terça-feira, 23 de dezembro de 2008

acidentes laborais


Qualidade de vida no trabalho é fator determinante para o sucesso do setor industrial. Ambientes seguros e saudáveis oferecem ao trabalhador condições adequadas para a realização de suas tarefas diárias e, desta forma, favorecem a produtividade.
Mais do que apenas cumprir a Lei, empresas que adotam práticas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) aumentam significativamente sua receita. Estudos mostram que a cada dólar investido em ações para melhoria do ambiente de trabalho e promoção da saúde, outros quatro dólares retornam à empresa. Os ganhos estão refletidos no fortalecimento de imagem perante o público consumidor, no aumento da produtividade e na redução de gastos com acidentes, doenças do trabalho, absenteísmo, assistência à saúde.
Para ajudar as indústrias a promover um ambiente de trabalho seguro, o SESI oferece consultoria e serviços em SST por meio de uma metodologia própria: o Modelo SESI em SST. Com ele, além de atender a legislação, sua empresa monitora o chão-de-fábrica e a saúde dos empregados, sempre atenta a qualquer indício de problema.
O SESI também desenvolve cursos, como os de primeiros socorros e de formação de brigadistas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e ações preventivas sob medida para cada tipo de negócio. O programa de gestão e de acompanhamento reduz o risco de acidentes e de doenças na indústria. Afinal, trabalhadores bem instruídos têm menos chance de se acidentar no trabalho.
Com qualidade reconhecida pelos órgãos fiscalizadores, o SESI conta com 2.886 profissionais qualificados em SST, 442 unidades móveis e 903 unidades fixas de atendimento ao trabalhador. O Modelo SESI em SST é baseado na realidade da indústria brasileira e, ao mesmo, tempo, atende a parâmetros internacionais em segurança e saúde do trabalho.
Hoje, o Brasil ocupa o 9º lugar no ranking de acidentes laborais, segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência. Reduzir este número é a melhor forma de atingir qualidade de vida dentro da empresa e aumentar a satisfação da equipe.
SESI

Nenhum comentário: