segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

METAIS PESADOS E SUAS IMPLICAÇÕES E CONSEQÜENCIAS DE MANUSEIO E TRATO



Mensagens de bom dia, imagens, frases, recados de bom dia para orkut


ONDE ESTÁ O PERIGO DE METAIS PESADOS?!?!!?
O perigo está no ar, no solo e na água. Quando absorvidos pelo ser humano, os metais pesados (elementos de elevado peso molecular) se depositam no tecido ósseo e gorduroso e deslocam minerais nobres dos ossos e músculos para a circulação. Esse processo provoca doenças.
O consumo habitual de água e alimentos - como peixes de água doce ou do mar - contaminados com metais pesados coloca em risco a saúde. As populações que moram em torno de fábricas de baterias artesanais, indústrias de cloro-soda que utilizam mercúrio, industrias navais, siderúrgicas e metalúrgicas correm risco de serem contaminadas.
Os metais pesados são muito usados na indústria e estão em vários produtos. Apresentamos na tabela 4 os principais metais pesados, suas fontes e seus riscos à saúde humana.


CHUMBO
A soldagem e a produção de baterias são as maiores fontes de chumbo no ar. Altas concentrações desse metal são encontradas na vizinhança de oficinas de soldas não-ferrosas e de fabricas artesanais de baterias. Assim, a exposição ao chumbo pode ocorrer no trabalho ou fora dele.

Nos intoxicamos pela inalação de terra ou poeira contaminadas; pela ingestão de alimentos e de água contaminados e pelo contato com certas tintas produzidas com chumbo.
O chumbo acumula-se nos ossos, sangue e tecidos moles. Como é lentamente eliminado, ele pode afetar rins, fígado, sistema nervoso e outros órgãos.

A exposição excessiva pode causar anemia, doença renal, distúrbios na reprodução e danos neurológicos (convulsões, retardo mental e distúrbios do comportamento: dificuldade para se concentrar, irritação e esquecimento).

Mesmo em baixas doses, a exposição ao chumbo é associada com alterações que afetam fetos e crianças, provocando danos ao sistema nervoso central, atraso no crescimento e deficiência de aprendizado escolar.
Estudos recentes demonstram que o chumbo pode ser um dos responsáveis por problemas de pressão alta e por doenças cardíacas em homens. Em mulheres pode, também, contribuir para a osteoporose, no período após a menopausa. O padrão de qualidade para chumbo no ar é de até 1,5 microgramas/m3.


MERCÚRIO - OLHA AÍ GARIMPEIROS DE RONDÔNIA O PERIGO MORA JUNTO COM SEU OFÍCIO!!!
Existem duas formas de exposição ao mercúrio. A exposição a grandes quantidades por pouco tempo - como nos acidentes e vazamentos - provoca intoxicação aguda. Os sintomas são: dor ou aperto no peito, dificuldade para respirar, dor de cabeça e febre. Também pode ocorrer insuficiência renal. Os sintomas iniciam horas após a exposição e têm duração de uma semana.
São mais comuns, porém, os casos de exposição a pequenas quantidades, por longo tempo. Os sintomas mais freqüentes são tremores nas mãos, mudanças na personalidade (irritabilidade, ansiedade, explosão, comportamento retraído e indecisão) e sangramento nas gengivas. Outros sintomas como dor de cabeça, fadiga, perda do apetite e zumbidos também podem ocorrer.
 O padrão de vapor de mercúrio no ar é de 0,1 miligramas/m3. Os sintomas da intoxicação costumam aparecer quando o nível de mercúrio excede esse valor. Ventilação adequada e práticas de higiene industrial são necessárias para proteger todos os trabalhadores de exposição excessiva ao mercúrio. Alimentação e fumo não devem ser permitidos nestes locais, pois favorecem a contaminação.

CÁDMIO - OLHA AÍ MECÂNICOS E OFICINAS QUE TRABALHAM EM RECUPERAÇÃO DE BATERIAS DE CARRO E OUTROS TIPOS DE TRANSPORTES COMO NAVIO ETC...

O cádmio é um metal raro ao qual o homem está exposto através do ambiente, em baixos níveis. O organismo humano acumula cádmio e aos 50 anos o homem pode estar com uma carga de 20 a 30 mg, concentrando-se nos rins e paredes das artérias.

Bioquímica – O cádmio inativa numerosos sistemas enzimáticos, por ligar-se aos grupos sulfidril das moléculas de proteína.
Fontes de contaminação – o cádmio está presente em todos os alimentos e bebidas, mas, encontra-se mais concentrado em mariscos, ostras e peixes de água salgada, alguns tipos de chá e na fumaça do cigarro.

Outras fontes incluem pinturas, soldas, pigmentos, ripas galvanizadas, baterias, combustão dos automóveis, e em alguns suplementos naturais, como: dolomita e medula óssea (tutano).
Ultimamente, causa grande preocupação a poluição ambiental resultante do descarte de baterias de telefones celulares e pilha elétrica que contém os metais tóxicos níquel e cádmio.

Absorção e excreção – Aparentemente, não existe sistema que regule o metabolismo de absorção e excreção de cádmio. Uma das formas que o cádmio entre no nosso organismo é através dos pulmões quando presente na fumaça do cigarro ou em forma de pó oxidado.

Doenças causadas pela Toxicidade – A toxicidade depende dos níveis orgânicos dos íons protetores zinco, cobre, ferro e cálcio.
1. Fibrose e edema pulmonar
2. Enfisema pulmonar
3. Doenças renais com proteinúria e glicosúria
4. Hipertensão arterial sistêmica
5. Diminuição da produção de anticorpos.
6. Anemia.
7. Diminuição da testosterona
.

Síntomas da intoxicação por cádmionáuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, diminuição da temperatura corporal, perda de dentes, dores articulares, hiperatividade.

Terapia: Indicação, apresentação e dosagem:
1. Orientar dieta para produtos que contenha: zinco, cobre e selênio.
2. Aumentar consumo de leite e orientar exposição solar para síntese de vitamina D2.
3. Ingerir fibras vegetais – pectina———-1 a 3 gramas/dia.
4. Ingerir lactato de cálcio——————800 a 1200 mg/dia.
Orientações higieno-dietéticas:

Aumente o consumo de enxofre quelado com aminoácidos ingerindo ovos, cebolas e alho. Aumente o consumo de alimentos ricos em selênio, vitamina B2 e zinco, pois selênio e a vitamina B2 são elementos essenciais para formação de glutation peroxidase e redutase que auxiliam na eliminação de metais pesados.

Os grãos integrais têm 100 vezes mais zinco do que cádmio.
Os grãos refinados têm 16 vezes mais zinco do que cádmio.
No açúcar tem um parte de zinco para uma parte de cádmio.

Os jovens que ingerem grandes quantidades de carboidratos refinados têm a ingestão de cádmio aumentada e do íon zinco, reduzida.
Interações:
O cádmio interfere com a absorção de cobre, zinco, ferro e cálcio e reduzindo os níveis desses minerais essenciais no organismo.
1. Zinco – O zinco e o cádmio são antagônicos. Nível elevado de cádmio pode agravar a deficiência de zinco. A medida que se aumenta o aporte de zinco, os efeitos da intoxicação diminuem. O cádmio pode substituir o zinco como co fator da carboxilpertidase e alterar a especificidade da enzima.
2. Selênio – O selênio protege o organismo da intoxicação pelo cádmio.
3. Cobre – Baixos níveis de cobre diminuem a tolerância orgânica ao cádmio.
4. Cálcio – O íon cálcio protege parcialmente contra o acúmulo de cádmio nos rins e fígado, portanto, diminuindo a toxicidade.

 





CULINÁRIA FÁCIL...
PANQUECAS....PODEM SER DE:


MASSA:
02 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
02 XÍCARAS DE LEITE
02 OVOS INTEIROS
SAL E KNNOR A GOSTO
MOLHO DE TOMATE:
Á GOSTO DE SUA PREFERÊNCIA
 
PASSE A MASSA NO LIQUIDIFICADOR E DEPOIS FAÇA OS MOLDES DA PANQUECA








Preparo1. Bata os ovos, leite, óleo, amido, farinha, sal e fermento no liquidificador só até formar uma massa homogêna e líquida. De preferência, deixe descansar por 15 minutos.

2. Aqueça bem uma frigideira e unte com um pouco de óleo para fazer a primeira panqueca, depois não é necessário untar mais. Com uma concha, despeje a quantidade de massa desejada para fazer a panqueca mais fina ou mais grossa.

3. Quando as bordas da panqueca soltarem da frigideira, vire com uma espátula e frite por alguns segundos o outro lado. Repita até a massa acabar e reserve.

 RECHEIE Á GOSTO CUBRA COM O MOLHO DE TOMATE E LEVE AO FORNO PARA GRATUNAR COM QUEIJO RALADO POR CIMA E BOM APETITE!!!
MINI PAVÊ DE ABACAXI
 
 
Ingredientes:
- 1 lata de abacaxi em calda
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite (200ml)
- 1/4 de pacote de biscoito maizena
- côco ralado

Modo de fazer:
Em uma panela, coloque o leite condensado e leve ao fogo para formar um brigadeiro branco. Quando estiver pronto, deixe esfriar um pouco e coloque o creme de leite. Reserve.
Pique os abacaxis e reserve a água da lata.
Em potinhos (ou pode fazer em uma travessa) coloque uma camada de abacaxi, côco para polvilhar, uma de creme, e uma de biscoito molhado na água do abacaxi. Repita as camadas e termine com o creme.
Leve à geladeira por 2 horas. 
 
 
 
 
 
 
MENSAGEM...
 
 

Nenhum comentário: