quinta-feira, 15 de setembro de 2011

NR 04 - SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho...


O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT é uma equipe de profissionais, a serviço das empresas, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade física dos trabalhadores.


O SESMT está estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e é regulamentado pela Norma Regulamentadora 04
Dependendo da quantidade de empregados e da natureza das atividades, o serviço pode incluir os seguintes profissionais:
  • médico do trabalho;
  • enfermeiro do trabalho;
  • técnico de enfermagem do trabalho;
  • engenheiro de segurança do trabalho; e
  • técnico de segurança do trabalho.

FORMAÇÃO DE GESTORES EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO:

OBJETIVOS
Capacitar os participantes a fazerem a Gestão dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT; Melhorar a visão estratégica dos integrantes em relação aos benefícios e a importância do SESMT nas empresas; Discutir as questões relacionadas ao atendimento da legislação trabalhista e previdenciária de Saúde e Segurança e as potenciais consequências de cada estratégia de empresa, incluindo a política sobre insalubridade e periculosidade; Discutir as relações com o Ministério e a Justiça do Trabalho referentes as questões de Saúde e Segurança; Abordar os aspectos de Gestão das atividades dos Médicos do Trabalho, Engenheiro de Segurança, Técnicos de Segurança e de Enfermagem assim como metas e indicadores do SESMT; Abordar as estratégias para a mediação dos conflitos entre o SESMT e a área de produção; Discutir sobre o custo/benefício do investimento em saúde, segurança e qualidade de vida nas empresas; Trocar experiências sobre ações e políticas praticadas nas empresas, no que se refere à saúde e segurança.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I - Evolução da Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho - SST. Perdas decorrentes da má gestão de SST: acidentes, doenças, reclamatórias trabalhistas, ações indenizatórias, multas e interdições. Revisão da aplicação da legislação trabalhista e previdênciária(CIPA, NR-09 FAP).

Módulo II - Atividades da Medicina do Trabalho. NR 7 - PCMSO. Exames ocupacionais: Custos X benefícios. Prevenção de Doenças ocupacionais. PPDs. Reabilitação Profissional. NR 17 Ergonomia. Prevenção da DORTs. Ergonomia das Estações de trabalho
Módulo III - Comunicação de Acidentes/Doenças do Trabalho. NTEP. Gestão de afastamentos. Absenteísmo. Gestão de Saúde Ocupacional de Contratados. Serviço interno de Saúde Ocupacional e Assistencial. Interface entre Medicina do Trabalho, RH, Jurídico e área fabril. Documentação, Registros e Arquivos Médicos.
Modulo IV - Insalubridade e periculosidade. Estratégias e riscos. Justiça do Trabalho e Perícias judiciais. Ação do Ministério do Trabalho. Aposentadoria especial e ação do INSS. Administração de conflitos SESMT x Produção. Atividades da Segurança do Trabalho. Avaliação da performance do SESMT. Indicadores e metas.
PÚBLICO ALVO
Pessoal de Segurança e saúde no Trabalho (reciclagem), Analistas de RH, Gestores de RH e Gestores que buscam conhecimentos referentes ao SESMT.

CARGA HORÁRIA
12 horas

INVESTIMENTO
Sem qualificação : R$ 332,00
Qualificado : R$ 460,00
INFORMAÇÕES CONTATE-NOS NOS E-MAIL'S ACIMA




Nenhum comentário: