segunda-feira, 25 de maio de 2015

NR 12 Maquinas e Equipamentos


Operação máquinas pesadas próximas à rede elétrica em áreas rurais:

Acidentes com a rede elétrica também acontecem em áreas rurais, principalmente onde ocorre o uso de máquinas pesadas, como escavadeiras e carregadeiras, que chegam a atingir alguns metros de altura acima do solo, tocando em redes elétricas ou provocando o desmoronamento do terreno e a queda de estruturas se a escavação for feita muito próxima destas e caminhões basculantes, que podem atingir os fios da rede elétrica durante o basculamento da caçamba.
A operação dessas máquinas requer, entre outros procedimentos, análise prévia do local para se evitar acidentes com a rede elétrica. Os principais tipos de acidentes ocorrem quando há a aproximação da máquina ou do operador com os fios da rede elétrica, provocando choque elétrico e danos à máquina e à rede.

Saiba onde estão as linhas elétricas em seu local de operação e observe-as quando estiver na área. Preste atenção se há algo diferente nas linhas, como fios pendurados
ou ausentes (o que pode significar que estão no chão).
Ao se aproximar das linhas elétricas, certifique-se que os implementos e acessórios de sua máquina estejam o mais baixo possível. Se você não tiver certeza, então pare e verifique.
Quando ocorre o contato com a rede elétrica.
Permaneça na cabine ou na maquina até que alguém venha e verifique o local e a linha de tensão. Lembre-se, você não pode enxergar tudo o que está em volta e sob a sua máquina. As coisas podem parecer seguras para você, mas alguém no chão pode enxergar mais e fazer um melhor julgamento.

Fique calmo e pare sua máquina. Coloque o câmbio em ponto neutro, acione o freio de estacionamento e desligue o motor.
Solicite assistência.
Delimite o perímetro com cones para se certificar de que todos as outras pessoas permanecam fora desta área .

Confira as dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica:

- Ao escavar, deve-se observar onde estão os fios das redes elétricas e também as estruturas (torres de transmissão e postes de distribuição). Não escavar muito próximo destas estruturas;
-Não toque, nem se aproxime dos fios arrebentados ou caídos, nem das pessoas ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, postes de ferro ou varais de roupa.
-No caso de colisão com um poste, não saia da maquina se o fio estiver sobre ela. Você poderá tomar um choque se tocar no chão e a maquina ao mesmo tempo, pois fechará um curto-circuito. Se precisar sair do equipamento devido a um incêndio, abra a porta ou janela de emergência e pule com os dois pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do veiculo; Se você não for a vítima, mas a testemunha do acidente, instrua as pessoas da maquina sobre como proceder para sair da mesma e chame imediatamente a companhia elétrica.
-Guindastes, dragas, escavadeiras, tratores, carregadeiras,caminhões basculantes, maquinário agrícola, etc, devem operar longe da rede elétrica.
-Cuidado com a operação de máquinas pesadas ou agrícolas. Sempre que for realizar serviços próximos a rede elétrica, verifique se existe possibilidade de encostar alguma parte da máquina nos mesmos,mantenha sempre uma distância segura.

-Evite estacionar embaixo de redes de alta tensão..

Caso de Choque Elétrico
• Nunca toque na vítima enquanto ela estiver recebendo a corrente elétrica. Esse contato pode ser fatal também para quem está tentando dar socorro.
• Observe as condições do local do acidente. Se estiver em segurança, desligue os disjuntores o mais rápido possível.
• Se não for possível desligar a corrente, utilize material isolante, como borracha, madeira seca, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, corda, para afastar a vitima do contato elétrico.
• Depois de interromper a corrente elétrica, tome as seguintes providências; Peça socorro imediatamente, ligando para o Corpo de Bombeiros, pois é preciso ser rápido. Os primeiros minutos após o choque são vitais para o acidentado;
• Se a vítima estiver inconsciente, coloque-a em uma superfície plana e inicie os procedimentos de primeiros socorros;
• Mantenha a vítima deitada de barriga para cima, com a cabeça inclinada para trás;
• Verifique a respiração e os batimentos cardíacos da vítima. Caso a pessoa apresente sinais de parada cardiorrespiratória, inicie imediatamente as manobras de reanimação.
• Ao carregar a vítima, tome muito cuidado para não complicar eventuais lesões, principalmente na coluna vertebral.
Caso de Tempestade
  • Evitar estar perto de tratores, máquina agrícola, acessórios metálicos.
  • Evitar locais como, lagos, praias, árvores isoladas, postes, pontos elevados.
           • Afastar-se do topo de colinas, de áreas abertas (onde você passa a ser o ponto                mais alto), cercas de arame, varais metálicos e qualquer outro objeto condutor de eletricidade.

           • No solo lembre-se de manter os pés juntos: ao atingir o solo a descarga elétrica se propaga em ondas concêntricas, como quando se atira uma pedra na água, gerando diferenças de potencial elétrico no chão. Mantendo os pés juntos, você evita a passagem da eletricidade.
  • Se você não conseguir abrigo, entre na cabine da maquina. Se a maquina for atingida, a carcaça de metal vai conduzir a eletricidade ao redor de você, e não através de seu corpo. Certifique-se de que todas as janelas e portas estejam fechadas. Não use o rádio.
  • Não opere carregadeiras, tratores ou qualquer máquina agrícola que não tenha cabine metálica fechada.

DICAS PARA OPERAÇÃO SEGURA NO CAMPO

 
• Assegurar-se que as pessoas sejam treinadas para a tarefa e que entendam os riscos associados ao trabalho que está sendo realizado.
• Os operadores de equipamentos devem estar familiarizados com o seu ambiente de trabalho em todos os momentos.
• Certifique-se que as precauções de segurança sejam tomadas com base em diferentes condições metereológicas e de luminosidade.
• Mantenha sua máquina a uma distância segura da borda de aterros ou de água.
• Sinalize e coloque placas de aviso em todas as áreas onde existam riscos para a saúde ou de segurança que não são tao óbvios a todas as pessoas. Os sinais de alerta devem ser facilmente visíveis, legíveis, e identificar a natureza do perigo e qualquer ação de proteção necessária.
• Fornecer e manter proteçoes nas margens de estradas, onde um desnivel ou degrau tenha profundidade suficiente para acidentar um veículo ou colocar em perigo pessoas que operem equipamentos proximos.
Atividades de trabalho do pessoal de apoio
• Monitorar rotineiramente para que os procedimentos de segurança no trabalho sejam seguidos.
• Opere o equipamento de maneira que maximize a visibilidade. Use um observador quando a visibilidade das áreas de trabalho sejam limitadas.

Fonte:Paulo R. Tagliaferri

PPRA, PCMAT, PPP, PCMSO, CURSOS , 

PALESTRAS, LAUDOS E DDS 

CONTATE-NOS NO 

E-MAIL: ecs559@hotmail.com / lilianss9@hotmail.com


PARABÉNS TST'S!!!


$$$ EMPREENDA, FAÇA E VENDA $$$



CULINÁRIA FÁCIL!!!

FRANGO CAIPIRA COM QUIABO


INGRADIENTES:

preparo

Em um recipiente coloque o frango, a cebola, o alho, a cenoura, o salsão e um pouco de sal. Deixe marinar por no mínimo 60 minutos e reserve na geladeira.

Em uma frigideira coloque uma boa quantia de azeite e o óleo de urucum, deixe o frango dourar.

Em uma panela de pressão doure os o frango, a cebola, o alho, a cenoura e o salsão que ficou reservado e junto coloque o extrato de tomate. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos.

Em outra panela coloque a água para ferver com um pouco de sal e aos poucos adicione a polenta mexendo sempre até ficar no ponto de polenta mole.

Em uma frigideira coloque um pouco de azeite e deixe bem quente, acrescente o quiabo.

Abra a panela de pressão, acrescente o tomate, a salsinha, cebolinha e o quiabo.


Sirva com a polenta mole bem quente.



Nenhum comentário: