segunda-feira, 3 de junho de 2013



GINÁSTICA TERAPÊUTICA LABORAL...

A Ginástica Laboral é um conjunto de atividades físicas exercidas durante o expediente laboral, são exercícios de curta duração, visando compensar as estruturas mais utilizadas durante o trabalho, relaxando e tonificando-as e ativando as que não são tão solicitadas. 

O objetivo desse artigo ora aprensentado á vocês trabalhadores, a partir da revisão de literatura, é apontar em como diminuir os níveis de estresse, do dia a dia do trabalhador, a partir da Ginástica Laboral que se praticada frequentemente, sob a orientação de um profissional de Educação Física, proporciona melhora na qualidade de vida do trabalhador. 

A atividade proporciona ao praticante uma série de efeitos fisiológicos que provocam o aumento da circulação sanguínea  na estrutura muscular, melhorando a oxigenação dos músculos e tendões, diminuindo significativamente o acúmulo do ácido lático, promovendo assim, o bem estar através da liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer, liberado pela prática de exercícios físicos. Estas substâncias no organismo ocasionam o bem estar do individuo estimulando o relaxamento, não só da musculatura, como dos sistemas simpáticos e parassimpáticos. 
A prática da Ginástica Laboral está diretamente relacionada à qualidade de vida, aumentando o nível de atividade física e diminuindo o estresse, tornando o individuo mais  ativo e livre das tensões vivenciadas no decorrer do dia a dia. A implementação dos programas de Ginástica Laboral nas empresas é um meio eficaz na diminuição do nível de estresse em seus funcionários.


A Ginástica Laboral surgiu como profilaxia contra os  problemas causados pela L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo) e demais distúrbios osteomusculares, relacionados ao trabalho, significando um conjunto de práticas físicas exercidas durante o expediente laboral, visando compensar as estruturas mais utilizadas, relaxando, tonificando e ativando as que não são tão requeridas.

O primeiro vestígio desta prática ocorre na Polônia, datado de 1925 denominado de "Ginástica de Pausa", surgindo anos depois, na Holanda e na Rússia. Na década de 60, atingiu outros países da Europa e principalmente o Japão, onde ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da Ginástica Laboral Compensatória – GLC.

No Brasil, a semente brotou somente em 1973, na escola de Educação FEEVALE com um projeto de Educação Física Compensatória e Recreação, no qual a escola estabelecia uma
proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas (MARCHESINI, 2001).

Ginástica Laboral e os agravantes responsáveis pela diminuição da Qualidade de Vida De acordo com Cañete (apud POLITO, 2003), a Ginástica Laboral consiste em exercícios realizados no local de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica no caso da LER (Lesões por Esforços Repetitivos), sem levar o trabalhador ao cansaço, por ser de
curta duração e enfatizar o alongamento e a compensação das estruturas musculares envolvidas, nas tarefas ocupacionais diárias.

Para Kolling (apud POLITO, 2003), a Ginástica Laboral é um repouso ativo, que aproveita as pausas regulares durante a jornada de trabalho, para exercitar os músculos correspondentes e relaxar os grupos musculares que estão em contração durante o trabalho, tendo como objetivo a prevenção da fadiga, visando preparar os trabalhadores para os exercícios diários, atuando de forma profilática e terapêutica.

A Ginástica Laboral é composta principalmente por técnicas de alongamento e de exercícios de compensação das estruturas musculares, distribuídas pelos vários segmentos corporais, orientada e/ou supervisionada por um educador físico. Pode ser realizada antes, durante ou após a jornada de trabalho, com sessões de 10, 15 ou 20 minutos, tem intuito de
prevenir contra doenças ocupacionais LER e DORT -  doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, doenças cardiovasculares, diminuição de estresse, melhor entrosamento entre os funcionários, maior disposição para o trabalho entre muitos outros benefícios.

Sua técnica visa à diminuição de tensão dos membros mais utilizados durante o trabalho, proporcionando também, uma melhora na flexibilidade das articulações dos praticantes.

Existem três tipos de Ginástica Laboral
a Preparatória: com duração de aproximadamente 15 minutos, realizada antes do início da jornada de trabalho. O objetivo principal é preparar o funcionário para a sua jornada diária, aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho, aumentando a circulação sanguínea e a melhora na oxigenação dos músculos.

Compensatória: tem duração de aproximadamente 20 minutos, realizada durante a jornada de trabalho, interrompendo a monotonia operacional, aproveitando as pausas para executar exercícios específicos de compensação, aos esforços repetitivos, e as posturas inadequadas nos postos operacionais.

Relaxamento: tem duração de aproximadamente 20 a 30 minutos, é baseada em exercícios de alongamento realizada após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares, envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático, prevenindo as possíveis instalações de lesões.


Segundo Pagliar (2002), a Ginástica Laboral promove a diminuição de vários fatores responsáveis por algumas doenças tais como: estresse, ansiedade, depressão, LER’s e
DORT’s, dentre outras, promovendo ainda, a saúde mental, física e social do indivíduo.

De acordo com o autor, os benefícios fisiológicos provocados são: o aumento da circulação sanguínea na estrutura muscular, melhorando a oxigenação dos músculos (mencionados anteriormente) e tendões, diminuindo o acúmulo do ácido lático; melhora a  mobilidade e flexibilidade músculo articular; diminui as inflamações e traumas; melhora a postura; diminui a tensão muscular desnecessária; diminui o esforço na execução das tarefas diárias; facilita a adaptação ao posto de trabalho; melhora a condição do estado de saúde geral; diminui o risco de acidentes no trabalho; previne a LER e DORT; melhora a produtividade com menor desgaste físico; redução da sensação de fadiga no final da jornada; melhora a circulação sanguínea; melhora a produtividade, com menor desgaste físico.

Para os benefícios do fator psicológico compreende: o favorecimento a mudança da rotina; reforça a auto-estima; demonstra a preocupação da empresa com seus funcionários;
melhora a capacidade de concentração no trabalho; desenvolve o conhecimento corporal.

Os benefícios de fator social são: o surgimento de novas lideranças; aumento do contato pessoal; promoção da integração social; favorecimento no sentido de grupo - sentemse parte de um todo; melhora o relacionamento inter-pessoal.

De acordo Martins (apud OLIVEIRA, 2007), os exercícios efetuados no próprio local de trabalho, antes ou após a jornada de trabalho, com sessões de 5, 10 ou 15 minutos, tem como principais objetivos a prevenção das LER/DORT e a diminuição do estresse, através dos exercícios de alongamento e de relaxamento.

Outros fatores que contribuem para um estresse exacerbado é o consumo de bebidas alcoólicas, drogas, comidas industrializadas com muitos conservantes, corantes etc, e os
principais, como o sedentarismo e em muitos casos as atividades desempenhadas na escola, na universidade e por fim, o mais decorrente, o trabalho em empresas que requer uma grande responsabilidade dos mesmos.

Com base nos resultados de Costa (2000), pode-se observar que há muitos fatores que estão diretamente relacionados ao estresse e as doenças ocupacionais que podem vir a acarretar ao individuo, sérios problemas com o passar dos anos, se não tratados adequadamente.
Dentre os fatores causadores e ou agravantes da diminuição da qualidade de vida, estão o tabagismo, alcoolismo, drogas e o sedentarismo além do estresse relacionado a saúde ocupacional que engloba o grau de motivação com a atividade laboral, clima organizacional, doença relacionada ao trabalho, volume de serviço e o conforto no local de trabalho. Na maioria dos casos, alguns destes fatores tornam-se relevantes pela propensão em ocasionar o estresse ocupacional.


Estes fatores acima evidenciados, podem ocasionar vários riscos à saúde, e os casos mais leves podem ser compensados com a Ginástica Laboral já que esta utiliza-se de exercícios auxiliares, de atividade físicas variadas, como: dinâmicas; danças; recreações; jogos; entre outros.

Todavia, os casos em que os indivíduos apresentam segmentos comprometidos, algum tipo de lesão (L.E.R. e D.O.R.T.), estes devem ser encaminhados aos fisioterapeutas e ou a médicos dependendo da gravidade e estado da lesão.
O Fator Estresse:
A prática da Ginástica Laboral tem-se mostrado eficaz na diminuição do estresse diário que acomete o ambiente laboral, devido às pressões sofridas pelos trabalhadores em função de prazos, cada vez menores, quanto à entrega de serviços, exigências do mercado de trabalho, a competição interna de organizações e das variações econômicas que induzem a maior parte das pessoas, ao estado de desequilíbrio emocional.

O estresse é quase sempre motivado por estímulos externos que provêm do trabalho, do lar ou dos demais afazeres da vida. Estes estímulos agem no psiquismo da pessoa, estimulando sentimentos tais como medo, raiva, ambição exagerada e culpa que irão, por sua vez, provocar uma reação do sistema nervoso, das glândulas que irão provocar as consequências físicas do estresse" (NETTO, 2000).

O estresse, por sua vez, representa custos às empresas, devido às perdas (que podem ser grandes), de produtividade. Para que as empresas não sofram com os prejuízos, recomenda-se a implementação de um programa de  melhora na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

Sendo assim, a Ginástica Laboral quando implementada pela empresa, viabiliza melhorias na qualidade de vida do trabalhador, atuando na prevenção e combate ao estresse, visto que durante a prática da atividade física, é liberado um neurotransmissor chamado endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e alívio das tensões.
 Pesquisadores dinamarqueses realizaram um estudo publicado na revista Journal Occupational Medicine, que demonstrou os benefícios dos programas de ginástica laboral. Os resultados mostraram redução de 22% nas faltas ao trabalho, aumento em 38% na motivação para exercer as atividades e redução de estresse em 40%. "A ginástica laboral é também um meio de prevenção quando bem conduzida. O problema é que as empresas querem por vezes implantar a ginástica como benefício e não como meio de prevenção".

O aumento progressivo do número de casos de LER/DORT 

(Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios 

Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) nos últimos 20 

anos reforça a importância da ginástica laboral. Entre as 

causas para as LER/DORT estão: a utilização excessiva de 

determinados grupos musculares em movimentos repetitivos 

(como a digitação por exemplo) e a permanência de 

determinados segmentos do corpo em uma mesma posição 

por período de tempo prolongado. 



O artigo 157 da CLT destaca que a empresa deve oferecer 

meios de prevenção  para estes problemas. "Para que a 

prevenção seja efetiva  nesses casos, as condições e 

exigências biomecânicas do  trabalho devem ser estudadas e 

os exercícios devem ser  elaborados para evitar fadiga, 

acúmulo de acido lático,  melhorar a flexibilidade, etc. Isso só 

é possível com um bom profissional, que tenha competências 

em Fisiopatologia e Biomecânica ocupacional", destaca 

Eduardo. 

Segundo a pesquisa dinamarquesa, o investimento na atividade logo é revertido em ganho de produtividade, influenciando não só na melhora no padrão postural e mobilidade articular, como também na maior integração social e redução do nível de estresse dos colaboradores. As empresas observadas também registraram diminuição de custos de assistência médica, redução nos acidentes de trabalho e no absenteísmo. 

Eder de Azevedo.
Fisioterapeuta do Trabalho,



 DB CURSOS:3223-5940 / 9920-0172/ 9287-5747
 DURAÇÃO: 16 HRS/a
INVESTIMENTO: R$ 250,OO
COM KIT EPI’S/APOSTILA E 
CERTIFICADO
PROFESSOR QUALIFICADO: 
FRANCISCO JACQUES JR.

DATA: 15 E 16 DE  JUNHO DE 2013
APENAS 15 VAGAS
GARANTA JÁ A SUA !!!

CURSO:

ESTE TÉCNICO DANDO AULA NA FIRE!!!
AGUARDAMOS VOCÊ LÁ E NO CURSO DE CONTROLE DE PRAGAS NA DB CURSOS!!!

CONTATE-NOS!!!

$$$EMPREENDA, FAÇA E VENDA$$$





CULINÁRIA FÁCIL....
GALINHADA...
galinhada
INGREDIENTES:

1 galinha de mais ou menos 1,5 a 2 kg

1/2 colher (de sopa) de sal ou a gosto

4 pimentas-bode picadas

2 colheres (de sopa) de suco de limão
1 pimentão vermelho pequeno picado
1 dente de alho espremido
2 cebolas pequenas picadas
4 tomates
1 xícara de água
2 colheres (de sopa) de óleo
1 colher (de sopa) de manteiga
2 fatias de bacon picadas
1/2 colher (de chá) de açafrão-da-terra
ARROZ CRU QTO. BASTE
salsinha e cebolinha picadas a gosto

Modo de Preparo:

Corte a galinha em pedaços e tempere com sal, pimenta-bode, suco de limão, pimentão, alho e cebola. Deixe descansar por cerca de 2 horas.
Numa panela, coloque os tomates, a água e uma pitada de sal, tampe e deixe cozinhar por uns 10 minutos, depois de abrir a fervura. Bata os tomates com a água no liqüidificador. Reserve.
Em outra panela, coloque o óleo, a manteiga, o bacon e o açafrão. Aqueça e frite os pedaços de galinha aos poucos, virando de vez em quando, até que estejam dourados.
Depois disso, coloque os pedaços de galinha no molho batido no liquidificador e o arroz cru e leve ao fogo novamente, apure o tempero para terminar o cozimento. Ao final, acrescente a salsa e a cebolinha picadas.



ROCAMBOLE BRIGADEIRO
INGREDIENTES:
Massa:
8 ovos
8 colheres de farinha de trigo
8 colheres de chocolate em pó
8 colheres de açúcar refinado
3 colheres de água
1 colher de fermento em pó
Recheio:
2 latas de leite condensado
200g de nozes
1 colher de margarina
1 caixa de creme de leite
Cobertura
500g de chocolate
1 lata de creme de leite

Modo de Preparo:
Massa:
Bata separadamente as claras em neve, em outra tigela bata as gemas, o açúcar, o chocolate  e a água, acrescente a farinha peneirada com o fermento, acrescente a clara em neve misturando lentamente, coloque em uma forma untada e coloque para assar.
Recheio:
Triture as nozes, acrescente em uma panela as nozes trituradas com o leite condensado, a margarina, mexa até soltar da panela. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Cobertura:
Derreta em banho maria o chocolate picado, tire do fogo e acrescente aos poucos o creme de leite até ficar homogêneo.
Montagem:
Desenforme a massa e um guardanapo molhado, por cima coloque o recheio, enrole, cubra com o chocolate e enfeite ao seu gosto.



AOS ANIVERSARIANTES DO MÊS PARABÉNS!!!

MENSAGEM...

 

Nenhum comentário: