quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CUIDADO COM A INSOLAÇÃO TRABALHADOR(A)!!!

Falta EPI's de Trabalho Sob o Sol
 
Trabalhadores ligados à área de serviços públicos do Brasil, exercem suas funções expostos ao sol e com poucos equipamentos de segurança. Muitos funcionários usam bonés ou filtro solar como proteção por conta própria, pois não recebem esses produtos das empresas que os contratam.

 Na região, a proposta de tornar obrigatória a distribuição de protetor contra o sol para os trabalhadores que atuam na rua é discutida há cerca de três anos. Os vereadores autores dos projetos de lei, contudo, terminaram por adiar e até mesmo (quando prontos os projetos) retirar suas proposituras sem que as iniciativas avancem.

 Segundo o médico Sergio Carvalho e Silva, pós-graduado em medicina do trabalho, a legislação brasileira não reconhece a exposição aos raios solares como um risco laboral, tanto que o filtro solar não é nem considerado um EPI (Equipamento de Proteção Individual) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

"Algumas empresas e administrações públicas fornecem os produtos porque entendem que o uso do protetor é um benefício para a saúde dos seus trabalhadores. Mas como não é uma norma, a maioria não oferece", afirma o médico.


Uma proposta que determina a obrigatoriedade do uso de filtros solares para as pessoas que trabalham expostas ao sol tramita há anos no Congresso Nacional, porém ainda não avançou. "Talvez seja falta de vontade política, pois todos nós sabemos quais são os prejuízos para a pele."

 Em 2007, um projeto semelhante foi apresentado na Assembleia Legislativa de São Paulo, entretanto, ainda não foi levado a votação.

NO SOL - A tarde a temperatura na região alcançou os 33°C. Nesta hora, a vendedora de bilhetes de zona azul Luciene Amorim Souza, 32 anos, trabalhava no Centro de Mauá sem boné. Ela diz que foi admitida há três meses, e a Prefeitura ainda não entregou o uniforme completo. "Encomendei filtro solar, mas ainda não chegou. Em dias assim, a gente procura ficar mais na sombra."

A varredora de rua de Santo André Gislene Teixeira de Souza, 47, diz que já passou mal no trabalho por causa do calor. "Foi uma queda de pressão. Usamos todos os equipamentos como bonés e luvas, bebemos muita água, mas o filtro solar a empresa não dá. Temos que comprar."



Problemas Variam de Insolação ao Câncer...
Os riscos dos trabalhadores expostos ao sol sem proteção variam de insolação a câncer de pele.

Queimaduras e insolação aparecem como conseqüências de risco agudo, segundo o médico Omar Lupi, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

"A queimadura provoca vermelhidão, bolhas e ardor. Com a insolação, a pessoa desidrata, passa mal e pode até ter vômito", explica.


A médio e longo prazo, Lupi aponta o envelhecimento precoce da pele ocasionado pela ação dos raios ultravioleta UVA - principal agente da exposição solar crônica. O mais grave dos problemas, no entanto, é o câncer de pele, provocado pela radiação UVB. O médico conta que a doença atinge pessoas na faixa dos 45 anos, em média, mas tem aparecido em uma população cada vez mais jovem. "Ruivos com sardas e pessoas com pele clara, de um modo geral, estão mais propensas (a ter a doença)".

TIPOS DE CANCER DE PELE:



















O câncer de pele mais comum é iniciado a partir de uma pinta que se torna uma lesão, sangra, e não cicatriza em dois dias, período considerado normal. Ainda há o melanoma, que é mais grave e raro, e é diagnosticado a partir de uma pinta que cresce de tamanho. Lupi reforça que 90% dos tipos de câncer de pele estão relacionados ao sol, e que, a qualquer lesão suspeita, um médico deve ser consultado.

FOTOPROTEÇÃO - Omar Lupi lembra que a fotoproteção ideal vai além do uso do filtro solar indicado pelo dermatologista. "Principalmente, os trabalhadores têm de usar óculos escuros para proteger os olhos, e bonés para orelhas e nariz."

 Empregados da construção civil preferem trabalhar no calor
Se para alguns profissionais trabalhar com o sol na cabeça é sinal de cansaço e desconforto, para os empregados da construção civil o calor é a melhor condição climática para a labuta. A vantagem é que a alta temperatura contribui para a secagem mais rápida do concreto e do cimento, fazendo o serviço deles render mais.

"No frio e na chuva os produtos precisam de mais tempo para atingir o ponto ideal, e a obra pode até demorar mais. No calor isso não acontece, logo, é melhor para trabalhar", afirmou o construtor Ari Soares, 33 anos, que, satisfeito com o sol de 33ºC, chefie da equipe que fazia a troca do pavimento da Praça Samuel Sabatini, no Centro de São Bernardo/SP.

Em Ribeirão Pires, os funcionários que trabalhavam na pavimentação da Estrada da Colônia, à tarde, confirmaram que a temperatura é ideal para que o asfalto seja mais bem fixado. "Só dá certo trabalhar em dias assim. A gente já se acostumou com o sol, e aprendi a usar filtro solar", contou o rasteleiro José Batista Oliveira, 40. Ele trabalha com um pano na cabeça embaixo do boné para proteger a nuca. AV e VF

CASO MAUÁ...
Filtro solar dos garis de Mauá é garantido por empregador

Os garis que fazem a varrição pública em Mauá, contratados pela Lara Comércio e Prestação de Serviços, recebem filtro solar entre os equipamentos de segurança. "Peguei o meu tem uns três meses. Uso todos os dias, mas ainda tem bastante. O uniforme também ajuda a proteger. Esquenta, mas é melhor do que se queimar. O sol atrapalha e o calor incomoda, mas não posso reclamar. Tenho de trabalhar, fazer o que né?", contou o gari José Luiz da Silva, 59 anos.

Morador de Mauá, o também gari Orlando do Nascimento Damásio, 50, disse que quando o sol está muito quente, como terça-feira, não sai de casa antes de aplicar o filtro no rosto e nos braços. "Comecei a usar há pouco tempo. Minha pele melhorou muito e não queima mais como antes. O calor é horrível, mas a situação nos obriga a trabalhar no sol." Damásio circula pelas imediações da Avenida Barão de Mauá e inicia o expediente às 14h - quando o sol está mais forte.

Além do protetor solar, os garis contratados pela Lara trabalham de bonés e uniformes de tecido grosso, que barra a penetração dos raios solares. AV e VF.



Também não esqueça sua criança no sol...

Conforme eles vão crescendo, não tem muito jeito: alguma hora vão ficar na casa do amigo e acabar indo para o clube sem você. Ou ficar na praia com uma família amiga. Ou ainda com os monitores do hotel.

E lá vai você dando mil instruções: “Passa o filtro solar de duas em duas horas e sempre que entrar e sair da água, usa boné, sai do sol do meio-dia até as quatro..." Mas não adianta muito. A maioria das pessoas ainda acha que tudo bem ficar direto no sol. Mesmo em alguns hotéis, as atividades ao meio-dia são... no sol! Pois é. O lance é instruir bem a criança, insistir com os monitores e os pais... E rezar.

E, se as crianças estiverem sob os SEUS cuidados, lembre-se: filtro solar, boné e fora do sol das 12h às 16h. Tem de se virar pra conseguir. Ou então não promete.
Mesmo com protetor solar, bone, barraca, é importante não deixar a criança muito tempo exposta ao sol .
LEMBRE-SE TRABALHADOR(A)...
PROTETOR SOLAR: O MELHOR AMIGO DO HOMEM NO VERÃO
Se você não saber qual o protetor solar ideal para o seu tipo de de pele vamos dar algumas dicas aqui de protetor solar ideal para você:




*Peles Muito brancas e claras: Aqueles pessoas que se queimam muito rapidamente ao sol e nunca se bronzeiam, o recomendado é usar filtro solar fator 60.
Pessoas Morenas ou quase morenas: Pessoas que se queimam ao sol com menos facilidade mas se queimam, e fica m bronzeadas, devem usar protetor solar fator 30.
*Peles muito morenas e peles negras: Raramente essas pessoas se queimam ao sol e sempre se bronzeiam, o ideal é usar protetor solar fator 15 para proteção da pele.

O uso diario do protetor solar deve ficar enraizado no costume das pessoas como se elas fossem escovar os dentes ou tomar banho, para que possam ficar mais seguras e protegidas da radiação solar.


CANCÊR DE PELE..
O câncer de pele a cada ano tem aumentado muito, e tudo é decorrido a falta de cuidado das pessoas pois não usam o filtro solar, e acabam se expondo ao sol sem segurança e proteção.
Apenas 30% das pessoas usam um protetor solar, dado esse preocupante.
O protetor solar é o maior aliado na luta contra o câncer de pele, e não pode ser dispençado nunca jamais pelas pessoas.




O grande mal das pessoas é ter preguiça ou se esquecer de passar o protetor solar.
Antes de sair para ir trabalhar ou ir fazer qualquer outro tipo de atividade e principalmente para o lazer onde você vai estar exposta aos rais ultra violeta do sol, passa o filtro solar e leve-lo dentro de sua bolsa, para fazer a reaplicação desse filtro solar a cada 2 horas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, temperaturas acima do normal nas regiões Norte e Nordeste e em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

Para aproveitar o verão e ao mesmo tempo se prevenir dos efeitos indesejados do sol, o melhor amigo é o protetor solar. Os produtos fabricados no Brasil seguem padrões de qualidade internacional, harmonizados no âmbito do Mercosul e reconhecidos na Europa e Estados Unidos, e são ainda submetidos a testes que garantem sua segurança e eficácia.

Mas na hora de escolher um produto, o consumidor deve estar atento aos rótulos. Os principais itens que devem ser observados são o número de registro na Anvisa e a data de validade. O número de registro para cosméticos tem de 9 a 13 dígitos e sempre começa com o número 2.

Pelo endereço eletrônico da Agência é possível conferir se o número é verdadeiro. Além disso, deve ser escolhido um fator de proteção solar adequado a cada tipo de pele. O mínimo recomendado é FPS 15. Os protetores solares permitidos no Brasil são todos de uso tópico (em forma de creme, gel ou spray).

PROTEÇÃO CONTRA O CANCÊR...



















No Brasil, somente em 2010, pelo menos 120 mil pessoas deverão desenvolver algum tipo de câncer de pele, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso o uso do protetor solar deve estar no dia a dia das pessoas, já que para seu registro na Anvisa é necessário o fabricante deve comprovar a segurança, eficácia e qualidade do produto.


Alguns cuidados também devem ser observados na utilização do protetor solar. A aplicação, por exemplo, deve ser feita no mínimo 30 minutos antes da exposição ao sol. Todos os protetores solares, até mesmo os resistentes à água, devem ser reaplicados após duas horas de exposição, após nadar ou mergulhar, secar-se com toalha, praticar exercícios físicos ou suar excessivamente.

Outras medidas podem complementar a prevenção aos raios solares. O uso de roupas apropriadas, como por exemplo, as de tecidos leves, que cubram a maior parte do corpo e de chapéu com aba larga, que proteja não apenas a cabeça, mas o pescoço e as orelhas, amenizam o problema. Óculos de sol e protetor labial também auxiliam na proteção.

Os pais devem ter a atenção redobrada com as crianças. Os bebês devem ficar protegidos sempre que expostos ao sol, inclusive quando estiverem na cadeirinha, dentro do automóvel. Durante os passeios ao ar livre, use sempre sombrinhas e proteja as crianças com chapéus e roupas apropriadas. Mas atenção: para usar protetor solar em crianças menores de seis meses de idade é preciso consultar o médico.
Vale ainda a conhecida dica do horário de exposição: evite o período entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde, quando a intensidade dos raios atinge seu máximo. E o mais importante: os raios ultravioleta podem refletir em qualquer superfície como concreto, areia e água. Por isso, as recomendações que você leu valem também para quem está na sombra ou debaixo do guarda-sol.
ENTÃO TRABALHADORES NADA DE PREGUIÇA, DE ESQUECIMENTO, DE DIZER QUE "É CARO", POIS É A SUA VIDA QUE ESTÁ EM JOGO!!! E TRATAR UMA INSOLAÇÃO OU UM CANCÊR NÃO VAIS PODER ALEGAR PREGUIÇA PRA TRATAR, OU ESQUECER DE TRATAR POR QUE SENÃO SE ALASTRA E CHEGA Á MORTE PRECOCEMENTE, E NEM QUE O PREÇO DE UM SIMPLES FILTRO SOLAR PODE EVITAR ENORMES TRANSTORNOS FÍSICOS, MENTAIS E FINANCEIROS FUTUROS!!! 


Fonte: ANVISA

André Vieira
Vanessa Fajardo
Pais e Filhos
Colégio Monte Virgem

MENSAGEM DO DIA!!!
Filtro solar!

Nunca deixem de usar o filtro solar

Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta:
usem o filtro solar!

Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência;

Já o resto dos meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria existência errante.

Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês.

Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.

Ou, então, esquece...

Você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado.

Mas, pode crer, daqui a 20 anos, você vai evocar as suas fotos e perceber de um jeito - que você nem desconfia hoje em dia - quantas tantas alternativas se lhe escancaravam à sua frente, e como você realmente estava com tudo em cima.

Você não está gordo! Ou gorda...

Não se preocupe com o futuro.

Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver uma equação de álgebra.

As encrencas de verdade de sua vida tendem vir de coisas que nunca passaram pela sua cabeça preocupada, e te pegam no ponto fraco às 4 da tarde de uma terça feira modorrenta.

Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo mesmo.

Cante.

Não seja leviano com o coração dos outros.

Não ature gente de coração leviano.

Use o fio dental.

Não perca tempo com inveja.

Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.

A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.

Não esqueça os elogios que receber.

Esqueça as ofenças.

Se conseguir isso, me ensine.

Guarde as antigas cartas de amor.

Jogue fora os extratos bancários velhos.

Estique-se.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.

As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aos vinte e dois o que queriam fazer da vida.

Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem.

Tome bastante cálcio.

Seja cuidadoso com os joelhos.

Você vai sentir falta deles.

Talvez você case, talvez não.

Talvez tenha filhos, talvez não.

Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.

Faça o que fizer, não se auto-congratule demais, nem seja severo demais com você.

As suas escolhas tem sempre metade da chance de dar certo.

É assim pra todo mundo.

Desfrute do seu corpo.

Use-o de toda a maneira que puder, mesmo.

Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele.

É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.

Dance.

Mesmo que não tenha aonde além do seu próprio quarto.

Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.

Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se achar feio.

Dedique-se a conhecer seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.

Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.

Entenda que os amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.

Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar, mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando era jovem.

More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.

More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.

Viaje.

Aceite certas verdades inescapáveis:

Os preços vão subir. Os políticos vão saracotear.

Você, também, vai envelhecer.

E quando isso acontecer, você vai fantasiar que quando era jovem, os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes, e as
crianças respeitavam os mais velhos.

Respeite os mais velhos.

E não espere que ninguém segure a sua barra.

Talvez você arrume uma boa aposentadoria.

Talvez case com um bom partido.

Mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar.

Não mexa demais nos cabelos senão quando você chegar aos 40 vai aparentar 85.

Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.

Conselho é uma forma de nostalgia.

Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.

Mas, no filtro solar, acredite.


Autor:: (Desconhecido)








Nenhum comentário: