segunda-feira, 14 de novembro de 2011

NR 16 - SEGURANÇA EMOCIONAL: CIUME/AMOR?!? - PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA - CULINÁRIA: HOJE É DIA DE ABÓBORA!!! LIVROS E CULINÁRIA....UHUUUU!!!DELICIE-SE...

NR 16 Atividades e Operações Perigosas - NESTE FERIADO EVITE...

Esta NR estabelece os procedimentos nas atividades exercidas pelos trabalhadores que manuseiam e/ou transportam explosivos ou produtos químicos, classificados como inflamáveis, substâncias radioativas e serviços de operação e manutenção.

 Conceito de Periculosidade:  O artigo 193da CLI conceitua a periculosidade para inflamáveis e explosivos da seguinte forma:
"São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado".
Observa-se pela definição que foram determinados três pressupostos para a configuração da periculosidade:
— contato com inflamáveis e explosivos;
— caráter permanente;
— em condições de risco acentuado.
    
Esses itens serão analisados posteriormente no Capítulo III. Quanto à regulamentação, o Ministério do Trabalho (Portaria n. 3.214, NR-16) estabelece as atividades e operações em condições de periculosidade com inflamáveis e explosivos, bem como as áreas de risco.
Outro agente gerador de periculosidade é o contato com energia elétrica, contemplado na Lei n. 7.369 — que para tal instituiu o adicional de periculosidade. Essa lei foi regulamentada pelo Decreto n. 93.412, de 14.10.86, estabelecendo as atividades em condições de periculosidade e áreas de risco.

Posteriormente, o Ministério do Trabalho resolveu instituir o adicional de periculosidade para as atividades ou operações envolvendo radiações ionizantes e substâncias radioativas, através da Portaria n. 3.393, de 17.12.87, instrumento este, no entanto, considerado ilegal por alguns profissionais da área jurídica — já que o direito ao recebimento do adicional fora criado por uma portaria. Sobre o assunto, o Dr. Cláudio Lacerda da Costa, depois de argumentar, conclui:
"Não pode, então, o Ministério do Trabalho regulamentar como perigoso o trabalho que implique em contato com substância que não seja explosiva ou perigosa , sob pena de total ilegalidade do regulamento. Sendo assim, a Portaria n. 3.393/87 ultrapassa os limites contidos no art. 193, do mesmo diploma legal, constituindo-se então em ato ilegal, insusceptível de gerar direitos e obrigações" (LTr Supl.Trab. 29-141/88).  


ENTÃO LEMBRE-SE TRABALHADOR(A)...
SEGURANÇA EMOCIONAL E OS PERIGOS DO DESCONTROLE DAS EMOÇÕES...



Há quem diga que um pouquinho de ciúme não faz mal a ninguém. Alguns até afirmam que ele apimenta um relacionamento. O problema é quando o "pouquinho" perde a medida e vira uma rotina no namoro, casamento, família e até mesmo nas amizades, fazendo com que as pessoas envolvidas sofram por causa disso.Segundo Patrícia Ruschel Daudt, psicóloga clínica e terapeuta familiar, até certo ponto o ciúme é encarado como o "zelo do amor". "De alguma forma, o ciúme reafirma o desejo e a admiração pelo outro, mas quando ele acontece com muita freqüência e intensidade é sinal de que as coisas não vão bem com a própria pessoa ciumenta", afirma Patrícia.

"O ciúme deixa de ser aceitável e se torna patológico quando existe a idéia de posse", explica a psicóloga. "Neste tipo de relação predomina a submissão e subjugação dos desejos do outro", acrescenta.

O escritor Ubiratan Rosa, autor do livro Mais Amor, Menos Ciúme, explica que o ciúme pode ser considerado um impulso egoístico, muitas vezes baseado em indícios imaginários, podendo chegar a uma intensidade capaz de conduzir crimes passionais.

Para a psicóloga Kelen de Bernardi Pizol, é possível controlar o ciúme e só senti-lo em situações contextualizadas. "A pessoa deve se pôr no lugar do outro e pensar em como se sentiria se fosse tratada com tanta desconfiança , para decidir se vale a pena ou não demonstrar o ciúme", declara Kelen.

A estudante Kátia Yamamoto, 24 anos, conta que o amadurecimento a ajudou ter controle sobre seu ciúme. Segundo ela, em seu último relacionamento que durou 4 anos, seu ex-namorado só ficava bravo por causa do comportamento de obsessão e controle constantes.


"Com o passar do tempo vi que estava começando a irritá-lo e que se eu continuasse a me comportar daquela maneira iria acabar perdendo meu namorado", diz Kátia. "Coloquei na minha cabeça que se ele estava comigo era porque me amava, e passei então a não ter ciúmes tão obsessivo", acrescenta.

A psicóloga Patrícia Daudt concorda que para aprender a lidar com o ciúme a primeira atitude que uma pessoa deve tomar é reconhecer que ele existe. "Não basta achar que é uma percepção só da outra pessoa envolvida. É preciso que a própria pessoa analise seu comportamento e se for o caso até mesmo busque ajuda profissional", declara.

De acordo com a designer Gabriela Simões, 24 anos, muitas vezes a pessoa não tem do que ter ciúmes mas, procura tanto, que acaba encontrando uma razão. "Uma vez, de tanto fuçar nas coisas do meu namorado, achei uma mensagem de uma menina para ele, que para mim, era um absurdo. Liguei para ele na mesma hora e brigamos muito. Só depois fui ver que a mensagem tinha sido antes da gente começar a namorar", conta.

 

Para Ubiratan Rosa, "vencer o ciúme", "curar o ciúme", são forças de expressão. Segundo ele, o possível é a convivência inteligente com o ciúme e, para isso, a pessoa precisa ter boa vontade e criar estratégias para tentar aliviar os tormentos do zelo excessivo.

"É necessário um empenho contínuo no processo de autoconhecimento e transformação moral (do latim morale, étimo mores, 'hábitos', 'costumes'), empenho esse que não dispensa o concurso da psicologia, e, não raro, da religião", enfatiza Rosa.

"Caso o ciúme esteja fora de controle, prejudicando o relacionamento ou trazendo sofrimento e a pessoa tentou lidar com isso outras vezes, mas não obteve êxito, a psicoterapia é indicada e, no caso do ciúmes patológico, também medicação", acrescenta a psicóloga Kelen de Bernardi Pizol.




Atitudes que podem ajudar no controle do ciúme:
- Admitir que não está conseguindo ter controle sobre suas emoções
- Buscar ajuda de uma opinião imparcial no relacionamento, geralmente uma ajuda profissional
- Manter o diálogo sempre presente na relação
- Ter a capacidade de se colocar no lugar do outro
- Respeitar os sentimentos e as diferenças do outro
- Ter auto-estima e não depender de uma outra pessoa para ter sua própria felicidade
- Ter a confiança como base de um relacionamento.


OBSERVE O QUADRO ABAIXO PARA ENTENDER QUE:
AUTO-ESTIMA SE APRENDE EM CASA DESDE CEDO...SÃO OS VALORES REPASSADOS PELAS ATITUDES E MODUS VIVENDI DAQUELES QUE FORMAM UMA FAMÍLIA COM LAÇOS REAIS OU SEM O MÍNIMO DE IDÉIA DO QUE SEJA FORMAR UMA FAMÍLIA COM RESPONSABILIDADE DAS MATRIZES ADULTAS.





PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - SEU FERIADO TEM UM PORQUE!!!


História da Proclamação da República, feriado do dia 15 de Novembro, crise da monarquia, Marechal Deodoro da Fonseca, movimento republicano, história do Brasil, fim da monarquia, democracia no Brasil.

Introdução
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.



Crise da Monarquia
A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:

- Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
- Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
- A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
- Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;
Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República


No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia  no Brasil.


LIVROS PRA AJUDAR...
 PARE DE AMAR ERRADO   - MATRIX    


         

CULINÁRIA DE FERIADO...BEM BRASILEIRA...ABÓBORA...HUMMM....
ABÓBORA KABOTYAN RECHEADA!!!

* meia abóbora japonesa média
* 1 colher (chá) de óleo
* meia cebola picada
* 1 colher (chá) de sal
* 250 g de queijo minas frescal light cortado em cubos pequenos
* 250 g de peito de peru light cortado em cubos pequenos
* 1 xícara (chá) de maionese HELLMANN?S light
* 1 colher (chá)de salsinha picada
* 2 claras
* 1 colher (sopa) de queijo parmesão light ralado
MODO DE PREPARO:
1. Retire as sementes da abóbora.
2. Em uma panela grande, coloque a abóbora, cubra com água e cozinhe por 30 minutos ou até ficar macia.
3. Escorra, retire com cuidado a polpa e reserve a casca.
4. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
5. Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio e doure a cebola.
6. Junte a polpa da abóbora reservada e o sal.
7. Refogue por 2 minutos.
8. Acrescente o queijo, o peito de peru, metade da maionese HELLMANN?S light e a salsinha.
9. Misture e transfira para a abóbora reservada.
10. Coloque-a em uma assadeira média (33 x 23 cm) e reserve.
11. Na batedeira, bata as claras em neve.

12. Misture delicadamente o restante da maionese HELLMANN?S light, sem bater.
13. Espalhe sobre o recheio da abóbora e polvilhe o queijo ralado.
14. Leve ao forno por 20 minutos ou até dourar.
15. Sirva em seguida.


DOCE DE ABÓBORA LIGTH...



Ingredientes

- 500 g de abóbora
- 1/4 de xícara (chá) de água
- 4 colheres (sopa) de adoçante próprio para forno e fogão
- 4 unidades de cravo-da-índia
- 1 pau de canela
- 1 caixinha de pó para pudim diet sabor coco
- 1/2 xícara (chá) de coco ralado sem adição de açúcar
Modo de Preparo
Leve ao fogo brando a abóbora cortada em cubos e a água. Cozinhe por cinco minutos, junte o adoçante, o cravo e a canela. Mantenha em fogo brando mexendo até que a abóbora amacie. Prepare o pudim conforme as instruções da embalagem. Coloque o doce de abóbora em taças, alternando o pudim de coco e o coco ralado. Sirva gelado.

Rende 5 porções

Dica: se preferir, substitua o pudim de coco pelos sabores leite ou baunilha ou morango, etc...
 


MENSAGEM...

MAHATMA GANDHI

Nenhum comentário: