segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

situação do sintest em rondônia

Vejam abaixo a opinião e exposição do Coronel do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia, (que está destacado em seu Batalhão em Porto Velho)sobre PRÁTICAS ANTISINDICAIS QUE ESTÁ OCORRENDO EM JI-PARANA, NO SINTEST-RO, NUMA PERSEGUIÇÃO IMPLÁCEL SOBRE A COMPANHEIRA ILONE BANTLE, PROVOCADA POR AGENTES DO GOVERNO!


O Funcionário Público Agente de Higiene da Sub-Delegacia do Ministério do Trabalho e Emprego, Moacir Perozzo, está envolvido!

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Olá pessoal,



Vejo que, por incrível que possa parecer o que era para ser algo bom e importante para a nossa classe tem sido "mediocrisado", se é que existe esta palavra, por uma ou no máximo duas pessoas que ainda não conseguiram entender que ser técnico em segurança é coisa para profissionais abnegados como são alguns que foram meus colegas de curso. Acho que todos sabem do que falo, e são muitos. Porém há como disse um ou dois talvez que desde aquela época do curso tem tido dificuldade em entender os processos, liderar ações proativas, se quer sabem administrar suas coisas, e esta é uma opinião baseada em conhecimento, né Sr. Moacir, o Sr. por exemplo nunca em nenhum momento serviu a causa a não ser para dificultar o trabalho dos que tem boa vontade. O Sr. é um profissional do governo federal, como uma responsabilidade tremenda que poderia estar contribuindo de forma significativa para que seus colegas de profissão pudessem se aperfeiçoar, se aprimorar na Lida da segurança, e, no entanto até hoje, e lá se foram 12 anos, não vi nada a respeito que tenha partido do Sr., nem sequer uma palestra que pudesse nos orientar para rumos talvez melhores, dai pergunto: Será que o Sr. tem mesmo perfil para esta atividade?, Será que não seria o Caso do Sr. continuar na DRT fazendo o seu trabalho de origem? Será que o Sr., um homem maduro, inteligente, conseguiria se adaptar a dura realidade de liderar um sindicato? já que todas as vezes que foi convidado a participar de ações de integração, como seminários, por exemplo, sempre se esquivou, saiu pela tangente e quando foi, so fez criticar de forma maldosa e usando de ma fé, inclusive contra pessoas a quem devemos nossa formação, experiência e respeito como é o caso do Sr. Elias Bernardino e do Sr. José Augusto, que sempre nos honraram com suas presenças em nossas atividades, nos ensinando e dando suporte, suporte este gratuito e que permitiu que uma colega sua chegasse a frente do primeiro sindicato desta classe em Rondônia, Pessoa que é UMA LUTADORA, que se desdobra para que as coisas aconteçam, que praticamente sozinha já realizou eventos relevantes para a segurança do trabalho no estado. A Iloni, Moacir, além de uma grande amiga, de ser mulher, de ser madura, foi a única dentre tantos que teve a coragem de abrir mão de sua família, de suas coisas, até de empregos melhores para tentar cuidar do sindicato, então eu acredito que ta mais do que na hora de vc deixar que pessoas que entendem do assunto façam o trabalho, por que tenho certeza e é para o seu bem, vc não conseguiria, não abriria mão de nada, em favor de uma "Associação" que não dá lucro, e dá sim muito trabalho.



Eu Como bombeiro acredito que nunca é tarde para revermos alguns conceitos e acredito na máxima que Diz: ''O conflito promove o crescimento", então peço a todos, como amigo, Técnico em Segurança também, que só não é sindicalizado por não poder mesmo, e também como gestor de segurança numa corporação que tem 95% de credibilidade no Brasil e 98% no mundo, superando até a CVM - Cruz vermelha Internacional em alguns lugares. Para quem gosta de índices e, eu sei Moacir, o Sr. Gosta isto é algo relevante. Vamos recomeçar melhor do que nunca, sem palanques ou palcos iluminados.



Eu confesso que os índices são importantes para nos mostrar onde nós podemos melhorar, mas a essência dos resulatdos está no trabalho, é 20% inspiração e 80% transpiração, podem acreditar, tenho 25 anos de serviço no Corpo de Bombeiros e ainda não ví ninguém salvar uma vida sentado numa repartição assinando papéis ou cumprindo protocolos burocráticos, mas já vi técnicos em segurança reanimar colegas de trabalho, fazendo massagem cardíaca em cima de uma tábua numa obra de construção civil, e trazê-los de volta a vida, com a graça de Deus, já "Técnicos em Segurança" sem qualquer recurso no caixa e nem no bolso conseguirem organizar um evento de referência no estado de Rondônia, no interior inclusive, reunindo o que há de melhor na Segurança do trabalho, profissionais com experiência e talvez até com as melhores idéias do país sobre o tema para nós, reunindo instituições de renome como a Fundacentro por exemplo, a Alpina Briggss, que atendem um padrão de excelência mundial.



Então, concluindo o raciocínio, dada a preocupação que tenho como Coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros que tem no sistema de segurança do trabalho das empresas uma mão forte e amiga nos casos de acidentes e sinistros, Conclamo a todos os Srs(as), a quem respeito e admiro, utilizem a boa democracia, para escolher os seus líderes, mas mas não matem o que já foi um embrião e agora começa a engantinhar, escolham profissionais capazes, voluntários e principalmente, abnegados e que tenham paciência, tempo e disposição para abrir mão de suas poltronas confortáveis e "cair" em campo promovendo a segurança do Trabalho, para o estado de Rondônia e para o Brasil.



Reitero que isto é uma opinião, que expressa meu entendimento sobre o fato, e que seja lá quem for que esteja a frente, deve por obrigação, no mínimo agradecer aos que os antecederam, por que fizeram do "nada", algo para ao menos discutirmos melhor sobre segurança do trabalho em Rondônia.



Parabéns Iloni por tudo e obrigado pela sua incondicional amizade, aproveito para agradecer ainda os colegas e amigos, a quem devo muito: José Augusto e Elias Bernardino (não esqueci de Vc Amigo, me perdoem).



Contem comigo sempre todos vcs, e no que for possível dada a condição pública da instituição a que pertenço, contem também com a Nossa Corporação que também é de todos vcs,



Abraço a Todos, tiremos proveito deste momento de crise e certamente todos sairemos vencedores,

Fiquem com Deus

Caetano

Nenhum comentário: