quarta-feira, 6 de março de 2019

Profissão Perigo Policial Militar




Profissão Perigo  Policial Militar
Ficha Internacional sobre Ocupação policial destina-se para os profissionais envolvidos com a saúde  e segurança no trabalho. Esta ficha, em um formato padrão, os diferentes riscos a que policiais e funcionários responsáveis pela aplicação da lei podem ser expostos. Esta ficha é uma fonte de informação, em vez de consultar um especialista.  Com o conhecimento das causas de ferimentos e doenças, é mais fácil de conceber e programar medidas adequadas para a prevenção.
Quem é o profissional da aplicação da lei?
Um trabalhador do seio da sociedade cuja tarefa principal é proteger o público.  Isto inclui a proteção contra a criminalidade, a preservação da ordem civil, controle do tráfego e outros regulamentos, prevenção de álcool e abuso de substâncias, prevenção de distúrbios civis, armas e controle, a aplicação da lei.
 O perigo sobre essa atividade?
O Policial são funcionários responsáveis pela aplicação da lei podem correr um grande risco de serem atacados, feridos ou mesmo mortos por criminosos e outros pessoas cujo comportamento não concorda com a lei e as normas da sociedade. Muitos policiais e funcionários responsáveis pela aplicação da lei estão envolvidos em trabalhos relacionados com acidentes – choques com veículo, quedas durante acompanhamento, salvamento e operações semelhantes, etc.
Polícia / funcionários responsáveis pela aplicação da lei normalmente vivem em constante receio de perigo físico, o trabalho longo e irregular de horas, e estão expostos a desagradáveis lados da vida.  Isso muitas vezes resulta em estresse psicológico, familiar e problemas de personalidade.
Polícia / funcionários responsáveis pela aplicação da lei podem desenvolver problemas de saúde como resultado de uma grande exposição ao ar livre, inclusive no âmbito do sol ou em condições meteorológicas desfavoráveis.
Contato físico com as pessoas que têm doenças contagiosas (em especial o HIV) é um perigo grave para a saúde.
Perigos relacionados com este trabalho
Risco de Acidentes
Os acidentes são mais prováveis durante a resposta de emergência da polícia / aplicação da lei e de  que podem ocorrer especialmente ao fazer primeiros socorros trabalho, radiopatrulha condução e controle de motim, cair enquanto sobe e desce de telhados ou enquanto persegue suspeitos de um crime. Ferimentos causados por faca ou outro objeto (metal laminado,etc), como resultado de ser atacado por pessoas contatadas no âmbito do direito (suspeitos, condenados, os seus simpatizantes ferimentos causados por amostragem ou descuidados. Acidente de carro ou moto enquanto acompanha veículos que fogem, ou enquanto rápida condução em resposta a chamadas de emergência.
Riscos que o Policial está exposto

Risco Físico
A exposição ao ambiente os fatores ambientais (baixas ou altas temperaturas do ar, chuva, vento, neve, sol) resultando em aguda (resfriado comum, calor, desidratação, etc) ou crônicas (reumatismo, etc)  doenças
A exposição a elevados níveis de ruído a partir da sirene de emergência ou no campo de tiro.

Risco químico 
A exposição ao chumbo, enquanto dirige no tráfego, trabalhando na troca de tiro. Exposição a níveis excessivos de monóxido de carbono enquanto dirige no tráfego.
Risco biológico
Risco de contrair uma doença contagiosa (HIV, hepatite infecciosa, raiva, etc), como resultado de uma agulha, prejuízo, mordida humana ou animal, ou um contato físico com infectado / pessoas doentes e membros de grupos.Infecção causada por insetos ou roedores, enquanto entram em casas abandonadas para fins de inspeção, pesquisa, observação, etc.
 

Riscos Ergonômicos e psicossociais 
Longos períodos de tempo gasto dentro de veículos pode, no decurso do tempo, causar um resultado musculoesquelético:
 – Perturbações (esp. dores no corpo)
 – Transtornos Traumáticos Cumulativos de extremidades inferiores, como resultado de um longo tempo, extensos  atribuições de patrulha à pé;
 – Estresse pós-traumático (EPT), mais provável se o incidente foi testemunhado pela polícia resultou em ferimentos graves ou morte de qualquer das partes envolvidas;
 – A exposição a diferentes estressores psicológicos (stress – relacionados com distúrbios podem se manifestar como  problemas comportamentais, problemas familiares ou conjugais, ou, por vezes, como o álcool ou substância abuso);
 – Pessoais e / ou problemas familiares causados por turnos, trabalho irregular horas (incluindo à noite), constante  estado de alerta (incluindo quando de folga).
– Medo de ser processado depois das ações a que pareceu ser claramente indicadas como necessárias durante um evento, mas mais tarde não seja considerado como tal (especialmente por outros).
  Essa é a rotina desse profissional que sai do seio de sua família para da segurança pública a sociedade e também para ele próprio, pois está nesse contexto societário também, só sabe que sai mas não sabe se retorna para o seio de sua família mas está no seu juramento “PROTEGER A SOCIEDADE COM O RISCO DA PRÓPRIA VIDA” 

EDIVALDO COELHO DA SILVA
Sargento PM de Rondônia e
Técnico de Segurança do Trabalho




Nenhum comentário: