Em adultos são também comuns os transtornos ansiosos, os transtornos depressivos, o abuso de drogas (incluindo o álcool e tranqüilizantes), transtornos do apetite e do sono. A depressão bipolar pode estar também associada ao TDAH. Existe um aumento da taxa de acidentes com crianças como fraturas, traumatismos.
<><><>
>Fase | <><><>
>Sintomas comuns |
Bebê
|
Bebê difícil, insaciável, irritado, de difícil consolo, maior prevalência de cólicas, dificuldade para alimentar e problemas de sono.
|
Pré-escolar
|
Muito inquieto e agitado, dificuldades de ajustamento, desobediente, facilmente irritado e extremamente difícil de satisfazer.
|
Escola elementar
|
Incapacidade de se concentrar, distrações muito frequentes, muito impulsivo, grandes variações de desempenho na escola, se envolve em brigas, presença ou não de hiperatividade.
|
Adolescência
|
Muito inquieto, desempenho inconsistente, sem conseguir se focalizar, problemas para memorizar, abuso de substância, acidentes, impulsividade, muita dificuldade de pensar e se planejar a longo prazo.
|
Adulto
|
Muito inquieto, comete muitos erros em atividades que exigem concentração, desorganizado, inconstante, desastrado, impaciente, não cumpre compromissos, perde prazos, se distrai facilmente, não fica parado, toma decisões precipitadas, dificuldade para manter relacionamentos e perde o interesse rapidamente. (Para o diagnóstico em adultos, o TDAH deve ter começado na infância e causado prejuízos ao longo da vida).
|
Confira os 10 sintomas mais comuns em adultos com déficit de atenção:
Os critérios diagnósticos convencionalmente utilizados para TDAH, incluindo os sintomas mais comuns, foram desenvolvidos com base na forma como ele aparece nas crianças. Estes sintomas incluem esquecimento excessivo, desatenção, bem como uma incapacidade de se sentar quieto, constantemente se mexendo. No adulto, os sintomas do déficit de atenção e hiperatividade se manifestam de maneira diferente, mais sutil. Isto pode tornar mais difícil reconhecer e diagnosticar TDAH adulto.
Sintoma n º 1: Problemas Com a Organização
Para as pessoas com TDAH, o aumento das responsabilidades da idade adulta – trabalho, contas a pagar, e as crianças, para citar alguns – pode dar problemas com a organização mais importantes e mais nocivas do que na infância. Embora alguns sintomas TDAH são mais irritantes para as outras pessoas do que para a pessoa com o problema, a desorganização é frequentemente identificado por adultos com TDAH como um grande aspecto do seu impacto na qualidade de vida.
Sintoma n º 2: Dirigir carro destraidamente – Acidentes de TrânsitoNo TDAH no adulto torna difícil manter a sua atenção em uma tarefa, para passar o tempo ao volante de um carro pode ser difícil. Devido a isto,o TDAH pode tornar algumas pessoas mais susceptíveis a acidentes de trânsito, e até perder a sua licença de motorista, sem falar as multas e pontos na carteira.
Sintoma n º 3: problemas conjugaisMuitas pessoas sem TDAH têm problemas conjugais, naturalmente, um casamento conturbado não deve ser visto como um sinal de alerta para adultos com TDAH. Mas existem alguns problemas que tornam particularmente susceptíveis as pessoas com TDAH de terem seus relacionamentos atrapalhados. Muitas vezes, os parceiros de pessoas diagnosticadas com TDAH veem o seu conjuge com dificuldades de escutarem pedidos feitos e até uma incapacidade de honrar compromissos, fica como um sinal de que seu parceiro não se importa. Se você é a pessoa que sofre de TDAH, você pode não entender por que seu parceiro está chateado, e você pode sentir-se culpado por algo que não é sua culpa.
Sintoma n º 4: Distração ExtremaO Déficit de Atenção e hiperatividade é um problema com a regulação da atenção, na forma adulta do TDAH, a pessoa pode ter difículdade grande em focar, gerando uma distratibilidade muito grande. A distração pode levar a uma história de baixa performance na carreira, especialmente em cargos de alta competitividade. Se você tem TDAH, você pode descobrir que telefonemas ou e-mails, ruídos, qualquer solicitação externa afetam a sua atenção, o que torna difícil para você para terminar de fazer alguma coisa. É comum ver pessoas com déficit de atenção que começam as coisas e nunca terminam
Sintoma n º 5: Dificuldade em OuvirVocê viaja no pensamento durante as longas reuniões? Será que seu marido esqueçe de pegar seu filho na escola, mesmo que você ligou para lembrá-lo disto? Problemas com atenção resultar em má compreensão oral, em muitos adultos com TDAH, o que conduz a uma série de mal-entendidos.
Sintoma n º 6: Inquietação, Problemas para RelaxarEmbora muitas crianças com TDAH são “hiperativas”, este sintoma freqüentemente aparece diferentemente TDAH em adultos. Os adultos com TDAH estão mais propensos a apresentar agitação ou achar que não podem relaxar. Se você tem TDAH, outros podem te descrever como uma pessoa nervosa ou tensa.
Sintoma n º 7: problemas ao iniciar uma tarefaAssim como as crianças com TDAH frequentemente adiam o início da realização da lição de casa, as pessoas com TDAH no adulto frequentemente se arrastam ao iniciar tarefas que exigem muita atenção. Esta procrastinação agrava muitas vezes os problemas já existentes, incluindo desavenças conjugais, problemas trabalho, e problemas com os amigos.
Sintoma n º 8: Atraso CrônicoExistem muitas razões para adultos com déficit de atenção e hiperatividade serem geralmente atrasadas nos compromissos. Primeiro, eles são muitas vezes distraídas no caminho até um evento, talvez percebendo que o carro precisa ser lavado e, em seguida, percebendo que eles estão com pouca gasolina, e antes que eles percebam que já passou uma hora. Pessoas com TDAH também tendem a subestimar o tempo que leva para finalizar uma tarefa, se é uma tarefa importante no trabalho ou uma simples tarefa de casa.
Sintoma n º 9: Ímpetos de raivaO TDAH freqüentemente leva a problemas com o controle das emoções. Muitos adultos com TDAH são explosivos com pequenas questões, tem o chamado pavio curto. Muitas vezes, a pessoa com TDAH sente como se eles não têm controle sobre suas emoções. Muitas vezes, a sua raiva aparece mais rapidamente que a capacidade em controlá-la.
Sintoma n º 10: Prioridade nas CoisasO déficit de atenção pode causar dificuldades no planejamento das ações. As pessoas adultas com TDAH tem dificuldade em priorizar as obrigações mais importantes a cumprir, como o término de um trabalho, enquanto gasta inúmeras horas em algo insignificante, como um vídeo game.
BAIXA AUTO-ESTIMA E
COMPORTAMENTO DE RISCO
O
hiperativo normalmente é rejeitado pela sociedade.
Seu comportamento inadequado
prejudica a concentração dos colegas que passa a excluí-lo. Esta exclusão pode
levar o indivíduo a desenvolver problemas psicológicos podendo tornar-se
introvertido ou agressivo, exibicionista e com baixa auto-estima acentuadas.
Estas
pessoas têm tendência a comportamentos de alto risco tais como vícios, jogatina,
temperamento explosivo e acidentes. Como já foi citado, anteriormente, elas não
possuem exata noção de limites e unindo à sua baixa auto-estima tentam fugir de
seus problemas através destes vícios.
Crianças hiperativas adoram correr
riscos, pois não possuem a exata noção de perigo e limites. Podem se machucar
com muita facilidade, sendo desajeitadas, esbarrando-se em copos, mesas,
pessoas, levando os pais a prejuízos por danos causados a terceiros ou a elas
mesmas, como atravessar uma rua sem olhar para os lados devido a sua
impulsividade e falta de atenção.
Quem pode diagnosticar TDAH
O diagnóstico de TDAH é fundamentalmente clínico, realizado por profissional que conheça profundamente o assunto, que necessariamente deve descartar outras doenças e transtornos, para então indicar o melhor tratamento.
O termo hiperatividade tem sido popularizado e muitas crianças rotuladas erroneamente. É preciso cuidado ao se caracterizar uma criança como portadora de TDAH.
Somente um médico (preferencialmente psiquiatra), juntamente com psicólogo ou terapeuta ocupacional especializados, podem confirmar a suspeita de outros profissionais de áreas afins, como fonoaudiólogos, educadores ou psicopedagogos, que devem encaminhar a criança para o devido diagnóstico. Existem testes e questionários que auxiliam o diagnóstico clínico.
Hoje já se sabe que a área do cérebro envolvida nesse processo é a região orbital frontal (parte da frente do cérebro) responsável pela inibição do comportamento, pela atenção sustentada, pelo autocontrole e pelo planejamento para o futuro.
Entretanto, é importante frisar que o cérebro deve ser visto como um órgão cujas partes apresentam grande interligação, fazendo com que outras áreas que possuam conexão com a região frontal possam não estar funcionando adequadamente, levando aos sintomas semelhantes aos de TDAH. Os neurotransmissores que parecem estar deficitários em quantidade ou funcionamento, em indivíduos com TDAH, são basicamente a dopamina e a noradrenalina, que precisam ser estimuladas através de medicações.
Algumas pessoas precisam tomar estimulantes como forma de amenizar os sintoma de déficit de atenção/hiperatividade, entretanto nem todas respondem positivamente ao tratamento. É importante que seja avaliada criteriosamente a utilização de medicamentos em função dos efeitos colaterais que os mesmos possuem. Em alguns casos, não apresentam nenhuma melhora significativa, não se justificando o uso dos mesmos.
A duração da administração de um medicamento também é decorrente das respostas dadas ao uso e de cada caso em si.
RESPONDA ESTAS PERGUNTAS ABAIXO E VEJA SE VOCÊ TEM TDAH TRABALHADOR, SEJA SINCERO COM VOCÊ MESMO, AFINAL AS CORES DETERMINAM SE VOCÊ TEM TDAH OU NÃO.
Lembre-se: você poderá até
utilizá-lo com alguém que conhece para uma suspeita de um quadro de
hiperatividade, porém não substitui de forma alguma o diagnóstico de um
profissional.
CRITÉRIOS DE RESPOSTAS:
CRITÉRIO A: Assinale com um
X na coluna correta
CRITÉRIO B: Responda SIM ou
NÃO
Alguns desses sintomas estavam presentes antes dos 7 anos de idade?
CRITÉRIO C: Responda SIM ou
NÃO
Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos
diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e em casa)?
CRITÉRIO D: Responda SIM ou
NÃO
Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos
sintomas?
CRITÉRIO E: Responda SIM ou
NÃO
Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental,
psicose, etc.), os sintomas podem ser atribuídos a ele?
Como
suspeitar do diagnóstico:
1) É
necessário haver pelo menos 6 sintomas assinalados na coluna laranja ou vermelha, no
CRITÉRIO A.
•
Pelo menos 6 sintomas VERDES e menos que 6 sintomas ROSA: TDAH Tipo
Predominantemente Desatento
•
Pelo menos 6 sintomas ROSA e menos que 6 sintomas VERDES: TDAH Tipo
Predominantemente Hiperativo-Impulsivo
• 6
ou mais sintomas VERDES e 6 ou mais sintomas ROSA: TDAH Tipo Combinado.
2) Os
CRITÉRIOS B, C, D devem obrigatoriamente ter resposta SIM.
3) O
CRITÉRIO E necessita da avaliação de um especialista, uma vez que os sintomas do
Critério A ocorrem em muitos outros transtornos da infância e adolescência.
Se os
critérios A, B, C, D e E estiverem atendidos de acordo com o julgamento de um
especialista, o diagnóstico de TDAH é garantido.
NO CANTEIRO DE OBRAS...
Baixa produtividade, má qualidade do trabalho,
ausências, atrasos constantes, discussões e brigas, podem ser indícios de uso do
álcool no trabalho. Isso deve ser evitado ao máximo, pois a construção civil é
cheia de situações de risco, mesmo para quem está sóbrio. E vale lembrar que até
uma dose é o suficiente para deixar a pessoa tonta, incapacitada para as
atividades na obra, pronta para provocar ou sofrer acidentes de
trabalho.O pior é quando isso se torna um
hábito, o que pode levar facilmente ao alcoolismo, considerado uma doença, que
se caracteriza por compulsão pela bebida. Com o passar do tempo, a pessoa bebe
cada vez mais, e não consegue ficar nem mais um dia sem ingerir álcool. Sem a
bebida começa a ter tremores, convulsões, alucinações, podendo evoluir para o
coma e a morte. O indivíduo que bebe de vez em quando pode provocar situações
desagradáveis, mas entende o perigo e evita cair na mesma situação
novamente.
Apesar do perigo, infelizmente,
o problema é comum nos canteiros. Para muitos a bebida acaba funcionando como um "remédio" contra o estresse, o cansaço e a falta de perspectivas
profissionais. O indivíduo bebe e experimenta uma sensação agradável, mas
passageira, que dependendo do rumo se transforma em um quadro grave de
dependência, com conseqüências físicas, profissionais e
emocionais.
Fica violento, irritadiço, o
que prejudica a convivência com os familiares e amigos. Além disso, fica
vulnerável a uma série de doenças como perda de memória, raciocínio confuso,
falta de coordenação motora, convulsões, dores e queimação nos braços e pernas,
cirrose, entre outros problemas.
No
trabalho, a bebida é um dos maiores causadores de acidentes, pois altera muito a
percepção e os reflexos, mesmo quando consumida em pequenas
doses.
Atenção e cuidados
Exames médicos periódicos costumam promover diagnósticos mais
precisos quanto à tendência do operário à doença.
De acordo com Jolivan Lopes Galvão, instrutor de treinamento
do Senai Tatuapé, uma das maneiras de identificar se o trabalhador está
embriagado é durante o chamado DDS (Diálogo Diário de
Segurança).
Caso seja percebida alteração
no seu comportamento, o operário deverá ser afastado de qualquer atividade de
risco e ser orientado a buscar ajuda.
OS TIPOS DE ACIDENTES:
Quedas - Com o álcool, é mais fácil ficar tonto,
tropeçar e cair ao trabalhar em altura ou em escavações. A ingestão de álcool
leva ao descuido, com utilização incorreta dos EPIs.
Choque elétrico - Por estar com a atenção prejudicada, o
trabalhador pode pegar em fios descobertos e em outros pontos de corrente
elétrica.
Ferimentos - Com o uso do álcool, fica mais fácil se ferir com as
ferramentas de uso na obra como martelos, pregos, arames, partes móveis de
equipamentos e máquinas.
Intoxicação - Alcoolizados, os trabalhadores facilmente podem se
intoxicar com produtos perigosos, tais como gases, poeiras, vapores de produtos
químicos, tintas, solventes, levando a conseqüências quase sempre
graves.
Sinais do uso de bebidas alcoólicas
» Lentidão;
» Não realização de tarefas determinadas;
» Acidentes no trabalho e fora desse;
» Queda de produção e qualidade;
» Constantes faltas ou atrasos;
» Saídas freqüentes durante o horário de
trabalho;
» Acidentes na execução do
trabalho;
» Constante alteração de
humor;
» Mentiras e endividamentos com os
colegas;
» Pouca preocupação com a aparência e
higiene pessoal;
» Nega que bebe ou que usa
drogas, se abordado;
» Estado de excitação,
euforia e aumento de energia física;
»
Tremores nas mãos e cãimbras;
» Apresenta
inchaço, vermelhidão no nariz e no rosto.
Onde encontrar ajuda:
·
A.A. (Alcoólicos Anônimos)
LEMBREM-SE TRABALHADORES...
MENSAGEM...