sexta-feira, 13 de março de 2015

Coletores de Lixo

É dever de todos, empresa, funcionários e sindicato, prevenir os acidentes de trabalho!

É impossível evitar todos os acidentes, mas vital informar, conscientizar e trabalhar duro para que nada aconteça fora das regras de segurança. 


Muito mais do que apurar os fatos para entender as causas do acidente de trabalho e garantir a assistência devida à família do trabalhador, o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do Siemaco soma esforços para a prevenção. Infelizmente, é recorrente atropelamentos de coletores, que de formas mais ou menos graves vitimam trabalhadores.

A manobra dos caminhões, geralmente em locais de difícil acesso, é um risco estimado, tal o peso do veículo e condições de visibilidade. Sobretudo quando é necessário engatar a marcha à ré. Comumente, motoristas e coletores se auxiliam, uns sinalizando os outros, identificando espaços de manobra ou perigo iminente. Mas nem sempre isso é o bastante.

Existem procedimentos de segurança na coleta de lixo que têm de ser respeitados. Os colegas têm de redobrar a atenção, durante as manobras. Motoristas e coletores têm de se policiar. Os primeiros, recusando-se a manobrar o caminhão enquanto os coletores estiverem no estribo e os coletores devem se recusar a subir no estribo por solicitação do motorista no intuito de agilizar a coleta.

Se remediar nem sempre é possível, a prevenção, a cumplicidade, a parceria e o respeito ás regras garantem a segurança e integridade de todos. Ou seja, evitar acidentes também faz parte do trabalho.

É obrigação da empresa manter o treinamento em dia, com informações sobre os riscos existentes de cada função; promover o DDS (diálogo diário de segurança) atualizado; entregar o EPI no prazo correto entre outros procedimentos. 

Também é obrigação dos trabalhadores o respeito e o cumprimento das medidas de segurança implantadas. Apenas esse trabalho em equipe, se cumprido à risca por ambas as partes, trará maior segurança e menos notícias tristes como è relatado na mídia diáriamente.

COMO DIMINUIR OS RISCOS DE 

ACIDENTE DE TRABALHO PARA E 

COM COLETORES DE LIXO


Evite jogar lixo nos terrenos próximos à sua casa. Recolha o lixo e acondicione em sacos plásticos. 

Evite o desperdício, reutilizando embalagens quando possível. 

Desta forma você contribui também para a diminuição do volume de lixo coletado diariamente. 

Ensine as crianças a acondicionar o lixo e a jogar os papéis de balas e chocolates nas lixeiras. Leve o lixo com você, na bolsa ou no bolso, ate encontrar o recipiente adequado. 

Procure saber a hora que o coletor passa pela rua e coloque o lixo neste horário. É proibido colocar lixos nas calçadas antes da hora da coleta. 

Não queime o lixo, pois ele pode soltar gases tóxicos e prejudiciais à sua saúde. 

Todo o lixo que incluir agulhas, latas, material cortante e perfurante em geral, deve ser acondicionado em papel ou em recipientes com tampas como as latas de biscoito ou leite em pó. 

Evite estacionar veículos em frente aos pontos de disposição de lixo pela população, pois dificulta o trabalho dos coletores de lixo e aumenta a sua carga de trabalho. 

Evite pendurar sacos de lixo em portões, grades ou árvores, pois o coletor de lixo terá de realizar um grande esforço para realizar a coleta destes sacos. 

Evite a utilização de sacos muito grandes, pois ficam muito pesados especialmente se houver resíduos como terra, entulhos, etc. 

Procure na sua cidade através da Prefeitura ou das empresas que realizam a coleta de lixo se há algum tipo de serviço especial para coleta de objetos grandes ou bagulhos, tais como, mesas, vasos sanitários, pias, televisões, etc. 

Não jogue pilhas e baterias no lixo, pois estas contêm substâncias tóxicas prejudiciais à saúde de todos. As pilhas e baterias já utilizadas devem ser entregues aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada para repasse aos fabricantes ou importadores para que estes adotem os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final adequada. 

Mantenham seus cães presos para evitar ataques/agressões aos coletores de lixo no momento da coleta. 

Aguarde o término da limpeza das ruas de feira para poder transitar com os veículos. Não esperar pode provocar o atropelamento dos coletores de lixo. 

COLETA SELETIVA 


A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados.

Com isso alguns objetivos são alcançados:


 A vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o 

meio ambiente é menos contaminado. Além disso, o 

uso de matéria-prima reciclável diminui a extração 

dos nossos tesouros naturais.


Uma lata velha que se transforma em uma lata nova 

é muito melhor que uma lata a mais, porque de lata 

em lata, o planeta vai virando um lixão.

Reduzir a extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo, bem como diminuir as quantidades de lixo a serem tratadas e eliminadas, são, apenas, as principais razões que nos devem levar a contribuir para a reciclagem.

Afinal, colocar nos locais devidos os resíduos recicláveis é um gesto que está ao alcance de todos e, entrar na sua rotina, significa promover uma melhor qualidade de vida.

Cuide do seu pedacinho de verde que ainda resta e todos sairão ganhando!

***VALORIZE O TRABALHO DO COLETOR DE LIXO!***





NESTE FIM DE SEMANA 
DIAS 14/03 E 15/03/2015
HAVERÁ CURSO DE ORATÓRIA
LOCAL: ASSFAPOM - RUA: JOSÉ CAMACHO, 2222 - BAIRRO SÃO JOÃO BOSCO
DAS 08hrs ÁS 11hrs & DAS 14hrs ÁS 17hrs
COFFE BREACK
CURSO CERTIFICADO DE 16 H/a & APOSTILADO
INVESTIMENTO: R$ 100,00(CEM REAIS)


DDS, CURSOS & CAPACITAÇÕES 

CONTATE-NOS POR E-MAIL: 

ecs559@hotmail.com & 

lilianss9@hotmail.com

PARA A PROGRAMAÇÃO & ORÇAMENTO SEM CUSTO!!!


PARABÉNS TST'S ANIVERSARIANTES!!!

Resultado de imagem para bom final de semana para facebook





Nenhum comentário: