terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Exemplo dos Agentes de Risco


Avaliação de Riscos


A avaliação de riscos constitui a base da abordagem comunitária para prevenir acidentes e problemas de saúde profissionais.
Existem razões suficientemente válidas para tal. Se o processo de avaliação de riscos - o ponto de partida da abordagem da gestão da saúde e segurança - não for bem conduzido ou não for de todo realizado, as medidas de prevenção adequadas não serão provavelmente identificadas ou aplicadas.
Todos os anos, milhões de pessoas no BRASIL lesionam-se no local de trabalho ou sofrem de problemas de saúde graves relacionados com o trabalho. É por este motivo que a avaliação de riscos é tão importante, sendo o fator-chave para um local de trabalho saudável. 

A avaliação de riscos é um processo dinâmico que permite às empresas e organizações implementarem uma política pró-ativa de gestão dos riscos no local de trabalho.

Pelas razões enumeradas, é fundamental que todas as empresas, independentemente da sua categoria ou dimensão, realizem avaliações regulares. Uma avaliação de riscos adequada inclui, entre outros aspectos, a garantia de que todos os riscos relevantes são tidos em consideração (não apenas os mais imediatos ou óbvios), a verificação da eficácia das medidas de segurança adotadas, o registo dos resultados da avaliação e a revisão da avaliação a intervalos regulares, para que esta se mantenha atualizada.
 Como realizar uma avaliação de riscos:
    Etapa 1. Identificação dos perigos e das pessoas em risco
    Etapa 2. Avaliação e priorização dos riscos 
    Etapa 3. Decisão sobre medidas preventivas
    Etapa 4. Adoção de medidas
    Etapa 5. Acompanhamento e revisão

TIPOS DE RISCOS LABORAIS

Os riscos no ambiente laboral podem ser classificados em cinco tipos, de acordo com a Portaria n0 3.214, do Ministério do Trabalho do Brasil, de 1978. Esta Portaria contem uma série de normas regulamentadoras que consolidam a legislação trabalhista, relativas à segurança e medicina do trabalho. Encontramos a classificação dos riscos na sua Norma Regulamentadora n0 5 (NR-5):


  • Riscos e seus agentes


    1. 1. Riscos de acidentes
    Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

      2. Riscos ergonômicos
    Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.

      3. Riscos físicos
    Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

      4. Riscos químicos
    Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

      5. Riscos biológicos
    Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.

      Referências Bibliográficas
    BRASIL. Portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978 NR - 5. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. In: SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. 29. ed. São Paulo: Atlas, 1995. 489 p. (Manuais de legislação, 16).






    PARA NOSSOS SERVIÇOS:

    AOS BANCOS & EMPRESAS QUE 

    ESTÃO 

    RENOVANDO SEUS PROJETOS OU 

    QUERENDO 

    IMPLANTÁ-LOS NESTE FIM DE ANO 

    CONTATOS NOS E-MAIL'S PARA 

    MAIORES 

    INFORMAÇÕES SOBRE PRAZOS  E 

    ORÇAMENTOS!!!

    DISPONIBILIDADE PARA 

    DESLOCAMENTOS E 

    VIAGENS!!!

    PARA NOSSAS: 
    MEDIÇÕES E PROJETOS,  
    DDS, PALESTRAS,
     WORKSHOP'S, TREINAMENTOS, 

    INSTITUIÇÃO E CURSO 

    DE CIPA, NR's, 

    CURSOS DE ORATÓRIA, 5 'S', 

    SEUS DIREITOS TRABALHADOR 

     EMPRESA, HIGIENE 

     COMPORTAMENTO 

    ORGANIZACIONAL,

    CONTATE-NOS PELOS E-MAIL'S: 


    ecs559@hotmail.com   &  

     liliansat9@hotmail.com 


    MENSAGENS:





    Nenhum comentário: