou de valores que julgam e condenam sem maiores conhecimentos das causas que ocorreram e na forma de como queremos que as pessoas sejam ou nos vejam de acordo com os nossos valores, por acharmos que estamos sempre certos, ou que as pessoas de forma instantanea nos compreenderão.

As palavras são verdadeiras dinamites pelo que estamos vivenciando e, portanto, sentindo naquele momento e pode funcionar como uma verdadeira bomba e nos matar por dentro.
A decepção determina o final de uma etapa. Não é racional sofrer pelo que nós mesmos causamos a nós ou pelo que os outros nos causam. A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.

Trata-se da quebra de um conceito, paradigma ou crença criada pela nossa vivência pessoal. Fomos nós que construímos os valores e o rótulo que colocamos nas outras pessoas. São os nossos conceitos que pautam o caminho, a família, o amor e a amizade.
Ninguém é igual a nós.
Graças á DEUS somos únicos, diferentes...
O outro fez a parte dele e como desejou agir. Na realidade a pessoa sempre foi o que demonstrou naquele momento, mas éramos nós que não fazíamos a leitura correta, ou nunca nos preocupamos em averiguar mais aprofundadamente de como ela realmente é em seu interior. As adversidades da vida nos mostram outras realidades com as quais não tínhamos contato, por isso este sentimento tão forte de decepção.

Decepcionei-me muitas vezes e ainda tenho muito a me decepcionar. Em algumas, fiquei irritada, profundamente magoada, noutras pensei que iria morrer de dor, mas eu não sabia ver a vida e as pessoas como sei ver hoje.

Normalmente você sofre porque espera demais das pessoas. Elas são elas, e têm seus conceitos e valores, você é você. Cada ser humano é diferente e vê a vida com sua exclusiva evolução e entendimento. O que se pode oferecer é um convite a conhecer o seu caminho, seus valores, sua busca pessoal de evolução e olhar para a vida, senão seremos ilhas ou planetas sem contato com o outro, com as outras realidades vigentes a nosso redor!!!
As verdades são singulares, ou seja, é a verdade de cada um. Nas dificuldades as pessoas mudam. As pessoas dão o que podem dar, ou não têm nada pra dar ou doar, pois, não possuem arcabolço para isso, conhecimento e vivências que possibilitem a resolução ou a decisão a ser tomada. Nós é que temos expectativas diferentes em relação a elas e queremos sempre mais.
Neste momento tenho certeza que você está se lembrando e analisando a sua vida e lembrando novamente os momentos em que te magoaram profundamente, simplesmente porque a sua expectativa não foi o que você desejava e em alguns casos. A outra pessoa nem ficou sabendo o que você sentiu ou pensou da atitude dela, nem imagina o quanto te machucou.

Temos que analisar as atitudes alheias e policiarmos a nunca esperarmos das pessoas aquilo que elas não conseguem nos dar. Depois das várias lições e reflexões realizadas, poderemos perceber, ACREDITE: era eu mesmo quem me feria. Nunca foram as pessoas. Elas, na realidade, nunca me prometeram nada. Eu é que esperava mais delas.
Reconheço que é uma terrível batalha entre nossos conceitos passados, nossa cegueira e a verdade que se pode encontrar em cada relação com o ser humano. Por isso, nunca devemos considerar uma verdade dentro do comportamento humano em formação como eterna. Ela simplesmente espelha um momento, uma fração de segundo. Depois, tudo tende a se modificar porque as energias se transformam.

O significado de Evolução

Muitas pessoas não entendem o significado desta palavra. Ë crescer caminhando com as próprias pernas e aprendendo pelo caminho. Não é crescer lendo(na teoria da vida). Jamais poderemos evoluir sem atitudes ou amor no coração.

Não basta você saber que uma coisa é certa ou errada porque te ensinaram assim, para que possamos efetivamente saber e aprender, temos que ter conhecimento novo e aplicá-lo,  ou seja, VIVÊNCIA. Portanto, de hoje em diante, cabe a nós decidirmos se vamos ou não nos decepcionar com as pessoas no futuro.
Cada um só consegue oferecer aquilo que tem!!!
•a) Se você não se ama, como pode saber amar alguém... não há referencial de amor dentro de você.


•b) Se você se acha um incompetente e não consegue fazer nada certo na vida... como irá ensinar alguém a se dar valor.


•c) Se você não sabe ouvir... porque exige tanto que as pessoas te ouçam. Ninguém dá atenção a alguém que não quer ouvir.


•d) Se você não tiver um referencial de comparação, como então pode tirar conclusões a respeito de qualquer coisa que seja se você além de não saber, não provar e nem sente interesse em saber (não se pode comparar México com Egito, são belezas diferentes, histórias diferentes, culturas diferentes, etc.), só que compara o que é igual..
Ver para crer...
a) Pense em tudo que está em sua, em nossa volta e irá perceber que muitas verdades estão escancaradas à nossa frente, mas insistimos em não vê-las simplesmente porque não conseguimos "decifrar a verdade pelos conceitos ultrapassados que insistimos em adotar em nossas vidas". Nem tudo se pode ver. O que se sente sempre supera o que se vê.
Outro fator é que pessoas com vidas pessoais muito pobres de conhecimento e limitadas em suas vivências, que não buscam enriquecer-se dentro de si mesmas com teorias e práticas saudáveis de boa vivência e convivencia social sem amor á própria vida! Tendenciam a serem serpentes venenosas a espreitarem a vida alheia para sorrateira e lentamente apoderarem-se de suas 'vítimas' para matarem-nas aos poucos com sua inveja, ganância, ignorância, palpites, fofocas, focos personalistas/facciosos ou sem base nenhuma, avidez de aprendizagem com ressalvas pessoais, distorção de atitudes e palavras, abordagens enganosas/maledicentes/queixosas, em relações artificiais que com certeza geram decepções atrozes!!!
A falta de virtudes mais elevadas e mesmo a falta de conhecimento do seu papel na sociedade hodierna contemporânea, de tantas facilidades sociais por vezes nos levam a este tipo de conduta de refletir expectativas espetaculares geradas por nossas carências pessoais de valores reais em relações artificiais sem o mínimo de cuidado de como estamos investindo nos mais caros recursos afetivos ou amorosos!!!



Então...A DECEPÇÃO é uma delas!!!
CHORE, ESPERNEIE, GRITE, SILENCIE MAS RESIGNI-SE SEM SER PUSILÂNIME!!!
AVANTE BRASIL!!!
2014 VEM AÍ!!!


FONTE: Lilian Saturnino da Silva

Sandra Regina da Luz Inácio 
•PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA) •PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA) •Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental. •Mestre em Administração de Empresas, Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria, MBA em Gestão de Pessoas e Especialista em Informática Gerencial. •Psicanalista voluntária na Casa de Apoio à Criança Carente com Câncer e na Universidade da Terceira Idade. •Professora da FGV do Rio de Janeiro e de mais 03 universidades. •Empresária no ramo moveleiro •Responsável e Membro do Conselho Editorial da Revista Empresa Familiar. •Coordenadora do grupo de Excelência de Empresa Familiar do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA. •Diretora da DS Consultoria S/S Ltda, especializada em Empresas Familiares. •Conciliadora, Mediadora e Árbitra Empresarial. •Membro do Conselho Editorial e responsável pela Revista Empresa Familiar. •Autora do livro O Perfil do Empreendedor e co-autora do livro Empresa Familiar: Conflitos e Soluções, juntamente com Domingos Ricca, Roberto Gonzalez e José Bernardo Enéas Oliveira. •Vários artigos publicados na área de Administração e Psicanálise em revistas especializadas. 



Nenhum comentário: