sábado, 31 de julho de 2010

A ORIGEM DO DIA DE SÁBADO!!!!!!



O sábado, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o último dia da semana, seguindo a sexta-feira e precedendo o domingo, é um dia de oração e de descanso para judeus e cristãos sabatistas (tais como os Adventistas do Sétimo Dia). Por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO, o sábado é considerado o sexto dia da semana com o sábado e o domingo como fim de semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.


A palavra sábado deriva do latim sabbatum, que por sua vez deriva do Sabá hebraico (שבת, transliterado como shabāt), que designa o dia de oração e de descanso entre os judeus.


Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses, dedicando este dia ao astro Saturno, o que originou outras denominações, em inglês diz-se Saturday, e no holandês Zaterdag, com o significado de "Dia de Saturno".


Entre os romanos, por exemplo, este dia dedicado a Saturno, deus da agricultura, representava um dia de descanso pela boa colheita.

Paganismo

Saturno, gravura do século XVI de Caravaggio.


O Império Romano considerava o sábado um dia consagrado à Saturno, ao qual atribuem a origem de Roma, construindo-lhe um templo e um altar à entrada Fórum, no Capitólio. Atribui-se ainda a Saturno a criação de divindades como Juno ou Hércules e de heróis como Rómulo.


Judaísmo e cristianismo


No judaísmo o sábado (שַׁבָּת, pronunciado "Shabat") significa "descanso," "cessação," ou "interrupção" e é o sétimo dia da semana dedicado à oração e ao descanso, relembrando o sétimo dia original da semana no qual Deus descansou após os seis dias de Criação do universo (Gênesis 2:1-3), que culminou com a criacao do homem e depois disto do dia de sabado que tambem santificou, tendo prescrito sua guarda no quarto mandamento da Lei de Deus, como relatado em Exodo 20. Os judeus consideram proibidas certas atividades neste dia.


Há divergências de opinião entre cristaos sobre se o sábado ou o domingo deve ser observado como dia de descanso, pois o setimo dia honraria a Deus como Criador e o primeiro como Redentor, particularmente por ser o dia em que Cristo ressuscitou dentre os mortos. No entanto, cristaos primitivos eram como Seu Mestre Jesus, judeus que celebravam todos os festivais judaicos, inclusive o sabado do setimo dia. Apostolos como Paulo e Pedro pregavam em sinagogas no sabado e, de acordo com o mandamento e como era do costume de Cristo, iam ao templo nesse dia. Mesmo quando entre pagaos, Paulo procurava lugares de ajuntamento do povo judeu no dia de sabado para pregar mesmo ao gentios. Nao havendo sinagoga, este buscava lugar para oracao no dia de sabado junto 'a natureza, como quando conheceu Lidia, aparentemente uma judia guardadora do sabado que aceitou a Cristo como o Messias.

O 1.o concilio em Jerusalem para discutir se certas praticas judaicas como a circuncisao deveriam ser impostas tambem aos gentios nao tocou no assunto de observancia da Lei ou do sabado do setimo dia ou festivais e igrejas tao antigas quanto a etiope sempre observaram o sabado biblico, tendo adicionado tambem a guarda do domingo somente quando perseguidos por catolico romanos europeus que invadiram seu pais. No entanto, quanto mais os cristaos eram perseguidos por judeus e gentios, tanto mais estes pareciam querer se distanciar da aparencia "judaica," a fim de nao serem confundidos com os mesmos. Alguns chegam a afirmar que fora feito um acordo entre judeus e cristaos para que nao celebrassem as mesmas festas. Embora nao haja provas, percebe-se o interesse por parte de cristaos romanos em nao celebrar a morte e ressurreicao de Cristo exatamente na data da Pascoa judaica, tornando a pascoa dos cristaos uma festa movel.

Percebe-se tambem grande influencia dos festivais gentios na elaboracao do calendario cristao, fazendo com que a Pascoa ocorra no primeiro dia da semana, e nao em 14 de Nissan, como ocorrera no calendario judaico, o que parece honrar o dia do sol dos pagaos. Ha', no entanto, relatos no livro de Atos dos Apostolos em que reunioes eram realizadas tambem no 1.o dia da semana, nao estando claro, se na noite do sabado, que para judeus ja' seria domingo por contarem o dia de um por do sol ao outro, ou na 2a. feira, quando se diz que Paulo pregou alem da meia-noite, que no horario romano ja seria tambem outro dia. Cristaos observadores do domingo refutam que o Pentecostes mesmo entre os judeus sempre ocorria num domingo, e que a descida do Espirito Santo sobre os apostolos definitivamente caiu num domingo e que as aparicoes de Cristo depois de ressuscitado sempre ocorreram nesse dia, embora pelo sistema de contagem de dia judaico talvez ja' fosse 2a. feira. Em sua carta aos Corintios, Paulo aconselha que os fieis fizessem coleta de ofertas para uma igreja em necessidade no primeiro dia da semana, o que muitos interpretam como sendo dia de culto.

Mas sendo o domingo dia de trabalho para judeus quando a igreja ainda tinha forte identificacao com o judaismo, e quando o proprio Paulo observava festas e votos relacionados com o judaismo, a ordem parece mais se coadunar com o fato de judeus nao tocarem em dinheiro no dia de sabado, pagando dizimos durante a semana. Assim, ja' que transacao de dinheiro e viagens so' se efetuavam fora do sabado, o 1.o dia da semana era um dia viavel para isto antes de o apostolo viajar a campos missionarios. Paulatinamente, no entanto, cristaos gentios parecem ter comecado a se reunir em ambos os dias, dedicando a parte escura do sabado 'a tarde 'a celebracao da ressurreicao. Tal costume ainda e' celebrado por alguns cristaos como catolicos romanos que celebram a eucaristia apos as 17:30 no sabado como sendo a "da vigilia," tanto em domingos comuns como na grande vigilia pascal no sabado de Aleluia, como a bencao do fogo, que parece ter influencia do mitraismo que cultuava o deus sol semanalmente e no solsticio de inverno no dia 25 de dezembro, convertido em Natal, e no solsticio de verao em 24 de junho, convertido em dia de Sao Joao Batista, o precursor do Messias que nasceu 6 meses antes de Cristo.

Tal pratica nao ocorrera em Jerusalem, centro do cristianismo primitivo, e parece que so' depois de 150 anos, cristaos de Roma e Alexandria adotaram a guarda do "Dies Domine." Em 325, com a suposta conversao de Constantino, que parece ter sido mais uma acao politica, quando o cristianismo nao era so' uma religiao de escravos, mas varios funcionarios do imperio ja' o professavam e bispos se tornavam influentes. Nesta mesma epoca, o bispo de Roma buscou autoridade sobre todos os outros, e como o poder eclesiastico nao era ainda tao centralizado e unidade de doutrina nao havia se consolidado, ou talvez se estivesse a corromper alem do ideal dos apostolos, o poder publico se uniu ao eclesiastico a fim de ter maior controle sobre o povo e a igreja organizada deu o seu aval a Constantino.

Mediante um edito, o imperador proibiu trabalho no "veneravel dia do Sol" na cidade mas nao no campo, pois cria-se no papel fertilizador do deus Sol neste dia no plantio. No seu esforco de evangelizar as massas, a igreja transferiu as honras aos deuses pagaos e em especial ao astro Sol a Cristo --o Sol da justica-- e outras praticas alheias ao judeo-cristianismo foram adotadas como veneracao de imagens --embora ortodoxos tenham preferido usar icones,-- intercessao dos santos e da Virgem, construcao de catedrais com o altar para o lado de nascimento do sol, ofertas de incenso a imagens de Cristo e dos santos, como eram ofertadas a Cesar, considerado deus por pagaos e incorporacao ou conversao de festivais pagaos em eventos cristaos tais como Natal, Epifania, Quaresma, Pascoa, Finados, Todos os Santos e outros.

A questão só seria encerrada em 325 d.C., com as orientações decididas no Primeiro Concílio de Nicéia, que estabelece universalmente o domingo como dia sagrado, decisão mantida pela maioria das denominações cristãs até a atualidade.


A maioria dos cristãos celebra cultos no primeiro dia da semana o domingo, conhecido como "Dia do Senhor," que ja' foi observado com um rigor tão vigoroso quanto no judaísmo entre catolicos romanos e mais tarde entre os puritanos da regiao da Nova Inglaterra nos Estados Unidos e entre outros protestantes ou calvinistas, que a exemplo do Velho Testamento puniam com morte os infratores. Porém, algumas denominações cristãs observam o Sábado, como Batistas do Sétimo Dia, que influenciaram outras igrejas como o maior corpo de observadores do sabado, a Igreja Adventista do Setimo Dia, e seus ramos como a Igreja de Deus do Setimo Dia, Igreja Adventista do Setimo Dia Movimento de Reforma (mais Ortodoxa), a Igreja Adventista da Promessa (Pentecostal), e outras nao relacionadas como San Doutrina do Setimo Dia,Verdadeira Igreja de Jesus na China, etc. Valdenses no Piemonte na Italia, Cristaos de Sao Tome' na India, Cristaos Etiopes e Nestorianos na China foram observadores do sabado do setimo dia ao menos por um tempo ate' cederem 'a pressao de perseguicoes ou mudanca de pensamento da maioria dos crentes ou lideres.


Recentemente, alguns ramos da Igreja de Deus Mundial deixaram a congregacao local decidir qual o dia mais viavel para culto. Descontentes com a ideia se uniram a observadores do sabado mais numerosos tais como Adventistas do Setimo Dia. Varios cristaos, no entanto, creem que todo tempo e' tempo de ser santo e nao especificam um dia como sendo santo, mas se reunem em horarios convenientes a todos os membros. Pentecostais, por exemplo, podem ter escola dominical de manha no domingo, mas o culto principal ocorre 'a noite do mesmo dia e/ou durante a semana. As que enfatizam curas, prosperidade material e espiritual ou maior comunhao com Deus tem cultos todo dia tambem.

No Catolicismo, apesar de certos dias serem "dias de preceito," como o "santo domingo," a eucaristica acontece diariamente de manha, 'a tarde e 'a noite, menos na sexta-feira santa, unico dia em que nao ha' missa, mas e' dia de jejum, abstinencia e funcoes e preces na igreja e em procissoes nas ruas relacionadas ao dia 'as 15 hrs, hora em que Cristo morreu e 'a noite com a procissao do Senhor morto. Logo, o domingo semanal e' tido como uma pequena pascoa, e apesar de ter perdido importancia num mundo mais secular, lideres catolicos e protestantes periodicamente se manifestam contra um mundo mais materialista que se recusa a honrar o sagrado e impedem empregados de ir 'a igreja. Guardadores do sabado, por outro lado, acham que, como o domingo nunca teve sancao divina como sagrado, por mais que se imponham leis obrigatorias, ele nunca tera' a solenidade e rigor sabatico ja' que nao esta' conectado 'a ideia de que ha' um Deus Criador, Mantenedor e Redentor. Criacionistas, entendem que haveria menos ateus no mundo se cristaos honrassem o Criador no dia estabelecido como sagrado por Ele como o fizeram no passado. Afirmam que o sabado nao foi instituido aos judeus somente, pois na criacao do mundo so' havia Adao e Eva na Terra e Cristo nao teria vindo ao mundo para mudar a Lei mas sim cumpri-la e que afirmara "que ate' que o Ceu e a Terra passem nem um jota nem um til sera' omitido da lei" ao que guardadores do domingo ou de nenhum dia citam passagens de Paulo onde este afirma que "quem guarde nao condene quem nao guarda" e "que ninguem vos julgue pelos sabados e outras coisas que sao sombras da realidade que e' Cristo."


Mas o debate continua explicando ora que tais sabados eram os cerimoniais, ou os que entendem que nos melhores originais le-se "sabado" no singular, esclarecem que o apostolo defendia seus discipulos dos judaizantes que exigiam que cristaos guardassem o sabado 'a risca segundo as tradicoes judaicas condenadas por Cristo que proibiam ate' mesmo cura e ao axilio ao proximo no sabado ao que Cristo disse "e' licito fazer o bem aos sabados!" Grupos como os Adventistas creem, baseado em um verso de Apocalipse que diz que "o dragao irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente: os que guardam os mandamentos de Deus e a fe' de Jesus" que Satanas incitara' perseguicao a cristaos guardadores dos mandamentos, em particular o sabado quando paises liderados pelos Estados Unidos imporao leis dominicais para guarda global do dia.

Outros cristaos e ate' mesmo adventistas nao conformistas creem que seja uma preocupacao descabida numa epoca de democracia e liberdade de culto ao menos no ocidente. Outros veem na interpretacao uma certa paranoia advinda da historia dos mileritas ancestrais dos adventistas que foram expulsos de suas igrejas originais quando esperavam a 2a. Vinda de Cristo para 1844 e tal nao ocorreu e mesmo depois de organizada, sua igreja nao era bem vista entre protestantes estadunidenses por adotar um dia diferente de guarda assim como outras doutrinas diferentes da "norma." Ha' locais nos Estados Unidos, no entanto, que nao permitem certas atividades no domingo, tais como comercializar certos artigos, cortar grama e vender bebida alcoolica das 4:00 'as 12:00 de domingo, qdo cultos findam.

Tais leis sao chamadas "Blue Laws" ou "leis azuis" que se restringem geralmente a vilarejos. Ha', no entanto, o movimento do Dia do Senhor que tenta influenciar o governo estabelecer regras mais rigidas para que o dia de domingo seja mais honrado num pais que tem abandonado suas origens evangelicas. O Papa Joao Paulo II & mais recentemente Bento XVI tambem mostraram preocupacao com a secularizacao da Europa e do mundo e como este se beneficiaria se santificasse o domingo.


Na Igreja Ortodoxa no Sábado é comemorado o dia da Theotokos (Mãe de Deus) e de Todos os Santos. O sábado é também um dia geral de oração para os mortos.


Todos os países latinos, e alguns outros, acabaram adotando a expressão sábado e de acepção semelhante em função de campanha da Igreja Católica contra o paganismo, o que prova, segundo cristaos guardadores do sabado, que o setimo dia nunca se perdeu no calendario e e' o mesmo observado por Jesus, Maria e os discipulos ate' hoje. Judeus parecem concordar, pois guardam o sabado no mesmo dia que Batistas ou Adventistas do Setimo Dia. Portugal foi o unico pais a adotar nomes nao pagaos a todos os dias da semana, enquanto a maioria do paises catolicos mudaram somente o nome do 7.o e 1.o dia da semana.





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dica de sábado á noite:
HOJE TEM DANÇA DO VENTRE NO MERCADO CULTURAL!!!!!!!!!!
PRESTIGIE!!! 19:30 COMEÇA!!!
 
 
 

Nenhum comentário: