terça-feira, 10 de julho de 2018

Analise Preliminar de Riscos você sabe o que é?


Analise Preliminar de Riscos você sabe o que é?



Relativo a situação das crianças que ficaram presas dentro da caverna na Tailândia, quero aqui explanar sobre a operação de resgate com foco na execução do trabalho que deve ser seguido procedimentos de segurança para que não venha acontecer outros acidentes como o que ocorreu com a morte do Bombeiro. Vamos discorrer sobre a APR(ANALISE PRELIMINAR DE RISCOS),conforme as ações a ser seguidas.
A APR, a Análise Preliminar de Riscos é uma ferramenta eficaz para a identificação de potenciais riscos no ambiente de trabalho.A identificação antecipada de elementos e fatores ambientais que representem perigo elevado, analisa, de maneira detalhada, cada  etapas do processo, possibilitando assim a escolha das ações mais adequadas para minimizar a possibilidade de acidentes. O uso da APR é uma das técnicas mais utilizadas atualmente, e devido à sua alta eficácia e pelo envolvimento de diversos profissionais, faz parte do cotidiano tanto de profissionais, como de estudantes do setor de segurança e saúde do trabalho. A APR é uma ferramenta essencial para a manutenção da segurança dos colaboradores.
Clique para Tuitar
O histórico da Análise Preliminar de Riscos
O uso e desenvolvimento da APR deu-se, inicialmente, pela necessidade do Departamento de Defesa dos Estados Unidos de estabelecer padrões de segurança para o transporte, armazenamento e manipulação de mísseis militares, que pela natureza das operações, apresentava alto grau de periculosidade. Devido ao alto valor de cada um desses equipamentos balísticos, foi necessário o desenvolvimento de análises minuciosas que aumentassem o nível de segurança, assegurando a segurança dos militares envolvidos e evitando prejuízo de milhões de dólares no caso de uma explosão acidental ou da perda de um dos mísseis por problemas operacionais.
APR foi criada e desenvolvida para evitar prejuízos e melhorar processos
C
Quais são os objetivos principais da APR?
O âmbito da Análise Preliminar de Risco é bastante amplo, mas dentre as principais metas estão:
 I-  Identificação aprofundada dos riscos no ambiente de trabalho;
 II-  Orientação clara e objetiva da equipe de colaboradores;
 III- Estabelecimento de procedimentos que visem a segurança;
 IV-Organização e sistematização das tarefas desenvolvidas no processo;
 V-Planejamento amplo de cada etapa e de cada tarefa;
 VI-Orientação e capacitação da equipe quanto aos riscos da atividade laboral;
 VII-Prevenção de acidentes, causados por falha mecânica ou humana.
 VIII-A principal meta da APR é garantir a segurança de todos no ambiente de trabalho
Clique para Tuitar
Etapas da APR
O desenvolvimento e a implementação da APR devem ser realizados antes do início da execução prática de uma nova tarefa, como por exemplo, na instalação de um novo setor, ou ainda, pode e deve ser aplicada nos processos já existentes.
As etapas principais da APR, que devem contar com a participação de todos os envolvidos, a fim de assegurar que nenhum detalhe seja negligenciado e assim, toda a estrutura organizacional seja contemplada:
Descrever e caracterizar os riscos
Essa etapa serão caracterizados e descritos os agentes causadores e seus consequentes efeitos, possibilitando que medidas preventivas e de correção sejam aplicadas imediatamente. Também serão identificados os riscos mais graves e os de menor potencial ofensivo, de maneira escalonada, o que indicará quais as medidas é mais urgentes. A partir desse estudo técnico preliminar é possível mitigar boa parte dos riscos, como os produzidos por condições inadequadas do local ou a ausência de equipamentos de proteção individual ou de proteção coletivas essenciais para a segurança dos colaboradores.
Ações de controle e prevenção
Essa etapa é fundamental na APR, pois para que sejam preservadas a saúde e a segurança no trabalho, ações concretas devem ser realizadas logo após a etapa anterior.
Nesta fase também serão definidos os responsáveis pelo controle dos riscos. Dentre as principais ações estão:
·         Recorrer ao histórico de sistemas parecidos de produção, usando-os como exemplo para a identificação de riscos na atividade analisada;
·         Observar e revisar o objetivo principal da atividade, a partir da natureza, das exigências de desempenho e os limites a serem observados. Reavaliar a missão e dimensioná-la às reais condições possíveis de execução, eliminando excessos enquanto prima pela segurança;
·         Determinar os riscos por ordem de gravidade, dos mais graves aos menos ofensivos, tanto quanto à segurança dos colaboradores quanto às perdas e danos de equipamentos ou materiais;
·         Identificar a origem dos principais agentes de risco e os riscos associados a eles;
·         Revisar todas as maneiras possíveis de controle ou eliminação dos riscos aferidos, buscando encontrar possíveis soluções, sem excluir nenhuma possibilidade. Para isso, é fundamental ouvir a equipe, que lida diariamente e está diretamente exposta ao risco em questão, e que pode oferecer uma solução criativa – e ao mesmo tempo tecnicamente correta – até então não aventada;
·         Determinar medidas e ferramentas para a mitigação de danos caso o controle de riscos não funcione corretamente, impedindo assim que o acidente ou sinistro se alastre para outros setores envolvidos no processo;
·         Delegar e indicar em cada setor, qual profissional será responsável pela execução prática das ações preventivas e corretivas, e da mesma forma, quais as atividades estarão sob sua responsabilidade.
Analisar falhas humanas
Embora a tecnologia e a mecanização ocupem boa parte dos processos de produção, o elemento humano ainda é essencial e é o principal foco da saúde e segurança no trabalho. Ainda, embora as estatísticas indiquem que mais da metade dos acidentes de trabalho ocasionados por falha humana, outros elementos diversos colaboram para estes números. O principal destes fatores é o próprio projeto de instalação e organização dos processos, que muitas vezes são inadequados e por si só oferecem risco quando estão em pleno funcionamento.
APR: Cada etapa tem sua função específica no combate e na prevenção de riscos
Clique para Tuitar

A APR, o SESMT e o envolvimento da equipe
Embora a APR seja de responsabilidade do supervisor da empresa executante, é fundamental a participação coletiva dos colaboradores e a assessoria da equipe do SESMT que todas as etapas sejam desenvolvidas a contento e o projeto seja implementado de maneira correta e segura.
É responsabilidade do SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho– auxiliar no processo de aplicação da APR, bem como prestar as orientações técnicas que se fizerem necessárias. Também cabe ao órgão garantir que a análise preliminar de risco seja adequadamente utilizada, e que seus dados sejam acessíveis a toda a equipe de colaboradores. O supervisor, por sua vez, é o principal agente na implementação da APR, pois é de sua responsabilidade garantir que as atividades só serão iniciadas depois da elaboração da análise e da efetivação de suas medidas de prevenção – e levando em conta ainda, a ordem de serviço (OS) e a permissão de trabalho (PT), quando aplicáveis.


Edivaldo Coelho da Silva
Técnico de Segurança do Trabalho

Nenhum comentário: