segunda-feira, 3 de outubro de 2011

AUTOESTIMA - SAÚDE DO TRABALHADOR


Durante esta Semana Trabalhadores Nós Vamos Expor O Tema: "Autoestima" Para que Vocês Entendam como a Autoestima Bem Trabalhada pode Contribuir, ou, Ignorada Irá Minar Sua Vida Pessoal, As Relações familiares, Profissionais e Sociais.

Quanto tudo vai bem, irradiamos alegria!!!
É um "bom dia" dado com vontade, um sorriso ao pedir algo, um olhar interessado a quem vem conversar conosco. O empenho no trabalho é bom, as recompensas no amor são maravilhosas e os dias se tornam agradáveis. A sua felicidade reverbera e atinge até mesmo quem passa horas ao seu lado.
Estar de bem com a vida chama a atenção e até provoca uma certa inveja em quem não passa por um momento semelhante. Vivemos momentos de felicidade, e não sua plenitude. Sempre há algo a melhorar, um setor que é uma pedra no sapato. Seja um problema familiar, profissional ou de saúde, substituímos nossas preocupações quase o tempo todo. E aí entra o cuidado para não perder a autoestima.
Não deixe o bem-estar escapar!!!
Perder a autoestima pode acarretar uma série de riscos. O primeiro deles é o de não ter a mesma força de outrora para resolver as questões que se apresentam. De repente aquela pessoa feliz que você era vai se cansando e se deixa abater por críticas, sentimentos de culpa, vergonha, medos, insegurança, etc. "Quando estas sensações começam a dominar os pensamentos é possível notar uma queda no rendimento em todos os setores da vida", explica a psicóloga Doralice Lima.
 
O trabalho rende menos e não dá prazer!!!
 


Em casa, o convívio familiar se torna um martírio, e a vontade de ficar o tempo todo na cama ou apenas com a TV como companhia aumenta. "O isolamento é sintomático e acontece em efeito dominó. Pode começar com a reclusão e terminar em depressão profunda", alerta a profissional. Ter a mente dominada por pensamentos negativos ajuda a desenvolver doenças. Tente lembrar das vezes que você teve febre, por exemplo. Geralmente ela surge depois quando você está passando por problemas pessoais ou profissionais que te desgastam.

É uma forma do corpo gritar: "Não estou bem, olhe para mim".
Consequências Desastrosas...
Caso a autoestima sofra uma queda e não seja recuperada, pode acontecer do rendimento cair tanto no trabalho a ponto de o chefe resolver que a demissão é a melhor alternativa. Em casa, os parentes percebem o comportamento mais arredio. Os amigos também não entendem que motivo levou aquela pessoa tão querida a não se misturar mais nos eventos que combinavam com tanto prazer. "Em pouco tempo uma vida social e profissional que foi conquistada pode desmoronar", diz a psicóloga.
 
 
 

Há duas formas de encarar os percalços da vida: se fazendo de vítima frente a uma dificuldade ou arregaçando as mangas para resolvê-la e seguir adiante. Sempre prefira a segunda alternativa, recomenda a especialista. "Períodos de lamentação são comuns e remoer mágoas é natural. Mas esses momentos devem ser passageiros. A vida pode estagnar caso o comportamento passe a ser movido por rancores", explica a profissional.
Atenção aos Sintomas...
Claro que ninguém é de ferro, e todos têm o direito de chorar quando se sentem sem forças de dar o próximo passo. Mas esse instante de fraqueza precisa mesmo ser momentâneo e não perpetuado. "Quem chegou aos degraus mais altos de grandes empresas tirou forças para vencer as barreiras que se impunham e para chegar onde chegaram rejeitaram o rótulo de fracassados que em alguns momentos poderiam ter recebido caso abaixassem a cabeça para as interpéries da vida", exemplifica a terapeuta. Segundo a profissional, encare tudo de frente e pegue a vida com as mãos, ou seja, não esperar por milagres é a forma mais sadia para manter a autoestima fora de perigo.
Fonte; Minha Vida

Livros Para Ajudá-los a Manter a Autoestima Saudável:







































DICA DE CULINÁRIA FÁCIL:


BOLO DE CARNE MOÍDA

INGREDIENTES:
1 kg de carne moída
1 pacote de sopa de cebola
1 ovo cru
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de hortelã picado
1/2 xícara de cheiro verde picado
100 g de presunto fatiado (6 fatias)
1 linguiça calabresa
1/2 pimentão em tiras
1 cenoura pequena em tiras
2 ovos cozidos inteiros
100 g de queijo provolone em tiras
50 g de azeitonas sem caroço e em rodelas
200 g de bacon em fatias
sal, pimenta-do-reino e páprica doce a gosto (opcional)

MODO DE PREPARO

1º - Misture bem a carne moída, a sopa de cebola, a cebola, o alho, o cheiro verde, o hortelã e o ovo crú, formando uma massa. Acerte o sal e os demais temperos.
2º - Abra essa massa em uma assadeira forrada com papel alumínio e untada com azeite.
3º - Cubra com as fatias de presunto e vá arrumando os demais ingredientes: linguiça, ovos cozidos, pimentão, cenoura, queijo e azeitonas.
4º - Feche a massa de modo que o recheio fique no meio do bolo.
5º - Jogue por todo o bolo as fatias de bacon.
6º - Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos. Após, retire o papel alumínio e deixe o bolo por mais 15 minutos, ou até o bacon ficar crocante.

MENSAGEM...

Nenhum comentário: