terça-feira, 23 de abril de 2013

ATUALIZANDO AS INFORMAÇÕES SOBRE A NR-36 PARA TRABALHADORES EM ABATEDOUROS E FRIGORÍFICOS
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou  em 18/04/2013 a Norma Regulamentadora (NR) 36 sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes, a NR dos Frigoríficos, que ficou em negociação por dois anos. A norma entra em vigor seis meses após a publicação no Diário Oficial da União, que deve acontecer na edição de amanhã (19). A principal medida introduzida pela norma, segundo os trabalhadores, é o direito à pausa.
“Essa norma traz segurança jurídica ao trabalhador, que se sentirá protegido e aumentará sua produtividade. Todos ganharão, trabalhadores e empregadores. Esperamos que a norma produza o resultado esperado”, disse o ministro.
Atualmente, há cerca de 413,5 mil trabalhadores no setor, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTAAfins). O estado com a maior concentração desses empregados é o Paraná (66,6 mil ou 16,1% do total), seguido por São Paulo (65,8 mil ou 15,9% do total) e Santa Catarina (57,5 mil ou 13,9% do total).
Entre os principais direitos garantidos aos empregados de frigoríficos e abatedouros, com a vigência da nova norma, estão pausas com duração entre 20 minutos e uma hora, dependendo da jornada de trabalho cumprida; assentos para trabalharem, caso seja possível; adequação da altura dos equipamentos usados; regulação da temperatura dos ambientes e tempo de permanência no local; e controle da qualidade do ar nas áreas artificialmente ventiladas.
Para os trabalhadores, a pausa foi a medida mais importante introduzida pela norma. “O mais importante foi o estabelecimento das pausas. O serviço que exercemos é penoso, é um sacrifício muito grande e causa danos à saúde”, disse Carlúcio Gomes da Rocha, um dos representantes da CNTAAfins, que trabalha no setor há mais de 30 anos e participou das discussões da comissão tripartite, formada para elaborar a norma do ministério.
As principais dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores em abatedouros e frigoríficos são as temperaturas extremas – calor, em abatedouros e frio, em frigoríficos; manuseio constante de facas; movimentos repetitivos e contato com sangue.
Segundo o representante dos empregadores no setor, Clóvis Veloso, as empresas investirão R$ 7 bilhões nos próximos 2 anos para se adequarem às novas regras. “Esse valor não está sendo visto como um custo, mas como um investimento para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores”, explicou Veloso.
As empresas terão prazo de 12 meses para se adaptarem às novas normas que demandem intervenções em mobiliário e equipamento; 24 meses para as alterações nas instalações físicas e de seis a 18 meses para adequações de assentos.
De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina, Clever Pirola Avila, a maioria desses investimentos deverá ser feita na infraestrutura das indústrias – como em automatização, ajuste do espaçamento mínimo entre os trabalhadores e salas onde os empegados possam descansar durante as pausas.
“Essas medidas serão tomadas para minimizar o impacto do trabalho sobre a saúde do trabalhador e sobre a produtividade” informou Avila. Para ele, esses investimentos adicionais no setor serão feitos gradativamente e não deverão ter impacto sobre os preços da carne.
Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, no Mato Grosso e em Rondônia processou 26 frigoríficos pela comercialização de carne com uso de trabalho escravo, entre outras acusações – como violação de direitos indígenas e devastação florestal. De acordo com o MPF, as violações ocorreram, ente outros fatores, devido à ausência da regularização da atividade frigorífica.
No total, o Ministério Público pede às empresas R$ 556,9 milhões em indenização por danos ambientais à sociedade brasileira. As empresas já haviam sido acionadas para firmarem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que não foi feito. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) espera que esse tipo de situação seja combatida a partir das garantias introduzidas pelas nova norma.
 
Autor: Ag. Brasil





ESTE SEU AMIGO EM JÍ-PARANÁ!!!

CONTATE-NOS!!!

$$$EMPREENDA, FAÇA E VENDA$$$
CAMISETAS FORA DE USO VIRÃO LENÇOL!!!


CULINÁRIA FÁCIL...
MACARRÃO SABOR PIZZA!!!
Ingredientes:
250g de massa curta ( penne, fusili ) cozida aldente
250 g de mussarela ralada grossa
3 xícaras de lingüiça calabresinha cortada em rodelinhas finas
1 lata de molho de tomate
1 tomate em rodelas finas
Orégano
1 colher de sopa de azeitedeoliva
10 folhas de manjericão fresco

Modo de Preparo:

Frite a lingüiça em uma panela , com uma 
colher de sopa de azeite-de-oliva
Em um refratário redondo, untado, acomode a massa cozida, cubra com molho de tomate , lingüiça queijo mussarela, rodelas de tomate, folhas de manjericão e polvilhe orégano
Leve ao forno pré – aquecido, em temperatura média , só para derreter o queijo
Dica se não quiser, não frite a linguicinha, apenas misture no molho de tomate

DANETE CASEIRO!!!

Ingredientes:

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata o leite, o leite condensado, o amido de milho, o chocolate em pó, o açúcar e a manteiga.
Transfira a mistura para uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar.
Deixe esfriar e bata novamente no liquidificador.

Coloque em potinhos e sirva gelado decorado com raspas de chocolate branco.
Se preferir fazer o Danete branco, siga o mesmo modo de preparo, mas preste atenção na troca de ingredientes: elimine o açúcar, substitua o chocolate em pó por 200 g de chocolate branco derretido em banho-maria e o leite condensado por creme de leite.

MENSAGEM:
Foto: Quer saber mais sobre Evangelização de Bebês acesse o link:

http://www.portalser.org/podser/uma-experiencia-para-a-vida-toda/
Foto: CURSO BÁSICO PARA FORMAÇÃO DE EVANGELIZADORES DA INFÂNCIA E JUVENTUDE do 1º CRE (Ariquemes, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Machadinho D’oeste, Porto Velho e Vila Extrema).

LOCAL: Federação Espírita de Rondônia.
DATA: 11 de maio de 2013.
HORÁRIO: das 8h30 às 12h e das 15h às 19h.
EXPOSITOR: Edilis Alencar e equipe.
FINALIDADE:
1. Reciclar os trabalhadores da Evangelização Infanto Juvenil;
2. Formar novos trabalhadores para a Evangelização Infanto Juvenil. 
INSCRIÇÃO: 
Inscrições com o(a)  diretor(a) do DIJ - Departamento de Infância e Juventude - da sua Casa Espírita.
Senhores diretores de DIJ, para receberem as fichas de inscrição ou para outras informações, entrem em contato com:
- Luciene Fonteles: telefone 3043.1015 (apenas no período da tarde);
- Marilene Pinheiro: 9234.1242

PARTICIPEM!




Nenhum comentário: