quarta-feira, 27 de junho de 2012


O que fazer quando os acidentes de trabalho começam a ser constantes na empresa

Previdência social a partir da legislação art. 10 da Lei 10.666/2003; que institui o FAP (Fator Acidentario de Prevenção), ou seja a possibilidade de majoração da tarifa paga pelas empresas de acordo com o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Economica); fará com que as empresas tenham  um custo maior se tiverem mais acidentes. 


A empresa muitas vezes não sabe o que fazer para diminuir ou evitar acidentes. muitas vezes são adotados procedimentos que parecem servir para tudo tais como EPI etreinamento. Estes procedimentos são importantes porem destaco que deveriam estar encadeados em ema sequencia lógica e combinados com outros procedimentos. 

Cada caso é um caso a ser analisado e não há uma solução geral que funcione sempre. A elaboração de um projeto de prevenção de acidentes integrado a gestão de Segurança do Trabalho de cada empresa seria uma condição ideal.  

O maior problema neste sentido é que nem todas as empresas disponibilizam ou tem recursos suficientes para tal nivel de organização na área de Segurança do Trabalho. 

Muitas delas não possuem enquadramento para que tenham um profissional de Segurança do Trabalho trabalhando dentro da empresa mas possuem riscos que muitas vezes se encontram fora de controle.

Destaco um pequeno roteiro a ser cumprido, porém lembro que deve ter o acompanhamento de um profissional de Segurança do Trabalho:

1- Sempre que acontecem acidentes os mesmos devem ser investigados mesmo que não causem lesões ou prejuízos materiais. A analise das proteções coletivas e de maquinas é fundamental nesta fase. O objetivo desta investigação deve ser conhecer as causas do acidente e propor soluções;
2- A investigação do acidente deve gerar um relatório com soluções possíveis para o controle das causas do acidente e um cronograma de implantação destas soluções;
3- Devem ser avaliados se os Equipamentos de Proteção Individual do setor estão realmente adequados para controlar os riscos do setor. Se preciso devem ser substituidos imediatamente;
4- Tendo os equipamentos adequados os funcionarios devem ser treinados sobre as praticas seguras a serem adotadas no ambiente de produção;
5- Deve haver uma conscientização continua sobre as praticas seguras e um monitoramento de seu cumprimento caso contrário não terá valor nenhum o esforço de empresa até esta etapa;
6- Deve ocorrer um  monitoramento periodico da empresa levantando causas que possam gerar acidentes e sempre que necessário voltar a etapa 2 do roteiro e atuar de forma preventiva. 

       A empresa deve sempre se antecipar aos riscos e desta forma evitar acidentes e custos desnecessários. Os custos com Segurança do Trabalho se pagam ao longo do tempo.


FONTE: Giovani TST


MAS LEMBRE-SE TRABALHADOR QUE QUEM DIRIGE ESSAS EPI'S É VOCÊ MESMO(A), OU SEJA, ATENÇÃO, BOA VISÃO PERIFÉRICA, CABEÇA AREJADA, SAÚDE EM DIAS...PREVENÇÃO ALCANÇADA COM SUCESSO SEMPRE!!!
AO CONTRÁRIO, A LESÃO PERMANENTE E MORTE SÃO CERTAS!!! 

CULINÁRIA FÁCIL... 
TORTA DE ARROZ SALGADA

Ingredientes:

- 1 cebola picada
- 60 g de manteiga
- 600 g de arroz cozido
- 5 ovos
- 1 dl de natas
- 150 g de ervilhas
- 150 g de milho em lata
- 4 salsichas de conserva
- 4 ovos cozidos
-  sal pimenta
- água e manteiga q.b


Modo de Preparar:


Doura-se a cebola na manteiga. Adiciona-se o arroz e tempera-se com sal e pimenta. Junta-se os ovos e natas, previamente batidos em conjunto e divide-se este preparado em dois. A um deles junta-se as ervilhas, já cozidas e escorridas. No outro junta-se o milho. Unta-se uma forma com manteiga e verte-se a mistura do arroz com as ervilhas. De seguida dispõe-se as salsichas e os ovos e cobre-se com a mistura do arroz com o milho. Leva-se ao forno,a 180º, em banho-maria cerca de 50m e a dez min do fim aumenta-se a temperatura para 200º. Retira-se e desenforma-se ainda morno.


DOCE DE LIMÃO
Ingredientes:
·         3 limões grandes
·         1/2 kg de açúcar
·         65 g de manteiga sem sal
·         3 ovos

Modo de Preparo:

1.    Coloque o açúcar em uma panela com a manteiga, a raspa dos limões
2.    e o suco dos mesmos. Bata bem e leve ao fogo. Ferva durante 10
3.    minutos e deixe esfriar. Em separado, bata muito bem os ovos inteiros e misture com a calda já fria.
4.    Leve ao fogo novamente até engrossar, mexendo com movimentos de vai-e-vem.
5.    Espere esfriar para uso.





MENSAGEM...

Nenhum comentário: