sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SEXTA-FEIRA...DIA DE RELAXAR, SAIR, NAMORAR E BEBER PARA ALGUNS TRABALHADORES!!! PORÉM A REPETIÇÃO DE CERTOS 'VELHOS' HÁBITOS CAUSAM DEPENDENCIA QUÍMICA!!! QUE TAL TRATAR-SE E MUDAR DE HÁBITOS?!?!?

APROVEITANDO QUE HOJE É O DIA MUNDIAL DA SAÚDE TRABALHADORES...QUE TAL...

Tratar O Dependente à Força???
É Melhor que Não Tentar Nada...
Prevenção

Muito se tem feito nos últimos tempos para que as pessoas se previnam contra o uso de drogas. Mas também muito se tem feito, legal ou ilegalmente, para que elas sejam usadas.
 O resultado final é que as pessoas estão consumindo cada vez mais drogas.
             
Usar drogas, significa em primeira instância, buscar prazer. É muito difícil lutar contra o prazer, porque foi ele que sempre norteou o comportamento dos seres vivos para se autopreservarem e perpetuarem sua espécie.

A droga provoca o prazer que engana o organismo, que então passa a querê-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga não é bom, porque ele mais destrói a vida do que ajuda na sobrevivência.

A prevenção tem de mostrar a diferença que há entre o que é gostoso e o que é bom.
             

Todo usuário e principalmente sua família têm arcado com as consequências decorrentes desse tipo de busca de prazer.
    
         
Pela disposição de querer ajudar outras pessoas, parte da sociedade procura caminhos para previnir o maior mal evitável deste final de milênio.
Caminhos Disponíveis...

1. Do medo - Os jovens não se aproximarão das drogas se as temerem. Para se criar o medo, basta mostrar somente o lado negativo das drogas. Pode funcionar para crianças enquanto elas acreditarem no adultos.

2. Das informações científicas - Quanto mais alguém souber sobre as drogas, mais condições terá para decidir usá-las ou não. Uma informação pode ser trocada por outra mais convincente e que atenda aos interesses imediatos da pessoa.

3. Da legalidade - Não se deve usar drogas porque elas são ilegais. Mas e as drogas legais? E todas as substâncias adquiridas livremente que podem ser transformadas em drogas?

4. Do princípio moral - A droga fere os princípios éticos e morais Esses valores entram em crise exatamente na juventude.

5. Do maior controle da vida dos jovens - Mais vigiados pelos pais e professores, os jovens teriam maiores dificuldades em se aproximar das drogas. Só que isso não é totalmente verdadeiro. Não adianta proteger quem não se defende.

6. Do afeto - Quem recebe muito amor não sente necessidade de drogas. Fica aleijado afetivamente que só recebe amor e não o retribui. Droga é usufruir prazer sem ter de devolver nada.

7. Da auto-estima - Quem tem boa auto-estima não engole qualquer "porcaria". Ocorre que algumas drogas não são consideradas "porcarias", mas "aditivos" para curtir melhor a vida.

8. Do esporte - Quem faz esporte não usa drogas. Não é isso o que a sociedade tem presenciado. Reis do esporte perdem sua majestade devido às drogas.

9. Da união dos vários caminhos - É um caminho composto de vários outros, cada qual com sua própria indicação. Cada jovem escolhe o mais adequado para si. Por enquanto, é o que tem dado os resultados mais satisfatórios.

10. Da Integração relacional - Contribuição para enriquecer o caminho 9. Nesse trajeto, o jovem é uma pessoa integrada consigo mesmo (corpo e psique), com as pessoas com as quais se relaciona (integração social) e com o ecossistema (ambiente), valorizando a disciplina, a gratidão, a religiosidade, a ética e a cidadania.
             




IMPLANTE ESTE PROJETO NA SUA EMPRESA TRABALHADOR E NA SUA CASA...
Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas no Trabalho e na Família
Reconhecendo a dimensão do problema e a necessidade de intervir em busca do cumprimento de seu papel social, a Trensurb engajou-se no trabalho de prevenção ao uso de drogas no trabalho e na família, a partir de 1995, em parceria com o SESI e a ONU, quando assinou o Termo de Compromisso e deu-se a formação do Comitê Coordenador. Em 1996 foram realizados os estudos para implantação do Projeto e, a partir de 1997, ele foi deflagrado com a formação do Comitê de Acompanhamento

O projeto busca, ainda, explorar o potencial da empresa de multiplicar informações através da população com quem interage diariamente.
Vermelho (Tratamento)
    Amarelo (Intervenção Prévia)
    Verde (Prevenção)
As atividades das áreas verde e amarela buscam promover conceitos de uma vida saudável.

Na área vermelha é feito o acompanhamento dos dependentes químicos,juntamente com seus familiares.

VEREMOS ABAIXO TRECHOS DE UMA ENTREVISTA COM PSICÓLOGO ADI JAFFE E DEPENDENTE TRATADO Á FORÇA, FEITA PELA FOLHA DE SÃO PAULO...

PAIS NÃO PERCAM A AUTORIDADE NATURAL, POSTO QUE SÃO OS REFERÊNCIAIS DE SEUS FILHOS ATÉ Á MORTE. ACREDITEM QUE PODEM LIVRÁ-LOS DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA SE HOUVER ESFORÇO VERDADEIRO DE VOSSA PARTE EM NÃO ENTREGÁ-LOS Á PRÓPRIA SORTE SEM FORÇA DE VONTADE ATUANTE, POIS ESTA FOI TOTALMENTE MINADA PELA DROGA. PAI, MÃE, IRMÃOS MUDEM VOCÊS TAMBÉM DE ATITUDE EM RELAÇÃO AO DEPENDENTE. E,  QUANDO DIGO "MUDEM", É REALMENTE MUDAR DE LUGAR, DE CASA, DE POSTURA, DE COMPORTAMENTO, DE PERDÃO DAS MÁGOAS, DE INICIAÇÃO Á FÉ, É RECOMEÇAR UMA NOVA VIDA...

Para o psicólogo Adi Jaffe, não há modelo de tratamento que sirva para todos.
Ex-viciado, pesquisador diz que profissionais resistem a variar formas de tratar vício e culpam o paciente pelo fracasso
 É psicólogo americano, Adi Jaffe, 35 anos, é pesquisador da Universidade da Califórnia.

Ex-dependente, atua hoje na elaboração de critérios para apurar a qualidade dos tratamentos. Diz que as diferentes formas de combater o vício (psicoterapias, internação, remédios, grupos de apoio mútuo) têm igual eficácia (25% a 30% dos casos).

Em entrevista à Folha, Jaffe defende até a controversa internação compulsória que, para ele, é melhor do que não expor o dependente a nenhuma tentativa de tratamento.


Folha - O sr. diz que reabilitação funciona melhor do que se imagina. O que deu errado no caso de Amy Winehouse?
Adi Jaffe - Obviamente, eu só posso supor. Eu acredito que, se um tipo de tratamento não dá certo, sua melhor aposta é procurar outro.
Amy Winehouse tentou um rehab [programa de reabilitação ] que não funcionou e ela deixou claro que não queria aquilo. Aparentemente, em vez de tentarem outro tipo de tratamento, ficaram repetindo a mesma abordagem.


Quais são os tratamentos?
Temos basicamente três grandes classes. Os medicamentos funcionam de modos diferentes. Alguns minimizam efeitos da abstinência, outros bloqueiam a sensação de prazer causada por álcool. Alguns remédios para depressão e ansiedade também podem ser bastante eficazes.

A psicoterapia cognitivo-comportamental ajuda a pessoa a entender o que a leva a beber e a descobrir estratégias para mudar o hábito. Há também técnicas motivacionais, que são uma boa coisa para quem resiste a se tratar.

O apoio social, ou ajuda mútua, é basicamente o modelo dos Alcoólicos Anônimos. A ideia, resumidamente, é que não há permissões [às substâncias], apenas dependentes ajudando outros.

Qual funciona melhor?
A resposta fácil seria dizer uma combinação de todos, mas não é assim na vida real. Uma resposta baseada em evidências é que todos têm mais ou meno s as mesmas taxas de sucesso. Dão certo para 25% a 30% das pessoas.


Por que tão pouco sucesso?
Essa é a porcentagem de cura para casos mais graves. A maioria só vai se tratar quando está muito mal. Imagine se, para medir a eficácia de um remédio
para câncer, só contassem os casos de cura da doença no estágio mais avançado.

No alcoolismo, só temos doentes em estágio 4.
Outro problema é que a qualidade das clínicas ou dos serviços é muito desigual.


Como escolher o tratamento?
Não dá para prever quem reagirá melhor a um ou outro tipo. Mas temos critérios para saber se aquilo não está funcionando e, nesse caso, trocar o tratamento. Mas quase ninguém faz isso.


Por quê?
Muitos profissionais tendem a achar que sua linha é a melhor para todos e que, se não deu certo, o problema é o paciente. O sucesso do tratamento depende também do médico, da clíni ca, de bom senso para rever a estratégia.


Quando a pessoa não quer se tratar, vale a pena forçá-la?
Muitos afirmam que, sem motivação, nada funciona. Mas minha experiência diz que a exposição a qualquer tratamento, até a reabilitação feita à força, é melhor do que não tentar nada.


Foi esse o seu caso?
Posso dizer que sim. Aos 21 anos comecei a usar speed (metanfetamina) e, em pouco tempo, a traficar a droga. Passei oito anos nessa vida, até ser preso. Minha escolha era ir para a clínica ou passar um tempo na prisão. Não foi exatamente uma escolha.


E funcionou?
Passei três meses em uma clínica, até ser expulso por usar drogas. Minha sorte é que me colocaram em outra clínica. Fiquei dez meses internado. E funcionou.


Fonte: Anjos Caídos, Içami Tiba. Editora Gente, 6ª edição
Folha de São Paulo - IARA BIDERMAN - DE SÃO PAULO


PAIS QUE FORMAM A FAMÍLIA DE DEPENDENTE QUÍMICO SÃO:
  • Pais inseguros - filhos não são incluídos na relação matrimonial.
  • Pais indulgentes - titubeiam em impor princípios.
  • Ausência de equilíbrio entre o afeto e a disciplina.
  • Os pais represam as suas emoções.
  • Comunicação real e autêntica insuficiente.
  • Uso freqüente de medicamento.
  • Ausência de crenças religiosas.



PAIS QUE FORMAM A FAMÍLIA DE NÃO DEPENDENTE QUÍMICO:
  • Laços familiares fortes.
  • Equilíbrio entre o afeto e a disciplina.
  • Relações cordiais e serenas no matrimônio.
  • Autoridade paterna. Moderação, firmeza e humor.
  • Pais confiantes em seus métodos educativos. Respeito, tolerância e domínio de si mesmo.
  • Disciplina. Responsabilidade. Sabem o que os pais deles esperam e têm confiança em suas decisões. Resistem melhor às pressões.
  • Pais e filhos são mais indulgentes. Vivem em harmonia.

FONTE: Wlademir Lisso - FEESP - FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE SÃO PAULO
RECEITA DO DIA:

EM TEMPOS DE MANGA NA AMAZÔNIA...

***MOUSSE DE MANGA***


Ingredientes



- 1 1/2 unidade grande de manga
- 4 claras
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 embalagem de gelatina em pó sem sabor
- 1 unidade de iogurte natural desnatado
- raspas de limão

Modo de Preparo
Bata a manga no liquidificador até obter um purê e reserve. Na batedeira, bata as claras até espumarem, junte o açúcar e continue batendo até obter um creme firme e reserve. Prepare a gelatina e leve ao fogo, em banho-maria, até derreter. Acrescente a gelatina ao purê de manga e misture. Junte o iogurte e coloque raspas da casca de limão e misture até ficar homogêneo. Acrescente as claras batidas, misturando delicadamente com uma espátula. Despeje nos potes e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.

Informação calórica e nutricional (por porção)
Calorias: 85,4 Kcal
Carboidratos: 17,9 g
Proteínas: 2,8 g
Gorduras: 0,2 g
Rendimento: 8 porções
Quantidade de pontos (por porção): 2 pontos


EXCELENTE SEXTA-FEIRA TRABALHADORES...

Nenhum comentário: