segunda-feira, 31 de maio de 2010

PORQUE PREVENIR ACIDENTES NO TRABALHO?!?!?!?

Acidente zero!
 Essa é uma meta que deve ser alcançada em toda empresa!!!

Com a redução dos acidentes poderão ser eliminados problemas que afetam
o homem e a produção.

Para que isso aconteça, é necessário que tanto os empresários (que têm por obrigação fornecer um local de trabalho com boas condições de segurança e higiene, maquinaria segura e equipamentos adequados)
como os trabalhadores (aos quais cabe a responsabilidade de desempenhar o seu dever com menor perigo possível para si e para os companheiros) estejam comprometidos com uma mentalidade preventiva.

CONCEITUANDO: Prevenir
Quer dizer ver antecipadamente; chegar antes do acidente; tomar
todas as providências para que o acidente não tenha possibilidade de ocorrer.

Para atingir essa mentalidade prevencionista é necessário saber ouvir, orientar e estar ciente de que...

Prevenir é mais econômico e sensato que corrigir.

Neste artigo serão analisadas as principais medidas preventivas, de alcance individual e coletivo, que visam à proteção do trabalhador.

O efeito dominó e os acidentes de trabalho...

Há muito tempo, especialistas vêm se dedicando ao estudo dos acidentes e de suas causas. Um dos fatos já comprovados é que, quando um acidente acontece, vários fatores entraram em ação antes.

Você já observou o que acontece quando enfileiramos pedras de um dominó e depois damos um empurrãozinho em uma delas?
Todas as demais, na seqüência, acabam caindo, até a derrubada da última pedra. Podemos imaginar que algo semelhante acontece quando um acidente ocorre. Baptista (1974), afirma que Heinrich, em seu livro Industrial Accident Prevention,  que em português quer dizer "Prevenção do Acidente Industrial", sugere que a lesão sofrida por um trabalhador, no exercício de suas atividades profissionais, obedece a uma seqüência de cinco fatores:

· hereditariedade e ambiente social



· causa pessoal



· causa mecânica



· acidente



· lesão

A hereditariedade refere-se ao conjunto de características genéticas, ou seja, transmitidas pelos genes, que passam de uma geração para outra. A cor dos olhos ou o tipo de sangue são exemplos de características físicas herdadas geneticamente.

Da mesma forma, certas características psicológicas também são transmitidas dos pais para os filhos, influenciando o modo de ser de cada um.
Você já notou com que facilidade uma nova moda se espalha e pega?
Ora a onda é usar cabelos longos, ora usar a cabeça raspada. Já houve a época da minissaia, das roupas hippies e hoje impera a moda do "cada um na sua". 

Esses exemplos servem para ilustrar quanto o ambiente social, formado pelos grupos de pessoas com os quais cada um se relaciona, direta e indiretamente, afeta o comportamento das pessoas.

A causa pessoal está relacionada com a bagagem de conhecimentos e habilidades e com as condições de momento que cada um está atravessando. A probabilidade de envolvimento em acidentes aumenta quando estamos tristes ou deprimidos, ou quando vamos desempenhar uma tarefa para a qual não temos o preparo adequado.

causa mecânica diz respeito às falhas materiais existentes no ambiente de trabalho. Quando o equipamento não apresenta proteção para o trabalhador, quando a iluminação do ambiente de trabalho é deficiente ou quando não há boa manutenção do maquinário, os riscos de acidente aumentam consideravelmente.

Quando um ou mais dos fatores anteriores se manifestam, ocorre o acidente que pode provocar ou não lesão no trabalhador.

O que podemos fazer para evitar que os acidentes ocorram?
 Exercite sua atenção. Observe os dominós. Uma maneira é controlar os fatores que antecedem o acidente é agução sua percepção diante destes 5 fatores abaixo:

1.Ambiente Social   2.Causa Pessoal    3.Causa mecânica   4. Acidente   5.Lesão

Impossível interferir nas características genéticas de uma pessoa, mas é possível influenciar sua conduta proporcionando um ambiente social rico em exemplos positivos. A educação e o treinamento do trabalhador para o exercício de suas funções são recursos importantíssimos para reduzir o risco de acidentes.

Um trabalhador que conhece bem o seu trabalho e o desempenha com seriedade, atento às normas de segurança, está muito menos sujeito a um acidente do que um trabalhador desleixado, que não mostra preocupação com a qualidade de seu trabalho.

As causas pessoais também podem ser neutralizadas, observando-se a adaptação do trabalhador ao seu trabalho, e proporcionando-lhe cuidados médicos e assistenciais adequados.

Mas o fator central, mais próximo do acidente, é a causa mecânica!

A remoção da causa mecânica é o fator que mais reduz a probabilidade de um acidente ocorrer.

A prevenção começa pela eliminação ou neutralização das causas dos acidentes.

Atividades prevencionistas na empresa

Em se tratando de responsabilidade pela segurança na empresa, quem
deveria assumi-la? Será que um setor daria conta de tudo que acontece numa
empresa?

Não. Seria um absurdo!!!
A prevenção de acidentes precisa da colaboração de todos.

          Não basta ser trabalhador. É necessário participar! ! !
Você sabe quem são os membros da CIPA da sua empresa? Você sabe o que a CIPA anda
fazendo? Informe-se sobre as atividades da CIPA. Verifique de que
forma você também pode colaborar. Não perca tempo!

Quem procura acha!!!

Quando falamos das atividades prevencionistas, não podemos deixar de destacar as inspeções de segurança.

Você já observou que alguns colegas de trabalho andam pela fábrica, anotando tudo? São os cipeiros (membros da CIPA), fazendo levantamento dos perigos existentes, para impedi-los de virem a se tornar causas de acidentes.

Toda inspeção segue um ciclo de procedimentos básicos que contribui para a elaboração do mapeamento de riscos, ou seja, uma metodologia de inspeção dos locais de trabalho tornada obrigatória a partir da publicação da Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho NR-9, de 17/8/92.

Como já vimos, os acidentes são evitados com a aplicação de medidas específicas de segurança, selecionadas de forma a estabelecer maior eficácia na prática.

As prioridades são:

· Eliminação do risco - significa torná-lo definitivamente inexistente. 
Exemplo: uma escada com piso escorregadio apresenta um sério risco de acidente. Esse risco poderá ser eliminado com a troca do material do piso por outro, emborrachado e antiderrapante.

· Neutralização do risco - o risco existe, mas está controlado. Essa alternativa é utilizada na impossibilidade temporária ou definitiva da eliminação de um risco.
Por exemplo: as partes móveis de uma máquina -  polias, engrenagens, correias etc. - devem ser neutralizadas com anteparos protetores, uma vez que essas partes das máquinas não podem ser simplesmente eliminadas.

· Sinalização do risco - é a medida que deve ser tomada quando não for possível eliminar ou isolar o risco. Por exemplo: máquinas em manutenção devem ser sinalizadas com placas de advertência; locais onde é proibido fumar devem ser devidamente sinalizados.
EM MANUTENÇÃO!!!  NÃO FUME!!!  PISO MOLHADO!!!


Proteção coletiva X proteção individual

As medidas de proteção coletiva, isto é, que beneficiam a todos os trabalhadores,
indistintamente, devem ter prioridade, conforme determina a legislação
que dispõe sobre Segurança e Medicina do Trabalho.

Os equipamentos de proteção coletiva são conhecidos pela sigla EPC.

Os EPCs devem ser mantidos nas condições que os especialistas em segurança estabelecerem, devendo ser reparados sempre que apresentarem qualquer deficiência.

Aplicação de EPCs:

 1. Sistema de exaustão que elimina gases, vapores ou poeiras contaminantes do local de trabalho;
 2. Enclausuramento, isto é, fechamento de máquina barulhenta para livrar o ambiente do ruído excessivo;
 3. Comando Bimanual, que mantém as mãos ocupadas, fora da zona de perigo, durante o ciclo de uma máquina;
 4. Cabo de Segurança para conter equipamentos suspensos sujeitos a esforços, caso venham a se desprender.

Quando não for possível adotar medidas de segurança de ordem geral, para garantir a proteção contra os riscos de acidentes e doenças profissionais, deve-se utilizar os equipamentos de proteção individual, conhecidos pela sigla EPI.

São considerados equipamentos de proteção individual todos os dispositivos de uso pessoal destinados a proteger a integridade física e a saúde do trabalhador.

Os EPIs não evitam os acidentes, como acontece de forma eficaz com a proteção coletiva. Apenas diminuem ou evitam lesões que podem decorrer de acidentes.
1 Exemplo: Luís ia derramar metal fundido dentro de um molde, com uma concha.
Ele não percebeu que havia um pouco de água no fundo do molde. Ao derramar o metal, este reagiu com a água, causando uma explosão que atingiu o rosto de Luís.
Felizmente Luís estava usando protetor facial. Isso impediu que seu rosto e seus olhos fossem atingidos. Graças ao uso correto do EPI, Luís saiu dessa sem qualquer lesão.

Existem EPIs praticamente para todas as partes do corpo.
Cabeça e crânio: capacete de segurança contra impactos, perfurações, ação dos agentes meteorológicos etc.

Olhos: óculos contra impactos, que evita a cegueira total ou parcial e a conjuntivite. É utilizado em trabalhos onde existe o risco de impacto de estilhaços e cavacos.

Vias respiratórias: protetor respiratório, que previne problemas pulmonares e das vias respiratórias, e deve ser utilizado em ambientes com poeiras, gases, vapores ou fumos nocivos.

Face: máscara de solda, que protege contra impactos de partículas, respingos de produtos químicos, radiação (infravermelha e ultravioleta) e ofuscamento. Deve ser utilizada nas operações de solda.

Ouvidos: concha, que previne contra a surdez, o cansaço, a irritação e outros problemas psicológicos. Deve ser usada sempre que o ambiente apresentar níveis de ruído superiores aos aceitáveis, de acordo com a norma regulamentadora.

Mãos e braços: luvas, que evitam problemas de pele, choque elétrico, queimaduras, cortes e raspões e devem ser usadas em trabalhos com solda elétrica, produtos químicos, materiais cortantes, ásperos, pesados e quentes.

Pernas e pés: botas de borracha, que proporcionam isolamento contra letricidade e umidade. Devem ser utilizadas em ambientes úmidos e em trabalhos que exigem contato com produtos químicos.

Tronco: aventais de couro, que protegem de impactos, respingos de produtos químicos, choque elétrico, queimaduras e cortes. Devem ser usados em trabalhos de soldagem elétrica, oxiacetilênica, corte a quente etc.

A lei determina que os EPIs sejam aprovados pelo Ministério do Trabalho, mediante certificados de aprovação (CA). As empresas devem fornecer os EPIs gratuitamente aos trabalhadores que deles necessitarem. A lei estabelece também que é obrigação dos empregados usar os equipamentos de proteção individual onde houver risco, assim como os demais meios destinados a sua segurança.

É tarefa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e da CIPA ou, na falta desses, do empregador, determinar o tipo adequado de EPI em face do risco que irá neutralizar e quais as pessoas na empresa que deverão utilizá-los.

Treinamento é uma fase importante no processo de utilização dos EPIs.

Quando o trabalhador recebe instruções sobre a maneira correta de usar o EPI, aceita-o melhor. Sendo assim, quando tiver dúvidas sobre a utilização de um EPI, peça esclarecimentos ao setor de segurança de sua empresa.

É por isso que toda empresa deve ter uma
 CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Controle e conservação dos equipamentos de proteção

Cabe ao setor de segurança da empresa, juntamente com outros setores competentes, estabelecer o sistema de controle adequado.

A conservação dos equipamentos é outro fator que contribui para a segurança do trabalhador. Cada profissional deve ter os seus próprios equipamentos e deve ser responsável pela sua conservação.

O objetivo fundamental da CIPA é a prevenção de acidentes. Sua composição e atuação estão definidas por legislação específica - a Norma Regulamentadora NR-5, da Portaria nº 33 (27/10/83) do Ministério do Trabalho.

A CIPA tem papel importantíssimo porque possibilita a união de empresários e empregados para estudar problemas sérios da empresa e descobrir meios e processos capazes de cercar o local de trabalho da maior segurança possível.

A CIPA pode contribuir para a solução de problemas, com campanhas e observações cuidadosas do ambiente de trabalho, ou seja, as inspeções de segurança. As campanhas da CIPA têm por objetivo desenvolver uma mentalidade prevencionista entre os trabalhadores.
Lembre-se: se cada um de nós pensar e atuar com segurança, os acidentes
praticamente poderão ser eliminados.

Faça sua parte. Comece refletindo sobre os assuntos apresentados neste artigo!!! 

Não é qualquer EPI que atende a legislação e protege o trabalhador.

Apenas aqueles que têm o número do CA e a marca do fabricante gravada
no produto é que oferecem proteção efetiva. 

Cabe ao trabalhador zelar pela própria segurança, recusando os EPIs que não tenham o
CA e a identificação clara do fabricante!

 
 Exercícios Para Fixação do Assunto:

 1 - Na música: Para não dizer que não falei de flores, um verso diz:
"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer."
Que associação você faz desse verso com os assuntos tratados neste artigo?


2 - As estatísticas mostram que a maior parte dos acidentes ocorre por falhas humanas. Por que, então, segundo Heinrich, removendo-se a causa mecânica elimina-se a causa principal dos acidentes?


3 - Qual o objetivo da CIPA?


4 - O seu trabalho requer o uso de EPCs ou EPIs? Como você os utiliza?

sábado, 29 de maio de 2010

DICAS PARA SEU FINAL DE SEMANA ESPETACULAR!!!



PARA O CAFÉ DA MANHÃ COM PASSEIO GARANTIDO:
PARA SEU ALMOÇO OS MELHORES PEIXES E ACOMPANHAMENTOS REGIONAIS:

PRA VOCÊ QUE NÃO GOSTA DE SAIR DE CASA:
DELIVERY DE FRANGO RECHEADO ASSADO E SOBREMESA INCLUSA!!!
LIGUE: 9963-0188

MENSAGEM PARA REFLETIR...
CAMINHOS...
São muitos os caminhos... Caminhos tranquilos, plenos de flores, transitados sem problemas nem esforço.


Caminhos tortuosos, difíceis, cheios de pedregulhos, de aspereza e dificuldades.

Caminhos fáceis que conduzem a abismos profundos, como gargantas abertas no verde da selva.

Caminhos desconhecidos, que conduzem a alturas imensuráveis, margeando a montanha.

Caminhos de lama, após a chuva torrencial. Caminhos áridos, na terra castigada pelo sol ardente.

Caminhos ásperos, cheios de ervas daninhas e espinheiros. Caminhos curtos. Caminhos longos.

Em verdade, todos os caminhos têm algo em comum: o de permitirem ao viajante chegar a algum lugar.

Assim, o mais importante não é escolhe-lo por sua beleza, facilidade ou comprimento. O mais importante é saber onde se pretende chegar.

Na Terra, todos andamos por várias vias: as da comodidade, dos prazeres, das facilidades. São os caminhos curtos, fáceis e que conduzem o ser às bocas escancaradas dos abismos das paixões.

Existem aqueles que, de forma egoísta, preferem caminhar solitários e se perturbam após exaustiva marcha.

Os maus seguem trilhas suspeitas e se perdem em sombras.

Os que se afeiçoam ao bem seguem os caminhos da esperança e se iluminam. São vias de dificuldades, de tormentos e de dissabores. Caminhos espinhosos e difíceis, mas que dão acesso a portos de paz.

São eles que permitem ao homem alcançar as paragens superiores do bem que nunca morre e do amor que sempre dura.

Os servidores da caridade escolhem roteiros de ação constante pelo bem ao próximo e alcançam lugares de ventura.

A opção é individual e cada um a realiza de acordo com os sonhos e ideais acalentados na alma e os valores que carregue em sua intimidade.

Alcançar a felicidade breve e fugaz ou conquistar a alegria perene é decisão pessoal.

Na diversidade de tantos rumos, os homens se perturbam ou se tornam livres.

Contudo, não há ninguém que siga pelos caminhos de Jesus e que não deixe de alcançar o fim que almeja: a felicidade integral.

Hoje como ontem, Jesus, o Mestre incomparável, prossegue convidando o Seu rebanho, desejando atrair todos para Si.

O Seu convite perene é para que nos acerquemos Dele usufruindo de paz, alcançando a esperança e trabalhando sempre.
 *****************************************************
Ante a falta de tempo de que tanto reclamamos, face aos inúmeros quefazeres do dia-a-dia, é necessário parar para revisar e repensar Jesus.

Retornar aos Seus caminhos e percorrê-los com ternura é tarefa inadiável ao ser humano.

Assim procedendo, com certeza haveremos de experimentar o calor da Sua presença e a presença do Seu amor.

Ninguém há que possa prescindir de Jesus, escolher outros caminhos e ser feliz.

Redação do Momento Espírita com base no prefácio do livro
Pelos caminhos de Jesus, pelo Espírito Amélia Rodrigues,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Em 20.05.2010



EXCELENTE FINAL DE SEMANA!!!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

1.Inclusão Social!!! 2. Perfil Profissional Técnico em Segurança e Saúde no Trabalho!!!

1
1. O que é e o que faz o Ministério Público do Trabalho???
 O Ministério Público do Trabalho, segundo a Constituição da República, art. 127, é o guardião da ordem jurídica, do regime democrático de direito e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

A pessoa portadora de deficiência e o Ministério Público do Trabalho...
 
O Ministério Público do Trabalho atua visando a integração do portador de deficiência no mercado de trabalho, porém, assume o papel de agente político na promoção e na implementação da inclusão social deste grupo de pessoas que historicamente sofre, além dos limites do próprio corpo, as barreiras sociais de um processo contínuo de exclusão.

Mercado de trabalho & Inclusão Social

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% da população do mundo possui algum tipo de deficiência e no Brasil, esse índice chega a 14,5% da nossa população, que corresponde a mais de 24 milhões de portadores de algum tipo de deficiência.

De acordo com o censo do IBGE 2000, Sergipe possui 264,6 mil pessoas portadoras de deficiência. Muito se discute sobre os direitos das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, ainda longe de serem respeitados em sua integridade, mas pouco se fala sobre os sonhos e desejos desses cidadãos. Para minimizar esta situação, o Governo Federal já promulgou diversos dispositivos legais voltados para rechaçar a discriminação, o desemprego e a sua inclusão social.

Segundo a pesquisa coordenada pela Secretaria de Trabalho de São Paulo, somente 9 milhões de portadores de deficiência física estão empregados. De acordo com legislação federal, as empresas com mais de cem funcionários são obrigados a destinar de 2% a 5% de suas vagas a pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, mas os empregadores alegam que a grande maioria desses cidadãos apresenta baixa qualificação, dificultando o cumprimento da lei prescrita e a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

De acordo com a referida pesquisa, podemos ainda observar que 29,2% dos portadores de deficiência cursaram ensino fundamental da 5ª à 8ª série, e 33,5%, da 1ª à 4ª. O levantamento também apontou que estas pessoas estão tentando melhorar o nível de escolaridade para conseguir emprego.

*** INCLUSÃO SOCIAL É O CAMINHO PARA REDUÇÃO DA POBREZA E DEVOLVER A DIGNIDADE DA CIDADANIA PERDIDA Á MILHÕES DE BRASILEIROS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL EXCLUDENTE!!!***
________________________________________________________________________________
2
2. O QUE É SER UM TÉCNICO EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO?!?!?

Perfil do profissional...


O Técnico em Segurança do Trabalho é um profissional da área de Saúde cuja missão é zelar pela saúde e segurança do trabalhador em suas atividades laborais, elaborando projetos e executando programas de prevenção para a redução do número de acidentes de trabalho e riscos para a integridade física e psicológica dos funcionários.

Porque empresas contratam este profissional?!?!?

Antigamente apenas as indústrias de grande porte eram obrigadas a contratar técnicos em segurança do trabalho. Com a nova legislação, as empresas são classificadas em graus de risco e, até mesmo pequenos estabelecimentos, dependendo da natureza de suas atividades, são obrigados a manter um ou mais técnicos em saúde e segurança do trabalho. A Norma Regulamentadora NR-4 estabelece claramente uma relação entre grau de risco, número de trabalhadores e número de técnicos em SST necessários. Consulte a NR-4 em: http://www.espacosaude.net/documentos/QUADRO%20II%20NR4.pdf

Objetivo do curso:

Habilitar o técnico em Segurança do Trabalho para atuar nos níveis pertinentes de atenção à saúde, com ênfase na promoção da saúde ocupacional, prevenção de acidentes, combate a incêndios e procedimentos de emergência, buscando a inclusão social, sem discriminação e garantindo os princípios de cidadania baseando suas ações em princípios éticos e legais.

                      Competências Aplicadas Aos Técnicos em
Segurança e Saúde no Trabalho:

1.Compreender a história da área de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil e no mundo, visando à compreensão de sua importância para as empresas e do papel de seus profissionais.


2.Prestar assessoria técnica no contexto da gestão de segurança do trabalho;


3.Analisar métodos e processos de trabalho e identificar os fatores de risco, propondo sua eliminação ou controle;


4.Executar e fazer cumprir procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultados;


5.Desenvolver ações educativas, para evitar acidentes e doença do trabalho;


6.Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual dos trabalhadores;


7.Levantar dados estatísticos de acidente e doenças para ajustes nas ações preventivas;


8.Operar instrumentos de avaliação ambiental;


9.Utilizar recursos e ferramentas de informática aplicando-os às atividades inerentes à área de saúde e segurança do trabalho;


10.Identificar atividades insalubres, perigosas e penosas, alertando o empregador e os trabalhadores sobre os riscos e propondo-lhes medidas preventivas ou neutralizadoras;


11.Acompanhar auditorias e inspeções diversas dos órgãos fiscalizadores competentes;


12.Conhecer e identificar os elementos de um plano de emergência;


13.Elaborar processo de sinalização para identificação da proteção ativa;


14.Elaborar simulações e vivências práticas de combate a incêndio;


15.Desenvolver avaliação ergonômica nos ambientes de trabalho;


16.Assessorar organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;


17.Estabelecer critérios para escolha dos equipamentos de proteção individual, os de higiene ocupacional e os de combate a incêndios;


18.Emitir e encaminhar documentos de SST da empresa para a os órgãos fiscalizadores, previdenciários, reguladores e de classe, conforme legislação em vigor no país;


19.Participar do controle de resíduos industriais e sua destinação responsável;


20.Registrar, investigar e propor medidas corretivas e preventivas das ocorrências de acidentes com ou sem vítima;


21.Manter controle e guarda de documentos inerentes à segurança e saúde do trabalho da empresa, conforme recomendações técnicas legais previstas nas NR’s.

FONTES:
O.M.S. - Organização Mundial da Saúde
Ministério do Trabalho
Maria Aparecida Gugel -

Coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público do Trabalho

###  O TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO É PROFISSIONAL INDISPENSÁVEL EM QUALQUER EMPRESA QUE PREZE SUA PRODUTIVIDADE E DIMINUIÇÃO DO ABSENTEÍSMO E ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS, SEJAM ELES NORMAIS OU PORTADORES DE DEFICIÊNCIA COM INCLUSÃO SOCIAL NESTAS EMPRESAS!!!###

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ATIVAÇÃO DOS CHACRAS E PLEXOS PARA PERFEITA HARMONIA ENTRE CORPO E ESPÍRITO!!!

MEDITAÇÃO
A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Em sânscrito, é chamada dhyana, obtida pelas técnicas de dharana (concentração), no chinês dhyana torna-se Ch'anna e sofre uma contração tornando-se Ch'an e Zen em japonês, em páli é Jhana.

A meditação encontra-se no meio de dois pólos; a concentração e a contemplação. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes, floresceu no Egito (o mais antigo relato), Índia, entre o povo Maia, etc. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.
A meditação costuma ser definida das seguintes maneiras:


 
  • Um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;
  • Prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra);
  • Uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto;
  • Análise racional de ensinamentos religiosos (como a impermanência, para os Budistas)
PRÁTICA... VAMOS AGIR?!?!?
Vinte a trinta minutos
É provavelmente a duração típica de uma sessão de meditação. Praticantes experientes frequentemente observam que o tempo de suas sessões de meditação se prolongam com o tempo

É fácil se observar que nossas mentes encontram-se continuamente pensando no passado (memórias) e no futuro (expectativas). Com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado. Através da meditação, é possível separar os pensamentos da parte de nossa consciência que realiza a percepção.


É possível obter total descanso numa posição sentada e por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente.

Uma posição possível é a posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Outros podem sentar em meio lótus, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda. Há pessoas que não conseguem sentar em nenhuma dessas posições e por isso podem sentar a maneira japonesa, ou seja, com os joelhos dobrados e o tronco apoiado sobre ambas as pernas. Pondo alguma espécie de acolchoado sob os pés, a pessoa pode facilmente permanecer nessa posição por hora ou hora e meia.

Mas na verdade qualquer pessoa pode aprender a sentar em meio lótus, ainda que no início possa causar alguma dor. Gradualmente, após algumas semanas de treino, a posição se tornará confortável. No início, enquanto a dor ainda causar muito desconforto, a pessoa, deve alterar a posição das pernas ou a posição de sentar. Para as posturas de lótus completo e meio lótus convém sentar-se sobre uma almofada, de forma a que os dois joelhos se apóiem contra o chão. Os três pontos de apoio dessa posição proporcionam uma grande estabilidade.

Mantenha as costas eretas. Isso é muito importante. O pescoço e a cabeça devem ficar em alinhamento com a coluna. A postura deve ser reta mas não rígida. Mantenha os olhos semi-abertos, focalizados a uns dois metros à sua frente. Mantenha leve sorriso. Agora comece a seguir sua respiração e a relaxar todos os músculos. Concentre-se em manter sua coluna ereta e em seguir sua respiração. Solte-se quanto a tudo mais. Abandone-se inteiramente. Se quiser relaxar os músculos de seu rosto, contraídos pelas preocupações, medo e tristeza, deixe um leve sorriso aflorar em sua face. Quando o leve sorriso surge, todos os músculos faciais começam a relaxar. Quanto mais tempo o leve sorriso for mantido, melhor.

À altura do ventre, pouse sua mão esquerda com a palma voltada para cima sobre a palma da mão direita. Solte todos os músculos dos dedos, braços e pernas. Solte-se todo como as plantas aquáticas que flutuam na corrente, enquanto sob a superfície das águas o leito do rio permanece imóvel. Não se prenda a nada a não ser à respiração e ao leve sorriso.

ESCOLHENDO SEUS OBJETIVOS...

Os objetivos podem variar, assim como as técnicas de execução. Ela pode servir simplesmente como um meio de relaxamento da rotina diária, como uma técnica para cultivar a disciplina mental, além de ser um meio de se obter insights sobre a real natureza ou a comunicação com Deus. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, auto-disciplina e equanimidade.

VARIANTES...
Existem métodos que vem conquistando grande aceitação no ocidente, como a meditação feita em pé conhecida o zhan zhuang, devido a sua simplicidade e eficiência é muito praticada na China e Europa. É facilmente executada por pessoas com pouca flexibilidade e dificuldades nos joelhos e coluna, melhorando inclusive a postura. Facilmente praticada em qualquer local é um excelente método procurado por muitos praticantes de artes marciais experientes ou mesmo iniciantes. Esta prática é muito efetiva na redução do estresse.

Cura do Corpo Físico através do Espírito
CHACRAS E /OU PLEXOS ATIVADOS


 
Embasado na doutrina espírita, decodificada por Allan Kardec, sabemos da existência de fenômenos, mundos e curas, que estão além do nosso poder de compreensão e sensibilidade de detecção. Segundo o espiritismo existem três grandes divisões:
  • Deus - o ser supremo e causa primitiva de tudo;
  • Espírito - princípio inteligente e eterno;
  •  Corpo Material - formado pelas mais diversas variações do Fluído Cósmico Universal e animado pelo espírito.

Para nós encarnados, vivendo no plano da crosta terrestre e necessitados de um corpo material para a plena adaptação, as curas de doenças estão ligadas ao corpo espiritual através da aplicação de passes magnéticos e energias eletromagnéticas geradas pelas ondas mentais induzidas pelo pensamento positivo e otimista. Este artigo visa demonstrar a constituição, relação e a influência do espírito sobre o corpo físico de nós seres humanos, atuando de maneira decisiva na fisiologia e homeostase do organismo biológico.

Introdução

 
Analisando a vida através da doutrina espírita é possível entender as razões de doenças e males do corpo material (biológico). As curas estão fundamentadas nos passes magnéticos, emanações energéticas do bem, doadas pelo plano espiritual, que acabam por alinhar os Chakras (espírito) e plexos (corpo físico), na maioria das vezes com o auxílio dos seres encarnados, chamados Médiuns. Para entendermos como funcionam essas curas, é preciso ter bem claro os conceitos de fluído cósmico universal, corpo físico, perispírito, corpo espiritual, matéria mental, onda mental e passes magnéticos.

Principais Entidades

 
Segundo o espiritismo, tudo o que conhecemos na Terra, reino animal, vegetal e mineral, foram criados por um ser supremo chamado DEUS, sendo este o controlador e a grande inteligência do universo, administrador de tudo e de todos. Abaixo do supremo estão os Espíritos, seres fluídicos, etéreos e dotados de inteligência, capazes de se adaptar ao plano espiritual e ao plano terreno. Por último temos a chamada matéria bruta, constituída por diversos átomos, como por exemplo, H, C, O, N, entre outros, provenientes de um único princípio material conhecido por Fluído Cósmico Universal.

 
Para o melhor entendimento, um esquema pode ser visualizado na Figura 1:

Figura 1: Esquema da divisão das principais entidades.


 

 

 
Fluído Cósmico Universal - Toda a matéria que conhecemos e convivemos são variações deste fluído. Os átomos estudados pela física e química são condensações do FCU, sendo os responsáveis pela formação dos seres animados e inanimados. O corpo físico é formado pela união destes átomos, desde as mais simples ligações, como por exemplo, uma molécula de água, até as mais complexas, como uma cadeia de DNA. Toda a formação do corpo físico começa na organização atômica, gerando as moléculas, células, tecidos e por fim os órgãos, responsáveis pelo funcionamento biológico e conservação do organismo.

  
Corpo Físico

 
O corpo físico ou material é a constituição atômica responsável pelo revestimento do espírito, quando este se encontra encarnado no plano terrestre. O espírito não consegue se adaptar e viver na crosta terrestre sem o auxílio do corpo físico, sem a presença de matéria grosseira, bruta. De acordo com a doutrina espírita o corpo material apenas apresenta utilidade no plano terrestre, sendo decomposto após a morte ou desencarne do ser. Todas as ações e funções biológicas do corpo material provem da vontade do espírito, princípio inteligente. No corpo físico, nas regiões dos órgãos primordiais, se localizam os plexos, centros absorvedores e distribuidores de energia espirituais.

Perispírito

 
Durante o tempo de vida no plano carnal ou terrestre o espírito precisa de um agente ligante, envoltório, que possibilite a sua união ao corpo material. Esta entidade semi-material, cópia do corpo material, é conhecida como perispírito, sendo constituído por uma matéria mais densa que o espírito, mas ainda imperceptível a muitos médiuns. O perispírito é responsável pela transmissão das informações e vontades do espírito, ao corpo material. Nele ficam marcados todos os males e doenças produzidas ao corpo físico, durante o período de reencarnação do espírito, aqui na Terra. É uma entidade moldável, que apresenta características bem diferenciadas em relação à matéria bruta, como por exemplo, penetrabilidade, elasticidade, plasticidade, etc.

Corpo Espiritual

 
Sem dúvida é a entidade mais importante, eterna, imortal, abaixo de DEUS, podendo ser secular ou até mesmo milenar, muitos com inúmeras passagens pelo plano carnal (pluralidade de existências). Apresenta um aspecto fluídico, etéreo, também formado de fluído cósmico, mas com organizações e características muito mais complexas e incompreensíveis para o grau de desenvolvimento da humanidade atual. Este consegue viver no plano espiritual, invisível à maioria dos seres humanos, e também se adaptar ao plano carnal, para que possa corrigir os erros cometidos em vidas passadas, atingindo desta maneira, a perfeição e cumprindo com o papel crucial da reencarnação. É uma entidade que não precisa de descanso, reposição energética, ao contrário do corpo físico. Para uma melhor visualização, abaixo na Figura 2 é mostrado um esquema da organização espírito-perispírito-corpo material.
                           Figura 2: Divisão do ser encarnado segundo o espiritismo:
                                   1 Corpo Material, 2 Perispírito e 3 Espírito ou alma.


Matéria Mental

A mente humana está cheia de fluídos eletromagnéticos, embasados por corpúsculos base da matéria, os elétrons. A matéria mental se expressa através do pensamento humano, tendo como resultado a geração de fótons, desde os mais curtos comprimentos de onda, imperceptíveis a visão humana, mas perceptíveis à visão espiritual e de alguns médiuns, com a mediunidade mais desenvolvida. O direcionamento da matéria mental através da força do pensamento, da força do querer, gera energia eletromagnética, expressa na forma de ondas mentais.

Onda Mental

 
Energia eletromagnética expressa devido ao direcionamento e excitação da matéria mental. Estas ondas podem ter alcances infinitos e influenciar qualquer ser encarnado ou espiritual que se encontre no mesmo padrão energético ou vibratório. Podem se expressar com diferentes intensidades energéticas, benéficas ou maléficas, dependendo do pensamento que as gerou.

Passes Magnéticos

 
Os passes magnéticos são tratamentos realizados nos centros espíritas, para a cura de males do corpo físico e espiritual de pacientes, usufruindo da energia espiritual transmitida ao médium, provenientes de espíritos de luz desencarnados, para que o mediador possa emanar e distribuir essa energia de cura para os chakras e plexos debilitados e desordenados do paciente em tratamento.

Curas do Corpo Físico

 
Tendo em vista todos os conceitos abordados, entramos agora na contribuição para a medicina alternativa, buscada atualmente para a cura de doenças e males do corpo. O processo de cura está baseado na reposição energética e eliminação de energias maléficas de baixo padrão vibratório, que se localizam sobre os chakras e plexos do ser humano, prejudicando o funcionamento do aparelho biológico, devido ao comprometimento dos órgãos do corpo físico e perispírito.

 
Na Figura 3, podem ser visualizados todos os plexos, centros de energia, do corpo material.


 
Figura 3: Plexos do Corpo Material.


O passe deve ser um processo realizado, com muita concentração, força de vontade e pensamentos benéficos, para a ocorrência de uma perfeita simbiose entre o espírito desencarnado, o médium e o paciente. Durante o tratamento, o mundo espiritual atua com o auxílio de espíritos desencarnados e trabalhadores do centro espírita em questão, no fornecimento e transferência ao médium, de toda a energia necessária para a cura. O médium tem o papel de receber toda a energia, através do plexo coronário e transferi-la aos chakras e plexos debilitados do paciente, com a imposição das mãos, por onde a energia é direcionada.

 
A descrição minuciosa de como o processo se realiza, ainda não é conhecida plenamente por nós seres humanos, devido a falta de sensibilidade para o entendimento de fatos muito além do nosso poder de compreensão. O que sabemos é que a matéria, o corpo, é constituída por diferentes átomos, portadores de partículas elementares (elétrons), geradores de campos eletromagnéticos, os quais alteram seus padrões vibratórios e consequentemente a emissão energética, de acordo com a força do pensamento e com a geração de ondas mentais. É importante dizer que esses tratamentos devem ser realizados, somente em centros espíritas, no qual ocorre toda uma preparação fluídica e espiritual anteriormente aos passes magnéticos, evitando a interferência de espíritos ainda não evoluídos, que procuram fazer o mal.

Considerações...

 
O tratamento espiritual é de suma importância, pois ao mesmo tempo em que a cura se dá no perispírito e espírito, está sendo curando o corpo físico, uma vez que este é uma cópia do perispírito, apenas com uma densidade maior e aspecto material mais grosseiro. Indica-se que os pacientes procurem, primeiramente, a ajuda de médicos e especialistas do plano terreno. Quando os médicos não conseguem solucionar as doenças somente com cirurgias ou medicações, é indicado que o paciente procure um auxílio espiritual, em centros espíritas sérios, comprometidos com a caridade, que possuam trabalhos de passes magnéticos, cromoterapia, fluidoterapia, voltados para a cura perispiritual e carnal. Muitos médicos carnais, estudantes e praticantes da doutrina espírita, buscam hoje em seus procedimentos cirúrgicos, a ajuda e apoio de juntas médicas espirituais, desenvolvendo desta maneira um trabalho excelente e amoroso de ambos os planos.

Referências/Fontes:

 
Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, IDE, 122a edição, 1999.

 
Bragdon Emma: Spiritist Healing Centers in Brazil, Seminars in Integrative Medicine, 2005.

 
Xavier F., Vieira W: Mecanismos da Mediunidade.

 
Xavier F., Nosso Lar.

Wikipèdia
 
Espiritismo:  Alexandre Cunha, Físico, Livro: O PASSE, EVOLUÇÂO EM DOIS MUNDOS.
PREPARADO(A)?!?!? AGORA É SÓ COMEÇAR!!!
EXCELENTE QUINTA-FEIRA!!!

DICA DE EVANGELIZAÇÃO INFANTIL NESTA QUINTA-FEIRA
HORÁRIO:19:30h
CENTRO ESPÍRITA CHICO XAVIER
RUA AÇAÍ POR TRÁS DO COLÉGIO JOÃO BENTO DA COSTA-JD.ELDORADO
GEFA-GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS
RUA: SÃO JOSÉ,  9515- MARIANA


 

terça-feira, 25 de maio de 2010

O EFEITO POSITIVO DO EXERCÍCIO FÍSICO EM NOSSO COTIDIANO!!!

*Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação.
*A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo.

 Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.

Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.

O BENEFÍCIO DO EXERCÍCIO FÍSICO...

O exercício físico é um componente do moderno estilo de vida que nas suas distintas modalidades tais como ginástica, esporte e educação física constituem atividades vitais para a saúde, a educação, a recreação e o bem-estar do ser humano, a prática do esporte e os exercícios físicos podem fazer pelos homens o que não poderiam fazer milhões de médicos. A prolongação da vida e a terapia contra numerosas enfermidades são os principais benefícios do exercício físico.
O ideal para a saúde é que a atividade física se torne um hábito na infância ou na adolescência, para não haver dificuldades de integrá-la à vida adulta.


O EXERCÍCIO FÍSICO NA FASE ADULTA...
Um dos principais problemas relacionados a essa adaptação é a falta de tempo, que cria os "atletas de final de semana". Praticar atividade física somente aos finais de semana pode não ser bom à própria saúde. É necessário um ritmo correto entre exercício e descanso. O recomendado é que, para cada dia de exercício, seja dado um dia de descanso, principalmente para as pessoas que se iniciam.

As conseqüências do sedentarismo para a saúde do homem são nefastas e bem conhecidas: maior risco de aterosclerose e suas conseqüências (angina, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral), aumento da obesidade, aparição de problemas como: hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, dislipidemia, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, depressão, ansiedade, além de aumento do risco de afecções osteomusculares e de alguns tipos de câncer (cólon e de mama).

PARTICIPE DESTE ATO FRATERNO!!!
NESTA QUARTA-FEIRA EM FRENTE Á PREFEITURA!!!

DIA DO DESAFIO- 31/05/2010
"AGITA PORTO VELHO!!!"
 
Crianças, estudantes, operários, donas-de-casa, profissionais liberais, todos se mobilizaram no Dia do Desafio para repetir o desempenho no evento do ano passado, quando Porto Velho venceu a competição disputando com a cidade peruana de Santiago Del Sur.


Desde o começo da manhã, a primeira-dama Lucilene Peixoto percorreu vários pontos onde havia atividades do evento que este ano trouxe como tema o "Intercâmbio Cultural". Desta vez Porto Velho competiu com a cidade cubana de Camaguey.
"O importante é que o maior número de pessoas entendam o espírito do evento que é, antes de tudo, o de despertar o interesse por atividades desportivas, culturais e, o que é mais importante ainda, o sentimento de solidariedade humana", ressaltou.

A expectativa de um bom resultado da capital é grande, se for levado em conta a adesão em massa de empresas e instituições públicas ao evento. O Sesc abriu as portas logo cedo para os colégios participarem de atividades de lazer. Os idosos também participaram do Dia do Desafio, com aulas de hidroginástica. A solidariedade também tomou conta dos moradores do bairro Feliz Cidade, onde a comunidade se reuniu para a construção da sede da Associação.

O abraço à Maternidade Municipal, organizado pela Coordenadoria de Mulheres, foi marcado pela emoção. "Esta é uma forma de participarmos do Dia do Desafio, mostrando o quanto esta obra é importante para as mulheres"," afirmou a coordenadora, Mara Regina. A Coordenadoria organizou ainda a plantação de mudas de ipê.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) aproveitou a data para fazer uma confraternização entre os 182 funcionários. Houve também atividades física com a participação de mecânicos, borracheiros, operadores de máquinas, cozinheiras, zeladores, pessoal de apoio administrativo, engenheiros e arquitetos.

O prefeito Roberto Sobrinho também esteve pessoalmente envolvido nas atividades do Dia do Desafio. Trata-se de um evento mundial realizado desde 1995 com o aval da Unesco, organizado no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e realizado pelas prefeituras em parceria com a Rede Globo de Televisão.

Em Porto Velho o evento é coordenado pela primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, e tem como parceira a Brasil Telecom. Neste ano, a capital vai competir com o município cubano de Camaguey e tenta repetir a performance do ano passado quando venceu a competição concorrendo com a cidade peruana de Santiago Del Sur.

Gabinete do prefeito

Dezenas de servidores municipais lotados no gabinete do prefeito Roberto Sobrinho aceitaram o desafio e participaram do "Dia Mundial do Desafio".

Os professores de Educação Física do Sesc, Walacy de Lima, Paola Cavalcanti, Keila Alves e Ana Claudia Souza fizeram uma aula de ginástica laboral e preventiva com os funcionários do executivo. Durante 15 minutos, que era a proposta do Dia do Desafio, os servidores fizeram exercícios físicos voltados para a necessidade de quem fica muito tempo parado por força do trabalho. Quem fica no computador, ou sentado o dia todo teve oportunidade de movimentar o corpo com atividades direcionadas.

MANICURES & CABELEREIROS DIA DO DESAFIO!!!

Cerca de trinta profissionais entre manicures e cabeleireiros participaram do Dia do Desafio, desenvolvendo uma manhã de atividades no pátio da Prefeitura Municipal.

As cabeleireiras que fazem parte do Curso de Cabeleireiros da Semdes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico presentearam o público com cortes de cabelos de graça. As manicures que fazem parte da Federação Rondoniense de Mulheres apresentaram toda a habilidade profissional fazendo unhas gratuitamente para o público.

O evento do ano passado encerrou às 21 horas, e até às 17 horas a Central 3221-7777 registrava mais de 100 mil participações no Dia do Desafio.

Fonte: Wikipédia;
Portal da Prefeitura de Porto Velho

E VOCÊ??? MOTIVADO E DESAFIADO?!?!? ENTÃO VAMOS LÁ!!!
***Leve sua máquina de filmar ou fotografar e registre-se em AÇÃO!!!