segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Atualmente o que mais ouvimos é que está faltando pessoas qualificadas o suficiente para o mercado de trabalho.
Currently what more we hear is that is lacking to qualified people the sufficient for the work market.

Mas e você, sabe o que é qualificação profissional?

But and you, know what it is professional qualification?

Qualificação Profissional...

É a preparação do cidadão através de uma formação profissional para que ele ou ela possa aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho.

A qualificação profissional não é uma formação completa. Ela é utilizada como complemento da educação formal podendo ser aplicada nos níveis básico, médio ou superior. Sua carga horária vai depender da necessidade de aprendizagem.

Seu objetivo principal é a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços, por meio de processos educativos desenvolvidos em diversas instâncias (escolas, sindicatos, empresas, associações).

No mundo atual e globalizado que vivemos, o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente, e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, e sim de qualificação.

A qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho, sendo ainda de suma importância aos que buscam manter a posição ocupada, alimentando chances reais de crescimento nas corporações, o que nos leva a crêr que a medida que o tempo passa e o mundo evolui, muito além da experiência, adquirir e renovar conhecimento torna-se inevitável!!!

Alguns profissionais de Consultoria em Gestão de Pessoas dizem que nem sempre encontram com facilidade pessoas qualificadas com experiências e competências de liderança.

E ainda citam que um profissional que cursou uma faculdade bem reconhecida, que possui um inglês fluente e acima de tudo várias experiências na área tem mais chances no mercado, mas nem sempre é apenas isso que caracteriza uma boa qualificação profissional aos olhos de todas as grandes empresas.

O que muitas procuram mesmo são profissionais com uma visão bem mais ampla, pessoas ambiciosas e que tenham preocupações com demais áreas da organização a qual prestam seus serviços.

E pensando ainda mais alto, existe e muito a busca por internacionalizações de várias empresas nos dias atuais, elas querem e necessitam de diversidade cultural.

Além de analisarem muito bem as características pessoais unindo ao comprometimento e flexibilidade, qualidades que não são e sequer devem ser destacadas em currículo, mas são descobertas por selecionadores ao decorrer das diversas análises da entrevista.

Então se para você qualificação profissional era apenas uma boa faculdade e experiência, está na hora de analisar melhor o que realmente o mercado entende ao falar disso.

Qualificação Profissional É Garantia de Oportunidades no Mercado de Trabalho

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todo profissional precisa estar preparado para os desafios constantes e com respostas rápidas às necessidades das organizações.

É o que alerta o coordenador de cursos da área de Administração e Negócios do Senac Santo André, Airton Rosini.

De acordo com o Rosini, o modelo industrial de divisão de tarefas, no qual cabia às gerências pensar e planejar o trabalho e ao trabalhador apenas executá-las sem pensar, está ultrapassado. "O conhecimento necessário ao exercício de qualquer profissão proporciona ao trabalhador as condições de reflexão, compreensão e desenvolvimento da criatividade", completa. Manter-se atualizado também é essencial para um bom profissional.
"O mercado de trabalho busca os profissionais não apenas os que tenham habilidades técnicas, mas também habilidades humanas e também conceituais. Eles têm que estar alinhados aos objetivos estratégicos da organização em que trabalham", esclarece.

Remuneração





Além do gosto pessoal, muitos futuros profissionais, antes de escolher uma carreira, buscam informações sobre o mercado de trabalho específico daquela área e a média salarial. Para o coordenador do Senac, as atividades que estão em evidência no Brasil e que garantem bons salários são as ligadas ao agronegócio, ramos petrolífero e mineração, engenharia, meio ambiente, construção civil, gestão empresarial, gestão financeira, gestão de pessoas, logística, marketing e vendas.

Já a coordenadora da área de informática e administração da instituição, Silvia Olizzeri Porto, destaca a área de informática. "Se a pessoa tiver uma boa qualificação, seja um curso técnico, certificações ou graduação, vai conseguir ingressar mais rápido no mercado. "No início o salário pode não ser alto, mas geralmente profissionais que atuam na área de informáica, principalmente TI (Tecnologia de Informação), têm boa remuneração", completa.

"A área de TI tem um dos melhores salários porque envolve um investimento muito alto do profissional para se qualificar. Com isso, o retorno financeiro que o funcionário proporciona para a empresa é alto, sendo revertido em um bom salário", esclarece a consultora de Recursos Humanos da Catho, Gláucia Santos.
Maurilio Travensollo, de 49 anos, trabalha há 12 anos com informática. Formado em Administração de Empresas, atua em quatro empresas como Consultor ERP/Logix. "este mercado cresce muito rápido. Não é tão simples conseguir emprego nesta área, pois algumas empresas pedem como requesito básico uma formação técnica especifica, disponivel apenas para algumas classes sociais de melhor poder aquisitivo", conta o consultor.

Já a assistente de departamento pessoal Flávia da Silva optou pelos cursos de auxiliar de administração pessoal, assistente de administração pessoal, administração de recursos humanos e nções de contabilidade para para obter sucesso na carreira profissional. "Fiz todos os cursos do Senac na área de Recursos Humanos e foi a partir disso que me tornei uma profissional qualificada. Em pouco tempo tive um aumento de salário, que duplicou e passei a receber muitos benefícios", afirma.
Para a consultora de RH da Catho, as profissões que serão promissoras para ao futuro são as de TI, telecomunicações, educação e entretenimento (turismo e eventos). As que aprsentam um alto grau de saturação são as relacionadas à comunicação.

LEMBREM-SE TRABALHADORES...
PRECISANDO CAPACITAR-SE?!?!? PROCURE-NOS...


LIVROS QUE AJUDAM...



Recomeçar...
Não importa onde você parou... Em que momento da vida você se cansou... O que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...

É renovar as esperanças na vida e, o mais importante: acreditar em você novamente.

Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechou a porta até para os anjos...


Está se sentindo sozinho? Talvez você tenha afastado as pessoas no seu "período de isolamento"...

Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da sua melhora...

Pois bem, agora é hora de reiniciar, de pensar na luz... de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para se aproximar.

Que tal dar um jeito no visual, fazer um novo curso ou realizar aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa?
Observe quantos desafios a vida está a lhe oferecer!
Quanta coisa nova está esperando para ser descoberta!

Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis.

O mau humor vai minando nosso fígado, até a boca ficar amarga.

Se você está se sentindo assim, com a sensação de derrota, é hora de recomeçar...

E hoje é um bom dia para enfrentar novos desafios.
Defina aonde você quer chegar e dê o primeiro passo.

Comece por fazer uma faxina mental, jogando fora todos esses pensamentos e sentimentos pessimistas que se acumularam ao longo do tempo.

Atire para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade de entrar.
Desfaça-se desse sentimento de inferioridade, de incapacidade, e valorize-se. Você é o que fizer de você.

Em seguida, faça uma faxina no seu quarto. Jogue fora todo aquele lixo que você acumula há tempos, só como recordação do passado.

Papéis velhos dos quais você nunca precisou. Disco e fitas que você não irá mais ouvir, ingressos de cinema, bilhetes de viagens, e tudo aquilo que só traz recordações tristes.


Abra seu guarda-roupa e retire tudo o que não usa mais. Doe para alguém que precisa. Doe os calçados que apertam seus pés ou que não servem porque seu número não é mais o mesmo.

Para recomeçar é preciso abrir espaços mentais e físicos...

Depois que tomar essas providências, leia um bom livro, assista um bom filme, para alimentar sua mente com idéias positivas e otimistas.

Aproxime-se dos amigos, dos familiares, das pessoas alegres que ajudarão você a sustentar o bom ânimo e a coragem.


Evite, enquanto se restabelece, a presença de pessoas pessimistas e desanimadas. Só as busque quando estiver forte o bastante puder ajudá-las.
Busque um lugar calmo e eleve a Deus uma prece.
Mas comece agradecendo pela vida, pelas oportunidades renovadas, pelos obstáculos e desafios que surgem no caminho. Eles nos fazem mais forte quando os superamos.
Lembre-se: o dia de hoje é uma página em branco que o Criador lhe oferece para que você escreva um novo capítulo da sua história.

Recomeçar é só uma questão de querer.
Se você quer, Deus quer. É por isso que Ele acena sempre com essa nova chance chamada presente.
Pense nisso e não perca nem mais um minuto!
(Autor: Paulo Roberto Gaefke)


SAÚDE  PREVENTIVA- HOMEOPATIA ...
VOCÊ SABE O QUE É ISSO?!?!?

HOJE COMEMORA-SE O DIA DA HOMEOPATIA!!!


É um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada pelo Pai da Medicina Hipócrates no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta.

Exemplificando: Se uma pessoa sã ingerir doses tóxicas de certa substância, irá apresentar sintomas como dores gástricas, vômitos e diarréia; se, por outro lado, for administrada essa mesma substância, preparada homeopaticamente, ao enfermo que apresenta dores gástricas, vômitos e diarréia, com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obtêm-se, como resultado, a cura desses sintomas.
    
O que é o medicamento homeopático?
    
Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal.
Para que a substância da natureza seja usada como medicamento homeopático, é necessário prévio conhecimento de sua potencialidade curativa, através da experimentação no homem são.

Tais substâncias podem ser tanto tóxicas quanto inertes, desde que, quando experimentadas, ofereçam a melhor similitude aos sintomas da doença a ser tratada.
As preparações básicas dessas substâncias recebem o nome de tinturas-mãe e a partir delas são iniciados os processos das diluições sucessivas.
No início de suas experiências, Hahnemann começou diluindo os medicamentos e verificou que, quanto mais diluía, minimizavam-se as reações indesejáveis.

Percebeu também que ao fazer diluições sucessivas das substâncias e agitá-las diversas vezes, obtinha sempre melhores resultados, foi assim que ele chegou às doses mínimas.

Desta maneira, a toxicidade das substâncias é atenuada e o potencial curativo é aumentado.
Ao processo de diluição seguido de agitação, damos o nome de dinamização (dynamis- vem do grego e significa força). Através da dinamização, se consegue despertar na substância a capacidade de agir sobre a força vital do organismo vivo.

Cuidados com o Medicamento Homeopático



-Sempre mantê-los nos frascos originais e bem fechados.
    
- Levar o medicamento diretamente à boca sem contato com as mãos no momento de tomá-lo. Evitar também que o conta-gotas ou tampa do frasco toquem à boca para que não ocorra contaminação e feche imediatamente o frasco.
    
- Antes e após cada dose, permaneça sem se alimentar por um intervalo mínimo de 30 minutos.
    
- Os medicamentos devem ficar longe de aparelhos eletrodomésticos ou que emitam radiação (rádio, televisão, forno de microondas, geladeiras, computadores, telefones celulares, etc...).
    
- Ambientes úmidos ou expostos à luz solar direta, como também os locais que possuam odores fortes de perfumes, sabonetes, produtos de limpeza, condimentos e outros medicamentos (principalmente canforados) alteram o medicamento. Daí evitar guardá-los em bolsas com perfumes, celulares ou cigarros.
    
- Nas viagens de carro, procurar guardá-los em sacolas térmicas, caixas de madeira ou isopor, pois o sol e o calor forte do porta-luvas podem danificá-lo.
    
- Quando viajar de avião, evitar a exposição dos medicamentos aos raios X e arco magnético. Levá-los como bagagem de mão (desde que você não passe pelo raio X com eles), explicando aos funcionários do aeroporto que são medicamentos sensíveis às radiações.


Por que dizem que o medicamento homeopático é só água, não tendo nada dentro?




Quando Hahnemann iniciou a experimentação, percebeu que certas substâncias não poderiam ser usadas em grandes quantidades, passando assim, a diluí-las sempre na escala de 1 para 100, criando um método reproduzível.

A cada diluição chamou de Centesimal, mais tarde, para diferenciá-la de outras escalas denominou-se de Centesimal Hahnemanniana - CH. Para usá-las como medicamento procedia da mesma forma.
Contudo, percebeu que, mesmo diluídas, apresentavam agravações (aumento inicial da intensidade dos sintomas) quando prescritas aos pacientes. Passou, então, a diluir cada vez mais, agitando o medicamento (sucussões), obtendo, desta forma, melhores resultados.

  
Mas não chega uma hora que, diluindo-se tanto, acaba a substância original? 
     
Sim, daí a necessidade das sucussões, ou seja, agitar o frasco também 100 vezes a cada vez que se dilui.

O efeito medicamentoso em homeopatia não é bioquímico, mas energético.

A substância ao ser diluída e agitada, libera na água uma informação que ao ser pingada sob a língua, a transfere para o paciente.

 A informação ali contida estimula os mecanismos naturais de cura do indivíduo (vix medicatrix naturae), levando-o da doença para a saúde, através de suas próprias condições intrínsecas.

Estudos vêm sendo realizados com as chamadas soluções não moleculares visando provar o efeito biológico, não só da homeopatia, mas de outros produtos que atuam da mesma forma: in vivo e não in vitro.




Por que a consulta homeopática é diferente da alopática?    
A consulta homeopática se caracteriza por abordar uma série de sintomas e perguntas mais abrangentes do que a consulta de um médico ortodoxo.

Além de fazermos os diagnósticos médicos usuais realizamos uma série de outros diagnósticos homeopáticos, inclusive, o medicamentoso, utilizando o procedimento médico Repertorização e recorrendo para tanto, à ajuda de diversos livros e computadores.
    
A consulta homeopática é mais longa?
    
Cada ser humano tem o seu “timing” ou seja, algumas vezes chegamos a um diagnóstico rapidamente, entretanto em outras oportunidades, apesar de aplicarmos corretamente todas as técnicas, levamos mais tempo que o esperado.

O tempo necessário para a realização da consulta médica homeopática dependerá basicamente da qualidade das informações fornecidas pelo paciente, a experiência do médico e os recursos disponíveis para sua realização (livros, computadores, etc).

Normalmente a cada regresso do paciente, o médico avalia os sintomas pelos quais foi prescrito o medicamento, fazendo, assim, o que chamamos de uma Nova Avaliação, o que é absolutamente diferente de um simples retorno, pois implica na retomada de todo o caso.


Avaliações mais freqüentes para verificar como está evoluindo um determinado quadro patológico (amigdalite, pneumonia por ex.) chamamos de Revisões.

As Novas Avaliações e Revisões são solicitadas pelo médico com a finalidade de dar seguimento ao tratamento homeopático, sendo imprescindíveis para o seu sucesso.





  
CULINÁRIA BRASILEIRA....

FRANGO COM QUIABO...

Ingredientes

1kg de sobre coxa ou coxa de frango sem pele



Suco de 1/2 limão
500g de limão
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola cortada em rodelas
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1 xícara (chá) de água fervente
1 caixa de molho branco Mococa

Modo de Preparo

1- Retire a pelo do frango, lave e regue com o suco de limão. Reserve.
2- Lave os quiabos e escorra-os bem. Segue-os e corte-os em pedaços de 2 cm. Aqueça uma colher (sopa) de óleo e refogue bem os quiabos.
3- Retire-os da panela e reserve. A seguir, na mesma panela, aqueça o restante do óleo e frite os pedaços de frango por cerca de 15 minutos.
4- Junte a cebola, o tomate e refogue um pouco mais. Adicione a água e deixe cozinhar com a panela destampada por aproximadamente 10 minutos.
5- Diminua o fogo, acrescente o quiabo reservado e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sacudindo a panela de vez em quando.
6- Pingue um pouco de água, se necessário. Finalize com o molho branco e a salsinha. Sirva a seguir.

DOCE DE CÔCO COM ABÓBORA...



INGREDIENTES: 
1 quilo de abóbora descascada e em cubos
1 pacote de coco ralado (100g)
4 xícaras (chá) de União Doçúcar (760g)
2 PAUS DE CANELA
Cravinhos á gosto

MODO DE FAZER
Em uma panela, leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo de vez em quando, até apurar.

  

 
 
 

Nenhum comentário: