quinta-feira, 27 de outubro de 2011


O Raciocínio Lògico Influencia no Desempenho Profissional....VOCÊ SABIA DISSO TRABALHADOR?!?!? A Importância de Manter a Mente Alerta e Não 'Robotizada'/Abstraída no Seu Local de Trabalho só Melhora seu Desempenho Profissional.

Ao procurarmos a solução de um problema quando dispomos de dados como um ponto de partida e temos um objetivo a estimularmos, mas não sabemos como chegar a esse objetivo temos um problema. Mas se depois de examinarmos os dados chegamos a uma conclusão que aceitamos como certa, concluímos que estivemos raciocinando. Se a conclusão decorre dos dados, o raciocínio é dito lógico.


O raciocínio lógico é uma habilidade que interfere diretamente no desempenho das atividades profissionais. Independentemente da profissão e da área em que o indivíduo atua, pensar e raciocinar de maneira crítica são competências de grande diferenciação.

Os principais assuntos a serem estudados são Lógica de Argumentação, Lógica Proposicional, Sequências, “Verdades e Mentiras”, Correlacionamentos e Probabilidades.

RACIOCÍNIO LÓGICO

De acordo com o professor da área de Lógica do Departamento de Filosofia da Unicamp (Universidade de Campinas), Marcelo Coniglio, para as pessoas em geral, o raciocínio lógico vai ser importante para identificar as propagandas enganosas, o jornalismo tendencioso e os discursos mal intencionados de políticos.

Já no exercício da profissão, seja ela qual for, será importante para identificar os truques de mercado, elaborar estratégias de captação de clientes e melhorar seu poder de argumentação e persuasão. A capacidade de raciocinar logicamente é a habilidade que vai permitir que os indivíduos consigam elaborar argumentos válidos e convincentes, importantes para convencer seus clientes, sua equipe, seu chefe e assim por diante, explica o professor.

Nesse contexto, determinadas atividades, que podem ser realizadas como lazer, poderão ser úteis para estimular e aprimorar o raciocínio lógico. Segundo o diretor do CLE (Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência) da Unicamp e autor do livro "Pensamento Crítico - O poder da lógica e da argumentação" (Walter Carnielli e Richard Epstein, Editora Rideel, 2011), Walter Carnielli, há atividades que aumentam a capacidade de atenção dos indivíduos e estimulam o raciocínio abdutivo, ou seja, aquele que permite prever e explicar situações.

Elas também podem melhorar o raciocínio inferencial – capacidade de tirar conclusões com base em situações presentes -, além de estimular a busca por hipóteses e a memória. Listamos, portanto, sete sugestões desses tipos de atividades:
Jogos de tabuleiro
Ambos professores concordam que os jogos de tabuleiro mais estimulantes, quando o assunto é lógica e estratégia, são o xadrez e o Go. “São jogos que estimulam o pensamento estratégico e a capacidade de prever o que o oponente pode fazer”, dizem, lembrando que há bastante conteúdo matemático nas duas opções.
Filmes
Filmes também podem ser ótimos estimulantes, mas com uma ressalva de Coniglio: “é preciso fugir das coisas fáceis e mastigadas e procurar os filmes que nos fazem pensar”. Segundo o professor, isso se traduz no tipo de arte conhecida como cinema inteligente, no qual os espectadores entram em contato com enredos densos e que estimulam o pensamento.
Na prática, são filmes sem histórias óbvias e que, ao final, provocam dúvidas, questionamentos e estimulam a discussão.
Livros

Os benefícios da leitura são inúmeros, atuando em pontos como concentração, atenção e memória. Carnielli explica que a literatura auxilia na construção de um raciocínio dedutivo, pois estimula o leitor a tirar conclusões, além de incentivar a busca por hipóteses.


  
Para aqueles interessados em uma leitura mais focada no assunto, há livros de enigmas, acessíveis a qualquer um, já que não são de extrema complexidade, conforme recomenda Carnielli, que contêm problemas que forçam o raciocínio lógico daqueles que tentam resolvê-los, "como os livros do lógico Raymond Smullyan, disponíveis em português", sugere o professor.
Lutas/ ESPORTES...
No mundo dos esportes, certas lutas são ótimos estimulantes. O Jiu Jitsu, por exemplo, uma das mais famosas artes marciais de origem asiática, além de ser interessante para a defesa pessoal, trabalha a concentração e habilidade de prever os movimentos do oponente. Caratê também é uma boa opção.
Cartas
Recomendações de jogos de cartas são o pôquer e o bridge. Nesses tipos de passatempos, a estratégia é um fator muito importante. O recurso do ‘blefe’, no caso do pôquer, permite ao jogador confundir seu oponente e, assim, lidando com a estratégia e calculando probabilidades, acontece o estimulo do raciocínio lógico.
Sudoku e Videogames
Esses tipos de jogos estimulam a memória dos indivíduos. Além disso, exigem que se estabeleçam conexões lógicas para concluir os enigmas. “A resolução deste tipo de jogos requer a aplicação de técnicas de análise de casos. Se bem que, num estágio básico, o jogador está fazendo lógica e estimulando assim seu raciocínio. Com relação aos videogames, existem muitos deles que exigem resolver problemas tais como acomodação de cubos, por exemplo, o Sokoban, cuja resolução requer e estimula o uso do raciocínio lógico”, diz Coniglio.
Cubo Mágico
Finalizando... Recomenda-se tentar solucionar o cubo mágico, um quebra-cabeça tridimensional que exige concentração, memória e raciocínio matemático puro, explica Carnielli.




 DICA FINANCEIRA: COMO FINALIZAR O ANO NO 'AZUL'?!?!?

O final do ano se aproxima e com ele vêm as festas, reuniões, férias escolares e momentos de descanso. Mas em termos financeiros, você já sabe como vai administrar os ganhos e gastos extras? Veja algumas sugestões para ajudar você a se organizar:

SONHE...

Planejar o futuro irá ajudá-lo a economizar e reunir esforços para conquistar o que deseja, seja um computador, um carro, uma casa, uma viagem ou mesmo pagar dívidas acumuladas.
MANTENHA A UNIÃO FAMILIAR...

É importante que todos os integrantes da família saibam como colaborar com os objetivos comuns. Quando todos têm a consciência da contribuição necessária para conquistar as metas, torna-se mais fácil alcançar os objetivos.
APURE ONDE VAI O $EU DINHEIRO...TOMADA DE DECI$ÃO...

Para controlar as despesas e as finanças é preciso saber para onde o dinheiro está indo. O diagnóstico permitirá que você tome decisões coerentes, como renegociar dívidas, cortar o limite do cheque especial e ajustar as contas.

AVALIE O$ GA$TO$ FUTEI$ & ECONOMIZE...

Não subestime a sua capacidade de diminuir gastos em todas as despesas. Se você se esforçar, pode conseguir cortar de 20% a 30% do valor das contas de água, luz e telefone.

TENHA ATITUDE...

Diferente do que a maioria das pessoas aconselha, não use o 13º salário e as bonificações de final de ano para pagar dívidas acumuladas. Faça um diagnóstico financeiro para entender por que está endividado e, assim, não repetir o erro novamente.

PROCURE SABER O QUE É: EDUCAÇÃO FINANCEIRA, CRÉDITO FÁCIL E PUBLICIDADE...

Os problemas financeiros podem ser consequência de vários fatores. É preciso entender mais sobre a dinâmica financeira para administrar melhor as próprias finanças, ter cautela com as empresas que oferecem o chamado 'crédito fácil' e ter domínio sobre a influência do marketing publicitário sobre você. Você realmente precisa comprar aquilo ou é algo que pode ser deixado para depois?

$AIBA U$AR COM $ABEDORIA O$ GANHO$ EXTRA$...

O 13º e as bonificações de final de ano devem ser utilizados para alguns gastos adicionais: os presentes, que devem ser escolhidos sem exageros; gastos de início de ano, como IPTU, IPVA, materiais escolares e IR; e possíveis emergências. Uma dica importante: investir desde cedo na aposentadoria também é uma ótima opção para usar seu dinheiro.

DICA NUTRICIONAL: 
BOLO DE YOGURTE...
Temos para vocês trabalhadores, hoje, uma receita de Bolo de Iogurte bastante mole e fofo.
Dificuldade: Fácil                               Medida para: 6/8 Pessoas

Ingredientes:
- 6 Ovos;
- 3 Xícaras de açúcar mascavado claro;
- 1 Iogurte natural;
- 3 Xícaras de farinha;
- 2 Colheres de café de fermento;

- ½ Xícara de óleo.

Modo de Preparo:
Bata muito bem as gemas com duas chávenas de açúcar. Junte o óleo, farinha, fermento, iogurte e continue a bater. Finalmente, junte as claras, previamente batidas em castelo, com a restante chávena de açúcar. Deite a massa em forma bem untada, com farinha e margarina, e leve ao forno quente. Mantenha uma temperatura de 180/190ºC.
Para o creme:

Bata 2 claras em neves com um iogurte de aroma de morango! Cubra o bolo e desfrute do mesmo com uma bebida refrescante...
HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM 

MENSAGEM DO DIA...
Mensagens

Nenhum comentário: