quarta-feira, 5 de maio de 2010

SAÚDE BUCAL!!! O DENTISTA...

Dentista ou cirurgião-dentista ou médico dentista é o profissional da saúde capacitado na área de odontologia, podendo ser chamado de médico estomatologista. A atividade pode ser executada em consultório próprio ou em âmbito público.

 O Sistema estomatognático identifica um conjunto de estruturas bucais que desenvolvem funções comuns, tendo como característica constante a participação da mandíbula. Como todo sistema, tem características que lhe são próprias, mas depende do funcionamento, ou está intimamente ligado à função de outros sistemas como o nervoso, o circulatório, o endócrino, e todos em geral, porquenão constitui uma unidade separada do resto do organismo, mas se integra estritamente a ele. Tanto nos estados de saúde como nas de enfermidade, o sistema estomatognático pode influir sobre o funcionamento de outros sistemas como o digestivo, respiratório, metabólico-endócrino ect.


Visitas ao dentista consistem, na maioria das vezes, em revisão da integridade e higiene dos dentes, incluindo limpeza e profilaxia. Devem ser repetidas a cada seis meses, com o objetivo de manter os dentes em um estado adequado e evitar que se desenvolvam problemas bucais.

O dentista forma-se em faculdade como cirurgião-dentista, ele pode optar por várias especialidades tais quais:


odontopediatria,

odontogeriatria,

pacientes especiais,

endodontia,

                                                                                     periodontia,

                                                                                          cirurgia,

traumatologia buco-maxilo facial (CTBMF),

dentística restauradora,

saúde coletiva,

odontologia legal entre outros.

Nos dias atuais o Cirurgião-dentista sai da faculdade voltado para a prevenção, graças à intervenção dos ministérios da Saúde e da Educação que dão um valor maior as faculdades que optam pelo eixo da saúde coletiva.

O Cirurgião-dentista é único o profissional da saúde do Brasil que se encontra cientificamente e legalmente apto para tratar as alterações do sistema estomatognático e estruturas anexas, sejam alterações congênitas ou adquiridas.
No Brasil, o dia nacional do Cirurgião-Dentista Brasileiro foi estabelecido como 25 de outubro, dia em que se comemora a data de criação da primeira Faculdade de Odontologia ( Medicina e Arte Dentária), na Bahia. A Santa Apolônia é padroeira dos dentistas, sendo uma mártir da Igreja Católica por manter sua fé em Jesus Cristo mesmo sob tortura, em que sofreu fraturas de ossos faciais e de elementos dentais.

 ODONTOLOGIA
Odontologia (português brasileiro) ou Medicina dentária (português europeu) é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Em Portugal, a Medicina Dentária é um segmento independente, tal como no Brasil é a Odontologia. Cirurgião-Dentista é a denominação dada a estes profissionais no Brasil e em Portugal, os licenciados em Medicina Dentária designam-se Médicos Dentistas. Por saúde oral, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correcta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde  humana, sendo as duas indissociáveis.
FONTE: Wikipédia

TENHA UM QUARTA - FEIRA DE MUITA ENERGIA E ATITUDE!!!

Nenhum comentário: