sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

O que é o eSocial?

O que é o eSocial?

O eSocial veio para simplificar a vida dos profissionais de contabilidade. Graças ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)foi possível sintetizar as informações em um só sistema. Em outras palavras, o eSocial seria uma versão do SPED para a área trabalhista, englobando as informações acessórias enviadas por meio de declarações como CAGED, RAIS, GFIP e DIRF.Contudo, essa substituição vem sendo feito de forma gradual – em verdade, trata-se de um processo que ainda está em andamento e que não tem data para acabar. Por conta disso, especialmente nesse momento, é importante redobrar a atenção: algumas declarações estão mudando de formato, de maneira que todos os anos têm aparecido algumas novidades.

As obrigações reunidas no eSocial?

Além da folha de pagamento, são pelo menos 14 os itens compreendidos dentro do eSocial. Até então, todos eles eram cobrados individualmente. A boa notícia é que tudo agora é entregue de uma só vez e fica disponível online. Veja a lista de documentos que fazem parte do eSocial:
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • Livro de Registro de Empregados (LRE)
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
  • Comunicação de Dispensa (CD)
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT)
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)
  • Guia da Previdência Social (GPS)
  • Guia de Recolhimento do FGTS (GRF)
Vem ai o curso eSocial especialmente para os profissionais que atuam em SST,curso será realizado nos dias 20 e 21 de maio em Porto velho,vamos nos capacitar amigos TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO,não percam a oportunidade.


Edivaldo Coelho da Silva

Técnico de Segurança do Trabalho 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Riscos ocupacionais no trabalho: o que são e como classificá-los?



Riscos ocupacionais no trabalho: o que são e como classificá-los?


A probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.
Os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.
Em cada tipo de empresa e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.
Em indústrias e empresas que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção os perigos estão, de modo geral, ligados à estas máquinas. A NR12 não trata de todos os riscos que uma máquina pode ter, mas no item 12.39-a é exigido a elaboração de uma ANÁLISE DE RISCO, e para fazer isso deixei um artigo interessante para você começar a fazer agora:

O que significa cada cor na tabela de riscos ocupacionais?

O grupo 1 é denominado de verde e se refere aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.
O grupo 2 corresponde à cor vermelha, que são os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador.
O grupo 3 é titulado com a cor marrom, que abrange os riscos biológicos: vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos.
Já o grupo 4 recebe a cor amarela, que engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, trabalho noturno, jornadas de trabalho extensas, monotonia e repetitividade, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador.
o grupo 5, que é definido como azul e se compõe de causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e riscos de acidentes equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

Edivaldo Coelho da Silva
Técnico de Segurança do Trabalho



ACIDENTE FATAL NA PREFEITURA DE JARÚ NO ESTADO DE RONDÔNIA


Um servidor público municipal da Prefeitura de Jaru faleceu na manhã desta segunda-feira (18) após ser atingido por uma manilha durante serviço na Secretaria de Obras.
Segundo informações, José Barbosa da Silva, conhecido popularmente como Zé do Brega, 47 anos, trabalhava juntamente com outros servidores no pátio da Secretaria de Obras, e momentos após uma retroescavadeira retirar uma das manilhas para carregar no caminhão, outra se soltou do monte e caiu sobre ele.
O servidor ainda foi socorrido pelos colegas de trabalho ao Hospital Municipal de Jaru, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

José Barbosa da Silva era filho de pioneiros jaruenses e trabalhava na Prefeitura de Jaru há muitos anos.
Ele deixa esposa, uma filha e uma legião de amigos dos quais era muito querido.
Mais informações em instantes!
Fonte: Anoticiamais

A prefeitura de JARÚ senhor prefeito vamos atentar para aplicabilidade de investimentos em SST,quando se fala em melhora ro ambiente laboral o empregador privado e o gestor público está preocupado realmente com o ser humano que tem que está em evidência.
Investir em segurança do trabalho possui um evidente objetivo principal: reduzir ou eliminar os riscos que existem na execução de determinadas atividades. Isso significa que, ao investir em equipamentos e práticas mais seguras. A empresa está automaticamente diminuindo todos os riscos ligados às operações de rotina, evitando doenças e lesões aos trabalhadores, e ainda, melhorando seus resultados.
Se uma construtora investe em andaimes seguros e equipamentos de proteção individual, por exemplo (como cintos, luvas e botas), então está diminuindo os riscos de quedas e acidentes.
Caso uma determinada indústria forneça capacetes e respiradores a seus funcionários, ela está ajudando a reduzir o perigo de acidentes provocadas por quedas de objetos, e também está diminuindo os riscos de doenças causadas pela inalação de gases.
Com menos riscos presentes no ambiente laboral, há uma prevenção maior dos acidentes de trabalho,já que acidente é diferente de fatalidade.
Enquanto a fatalidade é uma ocorrência que sai do controle de qualquer gestor, o acidente pode ser prevenido com as medidas certas. Dessa forma, investir em segurança do trabalho significa diminuir as chances de um trabalhador terminar acidentado, machucado ou até mesmo chegar a falecer. Infelizmente o município de JARÚ perdeu um colaborador pela inércia do GESTOR maior O PREFEITO.


Edivaldo Coelho da Silva
Técnico de Segurança do Trabalho






quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

CENTRO DE TREINAMENTO GRUPO FIRE









CENTRO  DE TREINAMENTO GRUPO FIRE ESTÁ PRONTO PARA ATENDER O EMPRESÁRIO QUE EXECUTA OU UTILIZA MÃO DE OBRA COMO SERVIÇO EM ALTURA,ESTAMOS COM PROFISSIONAIS HABILITADOS E COM CERTIFICAÇÃO RECONHECIDA,DISPOMOS DE BOMBEIROS CIVIS,GUARDA VIDAS PARA PARQUE AQUÁTICO TODOS COM HABILITAÇÃO,CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS,TEMOS AMBULÂNCIA PARA SEU EVENTO,TREINAMENTO EM SEGURANÇA DO TRABALHO,PPRA, PCMAT, PCMSO,CIPA,LAUDOS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE..INFORMAÇÕES NOS FONES:(69)99243-2894/99334-2289.

domingo, 10 de fevereiro de 2019

CAMPANHA CONTRATE UM BOMBEIRO CIVIL ELE TEM SUA IMPORTÂNCIA





CAMPANHA CONTRATE UM BOMBEIRO CIVIL 

ELE TEM 

SUA IMPORTÂNCIA





O bombeiro civil é o profissional de Segurança Contra Incêndio (SCI) que presta serviço em uma planta industrial, uma edificação ou em um evento, podendo ser pública ou privada.
O exercício da profissão em território nacional foi sancionado na lei nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009, é define o profissional de bombeiro civil.
O Bombeiro Civil é o profissional, que não faz parte do Corpo de Bombeiros Militar, é responsável, entre outras coisas, pela prevenção e combate ao fogo, avaliação de riscos existentes, implementação de planos de evacuação, resgate de pessoas e intervenção em acidentes elétricos, hidráulicos e de produtos químicos. Dentro desse contexto esses profissionais há necessidade urgente dos entes FEDERAL,ESTADUAL e MUNICIPAL,já pensar nos próximos concursos a figura desse profissional. Não adianta hoje empresa privadas e organismos públicos capacitar colaborador como voluntário no caso de combate a incêndio, atualmente temos profissionais capacitados e habilitados que são os BOMBEIROS CIVIS,profissão já regulamentada por lei federal,mas que infelizmente tantos empregadores privados e públicos não atentaram para a figura desse profissional de fundamental, importância não só em combate a incêndio,como também em primeiros socorros etc..,Estamos observando alguns acidentes com sinistro que se esse profissional em epígrafe estivesse nos referidos locais com certeza teria evitado danos materiais como também salvado vidas,esperamos que essa visão de empresários e gestores públicos mude no sentido de contratar tais profissionais.