terça-feira, 29 de junho de 2010

TRABALHADOR...VOCÊ TEM QUALIDADE DE VIDA?!?!?

Qualidade de vida é o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundido com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.
A Organização Mundial da Saúde desenvolveu um questionário para aferir a qualidade de vida, que possui duas versões validadas para o português, o 100 (composto por 100 questões) e o composto por 26 questões.


É composto por seis domínios: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos. O WHOQOL - Breve é composto por quatro domínios: o físico, o psicológico, o das relações sociais e o do meio ambiente.

IDH...


O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente o bem-estar infantil.

Qualidade de Vida é mais do que ter uma boa saúde física ou mental. É estar de bem com você mesmo, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, estar em equilíbrio.



Qualidade de vida pressupõe muitas coisas; hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos seus relacionamentos, balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual etc.


Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida deveria fazer parte das prioridades de todos.
O teste a seguir, que foi elaborado pela CPH Tecnologia em Saúde, empresa voltada para o desenvolvimento de projetos na área de promoção de saúde e qualidade de vida, possibilita uma avaliação de seu nível de qualidade de vida.
 
QUESTIONÁRIO

1) Tomo um bom café da manhã, com frutas, cereais, etc.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



2) Como frutas e vegetais crus pelo menos duas vezes ao dia.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



3) Tomo menos que cinco doses de bebida alcoólica por semana.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



4) Evito comer alimentos doces ou açúcar no dia-a-dia.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



5) Bebo no máximo quatro cafezinhos por dia.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



6) Bebo no mínimo cinco copos de água por dia.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



7) Pratico mais de 30 minutos de atividade física pelo menos três vezes por semana.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



8) Evito drogas e tabaco.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



9) Quando exposto ao sol, protejo minha pele com protetor solar, chapéu, etc..

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



10) Sou capaz de expressar minha raiva ou meu descontentamento a fim de resolver os problemas, em vez de engoli-los.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



11) Dedico à meditação ou ao relaxamento um mínimo de 15 a 20 minutos por dia.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



12) Durmo bem, no mínimo 6 horas por noite.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



13) No final do dia estou bem, tenho energia para atividades extras.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



14) Não me sinto tenso ou ansioso, e gosto muito da minha vida.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



15) Acredito que minha vida tenha propósito e significado.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



16) O dia-a-dia é uma fonte de prazer para mim.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



17) Vejo o futuro como uma oportunidade a mais de crescimento.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



18) Tenho uma visão positiva do mundo.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



19) Tenho atividades sociais em pelo menos três dias da semana.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



20) Harmonia familiar faz parte de minha vida.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



21) Tenho uma atividade que gosto de fazer regularmente (hobby, esporte, etc.), mas não me sinto obrigado a fazê-la.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



22) Existe um bom equilíbrio entre minha vida pessoal de profissional.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



23) Sinto-me confortável com a relação que tenho com o meu parceiro(a).

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.



24) Minha vida sexual é gratificante.

a) Frequentemente.

b) Algumas Vezes.

c) Raramente ou Nunca.

SEJA SINCERO(A) NAS RESPOSTAS E VOCÊ MESMO(A) VERIFICARÁ SE TEM QUALIDADE DE VIDA OU SE ESTÁ FALTANDO ALGUMA COISA!!!

EXCELENTE SEMANA PRA VOCÊ TRABALHADOR!!!



Nenhum comentário: