Total de visualizações de página

domingo, 18 de novembro de 2012




TRABALHO E RELACIONAMENTOS


O trabalho é uma tarefa a ser executada. O êxito desta tarefa, muitas vezes, depende da interação com outros trabalhadores. O trabalho, portanto, envolve também o relacionamento. Muitos conflitos que ocorrem no ambiente de trabalho são ocasionados por problemas de relacionamento. Se por um lado, com o passar do tempo, ficamos amigos de diversos colegas de trabalho, acontece o oposto também, existem colegas com os quais não nos relacionamos. 



Em toda amizade há identificação e projeção. No entanto, quem não é nosso amigo, não é necessariamente nosso inimigo, é “o outro”, o desconhecido, aquele que pensa e age diferente de nós. Amigos nós escolhemos, a convivência com eles nos dá prazer. Falamos, ouvimos, rimos, e somos solidários com eles nos momentos difíceis. Estamos sempre perdoando as falhas de nossos amigos e pedindo sua compreensão em nossos erros. 

No trabalho não escolhemos nossos colegas. No serviço público o concurso seleciona nossos colegas por sua capacidade intelectual e no dia a dia do trabalho temos que nos relacionar com eles e elas, para a execução da tarefa. Razão e emoção entram em ação. Se nosso lado racional é aquele usado para executar as tarefas, nosso lado emocional é o que vai possibilitar um bom relacionamento com os outros colegas. É a “inteligência emocional”. Entretanto, existem em todos nós preconceitos, ou seja, conceitos pré- estabelecidos, construídos de forma “natural”, pela família, meio ambiente, sociedade e cultura na qual estamos inseridos. Assim, nos identificamos facilmente com quem possui padrões culturais e morais, semelhantes ao nosso. Como se diz de forma popular é a simpatia.



Mas, como lidar com o seu oposto - a antipatia, traduzida nesta simples frase “chegou um colega novo, não o conheço, mas não gostei do jeito dele”. Cria-se assim uma barreira contra o outro. Não queremos nos envolver, conhecer esta pessoa, e, esta antipatia, que é oriunda de um preconceito pode ser disseminada como um vírus causando um grande mal estar no ambiente de trabalho. É claro, que não é necessário ser amigo de todos os nossos colegas de trabalho. Mas, no exercício da tarefa temos que nos esforçar para sermos inteligentes emocionalmente, não deixando os pré- conceitos e as antipatias nos dominem. 


O grupo de trabalhadores e as chefias devem ficar atentos para que pequenos problemas de relacionamentos, oriundos de preconceitos, não evoluam para práticas perversas como: isolar a pessoa do grupo, boicotar o trabalho do colega, humilhar, perseguir, reforçar o circuito de fofocas e zombarias, transformando um sujeito em objeto que deve ser descartado. Este tipo de atitude é muito mais que antipatia - é assédio moral.


Sabemos o quanto é difícil a convivência com o outro. Se com as pessoas que amamos, volta e meia, estamos em atrito. Imagine com quem não nos identificamos. O grande desafio, não só para o mundo do trabalho, mas para toda a humanidade, é saber conviver com as diferenças dos outros seres humanos, respeitar outras culturas, e saber que nossa sociedade só vai ser melhor se exigirmos nossos direitos e cumprirmos nossos deveres. Acima de tudo respeitando o nosso próximo. Afinal, para ser respeitado é preciso saber respeitar.


Fonte: Arthur Lobato -  psicólogo.


CONVITE:
PARTICIPE TÉCNICOS EM SEGURANÇA NO TRABALHO E ESTUDANTES EM SEGURANÇA NO TRABALHO!!!
PRESTIGIEM NOSSO EVENTO!!!


CONTATE - NOS E CONTRATE-NOS TEMOS A SOLUÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO QUE VOCÊ E SUA EMPRESA PRECISA!!!


$$$ EMPREENDA, FAÇA E VENDA - AUMENTE SUA RENDA$$$
JANELAS DECORADAS PRO NATAL:





CULINÁRIA FÁCIL....
RECEITA:
FRANGO XADREZ
INGREDIENTES:




  • 2- peito de frango limpo cortado em cubos
  • 2- cebolas médias cortadas em cubos
  • 2-dentes de alho amassado
  • 1- pimentão verde cotado em cubos
  • 1- pimentão vermelho cortado em cubos
  • 1- pimentão amarelo cortado em cubos
  • 1/2 xicara de cha de molho shoyu
  • 1/2 xicara de cha de agua
  • 3-colheres de sopa de amendoim torrado
  • 1-caldo de galinha em pó
  • 2- colheres de sopa de azeite
  • 1- colher de sopa de amisena

modo de preparo





Tempere os cubos de frango com o caldo em pó e reserve pegue uma panela coloque metade do azeite e frite a cebola e o alho até ficarem transparente retire da panela e reserve na mesma panela frite cada pimentão uns 2 minutos e reserve também feito isso na mesma panela coloque o restante do azeite e frite os cubos de frango reservado frite até dourar aí então junte todos os ingredientes reservado em fogo baixo enquanto isso misture o molho shoyu,a maisena e a água misture bem para dissolver a maizena e junte ao frango deixe uns 5 minutos apague o fogo polvilhe o amendoim e sirva.

SUPREMO DE CHOCOLATE BRANCO E PRETO
INGREDIENTES:
  • 2 caixas e meia de creme de leite de caixinha
  • 200g de chocolate ao leite ou meio amargo
  • 200g de chocolate branco ao leite
  • 1 caixinha de chantilly
  • 1 pacote de bolacha champagne
  • 1 pote de cereja em marrasquino para enfeitar
  • 1/2 copo de requeijão de guaraná para molhar as bolachas

PREPARO...

Derreto os chocolates em frascos separados, acrescento 
o creme de leite dividido por igual.
Num refratário coloco as bolachas champagne molhadas 
em guaraná e marrasquino(das cerejas) no fundo e por 
cima delas coloco a mistura de chocolate branco com 
creme de leite. Levo a geladeira e deixo firmar este 
recheio,após isso coloco o creme com chocolate preto e 
creme de leite e levo novamente a geladeira até firmar.
Enquanto isso bato na batedeira 1 caixinha pequena de 
chantilly até ficar firme.
Com o auxílio de um saco de confeitar e com o bico pitanga decoro a torta e após espalho pedaços de cereja por cima para decorar. Levo a geladeira para ficar bem gelada até a hora de servir.
Rendimento: 10 a 12 porções
Tempo de preparo: 1h e MEIA



MENSAGEM...






Nenhum comentário: