quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NR-37 PARA VOCÊ QUE TRABALHA EM FRIGORÍFICOS TRABALHADORES

FUNDAMENTOS PARA A NOVA NR-37

QUE É ATRELADA Á NR-17 - ERGONOMIA E QUE AINDA ESTÁ EM CONSULTA PÚBLICA PARA QUE ELA TENHA VIDA TRABALHADORES ACESSEM O SITE DO MTE E FAÇA SUGESTÕES (SE QUISER) DE POSSÍVEIS MUDANÇAS E TENTEM APROVÁ-LA PARA VIGENCIA REAL.

O Ministério do Trabalho publicou em 17/08/2011 a minuta do texto para consulta pública da nova NR-37.
A multiplicação das Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) no segmento dos frigoríficos constitui o principal motivo para a publicação de uma nova NR.

Nos últimos anos as indústrias frigoríficas apresentaram as mais altas incidências de doenças relacionadas ao trabalho. E uma nova NR vai procurar influenciar na redução do volume de doenças ocupacionais e dar mais qualidade à segurança e saúde de pelo menos dois milhões de trabalhadores. Segundo os diversos sindicatos dos trabalhadores, está havendo uma verdadeira epidemia de lesões e mutilações que abatem literalmente os trabalhadores nas indústrias.


A NOVA NR-37 deverá nortear organização e ritmo de trabalho, pausas para recuperação e descanso, redução do tempo de exposição, adequação do mobiliário, do ambiente e das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Sabe-se que os depoimentos dos trabalhadores lesionados falam por si e mostram que está havendo um aumento no número de trabalhadores lesionados e no agravamento das enfermidades, o que aponta a necessidade de medidas urgentes para deter essa  epidemia em um setor da economia dos mais dinâmicos.

JORNADA DE TRABALHO EM FRIGORÍFICOS

Está em tramitação no Congresso Nacional um projeto de autoria do seu atual presidente, deputado Marco Maia (PT-RS), que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho no setor frigorífico para 36 horas semanais, sem redução de salário. O projeto encontra-se na Comissão de Seguridade Social, de onde passará para as Comissões de Trabalho e de Constituição e Justiça em caráter terminativo, ou seja, uma vez aprovado nas comissões irá à sanção presidencial, não precisando ir a plenário.

LUTE PELOS SEUS DIREITOA TRABALHADORES...


RECEITA PRO SEU DIA FICAR MAIS AROMATIZADO E SABOROSO TRABALHADORES...

ARROZ COM ESPINAFRE E CASTANHAS...

Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 1 xícara (chá) de espinafre picado
  • 2 xícaras (chá) de água fervente
  • 1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
  • 100 g de castanha-do-Pará picada.

Modo de preparo

Em uma panela aqueça o óleo e refogue o arroz e o espinafre
Adicione a água fervente e cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, por 10 minutos
Abaixe o fogo e cozinhe por mais 5 minutos ou até secar o liquido
Reserve por 5 minutos
Acrescente o
manjericão, a castanha e misture delicadamente
Sirva em seguida!!!

Nenhum comentário: