terça-feira, 17 de junho de 2008

Segurança no Lar


Segurança no Lar - Normas de Prevenção
CHOQUE ELÉTRICO

Muitas pessoas não sabem, mas um choque elétrico pode matar. Aprenda a evitá-lo.O choque elétrico pode ser fatal.Nunca mexa na parte interna das tomadas, seja com os dedos ou com objetos (tesouras, agulhas, facas, etc.). Nunca deixe as crianças brincarem com as tomadas. Vede todas as tomadas com protetores especiais ou um pedaço de esparadrapo largo.Ao trocar lâmpadas, toque somente na extremidade do suporte (de porcelana ou plástico) e no vidro da lâmpada elétrica. Se possível, desligue a chave geral antes de fazer a troca.Nunca toque em aparelhos elétricos quando estiver com as mãos ou o corpo úmidos. Não mude a chave de temperatura (inverno - verão) do chuveiro elétrico com o corpo molhado e o chuveiro ligado. Mantenha os aparelhos elétricos em bom estado. Não hesite em mandar consertá-los sempre que apresentarem problemas ou causarem pequenos choques. Verifique sempre os fios elétricos que ficam à vista. Com o tempo, a sua capa protetora se desgasta. Nunca deixe um fio elétrico descoberto.Instale o fio de terra em chuveiros e torneiras elétricas. Ao manusear objetos metálicos, tenha cuidado para que não esbarrem em nenhum cabo elétrico aéreo. Nunca pise em fios caídos no chão, principalmente se a queda foi consequência de uma tempestade. Proteja-se e viva bem com a eletricidade. Ela não foi criada para causar choques.




Intoxicação por Cosméticos ou Medicamentos
Para evitar este tipo de intoxicação, observe à risca as recomendações abaixo:Conserve artigos de limpeza, cosméticos e remédios fora do alcance das crianças. Guarde os produtos num armário trancado á chave. Evite misturá-los no mesmo compartimento. Todos os produtos de limpeza e remédios devem estar bem identificados.Se os rótulos forem danificados, providencie novas identificações. Destrua os remédios que estão fora de uso. Derrame os líquidos no vaso sanitário e puxe a descarga; dissolva os comprimidos e faça o mesmo. Não deixe que suas filhas pequenas brinquem com cosméticos. Muitas vezes um produto que é inofensivo ao adulto traz graves malefícios a uma criança. No caso de ingestão de qualquer produto, procure o médico.
Uma Casa à prova de Quedas
Verifique constantemente as condições de segurança de sua casa. Não hesite em fazer consertos e melhorias, assegurando-se das seguintes condições:Corrimão em todas as escadas; Fita antiderrapante na beirada de cada degrau da escada; Barra de segurança no boxe do banheiro; Grade de proteção no alto da escada, se houver crianças em casa; Piso antiderrapante na cozinha, no banheiro e nas áreas de serviço; Iluminação adequada em banheiros, escadas, acesso a garagem, etc.; Tacos e carpetes bem colados no piso.



Prevenindo Acidentes
Antes de lavar ou encerar qualquer piso, avise as pessoas da casa ou bloqueio o acesso ao local (com uma cadeira, por exemplo). Se houver uma faxineira, peça-lhe para fazer o mesmo. Ao lavar ou encerar pisos, utilize calçado adequado, que não escorregue. Utilize tapete de borracha antiderrapante no boxe do banheiro. O piso e o tapete devem ser esfregados frequentemente, pois o acúmulo de resíduos pode torná-los escorregadios. Não deixe tapetes soltos nas escadas. Acostume seus filhos a não deixar brinquedos espalhados pela casa. Se o espaço é pouco, delimite uma área para os brinquedos.Não deixe os fios de instalação elétrica soltos. Não deixe fios (elétricos, de telefone) estendidos em áreas de passagem. Ensine seus filhos a não correr quando estão carregando objetos contundentes.Não deixe para depois o conserto de tacos soltos, carpetes descolados, pisos esburacados. Não suba em escada móvel sem antes verificar seu estado. Não converse nem se distraia quando estiver em cima de uma dessas escadas, e evite movimentos bruscos.Não permita que as crianças utilizem esse tipo de escada.
Acidentes acontecem no Banheiro
As quedas são acidentes mais comuns. A causa é simples: a maioria dos banheiros tem piso escorregadio, que frequentemente se encontra úmido.Muitas quedas, e até afogamentos, são registrados em banheiras. No banheiro podem ocorrer também choques elétricos, queimaduras por água quente, além de cortes com giletes e navalhas.O uso de tapetes de borracha ou tiras antiderrapantes no fundo das banheiras ou sobre o piso do boxe dos chuveiros evita acidentes.Pessoas idosas e deficientes físicas correm maior risco de sofrer quedas. A instalação de barras de ferro junto ao vaso sanitário e ao boxe do chuveiro pode prevenir quedas.Não deixe sabonetes e vidros de xampu jogados no piso do boxe ou na banheira.Ninguém está livre de uma queda. Mas você pode preveni-la, tomando alguns cuidados.

Cuidado Especial com Crianças e Idosos
As estatísticas mostram que são muitos os acidentes envolvendo crianças e pessoas idosas.Tenha cuidado especial com elas:Evite que as crianças tomem banho sozinhas. Se caírem, podem bater a cabeça numa quina do boxe ou na louça sanitária, o que costuma ser fatal. Reserve acomodações (camas, cadeiras) sólidas e seguras para as pessoas idosas. A barra de segurança no boxe do banheiro, por exemplo, é fundamental para elas.A recuperação de fraturas ósseas é muito mais difícil para pessoas de idade avançada.
Se a Queda for Inevitável...
Ao cair, relaxe o corpo e curve os braços e pernas. Procure proteger principalmente a cabeça e costas.Nunca use sapatos com saltos desgastados ou sola lisa. Evite correrias e afobamentos. Olhe sempre por onde pisa. O fogo e a energia elétrica existem em todos os lares e são muito úteis. Como cozinhar o feijão sem fogo? Como assistir televisão sem energia elétrica? Mas ao mesmo tempo que são úteis, o fogo e a energia elétrica são também perigosos. Podem causar incêndios.Os incêndios podem ocorrer em qualquer lar. É preciso estar alerta e tomar todos os cuidados para evitá-los.
Instalações Elétricas
Não ligue mais de um aparelho elétrico na mesma tomada. Se a corrente elétrica está acima do que a fiação suporta, ocorre um superaquecimento dos fios. Aí pode começar o incêndio.
Não utilize fios elétricos descascados ou estragados. Quando encostam um no outro, provocam curtos-circuitos e faíscas, que podem ocasionar um incêndio. De tempos em tempos, faça uma revisão nos fios dos aparelhos elétricos e na instalação elétrica da sua casa.
Se algum aparelho elétrico ou tomada apresentar defeito, não pense duas vezes para mandar consertá-los. Não faça ligações provisórias. A fiação deve estar sempre embutida em conduítes. Os quadros de distribuição devem ter disjuntores. Se os dispositivos de proteção ainda forem do tipo chave-faca, com fusíveis cartucho ou rolha, substitua-os por disjuntores.
Caso note aquecimento dos fios e queima frequente de fusíveis, chame um técnico qualificado para fazer uma revisão.
Toda instalação elétrica tem de estar de acordo com a NBR-5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Um simples curto-circuito pode causar uma grande tragédia.
Cigarros
Nunca fume na cama. Nunca fume se estiver com muito sono e relaxado diante da televisão.Nunca fume ao encerar a casa ou lidar com álcool, parafina, solventes ou materiais de limpeza em geral. Não use cinzeiros muito rasos. Utilize cinzeiros fundos, que protegem mais o cigarro, evitando que uma cortina esbarre nele ou que caia por descuido no tapete. Antes de despejar o conteúdo do cinzeiro no lixo, certifique-se de que os cigarros estão bem apagados. Nunca jogue um cigarro aceso em qualquer tipo de lixeira.
Material Combustível
Os tecidos sintéticos são muito usados hoje em dia para confecção de tapetes, carpetes, cortinas, colchas, forrações de estofados e roupas. Eles são altamente inflamáveis. Se não puder evitá-los, tome todo cuidado para que não entre em contato com o fogo. Basta uma simples fagulha para o fogo se alastrar em poucos segundos. Não use avental de plástico ou blusão de nailon quando estiver cozinhando. Não deixe vasilhames ou talheres de plástico em cima do fogão. Nunca deixe uma panela com óleo esquentando no fogo enquanto vai fazer outras coisas.
O gás de cozinha é altamente inflamável. Por isso, verifique sempre se não há vazamentos. Nunca derreta cera no fogo. Guarde todo material inflamável e de limpeza em lugar seguro, arejado e afastado do fogo. Nunca armazene gasolina em casa. O risco é muito grande. Evite acumular objetos fora de uso (jornais, pneus, roupas velhas, caixas de papelão vazias, etc.), pois podem facilitar a propagação do fogo.
Antes de sair de casa, verifique:Se o gás está desligado; Se o ferro de passar está desligado; Se os cigarros estão apagados nos cinzeiros.

Acidentes
Fontes de queimaduras
Fique atento a várias situações domésticas que podem causar acidentes envolvendo queimaduras. Evitá-las é de sua total responsabilidade.
Álcool - Bisnagas ou garrafas plásticas contendo álcool são verdadeiras bombas. Evite-as. Se não houver outro modo, mantenha-as longe do fogo e fora do alcance das crianças.
Gás - Vazamentos de gás não devem ser verificados com o uso de fósforos. Passe espuma de sabão no local suposto; se borbulhar é porque existe vazamento. Usando fósforos, se houver vazamento grande, poderá ocorrer explosão e incêndio.
Fogo - Se você ou alguém de sua família sofre de epilepsia ou outra doença que provoca ataques convulsivos, evite ficar perto do fogo. Mantenha as crianças afastadas de fogões e fogueiras. Mesa - Cuidado com os pratos quentes colocados sobre a mesa. Fique atento às crianças pequenas, que podem puxar a toalha, entornando líquidos quentes sobre si mesmas.
Gasolina - Evite fumar ao lidar com gasolina. Cuidado também com os fósforos acesos. Não armazene gasolina e nenhum outro líquido inflamável em casa.
Asfixia
A falta de ar é o sintoma principal da asfixia, mas, além disso, as batidas do coração se aceleram e a pele em volta da boca e em baixo das unhas fica arroxeada.Conforme o caso, podem ocorrer também convulsões, contrações musculares e desmaios.
O que pode causar a Asfixia:
afogamento; grande traumatismo do tórax; envenenamento por drogas ou gases; enforcamento; choque elétrico; qualquer bloqueio da vias respiratórias. Se não tiver socorro imediato, a pessoa asfixiada morre. Por isso, é importante que você saiba que medidas tomar até que seja possível conseguir o atendimento médico.
As crianças são as principais vítimas de asfixia. Em geral, a asfixia infantil é decorrência de brincadeiras inocentes e desconhecimento ou falta de controle da situação. Veja como socorrer uma criança asfixiada:Identifique a causa da asfixia. Aja com rapidez. Você tem no máximo 5 minutos para fazer com que a criança volte a respirar.
EngasgoSegure a criança por trás, pela cintura. Suspenda-a no ar, de forma que o tronco, os braços e a cabeça fiquem curvados para baixo. Com uma das mãos, mantenha-a nesta posição. Coloque a outra mão acima do umbigo da criança e aperte rapidamente o punho contra o estômago dela. Repita o movimento até que o corpo estranho seja expelido pela boca.Corpos Estranhos no NarizTente fazer a criança respirar pela boca e segurar o ar nos pulmões. Aperte a narina desobstruída e peça para a criança assoar. Esta manobra requer a colaboração da criança, o que nem sempre é possível. Se o objeto não for expelido ou se a criança não colaborar, não insista. Leva-a imediatamente ao pronto-socorro mais próximo.Aspiração de VômitoAo vomitar, a criança pode aspirar o próprio vômito, que vai para os pulmões.Deite a criança de lado. A cabeça deve ficar mais baixa que o corpo. Com os dedos, tape as duas narinas da criança. Coloque a sua boca na dela e aspire forte até retirar o máximo de vômito dos pulmões. Não deixe a criança deitar de costas.Leve-a ao pronto-socorro mais próximo. É natural que esta manobra provoque nojo em algumas pessoas. Mas lembre-se de que você está salvando uma vida, portanto, controle-se.
Aspiração de PóFaça a criança tossir bastante. Estimule a tosse com leves tapas nas costas. Deite a criança de lado.
Saco PlásticoÉ comum as crianças enfiarem a cabeça em sacos plásticos por brincadeira, muitas vezes provocando sua própria asfixia.Retire o saco rapidamente, rasgando-o com as mãos. Cuidado para não machucar a criança. Deite a criança de costas, coloque uma da mãos sob o pescoço e outra sobre a testa, levando a cabeça para trás. Inicie a respiração boca a boca. Com os dedos da mão que está sobre a testa, tape as narinas da criança, coloque sua boca aberta sobre a dela e sopre com força. Ao perceber que o peito da criança se expande, tire a boca para que o ar seja expelido. Repita a manobra até a respiração se normalizar. Lembre-se. Você é responsável pela segurança de seus filhos. Vigie permanentemente os bebês e as crianças menores para que não se engasguem ou sufoquem. Alerte as crianças maiores sobre o perigo de determinadas brincadeiras, que podem provocar asfixia. Não perca seus filhos de vista quando estiverem na piscina, na praia, na represa, etc., mesmo se eles já souberem nadar. Vale o velho ditado: É melhor prevenir do que remediar.
Dois Conselhos ÚteisSe notar vazamento de gás em sua casa, evite respirar até conseguir ventilar o ambiente.O gás pode provocar a asfixia. Não ligue o motor do carro num local fechado, sem ventilação.O monóxido de carbono expelido pelo carro é tóxico e pode matar.
Enchentes
A chuva inundou a cidade e você está em local seguro. Não se aventure a enfrentar correntezas e inundações. Os riscos são muito grandes.Se você precisar mesmo sair, sintonize as rádios que divulgam informações sobre o tempo e as áreas afetadas por alagamentos. Faça o seu roteiro de deslocamento evitando esses locais.
Se a água invadir sua casa, saia e procure um local seguro.
Não passe por áreas alagadas.
Se você estiver no carro durante a chuva forte:Dirija devagar. Mantenha o carro sempre acelerado. Mantenha boa distância do carro da frente.Caminhe na calçada junto aos muros e longe dos postes.
Não passe por pontes e pinguelas improvisadas.
Cuidado com as águas e a lama das enchentes, pois podem transmitir doenças.
Não deixe seu filho brincar nas águas das chuvas e enxurradas.
Ajude a evitar enchentes: Mantenha limpos os ralos e calhas. Não jogue lixo ou entulho em bueiros, rios e galerias.
Elevadores
O que você não deve fazer
Puxar a porta do pavimento sem a presença da cabine no andar. Apressar o fechamento das portas. Apertar várias vezes o botão de chamada. Chamar vários elevadores ao mesmo tempo. Fumar dentro do elevador. Fazer movimentos bruscos dentro do elevador. Lotar o elevador com o peso acima do permitido. Bloquear o fechamento das portas com objetos.
O excesso de lotação e de carga é perigoso e acarreta desgaste prematuro do equipamento.
Crianças
As crianças devem usar o elevador com segurança.
O elevador não é lugar de brincadeiras, portanto oriente as crianças para:
Não acionar os botões desnecessariamente; Não dar pulos ou fazer movimentos bruscos dentro da cabine; Nunca colocar as mãos na porta; Não entrar primeiro no elevador, assim que a porta se abre. Evite que elas usem o elevador sozinhas.
O elevador é uma máquina de transporte extremamente útil, mas seu uso requer cuidados para evitar acidentes, que muitas vezes são fatais.
Exija o responsável pelo prédio que o acesso à porta do elevador seja bloqueado quando ele estiver em reparos ou revisão técnica.
Atenção!
Em caso de incêndio, não utilize os elevadores.
O abandono do edifício deve ser feito pelas escadas, obedecendo ao plano de abandono.
Nada de PânicoSe o elevador parar entre andares, os ocupantes devem:manter a calma, pois o perigo não é iminente; acionar o botão de alarme e/ou utilizar o interfone para pedir ajuda; solicitar que chamem o zelador e, se necessário, a empresa conservadora ou o /Corpo de Bombeiros (disque 193); aguardar com calma.
Não force as portas nem tente sair por conta própria.
Se o elevador parar entre andares e a porta abrir, não tente sair pela abertura.O elevador pode voltar a funcionar no momento em que você estiver saindo. Aguarde a sua estabilização.
Nunca se afobe ao tomar o elevador.Quando a porta do elevador abrir, preste atenção. Antes de entrar, verifique que a cabine do elevador está no andar.Falhas mecânicas permitem, às vezes, que a porta abra sem a presença do elevador, o que já provocou muitos acidentes fatais.
Entre no elevador e saia dele devagar, para evitar colisão com outros usuários. Não tente entrar no elevador enquanto os ocupantes estiverem saindo. Ao entrar no elevador e ao sair dele, cuidado para não tropeçar nos degraus que se formam quando ele pára no mesmo nível do pavimento.

Extintores e Prevenção de Incêndio
Classes de Incêndio
Os materiais combustíveis têm características diferentes e, portanto, queimam de modos diferentes. Conforme o tipo de material, existem quatro classes de incêndio.
Classe A - incêndio em materiais sólidos, como madeira, papel, tecido, etc.Esses materiais apresentam duas propriedades:Deixam resíduos quando queimados (brasas, cinzas, carvão). Queimam em superfícies e em profundidade
Classe B - incêndio em líquidos inflamáveis, como óleo, gasolina, querosene, etc.Esses materiais apresentam duas propriedades:Não deixam resíduos quando queimados. Queimam somente em superfície.
Classe C - incêndio em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, quadros de força, etc. Ao ser desligado o circuito elétrico, o incêndio passa a ser de classe A.
Classe D - incêndio em metais que inflamam facilmente, como potássio, alumínio em pó, etc.



Métodos de Extinção do Fogo
A maioria dos incêndios começa com um pequeno foco, fácil de debelar. Conheça os métodos de extinção do fogo e ajude os bombeiros a evitar que um incêndio se transforme numa catástrofe.
Em todo incêndio ocorre um reação de combustão, envolvendo três elementos:o combustível, o comburente e o calor. Os métodos de extinção do fogo consistem em "atacar" cada um desses elementos.Retirada do materialTrata-se de retirar do local o material (combustível) que está pegando fogo e também outros materiais que estejam próximos às chamas. AbafamentoTrata-se de eliminar o oxigênio (comburente) da reação, por meio do abafamento do fogo.ResfriamentoTrata-se de diminuir a temperatura (calor) do material em chamas.
Extintores
Para ajudar no combate de pequenos focos de incêndio, foram criados os extintores.
Atenção: há vários tipos de extintores de incêndio, cada um contendo uma substância diferente e servindo para diferentes classes de incêndio. Vamos conhecê-los.
Extintor com água pressurizadaÉ indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.
Extintor com gás carbônicoIndicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios declasses A e B.
Extintor com pó químico secoIndicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento.Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.
Extintor com pó químico especialIndicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis). Age por abafamento.Não use águaEm fogo de classe C (material elétrico energizado), porque a água é boa condutora de eletricidade, podendo aumentar o incêndio. Em produtos químicos, tais como pó de alumínio, magnésio, carbonato de potássio, pois com a água reagem de forma violenta.
Recomendações
Aprenda a usar os extintores de incêndio. Conheça os locais onde estão instalados os extintores e outros equipamentos de proteção contra fogo. Nunca obstrua o acesso aos extintores ou hidrantes. Não retire lacres, etiquetas ou selos colocados no corpo dos extintores. Não mexa nos extintores de incêndio e hidrantes, a menos que seja necessária a sua utilização ou revisão periódica.
Prevenção de Incêndios
Não fume 30 minutos antes do final do trabalho. Não use cestos de lixo como cinzeiros. Não jogue pontas de cigarro pela janela, nem as deixe sobre armários, mesas, prateleiras, etc. Respeite as proibições de fumar e acender fósforos em locais sinalizados. Evite o acúmulo de lixo em locais não apropriados. Coloque os materiais de limpeza em recipientes próprios e identificados. Mantenha desobstruídas as áreas de escape e não deixe, mesmo que provisoriamente, materiais nas escadas e nos corredores. Não deixe os equipamentos elétricos ligados após sua utilização. Desconecte-os da tomada. Não cubra fios elétricos com o tapete. Ao utilizar materiais inflamáveis, faça-o em quantidade mínimas, armazenando-os sempre na posição vertical e na embalagem original. Não utilize chama ou aparelho de solda perto de materiais inflamáveis. Não improvise instalações elétricas, nem efetue consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isso. Não sobrecarregue as instalações elétricas com a utilização do plugue T (benjamim). Verifique, antes de sair do trabalho, se os equipamentos elétricos estão desligados. Observe as normas de segurança ao manipular produtos inflamáveis ou explosivos. Mantenha os materiais inflamáveis em locais resguardados e à prova de fogo.
Plano de Abandono de Edifícios
Nunca use o elevador para sair de um prédio onde há um incêndio.
O abandono de um edifício em chamas deve ser feito pelas escadas, com calma, sem afobamentos.Se um incêndio ocorrer em seu escritório ou apartamento, saia imediatamente. Muitas pessoas morrem por não acreditarem que um incêndio pode se alastrar com rapidez. Se você ficar preso em meio à fumaça, respire pelo nariz, em rápidas inalações. Se possível, molhe um lenço e utilize-o como máscara improvisada. Procure rastejar para a saída, pois o ar é sempre melhor junto ao chão .Use as escadas - nunca o elevador. Um incêndio razoável pode determinar o corte de energia para os elevadores. Feche todas as portas que ficarem atrás de você, assim retardará a propagação do fogo. Se você ficar preso em uma sala cheia de fumaça, fique junto ao piso, onde o ar é sempre melhor. Se possível, fique perto de uma janela, de onde poderá chamar por socorro. Toque a porta com sua mão. Se estiver quente, não abra. Se estiver fria, faça este teste: abra vagarosamente e fique atrás da porta. Se sentir calor ou pressão vindo através da abertura, mantenha-a fechada. Se você não puder sair, mantenha-se atrás de uma porta fechada. Qualquer porta serve como couraça. Procure um lugar perto de janelas, e abra-as em cima e embaixo. Calor e fumaça devem sair por cima. Você poderá respirar pela abertura inferior. Procure conhecer o equipamento de combate à incêndio para utilizá-lo com eficiência em caso de emergência. Um prédio pode lhe dar várias opções de salvamento. Conheça-as previamente. NÂO salte do prédio. Muitas pessoas morrem sem imaginar que o socorro pode chegar em poucos minutos. Se houver pânico na saída principal, mantenha-se afastado da multidão. Procure outra saída. Uma vez que você tenha conseguido escapar, NÃO RETORNE. Chame o Corpo de Bombeiros imediatamente.Ao constatar um princípio de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (fone 193).
Forneça informações precisas:Nome correto do local onde está ocorrendo o incêndio. Número do telefone de onde se está falando. Nome completo de quem está falando. Relato do que está acontecendo. Em seguida, desligue o telefone e aguarde a chamada de confirmação do local.
Plano de Emergência
O condomínio de todo edifício comercial ou residencial deve ter um plano de emergência para abandono do prédio em caso de incêndio.
Converse com o síndico e com os seus colegas ou vizinhos sobre a elaboração do plano de emergência. Reúna os que estiverem interessados, e mão à obra!Peça orientação do Corpo de Bombeiros para elaborar o plano e estabelecer as tarefas de cada um numa situação de incêndio.
Um plano de emergência deve conter:
procedimentos do supervisor; procedimentos da brigada de incêndio; procedimentos dos ocupantes do prédio; planta do edifício; localização do equipamento de combate a incêndio; localização das vias de fuga; ponto de reunião fora do edifício.
Quando o plano estiver pronto, providencie:comunicação do conteúdo do plano a todos os ocupantes do edifício; sinalização das instalações (saídas, extintores, etc.); treinamento de abandono do edifício; um bombeiro poderá auxiliá-lo nesta tarefa.
Vazamento de Gás
Como Proceder em casos de Emergência
Vazamento de gás "sem fogo"Feche o registro de gás. Afaste as pessoas de local. Não acione interruptores de eletricidade. Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência. Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros. Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas. Entre em contato com a empresa distribuidora de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros.
Vazamento de gás "com fogo"Se possível, feche o registro de gás. Afaste as pessoas do local. Desligue a chave geral da eletricidade. Retire do local os materiais combustíveis que puder. Chame o Corpo de Bombeiros.

Afogamentos e Primeiros Socorros
Evite Afogamentos
Ao andar de barco, caiaque ou lancha, use sempre os equipamentos de segurança. Se o barco virar, você não corre o risco de afogar.
Nunca tire os equipamentos de segurança nem mergulhe em águas desconhecidas..
Obedeça a sinalização nas praias, represas e rios, pois dela também depende a sua vida.
Mantenha distância das pedras e bocas de rios pois o que lhe parece bonito e atrativo constitui também um perigo de afogamento.
Nunca entre na água após as refeições. Quando estiver na praia ou pescando num rio, coma somente alimentos leves e beba moderadamente. Dessa maneira, não terá congestão nem perderá o equilíbrio.
Não deixe crianças pequenas e que não sabem nadar brincarem sozinhas na praia, na beira de rios, lagos ou piscinas.
Os salva-vidas trabalham para garantir a sua segurança nas praias e locais de banho; porém, se não contarem com a colaboração de todos, muitas pessoas continuarão a morrer afogadas.
Se você precisar de alguma orientação, procure o salva-vidas. Você poderá localizá-lo pelas bandeiras de identificação.
Saiba como Socorrer o Afogado
O afogamento é uma das formas mais comuns de asfixia.Os primeiros socorros são idênticos para crianças e adultos. Veja como fazer:
Aja com rapidezRetire o afogado da água o mais depressa possível. Antes de iniciar a respiração artificial, tire a água que o afogado engoliu e que penetrou nas vias respiratórias. Para tanto, coloque o afogado de bruços, erguendo-lhe a cintura a uns 45 centímetros do chão, de maneira tal que a cabeça fique mais baixa que os pulmões e o estômago.
Sacuda o afogado para que a água saia. Não perca com isso mais que meio minuto.
Coloque o afogado na posição corretaEm seguida, prepare o afogado para receber a respiração boca a boca. Vire-o de costas e coloque a cabeça dele em posição adequada: com uma das mãos levante o pescoço e com a outra force a cabeça para trás. Em seguida, com os polegares, abra a boca do afogado e verifique se há algum material obstruindo a passagem do ar: sangue, dentadura, vômito, etc. Retire-o antes de iniciar a respiração.
Inicie a respiração boca a bocaConserve a cabeça da vítima na posição correta, colocando uma das mãos sob o queixo e outra sobre a testa. Com a mão que está sob o queixo, empurre delicadamente o maxilar para trás fazendo com que o pescoço fique esticado e as vias aéreas liberadas. Com os dedos da mão que está sobre a testa, aperte as narinas do afogado para evitar que o ar escape. Ponha sua boca aberta sobre a dele, soprando fortemente até notar a expansão do peito do acidentado. Afaste, então, sua boca para que haja expulsão do ar e assim se esvazie o pulmão do acidentado. Repita a manobra num ritmo de 15 a 20 vezes por minuto, até que a respiração esteja normalizada. Quando isso ocorrer, coloque o afogado em uma cama aquecida.
Continue a vigiá-lo, pois a qualquer momento poderá cessar novamente a respiração ou ocorrer uma síncope. Ele não deve levantar-se pelo menos por 24 horas.
O mesmo método da respiração boca a boca pode ser aplicado nos casos de asfixia causada por saco plástico enfiado na cabeça, comum nas brincadeiras de crianças.
Animais Peçonhentos e Plantas Tóxicas
Animais Peçonhentos
Animais peçonhentos são aqueles cujo organismo produz veneno. Em geral, têm um ferrão com o qual injetam o veneno nas suas vítimas.
São animais peçonhentos as aranhas, os escorpiões e as lacraias.
No Brasil, existem milhares de espécies desses animais. A maioria não oferece perigo ao homem, mas algumas delas podem causar envenenamento. Exemplos:Escorpiões: Escorpião amareloEscorpião marrom Aranhas: ArmadeiraAranha marrom
Também podem oferecer perigo: aranha de grama, caranguejeira, viúva-negra, lacraia ou centopéia.
Os acidentes causados por animais peçonhentos podem ser fatais, principalmente para as crianças. Previna-se contra eles
Você pode tomar algumas precauções para evitar acidentes com animais peçonhentos:
Manter limpos quintais e terrenos baldios, não deixando acumular muito entulho e lixo doméstico. Aranhas, escorpiões e lacraias costumam se abrigar embaixo de pedras, tijolos e madeira velha. Aparar regularmente a grama dos jardins e recolher as folhas caídas. Vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou risos de borracha; colocar telas nas janelas; vedar ralos de pia; tanque e chão. Colocar lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar o aparecimento de baratas, moscas e outros insetos, pois estes são os alimentos prediletos de aranhas e escorpiões. Examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-los. Andar sempre calçado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construção, lenha, etc. As serpentes também são animais peçonhentos. Veja no quadro a seguir as espécies mais comuns no estado de São Paulo.
Nome popularCaracterísticas e hábitosDistribuiçãoCoralCoral-venenosaCoral-verdadeiraBoicoráCorpo delgado, comprimento médio de 70 a 90 cm, pele brilhante, coloração formada por anéis vermelhos(geralmente mais largos), pretos e brancos ou amarelados; hábitos semi-subterrâneos, vivendo preferencialmente sob folhas, troncos ou galerias no solo;não agressivas, apesar da peçonha altamente tóxica Urutu Urutu-cruzeiroCruzeiraCorpo robusto, comprimento médio de 1m; comportamento agressivo(quando irritada, achata o corpo, desferindo botes); hábitos terrestres Cotiara Jararaca-da-barriga-pretaCorpo delgado, comprimento médio de 80 cm; moderadamente agressiva; hábitos terrestres, vivendo nas matas de araucária Cotiara Corpo delgado comprimento médio de 80 cm; moderadamente agressiva; hábitos terrestres Jararaca-ilhoa (restrita à ilha Queimada Grande)Corpo delgado, comprimento médio de 70 cm; não agressiva; hábitos semi-arborícolas CotiarinhaCorpo delgado, comprimento médio de 40 cm; não agressiva, hábitos terrestres, vivendo em áreas abertas Jararaca Corpo delgado, comprimento médio de 1m; moderadamente agressiva; hábitos terrestres, podendo também ser encontrada sobre vegetação; responsável pela maioria dos acidentes na área da Grande São Paulo .Jararacuçu Corpo robusto, comprimento médio acima de 1m; agressiva, hábitos terrestres Caisaca JararacãoCorpo robusto, comprimento médio acima de 1m; agressiva; hábitos terrestres,vivendo em áreas abertas Jararaca-pintada Corpo delgado, comprimento médio de 60 cm; moderadamente agressiva; hábitos terrestres Cascavel BoiciningaMaracabóiaCorpo robusto, comprimento médio acima de 1m; hábitos terrestres, vivendo em áreas abertas, quentes e secas

Plantas Tóxicas
Algumas plantas também oferecem perigo ao organismo humano.A Secretaria de Estado de Higiene e Saúde de São Paulo elaborou um quadro em que se descrevem 11 plantas tóxicas. Examine o quadro com atenção e verifique se você tem alguma dessas plantas em sua casa. Evite acidentes.
Nome Popular - Características - Partes Venenosas - Sinais e Sintomas - Primeiros SocorrosSaia branca ou trombeteira,planta ornamental de flores brancas, pendentes como copo-de-leite Folha, flor, fruto e semente Febre, boca seca, rubor na face, pupila dilatada, agitação, alucinações e delírios Provocar vômitos Mandioca-brava, muito parecida com a comestível (aipim ou macaxeira); o veneno é eliminado com o cozimento em bastante água Raiz crua ou mal cozida Intoxicação graveProcurar imediatamente um serviço médico de urgência Pessegueiro-bravo Frutas e sementes Intoxicação muito grave Procurar imediatamente um serviço médico de urgência Pinhão-paraguaio, pinhão-bravo, pinhão-de-purga ou purga-de-cavalo;o fruto parece ameixa; quando seco, mostra sementes venenosas Folha, fruto e semente Vômitos,cólicas, diarréia, desidratação Evitar aspiração do vômito; dar água Mamona, da qual se extrai o óleo de rícino; a toxina está na semente Folha, fruto e semente Cólicas, vômitos, diarréia, distúrbios alérgicos, asma e espirros .Evitar aspiração do vômito; dar água Comigo-ninguém-pode,planta ornamental de folhas largas, com manchas brancas ou amarelas, e caule grosso Folha, caule e seiva Irritação, inchaço na língua, lábios e gengiva, vômitos e irritação nos olhos Procurar imediatamente um serviço médico de urgência
Primeiros SocorrosNos acidentes com dor intensa, causados por picadas de aranhas, escorpiões e serpentes, práticas como espremer ou sugar o local da picada são pouco eficazes.
O procedimento mais indicado é ir ao hospital do Instituto Butantã, que está sempre aberto, ou solicitar instruções pelo telefone: (011) 813-7222, ramal 188.
Se for possível, capturar o animal que causou o acidente, levando-o junto com a pessoa picada. Essa medida facilita o diagnóstico e o tratamento correto. Com o veneno do animal vivo é feito o soro.

Fogos de Artifício e Balões
Fogos de Artificio
Não permita que seus filhos adquiram fogos de artifício.
Acidentes graves podem acontecer com crianças ou adultos que transportam e utilizam fogos de artifícios de forma irregular.
Nunca transporte estes artefatos nos bolsos, pois, se eles se inflamarem, você certamente será atingido.
O perigo dos fogos de artifício é indiscutível. Se uma bombinha explodir nas mãos de uma criança ou próximo de seus olhos, poderá causar mutilação ou cegueira.
Deixar caixas de fósforos e/ou isqueiros ao alcance da crianças é uma imprudência. A atração que o fogo exerce sobre as crianças pode ter consequências extremamente danosas.
Empinar Papagaios
A maioria das crianças adora empinar pipas, também chamadas papagaios ou pandorgas.No entanto, esta brincadeira pode terminar mal se não for observada uma regra básica:Nunca empine pipas em locais onde houver cabos elétricos aéreos. Os perigos são reais.A pipa pode encostar num cabo elétrico e, se sua linha estiver molhada ou enrolada num objeto de metal (uma lata, por exemplo), ela se transforma num excelente condutor de eletricidade.Não tenha receio de usar sua autoridade de pai ou de adulto para impedir que crianças empinem pipas em locais onde existem cabos elétricos aéreos. Explique a elas o risco que correm e indique um local adequado para brincar.
Balões
Soltar Balões agora é Crime! Você sabia que de acordo com a nova Lei de Crimes Ambientais, Lei Nº 9.065, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é "crime", como também fabricar, vender ou transportar? A pena prevista é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Não solte balão. Ele pode causar muitos estragos, por isso é proibido.
O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.
A brincadeira de alguns pode ser a tristeza de muitos.
Entre os inúmeros contratempos que representam, os balões podem ainda oferecer sérios riscos à aviação, principalmente, às pequenas aeronaves.
Fonte: Secretaria de Segurança Publica do Estado de Sao Paulo - Corpo de Bombeiros

Nenhum comentário: