quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIO BRASILEIRO, FAT-FUNDO DE ASSITÊNCIA DO TRABALHADOR, 25 DICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO, CULINÁRIA PORTUGUESA E BRASILEIRA, MENSAGENS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO....


Trabalhador Brasileiro É Dos Que Se Mantêm Menos Tempo no Emprego...
Brazilian worker Is Of Whom If They keep Little Time in the Job…

Estudo elaborado pelo Dieese mostra que, em 2009, trabalhador brasileiro ficava, em média, cinco anos em um mesmo emprego


O trabalhador brasileiro é um dos que permanecem menos tempo no emprego em uma lista de 22 países, segundo o estudo "Rotatividade e Flexibilidade no Mercado de Trabalho", elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em convênio com o Ministério do Trabalho, e que foi divulgado hoje.
Em 2009, último ano analisado pela pesquisa, o trabalhador brasileiro ficava, em média, cinco anos em um mesmo emprego, perdendo apenas para os norte-americanos, com 4,4 anos. O país em que o trabalhador permanecia mais tempo em um mesmo emprego era a Itália, com 11,7 anos, seguida por França e Bélgica (11,6 anos), Portugal e Alemanha (11,1 anos).
Nos últimos dez anos até 2009, o tempo médio do trabalhador brasileiro em um mesmo emprego caiu. No ano 2000, a média era de 5,5 anos, número que recuou para 5,3 anos no período de 2001 a 2005, baixando em 2006 para 5,2 anos. Em 2007 e 2008, a média foi de 5,1 anos.
A rotatividade do trabalhador brasileiro também aumentou na última década, mostrou o estudo. Embora os vínculos empregatícios ativos entre 2003 e 2009 tenham registrado alta de 43,66%, de 28,6 milhões para 41,2 milhões, o número de desligados também cresceu no período, de 12,2 milhões em 2003 para 19,9 milhões em 2009. Assim, a taxa de rotatividade foi de 49,4% em 2009, ante 45,1% em 2001. Considerando apenas as demissões sem justa causa, a taxa de rotatividade também aumentou, de 34,5% em 2001 para 36% em 2009.
Entre os setores, a maior rotatividade em 2009 foi verificada na construção civil, com 86,2%, considerando apenas as demissões sem justa causa. Na agricultura, a rotatividade foi de 74,4%; no comércio, de 41,6%; nos serviços, de 37,7%; na indústria da transformação, 36,8%; na indústria extrativa mineral, 20%; nos serviços de utilidade pública, 17,2%; e na administração pública, 10,6%.

Também de acordo com o estudo, considerando o total de estabelecimentos do universo da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), pouco menos de dois terços dos desligamentos anuais foram realizados por 6% do total de estabelecimentos do País nos últimos anos.
Do total de 19,9 milhões de demissões em 2009, 12,3 milhões (62%) ocorreram em um grupo de 11 mil estabelecimentos (5,5% do total). No ano de 2008, 112 mil estabelecimentos (5,7%) demitiram 12,9 milhões de trabalhadores (64%) do total de 20,3 milhões de desligamentos ocorridos. Em 2007, 93,5 mil estabelecimentos (5,1%) demitiram 10,5 milhões trabalhadores (61%), de um total de 17 milhões de desligamentos.
Exceto por uma pequena redução em 2009, o salário médio dos trabalhadores admitidos vem crescendo em relação ao dos desligados desde 2003. Naquele ano, a relação entre a renda dos admitidos e dos desligados era de 84,5%. Em 2010, chegou a 92,5%.

  
LEMBRE-SE TRABALHADOR:
 "Agir com segurança é mais que liberdade é interagir com a vida é ter responsabilidade."

FIQUE DE OLHO TRABALHADOR...

Cooperativas de Crédito Poderão Acessar Fundo de Amparo ao Trabalhador-FAT



Recursos do FAT poderão ser usados para concessão de crédito rural e fomento às micro e pequenas empresas

 A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, em caráter terminativo, projeto que autoriza o acesso dos bancos cooperativos aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para fins de concessão de crédito rural e fomento às micro e pequenas empresas. A matéria, que já havia sido aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), segue diretamente à apreciação da Câmara.

Autora do projeto, a Senadora Ana Amélia (PP-RS) argumenta que os bancos cooperativos e as cooperativas de crédito rural são instituições de caráter bancário, autorizadas a operar e fiscalizadas pelo Banco Central, além de operarem as linhas de investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), somando, em 2009, um estoque de créditos de R$ 6 bilhões. Portanto, deveriam dispor das mesmas condições que outros bancos que operam no setor. Coube ao relator da matéria, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), apresentar emenda a fim de que os recursos do FAT também possam favorecer as micro e pequenas empresas.

"Não se sabe por que tais entidades, de propriedade dos destinatários dos recursos e que já nascem especializadas em crédito rural, não estão até hoje autorizadas a ter acesso direto aos recursos", protestou Ana Amélia. "Não há o menor sentido no fato de os produtores cooperativados, embora donos de instituições financeiras, terem de buscar o seu dinheiro exclusivamente no Banco do Brasil ou em outro banco público", criticou.
Apenas o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) apresentou voto em separado contrário à matéria. Ele argumenta que, segundo a legislação em vigor, o FAT não pode correr nenhum tipo de risco nas aplicações financeiras na modalidade de "depósitos especiais", uma vez que se tratam de aplicações em instituições oficiais federais. "Isso não ocorreria no caso dos bancos cooperativos, que são instituições sujeitas às leis de mercado e sem o amparo do governo em caso de inadimplência ou insolvência", alertou o petista.
Lindbergh acrescenta que os "depósitos especiais" são aplicações financeiras prontas para resgate sempre que o FAT necessitar de recursos. Por isso, ele alega que essa prática seria inviabilizada pela manutenção desses depósitos em cooperativas de crédito, "uma vez que estas estão sujeitas à necessária regulagem da liquidez em função das reservas bancárias.

Fonte: Isto é Independente

LEMBRANDO SEMPRE TRABALHADOR...

"Os últimos a praticar a Segurança serão os primeiros a se acidentar".


Natal Com Criatividade & Baixo Cu$to!!!

Enfeite a casa e surpreenda nessa época sem comprometer o orçamento!!!

Cristãos com o coração pulando de alegria para celebrar o nascimento de Cristo, celebrar o Natal é celebrar JESUS e sua bela, forte e unida família, nos motiva a trocar presentes e investir em uma ceia farta. Com tantos gastos é preciso procurar alternativas para enfeitar a casa sem gastar muito. Para isso, basta colocar a criatividade em ação...

Cobrir as bolinhas antigas com lantejoulas é uma ótima maneira de dar um ar novo à arvore de Natal

A boa pedida, segundo a decoradora Ana Claudia Cavalcanti é reciclar. “Reutilize aquelas peças que você tem em casa. Separe tudo o que foi usado nos anos anteriores – linha, tecidos, fitas, caixas, papel - e pense em novos usos.” As bolinhas antigas, por exemplo, podem ser transformadas em poucos minutos. “É só cobri-las com purpurina ou fazer desenhos com colas plásticas coloridas”, diz.
E as opções para repaginá-las não acabam por aí. “Se a decoração for mais romântica, nada como revesti-las com rendas ou tule e acrescentar miniflores de tecido. Use pérolas ou miçangas.” Se a ideia for apostar em detalhes rústicos, compre sacos de juta (estopa), fitas douradas e flores secas para cobrir as bolas natalinas. “Pau de canela é outra uma excelente sugestão para revesti-las e deixar os espaços perfumados”, ressalta Ana.

O isopor também é um grande aliado na busca por enfeites mais baratos. “Compre cones e os enfeite com lantejoulas”, recomenda a decoradora Adinoela Gregio. Outra sugestão é usar o material para fazer os famosos bonecos de neve. “Vale pintar o rosto e fazer toca e cachecol de crochê ou tricô. Depois, basta pendurá-los na árvore”, explica a artista plástica Viviani Cazarotti, do ateliê Quintal da Vivi.


As fitas de cetim não podem ser esquecidas para fazer laços ou dar acabamento em outras peças. Mas lembre-se: menos é mais. Não peque pelo exagero. A decoração deve estar em pontos estratégicos e não pela casa inteira.


Boas Idéias.............................................................

Acredite, os CDs antigos podem deixar seu Natal ainda mais charmoso. “Imprima fotos da família em preto-e-branco e cole sobre as peças. Arremate com laços de fita e pendure na árvore”, recomenda Ana. Para ela, quem tem alguma habilidade com máquina de costura pode fazer sachês de tecido para distribuir pela casa e presentear os amigos. “O feltro também é ótimo, pois pequenos alinhavos e colagens permitem a criação de uma infinidade de enfeites”, diz.


Gaiolas antigas podem ser pintadas e receber flores ou velas, o efeito é especial. Até mesmo os regadores de metal podem ganhar nova roupagem com tecidos coloridos para enfeitar a mesa da ceia.



Flores por todos os lados
Elas têm papel fundamental na decoração natalina e não devem pesar no bolso. “Escolha espécies mais em conta e surpreenda”, afirma Ana. O bico-de-papagaio é um dos símbolos da ocasião, pode ser encontrado em diferentes supermercados e apresenta custo acessível. “A crista-de-galo (celósia) é perfeita por possuir coloração intensa, um vermelho que atrai olhares”, completa a decoradora. Para deixar o arranjo ainda mais bonito, coloque as espécies em vasos transparentes e faça composições com folhagens e fitas douradas.
Basta um toque especial=SEU TOQUE É ESPECIAL...

Enfeites do dia a dia podem ser usados nessa época. “Pegue seus vasos de vidro e coloque flores típicas de Natal ou até mesmo as bolinhas”, sugere Viviani. Quando for arrumar a mesa, aposte na diversidade de frutas. “Ela conferem o colorido necessário e podem ser misturadas com flores”, comenta. Frutas secas e nozes também dão aquela mãozinha. “Ficam lindas em recipientes transparentes”, ressalta a artista.


Se colocadas de cabeça para baixo, as taças se transformam em castiçais. “Bandejas invertidas dão altura aos pratos da mesa”, diz Adinoela. As toalhas são itens importantes, e caros. “Para economizar, compre metros de tecido e faça a sua, é muito mais barato. Outra opção é usar aquele papel de parede que sobrou da reforma como trilho de mesa”, ressalta.
Outra dica é transformar o pisca-pisca dos anos anteriores em um belo enfeite. “É possível colocá-los dentro de garrafas ou em caixas translúcidas e espelhar as luzes pela casa. Arremate com fitas temáticas”, sugere Adinoela. Mais uma alternativa é reaproveitar as garrafas PET. “Faço um pisca-pisca com flores coloridas. A dica é colocá-los na árvore ou espalhar pela casa”, diz a artista plástica Laila Assef.
Botões antigos e coloridos podem ser reaproveitados. “Para fazer as guirlandas, basta usar uma estrutura de ferro e colocar diversas peças, umas diferentes das outras”, explica Ana. Depois de reunir e dar vida a todos os enfeites, chega o momento mais esperado. Chame as crianças para ajudar na decoração, elas adoram. Depois de fazer aquela bagunça, basta aproveitar a melhor época do ano.



1- A Distração é um dos maiores fatores de acidentes. Trabalhe com atenção e dificilmente se acidentará;

2- No seu setor de trabalho é lugar de trabalhar. As brincadeiras devem ser reservadas para horas de folga;

3- Seus olhos não se recuperam depois de perdidos. Use óculos protetores sempre que o seu trabalho o exigir;

4- A pressa é companheira inseparável dos acidentes. Faça tudo com tempo para trabalhar bem e com segurança;

5- Quando não souber ou tiver dúvida sobre algum serviço, pergunte ao seu mestre ou capataz, para prevenir-se contra possíveis acidentes;

6- As suas mãos levam para casa o alimento para sua família. Evite pô-las em lugares perigosos;

7- Comunique ao seu chefe toda e qualquer anormalidade ou defeito que notar na máquina ou ferramenta que for utilizar;

8- Não improvise ferramentas, procure uma que seja adequada para seu serviço;

9- Lembre-se que você não é o único no serviço e que a vida de seu companheiro é tão preciosa quanto a sua;

10- Utilize em seus trabalhos ferramentas em bom estado de conservação, para prevenir possíveis acidentes;

11- Não fume em lugares onde se guardam inflamáveis;

12- Coopere com seus companheiros em benefício da segurança de todos e siga os conselhos de seu chefe ou feitor;

13- Manda a lei que seu patrão forneça os equipamentos de proteção que você necessita para o trabalho, mas você também está obrigado a usá-lo para prevenir acidentes e evitar as doenças profissionais;

14- Mostra aos seu novo companheiro os perigos que o cercam no trabalho;

15- Cada acidente é uma lição que deve ser apreciada, para evitar maiores desgraças;

16- Todo acidente tem uma causa que é preciso ser pesquisada, para evitar a sua repetição;

17- Se você se acidentar, procure logo o socorro médico adequado. Não deixe que “entendidos” e “curiosos” concorram para o agravamento de sua lesão;

18- Se você não é eletricista, não se meta a fazer serviços de eletricidade;

19- As máquinas não respeitam ninguém; mas você deve respeitá-las;

20- Atenda às recomendações dos Membros da CIPA e de seus mestres e chefes;

21- Conversa e discussão no trabalho predispõem a acidentes pela desatenção;

22- Leia e reflita sempre os ensinamentos contidos nos cartazes e avisos sobre prevenção de acidentes;

23- Pare a máquina quando tiver que consertá-la ou lubrificá-la;

24- Habitue-se a trabalhar protegido contra os acidentes. Use EPI adequado a seu serviço;

25- Conheça o manejo dos extintores e demais dispositivos de combate ao fogo existentes em seu local de trabalho. Você pode ter necessidade de usá-los algum dia.





CULINÁRIA PORTUGUESA
BOLO DE MEL... HUMMMMMMMMM


Ingredientes:
200g de açúcar9 ovos2 dl azeite1 colher de sopa de canela em pó2 dl de melraspa de 1 limão1 colher de sopa de manteiga250g de farinha20g de açúcar glacê


PREPARO :
Separe as claras das gemas e junte estas ao açúcar, azeite, mel, raspa de limão e canela batendo bem.Bata as claras em neve  
e junte à mistura.
Em seguida adicione a farinha e mexa lentamente até ficar bem misturado.
Unte uma forma com manteiga e derrame a massa.
Leve ao forno médio durante 30 minutos ou até ficar bem cozido.
Desenforme deixando esfriar sobre uma peneira firme/pano de copa e sirva polvilhado com açúcar glacê.

CARNE DE PANELA Á BRASILEIRA...HUMMMMM





INGREDIENTES
1,4 kg lagarto redondo, retirando o excesso de gorduras
2 c. de sopa óleo vegetal
1 cebola média picada
2 talos médios de aipo picados
1 cenoura média descascada e picada
2 c. de sopa molho de tomate
1/2 xícara tomates enlatados escorridos
3 1/2 xícaras caldo de carne
5 c. de sopa farinha de trigo
1/2 xícara água fria
sal e pimenta do reino

Sachet
1 folha de louro pequena
1 ramo de tomilho fresco
4 ramos de salsa fresca
2 grãos de pimenta do reino
1 dente de alho
***Este prato já tão conhecido é econômico e irresistível.
MODO DE FAZER

1. Pré-aqueça o forno a 150°C.
2. Bata a carne de leve e seque com toalha de papel.
3. Numa panela própria para forno, esquente o óleo em fogo alto.
4. Quando o óleo começar a esfumaçar, coloque a carne na panela. Doure de todos os lados.
5. Retire a carne da panela. Reduza o fogo para médio-alto.
6. Ponha as cebolas, o aipo e a cenoura na panela.
7. Cozinhe os vegetais por 2 minutos, até dourarem.
8. Adicione molho de tomate, tomates e caldo de carne aos vegetais. Mexa para misturar.
9. Cozinhe até começar a ferver, mexendo de vez em quando.
10. Ponha os ingredientes do sachet num pano fininho e amarre com uma linha.
11. Ponha o sachet na panela. Retorne a carne para a panela e leve-a para ferver de novo. Tire do fogo.
12. Tampe a panela e ponha no forno.
13. Depois de 20 minutos olhe a carne. Aumente ou diminua a temperatura, de forma a manter o líquido fervendo.
14. Cozinhe a carne devagar por 2-3 horas, até amaciar.
15. Retire a carne do fogo e mantenha quente. Descarte o sachet.
16. Retire qualquer gordura que houver no líquido do cozimento.
17. Numa tigela pequena, misture a farinha com água para fazer uma pasta homogênea.
18. Leve o líquido do cozimento para ferver em fogo médio.
19. Coloque a mistura de farinha no líquido. Misture.
20. Reduza para fogo baixo. Deixe ferver por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
21. Coe o molho com uma peneira.
22. Tempere o molho com sal e pimenta do reino a gosto.
23. Ponha a carne num prato.
24. Usando uma faca afiada, corte a carne no sentido transversal.
25. Sirva a carne acompanhada de molho e vegetais assados.
RENDE:  8 porções
Análise Nutricional Por Porção...
Calorias 440, Proteínas 57 g, Carboidratos 10 g, Gorduras 18 g, Colesterol 163 mg, Sódio 765 mg
MENSAGEM...
[momento62.jpg]


Nenhum comentário: