Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de junho de 2010

  A alimentação saudável é o ato de manter a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham um peso considerado ideal e as crianças se desenvolvam bem física e mentalmente com nutrientes certos e necessários para pelo menos terem força e saúde vitaminadas para desenvolverem as atividades do cotidiano e lidas emocionais de forma que o organismo saudável não aumente ou dificulte o raciocínio e as atitudes a serem tomadas, disso tudo dependendo do hábito alimentar formado.

Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que aumenta os riscos de câncer de intestino e doenças cardiovasculares.
 As orientações das pirâmides alimentares, que são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimento e as quantidades em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares.

Complementação ou suplementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas.

A roda dos Alimentos tem 7 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.
 Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.
 Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.

O que é alimentação saudável?

É uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e tambem sem exclusões.

Variar os tipos de cereais de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos.

As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações.
               Quais os alimentos que contém proteínas?
*carne;
*peixe;
*leite;
*ovos;
*feijão e trigo.



Quais os tipos de alimentos que contém carboidrato?
*batata doce;
*brocolis e espinafre;
*pães;
*mandioca;
*cereais(arroz, aveia, milho, pipoca)
*mel.

Quais os tipos de alimentos que contém fibras?
*frutas;
*vegetais;
*pão integral;
*nozes;
*legumes;
*cereais integrais e farelos.

Quais os tipos de alimento que contém cálcio?
*espinafre;
*agrião;
*brócolis;
*leite e seus derivados;
*iogurte;
*couve-manteiga.


 Quais os tipos de alimentos que contém minerais?
 *leite;
*peixe;
*ervilha seca;
*feijão;
*castanhas.

Nenhum comentário: