quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Recados de Bom Dia para Orkut


BRICOLAGEM/DO IT YOURSELF

Segurança no Trabalho Sempre Presente



Época de final de ano e queremos sempre dar uma mãozinha de reforma em casa ou mesmo no escritório, fazer uma cara nova no velho ambiente de convivência...então partimos para 'o faça você mesmo(a)' uns por hobby outros  por economia, afinal as festas já consomem parte de nosso orçamento.Por isso vamos entender hoje um pouco mais sobre BRICOLAGEM/FAÇA VOCÊ MESMO(A).


O termo bricolagem ou bricolage/bricolagem têm ambas origem que vem do francês bricolage, é usado nas atividades em que você mesmo realiza para seu próprio uso ou consumo, evitando deste modo, o emprego de um serviço profissional.

 

O conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 1950, com a sugestão "do it yourself" ("faça você mesmo"). Isso ocorreu devido ao encarecimento da mão-de-obra e se desenvolveu com a grande visão dos empresários em perceber este nicho, criando produtos fáceis de serem usados, utilizando embalagens com pouca quantidade e todos com manuais explicativos.



A diversão está sempre presente; mas a bricolagem também tem os seus riscos. Reduza-os ao máximo.
Enquanto bricoleiro, precisa, fundamentalmente, das mesmas proteções que um profissional. Deste grupo fazem parte óculos e luvas de protecção, máscara de protecção respiratória e protectores auditivos.
Proteger os olhos e as mãos: os trabalhos de bricolagem geram sempre muito pó e pingos, as lascas e as aparas voam em todas as direções – por isso, proteja os seus olhos. Na maioria das vezes, bastam uns óculos de proteção padrão.

PICTOGRAMA BRICOLAGEM / PICTOGRAMA BRICOLAGEDurante atividades como serrar, lixar ou cinzelar, não se deve menosprezar o perigo de ocorrer ferimentos nas mãos causados por lascas ou aparas. Neste tipo de casos, só luvas de trabalho asseguram uma proteção abrangente. Porém, quando usar serras circulares, lixadeira de rolos e berbequins, não deve usar luvas; estas podem ficar presas nos acessórios rotativos.

Não esquecer a máscara de proteção: ao perfurar, serrar, lixar, aplainar ou fresar, deve proteger as suas vias respiratórias com uma máscara de proteção respiratória descartável, ou, melhor ainda, com uma máscara contra pó fino. Durante o manuseio de lã de isolamento e de amortecimento ou de tintas e vernizes solventes, as máscaras com filtro de carvão ativo asseguram a melhor proteção.

Evitar a poluição sonora: não menospreze as cargas para os ouvidos resultantes da perfuração, serração, lixamento, etc. Se for um uutilizador esporádico, só tem de usar tampões para os ouvidos.

No entanto, se trabalhar frequentemente com ferramentas eléctricas muito barulhentas, é aconselhável usar protetores auriculares.
Certificar-se de que está a usar o vestuário correto: este tem de ser confortável, ficar justo e não ser inflamável. Os relógios e as peças de joalharia são perigosos e devem, por isso, ser retirados.

Para sua própria segurança, prenda o cabelo comprido. Assim, está a evitar que este entre em contato com as máquinas em funcionamento e excelente reforma pra vocês!!!

          

Nenhum comentário: