segunda-feira, 28 de outubro de 2013


INSPEÇÃO DE SEGURANÇA NO TRABALHO - NINGUÉM DESEJA CULPAR NINGUÉM!!!
Nós Técncos em Segurança e Saúde do Trabalho procuramos fazer um trabalho de excelência na verificação nas inspeções de risco e seguimos as recomendações que saem destas inspeções. 

Tentamos pelo menos fazer um trabalho completo de investigação das causas de todos os acidentes. Não fazemos isto para colocar alguém na berlinda ou para culpar alguém. 

Fazemos isto apenas por um motivo: evitar que novos acidentes ocorram. Provavelmente alguns de vocês estejam pensando: “Nenhuma investigação impediu o acidente que está sendo investigado”. 
Se é isto que vocês estão pensando, vocês estão completamente certos. Porém, boas investigações, criteriosas, não tendenciosas podem ajudar em muito na prevenção do próximo acidente. 

Todos os acidentes são provocados - eles não acontecem por acaso. Se descobrirmos a causa do acidente, podemos fazer alguma coisa para eliminá-la e impedir que outro acidente como aquele aconteça. 

Mas se apenas dermos de ombros, se apenas dissermos: “Foi uma coisa desagradável, que podemos fazer? Estas coisas acontecem. 

Foi um azar”, então podemos estar certos de que outros acidentes como aquele, acontecerão. A maioria dos acidentes apresenta mais de uma causa. Por exemplo, um homem perde o equilíbrio e cai de uma escada. 
Se na investigação a conclusão teve como causas: “o funcionário não teve cuidado” ou “a proteção não estava no lugar”, estamos parando a investigação sem termos esgotados todas as possibilidades.

Peguemos o caso novamente. 

O homem que perdeu o equilíbrio e caiu da escada. Pergunta-se: a escada estava com defeito? E se estava porque ela estava sendo usada? O homem sabia que a escada estava em boas condições de uso e relatou isto? Se não sabia, ele foi instruído corretamente sobre como e o que inspecionar numa escada, ou a escada estava em boas condições mas foi usada de matreira inadequada? Ela foi colocada num corredor onde uma pessoa poderia esbarrar? Se foi, porque não havia uma pessoa no pé da escada para manter as outras pessoas afastadas? Ela deveria ter sido presa no topo? Ela tinha o tamanho correto para o local? Ela foi posicionada com o ângulo certo em relação à parede, ou foi o próprio trabalhador que fez algo inseguro? Ele estava subindo com algum objeto pesado que poderia ter sido içado por uma corda? Se estava foi dito a ele para usar uma corda? Ele segurava objetos com as mãos soltas? Ele tentou virar-se para descer a escada de costas para ela? Ele tentou segurar algo que foi jogado para ele e perdeu o equilíbrio? 
Estas são, acredite ou não, apenas algumas perguntas que podem ser feitas sobre um acidente muito simples. 

Se investigarmos a fundo em busca da causa ou causas fundamentais, então estamos contribuindo para que possa evitar outros acidentes dessa natureza. Acima de tudo a Segurança quer saber se foi totalmente uma questão de falta de cuidado, ou se existiram outras condições que contribuíram para provocar o acidente. 
A investigação de acidente que seja real, sólida, consistente, profunda e que atinja todas as circunstâncias que envolvem o acidente é um dos melhores instrumentos que precisamos dominar para trabalhar com segurança. Todos saem lucrando com a investigação neste departamento e lucram com as investigações feitas em outras áreas da Empresa. 

A mesma coisa acontece com as inspeções de segurança e os acompanhamentos das recomendações de segurança Elas são realizadas para e preparadas para identificar ou eliminar as condições de risco. Todos os maus hábitos, todas as peças defeituosas dos equipamentos, todas as inconformidades deverão ser relatados ao Gerente, antes que alguém se acidente.
Lembre-se: não estamos atrás da cabeça de ninguém. Não estamos querendo colocar ninguém na berlinda. Apenas queremos impedir que algum de nós se machuque por um acidente.

CONTE CONOSCO!!!

AOS ANIVERSARIANTES DO DIA...



$$$EMPREENDA, FAÇA E VENDA$$$
CULINÁRIA FÁCIL...

ABOBRINHA RECHEADA
Ingredientes
2 abobrinhas italianas medias (com a casca bem bonita)
1 cebola pequena
1 tomate
15 azeitonas pretas picadas
100 gramas de queijo parmesao ralado
2 colheres de sopa de azeite
10 folhas de manjericao
1 pitada de sal

PREPARO

Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento. Utilizando uma colher de sopa, retire o miolo de cada metade, com muito cuidado para formar uma especie de "barquinho".


Corte o miolo da abobrinha e o tomate em cubinhos, e pique as folhas de manjericao em pedacos medios. Misture o miolo da abobrinha picada, o tomate, o manjericao, o azeite, as azeitonas e cerca de 2/3 do parmesao.


Recheie cuidadosamente as metades das abobrinhas e salpique com o parmesao restante. Arranje as abobrinhas em uma assadeira e leve ao forno medio (pre aquecido a 200 °C por 10 minutos) por 15 minutos. Aumente o forno ate o maximo (para gratinar) e asse por mais 5 minutos. 


Dica: Se quiser experimentar uma variação, substitua a abobrinha por berinjela.

DOCE DE ABÓBORA COM 
CREME DE CÔCO
Surpresa de abobora com coco

Doce de Abobora
1kg de abóbora de pescoço, descascada e ralada 
no ralo grosso
1/2 quilo de açúcar
2 pauzinhos de canela
6 cravos-da-índia
1/2 xícara de coco ralado (uso fresco, mas pode ser 
de pacotinho. Caso faça somente o doce de 
abobora para comer , sem usar com o creme de 
coco , dispense o coco desta receita)
Preparo :
Numa panela grande, coloque a abóbora, o açúcar, 
a canela e os cravos. Leve ao fogo médio, mexendo 
sempre, até a abóbora começar a soltar água e 
umedecer o açúcar. A partir daí, abaixe o fogo e vá 
mexendo de vez em quando. Quando a abóbora 
tiver desmanchado e a calda tiver engrossado um 
pouco (leva uns 35 a 45 minutos), junte o coco e 
deixe mais uns 10 minutos em fogo baixo. Deixe 
esfriar e guarde em pote com tampa na geladeira ou 
monte sua verrine como eu fiz , com camadas de 
creme de  coco e o doce de abobora.
 Finalize com creme de coco e enfeite com 
cravinhos e um punhadinho do  doce de abobora.
Creme de Coco 
1 lata de leite condensado
150 grs de coco em flocos
30 grs de amido de milho
15 grs de farinha de trigo
200 ml de leite frio
200 ml de leite de coco
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de licor de coco ou rum
150 grs de coco fresco ralado
Modo de Fazer :
Misture leite e o leite de coco , dissolva o amido a 
farinha de trigo e depois o leite condensado. Leve ao 
fogo e deixe cozinhar por 3 minutos. Retire do fogo, 
acrescente a manteiga e o licor de coco ou rum e o 
coco ralado , misture . Deixe esfriar colocando um 
plástico filme rente ao preparado para não criar nata. 
Quando for usar, bata na batedeira com a espátula 
raquete até ficar liso e brilhante.


MENSAGEM...







Nenhum comentário: