quinta-feira, 3 de junho de 2010

SEEST - SEGURANÇA COM QUALIDADE - HIGIENE OCUPACIONAL

*** HIGIENE OCUPACIONAL
É uma ciência e uma arte que tem por objetivo o reconhecimento, avaliação, análise e controle dos agentes agressivos nos postos de trabalho, prevenindo contra riscos operacionais que possam gerar acidentes de trabalho ou provocar enfermidades, prejuízos à saúde e mal-estar, desconforto significativo e ineficiência nos trabalhadores ou entre as comunidades vizinhas e ao meio ambiente.

O SEEST desenvolve a Higiene Ocupacional nas empresas em toda sua amplitude e etapas de trabalho, estruturando, avaliando os agentes ambientais, considerando o meio ambiente e seus recursos naturais.
Após estas análises é desenvolvido um programa de combate e monitoramento de cada agente insalubre, verificando a melhor maneira de eliminar/ neutralizar ou controlar estes agentes sem que estes venham a ocasionar algum dano à saúde do trabalhador, à comunidade e ao maio ambiente.

Os trabalhos de Higiene Ocupacional podem ser executados em duas etapas:

1 – Nas instalações das empresas onde os dados são levantados e/ou "quantificados" através de aparelhos específicos e devidamente calibrados, através de entrevistas junto aos funcionários dos diversos setores da empresa, fazendo uma análise "qualitativa" de possíveis agentes que possam ocasionar algum dano de imediato ou futuro à saúde ou integridade física do trabalhador e ao meio ambiente, proporcionando um ambiente saudável de trabalho, com metodologias aceitas cientificamente.

2 Elaboração do "Relatório Técnico de Avaliação Ambiental” que apresenta detalhadamente as normas utilizadas, resultados quantificados, medidas de controle existentes e, por último conclusão e recomendações visando a eliminação e ou redução da exposição dos trabalhadores.

Considerando os riscos ambientais

Agentes considerados: Físicos, Químicos, Biológicos e Ergonômicos, presentes nos ambientes de trabalho capazes de produzir danos à saúde, quando superados quando superados os respectivos limites de tolerância. Estes limites são fixados em razão da natureza, concentração ou intensidade do agente e tempo de exposição. Não podemos adotá-los como valores rígidos entre condição segura e capaz de gerar alguma doença, devido à suscetibilidade individual, ou seja, para o higienista os valores devem ser encarados como valores referenciais.

Como é o Acompanhamento Pericial e Diagnóstico Situacional da Empresa...

Assessoria, análise e elaboração de planos de trabalho, propondo medidas administrativas, educacionais e técnicas visando a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, de acordo com a lei N 6.214 de 22 de dezembro de 1977, portaria 3.214 que regulamenta as Normas Regulamentadoras (NR) e portaria 3.067 que regulamenta as Normas Regulamentadoras Rurais (NRR);

Elaboração, Instalação e Acompanhamento de Programas a serem Aplicados em Empresas:
NR-9 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais -PPRA;

NR-7 - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSO;
 
NR-18 - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção PCMAT;

NR-23 - Proteção Contra Incêndio

NRR3 - SIPATR

Perfil Profissiográfico

Laudo Pericial

Implantação e Acompanhamento de Todas as NRs:

NR-5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - Implantação e Treinamento, (eleição, posse, atas, mapa de riscos, reuniões e SIPAT);

NR-6 Equipamento de Proteção Individual - EPI;

NR15 - Atividades e operações insalubres;

NR16 - Atividades e operações perigosas;

Emissão de Formulário do INSS – (DSS-8030, antiga SB 40) para processo de aposentadoria especial;

Representação de empresas fabricantes de equipamentos de proteção coletiva (EPC), equipamentos de proteção individual (EPI); Sinalização de Segurança e Proteção contra Incêndios.

Cursos obrigatórios para empresas que operam Máquinas Pesadas:

- Operador de Empilhadeira

- Operador de Máquinas Agrícolas

- Operador de Aplicadores de Defensivos Agrícolas

- Operador de Ponte Rolante

FONTE: Engº. Vitor Hugo Magalhães Vono
Edivaldo C. da Silva - Técnico em Segurança e Saúde no Trabalho/Porto Velho-RO



Nenhum comentário: