segunda-feira, 26 de abril de 2010

CUIDANDO DA SAÚDE DO CORPO - EQÜILÍBRIO

Acidentais ou relacionadas ao ambiente – fraqueza muscular, artrite, epilepsia, medicamentos, hipotensão postural, queda da cama e síncope.


Os distúrbios de equilíbrio e marcha – tontura e vertigem, doenças agudas, dor, álcool, confusão ou Delirium e distúrbios visuais.

Vários estudos mostram que projetos de exercícios com duração de 10 semanas a 9 meses mostraram que (1) há um redução em 10% da probabilidade de queda entres os idosos que se exercitam em comparação com sedentários; (2) o treinamento específico para equilíbrio motivou uma redução de 25% de quedas; (3) aulas de Tai Chi Chuan (um exercício de equilíbrio), reduzem o risco de cair em 37%.

Na Universidade de Brasília, na Faculdade de Educação Física, já existe um programa específico para prevenir quedas em idosos através de exercícios de equilíbrio. Esse programa é desenvolvido pela Professora Juliana Nunes de Almeida Costa e coordenado pela Professora Dra. Marisete Safons.

Segundo a professora Juliana um circuito de exercícios multisensoriais que avaliam os efeitos da sequência de exercícios sobre o equilíbrio e o risco de quedas para qualquer pessoa e especialmente em idosos os resultados são muito significantes. O programa de Exercícios Multisensoriais promoveu a melhora significativa do equilíbrio desses e, também, uma redução expressiva no risco de quedas, além de ser um grande sucesso entre eles pois além de promover saúde física, também constitui a socialização de todos durante as aulas.

Um programa de prevenção de quedas tem como objetivo promover a autonomia e a independência pessoal, minimizando os riscos da queda e suas consequências, diminuindo o medo de cair e incentivando as atividades da vida diária.

Como prevenir a queda dos idosos?

Prática de exercícios físicos mesmo nos idosos mais frágeis ou que usam bengala, andadores ou estão em cadeira de rodas para: melhora da marcha e do equilíbrio, fortalecimento de musculatura principalmente das pernas, aumentar a amplitude do movimento das articulações; alongamento e aumento da flexibilidade articular. O objetivo final é manter o idoso ativo, o que já diminui o risco de quedas.

O exercício físico é a forma natural e mais barata para a manutenção, prevenção e reabilitação da saúde.

Dica:

Para você que tem um idoso dentro de casa, ou um parente ou amigo idoso que gostaria que ele participasse de um programa de exercícios para prevenção de quedas e manutenção da saúde, deve procurar academias que proporcionem trabalho específico para o idoso como as fisioterápicas, de yoga, pilates,  ou procurar saber do idoso(a) o que lhe parece mais motivador resguardando os excessos de pedidos não adequados ao quadro de saúde apresentado pelo mesmo(a). São aulas de hidroginástica, musculação, dança de salão, yoga e circuito de equilíbrio todos orietandos por profissionais especialistas em atividade física para idosos.
FONTES:
Acesse em Brasília: http://www.gepafi.com/ ou ligue: (61) 3107-2557
Em Porto Velho temos: CIA do Movimento - Dom Pedro Segundo-atrás do Vila Rica Hotel, Yoga Ananda - Pinheiro Machado, subesquina da Joaquim Nabuco, Yoga Rose Queiroz, Fisiopilates, etc...
AMAR-SE, PARA CONVIVER E PARTILHAR É SAÚDE E SEGURANÇA SOCIAL!!!

Nenhum comentário: