quarta-feira, 18 de janeiro de 2012



O comboio da vida 

 PCMAT QUE 'BICHO' É ESSE?!?!?
O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) é um plano que estabelece condições e diretrizes de Segurança do Trabalho para obras e atividades relativas à construção civil.
• QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PCMAT?

Garantir, por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador da construção, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes, etc. Enfim, as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço;
Estabelecer um sistema de gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra.

NR-18
TITULOCONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO
NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
(218.000-6)
RESUMOEstabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de
organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no
meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
IMPOSIÇÕESElaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) contemplando as exigências do PPRA da NR-9
INFRAÇÕESaté 5.000 UFIR
(calculadas para empresas de médio porte - 50/100 trabalhadores)
EM QUAIS OBRAS É NECESSÁRIA A ELABORAÇÃO DO PCMAT?
A legislação aplicável ao assunto é a Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, que contempla a Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). Esta, em seu item 18.3.1, especifica a obrigação da elaboração e implantação do PCMAT em estabelecimentos (incluindo frente de obra) com 20 trabalhadores (empregados e terceirizados) ou mais.
• COMO É ELABORADO O PCMAT?
A elaboração do programa se dá pela antecipação dos riscos inerentes à atividade da construção civil. De modo semelhante à confecção do PPRA, (item 18.3.1.1 – “O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais” ), são aplicados métodos e técnicas que têm por objetivo o reconhecimento, avaliação e controle dos riscos encontrados nesta atividade laboral.
A partir deste levantamento, são tomadas providências para eliminar ou minimizar e controlar estes riscos, através de medidas de proteção coletivas ou individuais.
É importante que o PCMAT tenha sólida ligação com o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), uma vez que este depende do PCMAT para sua melhor aplicação.
• QUEM PODE ELABORAR UM PCMAT?
De acordo com a NR-18, em seu item 18.3.2, somente poderá elaborar um PCMAT profissional legalmente habilitado em Segurança do Trabalho.
• QUAL O ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PCMAT?
A elaboração do PCMAT é realizada em 5 etapas:
1. Análise de projetos
É a verificação dos projetos que serão utilizados para a construção, com o intuito de conhecer quais serão os métodos construtivos, instalações e equipamentos que farão parte da execução da obra.
2. Vistoria do local
A vistoria no local da futura construção serve para complementar a análise de projetos. Esta visita fornecerá informações sobre as condições de trabalho que efetivamente serão encontradas na execução da obra. Por exemplo: verificar o quanto e em que local haverá escavação, se há demolições a serem feitas, quais as condições de acesso do empreendimento, quais as características do terreno, etc.

3. Reconhecimento e avaliação dos riscos

Nesta etapa é feito o diagnóstico das condições de trabalho encontradas no local da obra. Surgem, então, a avaliação qualitativa e quantitativa dos riscos, para melhor adoção das medidas de controle.
4. Elaboração do documento base
É a elaboração do PCMAT propriamente dito. É o momento onde todo o levantamento anterior é descrito e são especificadas as fases do processo de produção. Na etapa do desenvolvimento do programa têm de ser demonstradas quais serão as técnicas e instalações para a eliminação e controle dos riscos.
5. Implantação do programa
É a transformação de todo o material escrito e detalhado no programa para as situações de campo. Vale salientar que, de nada adianta possuir um PCMAT se este servir apenas para ficar “na gaveta”.
O processo de implantação do programa deve contemplar:

Desenvolvimento/aprimoramento de projetos e implementação de medidas de controle;
Adoção de programas de treinamento de pessoal envolvido na obra, para manter a “chama” da segurança sempre acesa;

Especificação de equipamentos de proteção individual;

Avaliação constante dos riscos, com o objetivo de atualizar e aprimorar sistematicamente o PCMAT;

Estabelecimento de métodos para servir como indicadores de desempenho;

Aplicação de auditorias em escritório e em campo, de modo a verificar a eficiência do gerenciamento do sistema de Segurança do Trabalho.

• QUAIS ELEMENTOS QUE DEVEM CONSTAR NO DOCUMENTO BASE?
1. Comunicação prévia à DRT (Delegacia Regional do Trabalho)
Informar:

Endereço correto da obra;
Endereço correto e qualificação do contratante, empregador ou condomínio;
Tipo de obra;
Datas previstas de início e conclusão da obra;
Número máximo previsto de trabalhadores na obra. Obs.: Em duas vias, protocolizar na DRT ou encaminhar via correio com AR (Aviso de Recebimento).

2. O local
Entorno da obra

Moradias adjacentes;
Trânsito de veículos e pedestres;
Se há escolas, feiras, hospitais, etc.
A obra
Memorial descritivo da obra, contendo basicamente: Número de pavimentos; área total construída; área do terreno sistema de escavação; fundações; estrutura; alvenaria e acabamentos; cobertura

3. Áreas de vivência
Instalações sanitárias;

Vestiário;
Local de refeições;
Cozinha;
Lavanderia;
Alojamento;
Área de Lazer;
Ambulatório.

4. Máquinas e equipamentos

Relacionar as máquinas e equipamentos utilizados na obra, definindo seus sistemas de operação e controles de segurança.

5. Sinalização

Vertical e horizontal (definindo os locais de colocação e demarcação)

6. Riscos por fase da obra
Atividade x Risco x Controle

Fases da obra
Limpeza do terreno;
Escavações;
Fundações;
Estrutura;
Alvenaria e acabamentos;
Cobertura.

7. Procedimentos de emergência
Para acidentes:

Registrar todos os acidentes e incidentes ocorridos na obra, criando indicadores de desempenho compatíveis.
Anexar mapa para hospital mais próximo;
Disponibilizar telefones de emergência.

8. Treinamentos
Listar os assuntos que serão abordados considerando os riscos da obra (preferencialmente a cada mudança de fase de obra);

Emitir Ordens de Serviço por função;
CIPA: Constituir se houver enquadramento. Caso contrário indicar pessoa responsável.

9. Procedimentos de saúde
Referenciar a responsabilidade da execução do PCMSO;

Encaminhar ao médico coordenador os riscos na execução da obra.

10. Cronograma
Cronograma físico/executivo;

Estimativa de quantidade de trabalhadores por fase ou etapa da obra;
Cronograma de execução de proteções coletivas;
Cronograma de uso de EPI's;
Cronograma das principais máquinas e equipamentos.
11. Croquis/ilustrações (Em Anexo)
Layout do canteiro de obras;
Equipamentos de proteção coletiva – EPC's;
EPI's;
Proteções especiais;
Detalhes construtivos;
Materiais;
Etc.


Gestão Ambiental

 

O que é Gestão Ambiental, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, objetivos e métodos do sistema, ISO 14000

O que é Gestão Ambiental

Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

Métodos e objetivos principais da gestão ambiental:
- Uso de recursos naturais de forma racional.


- Aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade.

- Adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos.

- Utilização sustentável de recursos naturais.

- Tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo.

- Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.

- Uso de sistemas que garantam a não poluição ambiental. Exemplo: sistema carbono zero.

- Treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração.

- Criação de programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios, etc. Exemplo: recolhimento e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peças de computador, etc.

Importância para as empresas
 
A adoção de gestão ambiental é importante para uma empresa por diversos motivos. Em primeiro lugar porque ela associa sua imagem ao da preservação ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos. Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados. Empresas com gestão ambiental melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.



O ISO 14000 é um conjunto de normas técnicas e administrativas que estabelece parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas dos setores privado e público. Estas normas foram criadas pela International Organization for Standardization - ISO (Organização Internacional para Padronização).





10 Dicas de Segurança Digital

Para alcançar um nível aceitável de segurança digital é fundamental conhecer e por em prática no próprio computador e ambiente (de trabalho ou familiar) as seguintes “dez dicas fundamentais de segurança digital”.

1) Instale um bom programa antivírus e mantenha o mesmo atualizado diariamente, melhor se através do sistema de atualização automática. O programa deve ser configurado para filtrar em tempo real TODOS os programas que forem executados ou entrarem no computador de qualquer maneira e, de preferência, para executar um “SCAN” completo a cada dia ou pelo menos uma vez por semana. Boas opções de programa Antivírus são: Kaspersky Lab, PandaVirus, NOD32 (Eset), Norton/Symantec, AVG. Alguns destes programas existem em versão limitada e gratuita.

2) Instale um bom programa antispyware. Configure este programa para filtrar todos os programas executados ou que entrem no computador de qualquer maneira. O programa deverá ainda ser configurado para se atualizar automaticamente e para executar um SCAN completo diariamente. Boas opções de programas deste tipo são: Microsoft AntiSpyware (grátis), Spy Sweeper, Spyware Doctor, Counter Spy, Spy Bot (grátis).

3) Instale um bom programa de firewall e o configure para proteção intermediária ou máxima. Caso tenha problemas para executar tarefas no seu computador depois disso poderá ir diminuindo o nível de proteção ou excluindo certas funções. Algumas boas opções gratuitas na internet são: Comodo Personal Firewall , Sygate Personal Firewall (agora retirado pela Symantec, que incorporou a Sygate), Zone Alarm, Kerio Personal Firewall e Agnitum Outpost Firewall.

4) Use o filtro de SPAM fornecido por seu provedor, ou se não for disponível adquira um para utilizar junto ao seu cliente de email. Ter um sistema capaz de filtrar as mensagens de SPAM de forma eficaz é importante pois grande parte dos e-mails com arquivos maliciosos anexados são normalmente identificados como SPAM.

5) Configure seu Navegador (Internet Explorer, FireFox, Netscape…) para que peça SEMPRE autorização e confirmação antes de baixar ou executar qualquer coisa na internet. Depois não autorize ele a baixar nada a não ser que saiba muito bem do que se trata. Como regra nunca execute/abra códigos diretamente da internet, se necessário os baixe/salve e rode depois.

6) Antes de utilizar um novo site de compras e fornecer dados dos seus cartões de credito ou banco, procure informações sobre sua credibilidade, confiabilidade, solidez, segurança e eficiência. Também verifique que o site utilize, para a troca de dados e informações, uma área segura baseada em criptografia (SSL). Para isso confirme que no seu navegador apareça um pequeno cadeado fechado ou uma chave no canto inferior da tela.

7) Desconfie e rejeite comunicados, propostas e ofertas milagrosas de qualquer tipo que possam chegar por qualquer meio (email, MSN, salas de bate-papo, P2P, chat systems em geral etc…).

8) Nunca anote senhas e outras informações confidenciais em lugares de fácil acesso (inclusive arquivos não criptografados dentro do seu computador) ou visíveis.

9) Criminosos podem criar sites que parecem os de bancos ou outras entidades, com o intuito de enganar as vítimas desavisadas e de capturar suas senhas e dados sigilosos. Neste caso o primeiro cuidado é verificar se o endereço que aparece no browser é mesmo o do banco e se este permanece inalterado na hora que aparecer o site. O segundo cuidado é o chamado teste da senha errada ou do “falso positivo”. É só tentar acessar utilizando uma senha propositalmente errada e ver se o site aceita esta senha. Sites falsos aceitam qualquer coisa, já os verdadeiros sabem reconhecer a senha válida de uma errada.

10) Se lembre que a enorme maioria dos casos de fraudes envolvendo internet banking acontece por descuidos do usuário e não por falhas de segurança do bancos. Portanto tome sempre os devidos cuidados quando acessar sua conta e, de forma geral, usar o seu computador.


$USTENTABILIDADE NO CARNAVAL...
$$$VENDA$$$
ÁGUA MINERAL
Todos nós sabemos que a água é muito importante para a sobrevivência de todos os seres vivos, mas também devemos nos atentar para a qualidade da água que ingerimos, pois através dela também são transmitidas algumas doenças.

O que podemos perceber o alto consumo de água mineral pela população de uma forma geral, devido à praticidade, pois antigamente usava os filtros os quais tinha que encher esperar filtrar para depois consumir.
Mas você já parou para analisar um pouco mais sobre a água mineral? Então ajudar a você a entender um pouco mais sobre esta água.

As águas minerais derivam de fontes naturais ou artificiais. Tem características químicas, físicas e físico-químicas as distinguem das águas comuns, por esse motivo têm atributos terapêuticos, tem na sua composição estrôncio, magnésio, carbonato, fluoreto, cálcio, potássio, bicarbonato, sódio, sulfato, e cloreto.
A diferença entre a água mineral e a água comum é que a primeira tem certos elementos que já foram descritos, teores de sais minerais, que lhe dão uma qualidade terapêutica e medicamentosa, o que não ocorre com as águas comuns.

É imprescindível que o consumidor desse tipo de água fique atento, pois muitas vezes é comercializada água natural somente com a denominação de água mineral, sendo que determinados rótulos trazem essa designação não podendo o produto ser considerado como de qualificação mineral, esta já uma dica muito valiosa para o cliente.
A água mineral tem bons benefícios a saúde e também a beleza, pois além de repor as energias perdidas e favorecer o funcionamento dos músculos e nervos de modo correta, além disso, tem efeito benéfico para o maior órgão do organismo humano, a pele.

A água hidrata e extingue as toxinas liberadas a partir da queima das células, devido essa atuação é que médicos dermatologistas aconselham aos pacientes que lavem o rosto e o corpo com água mineral para atenuar os efeitos trazidos pelo tempo e especialmente pelos raios ultravioletas.
Sabendo assim de tantos benefícios da água mineral para a saúde é interessante que não espere a sede para beber a água, pois o ideal é que consumamos oito copos por dia para mantermos o equilíbrio de nosso corpo, pois este elimina 2,5 litros, além de que ajuda na eliminação do uso de medicamentos.

Lembrando que se deixarmos de beber água nosso corpo pode entrar em desidratação e aí sim desencadear diversos problemas de saúde, assim os rins diminuem de maneira drástica a produção de urina e ao mesmo tempo a água presente no corpo é remanejada a todos os órgãos para manter as funções vitais, porém se não há uma reposição chega um momento que os órgãos irão parar seu funcionamento.
"Bebeu água, não!
Tá com sede, tô!
Olha, olha, olha, olha a água mineral

Água mineral

Água mineral

Água mineral

Do Candeal

Você vai ficar legal..."


CULINÁRIA FÁCIL...
PÃO DE QUEIJO DE LIQUIDIFICADOR...UAI!!
 
Ingredientes.
3- ovos
3copos (americanos) polvilho doce.
1/2- copo de oleo.
1- copo de leite.
300g- queijo ralado.
Sal a gosto.

Coloque os ovos, o sal no liquidificador e bata.Depois adicione o oleo e o leite e aos poucos vá colocando o polvilho e por ultimo o queijo ralado. Unte as forminhas com um pouquinho de oleo e leve ao forno.Uma delicia para o lanche da tarde.
CASSATA DE ABACAXI DOS DEUSES
INGREDIENTES
  • 1 abacaxi médio
  • 4 colheres  (sopa) de açúcar refinado
  • 3 gemas
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 1½ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de maisena
Cobertura
3 claras médias
½ xícara (chá) de açúcar refinado

1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo
Descasque o abacaxi, retire a parte central, pique-o em pedaços pequenos e coloque em uma panela.

Junte o açúcar.

Leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos.

Retire do fogo e reserve.

Em outra panela, peneire as gemas.

Incorpore o leite condensado, o leite e a maisena (dissolvida em um pouco de leite) e misture até ficar homogêneo.

Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 7 minutos ou até engrossar.

Retire do fogo e reserve.

Para a cobertura, coloque em uma outra panela o açúcar com 4 colheres (sopa) de água (60 ml), mexa até o açúcar dissolver.

Leve ao fogo e deixe, sem mexer, por 3 minutos ou até obter uma calda em ponto de fio grosso.

Retire do fogo e reserve.

Coloque as claras
 em uma tigela de uma batedeira e bata por 3 minutos até obter picos firmes.

Sem parar de bater, junte aos poucos a calda (que deverá estar bem quente).

Continue batendo até obter um merengue firme e brilhante.
Junte o creme de leite e bata por mais 30 segundos.

Em 10 taças individuais (capacidade para 200 ml), espalhe o creme, distribua o abacaxi e cubra com o merengue com creme de leite.

Leve à geladeira por 2 horas.

MENSAGEM...
 
NO CARNAVAL... 
  
Bota Camisinha
Marchinhas de Carnaval
Composição: Chacrinha


Bota camisinha
Bota meu amor
Que hoje tá chovendo
Não vai fazer calor

Bota a camisinha no pescoço
Bota geral
Não quero ver ninguém
Sem camisinha
Prá não se machucar
Mensagens & Imagens


Nenhum comentário: