terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ano Novo, Velhos Mitos e Novas Fatalidades - DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Ano Novo, Velhos Mitos e Novas Fatalidades


CISA
Segundo uma análise divulgada pelo National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), dos EUA, existe uma maior probabilidade de as pessoas morrerem devido a acidentes de trânsito na Véspera do Ano Novo do que em outros períodos.

Apesar dessa constatação não ser nenhuma surpresa para os cientistas e o público em geral, as estatísticas apresentadas pela Administração Nacional de Segurança do Tráfego nas Estradas dos EUA (National Highway Traffic Safety Administration) alertam para a relação fatal entre o uso de álcool e a direção de veículos automotores.


De acordo com essa pesquisa, na véspera do início do ano de 2007 (entre 18h00 do dia 31/12/2006 e 5h59 da manhã seguinte) ocorreram 54 mortes no trânsito relacionadas ao uso de álcool nos EUA. Duas semanas depois, no mesmo horário e dia da semana, o número dessas mortes foi de apenas 20. No Brasil, apesar da escassez de estudos sobre a direção de veículos automotores sob a influência álcool, uma pesquisa com 333 adultos participantes do I Levantamento Nacional Domiciliar sobre Padrões de Consumo de Álcool (entre 2005-2006) revelou uma prevalência de beber e dirigir de 34,7%.


Apesar de muitos de nós sabermos das altas taxas de mortalidade no trânsito relacionadas ao consumo de álcool em períodos festivos, os velhos mitos sobre o uso de álcool por motoristas persistem. Estudos científicos já forneceram informações importantes que contradizem conhecimentos populares sobre como o álcool afeta nosso cérebro e corpo, e a duração desses efeitos.

Grande parte das pessoas que bebe em ocasiões festivas acaba tendo problemas com a direção de veículos, porque não são capazes de reconhecer que a destreza necessária para a direção, além de outras habilidades importantes (como a tomada de decisões), são prejudicadas muito antes dos sinais físicos da embriaguez começarem a aparecer.

Nos primeiros goles, o álcool atua como estimulante e pode temporariamente deixar as pessoas com uma sensação de excitação. No entanto, as inibições e a capacidade de julgamento são rapidamente afetadas, aumentando a probabilidade de tomarmos decisões equivocadas. Com o aumento do consumo de álcool, as habilidades motoras e o tempo de reação também sofrem consequências, e o comportamento da pessoa torna-se descontrolado e muitas vezes agressivo, comprometendo ainda mais as habilidades necessárias para o ato de dirigir. Ainda, em altas doses, o álcool pode tornar as pessoas sonolentas ou até mesmo ocasionar a perda da consciência ao volante.


Outro engano muito comum é subestimar os efeitos duradouros do álcool em nosso corpo. Alguns acreditam que parar de beber ou tomar um copo de café podem torná-los aptos a dirigir com segurança. A verdade é que o álcool continua a afetar o nosso cérebro mesmo após a última dose, prejudicando a nossa coordenação e capacidade de julgamento até mesmo horas depois da ingestão de bebidas alcoólicas.

O ato de dirigir à noite também é considerado uma tarefa perigosa, principalmente porque a sonolência natural durante o período noturno aumenta com a ação depressora do álcool no sistema nervoso. As habilidades para dirigir podem sofrer prejuízos até mesmo no dia seguinte, quando vestígios de álcool no organismo, ou dores de cabeça e desorientações características da “ressaca”, contribuem para a ocorrência de acidentes, embora a pessoa não se sinta mais embriagada.


Ninguém tem a intenção de ferir outras pessoas quando dirige em momentos comemorativos, como no Natal e Ano Novo. No entanto, as fatalidades no trânsito relacionadas ao álcool ainda são relevantes e os mitos acerca dos efeitos do álcool em nosso organismo persistem.



Como existe uma variabilidade biológica grande entre os indivíduos, é difícil aconselhar especificamente sobre o consumo de álcool. Entretanto, alguns fatos são evidentes: não existe maneira de acelerar a recuperação do nosso cérebro após a embriaguez, ou tomar boas decisões ao volante quando você já bebeu. Em festas, particularmente, o rápido consumo de várias doses de álcool em um curto período não é uma atitude aconselhável.

Assim, nessa próxima comemoração de Ano Novo, não subestime os efeitos do álcool. Não acredite que você pode enfrentá-los. Pelo contrário, enquanto você pensa nas consequências que a embriaguez ao volante pode causar (como o pagamento de multas, prisão ou um acidente fatal), comece a fazer planos alternativos para ter uma volta para casa segura.


Fontes:
NIH Publication No. 08-5639, December 2008 (www.niaaa.nih.gov)
Pechansky F e col. Alta prevalência relatada de beber e dirigir no Brasil: dados do primeiro estudo representativo realizado em domicílios. Rev Bras Psiquiatr. 2009;31(2):125-30.





FELIZ NATAL


FESTEJEMOS O NATAL COM ALEGRIA E HARMONIA SEGURA EM FAMÍLIA E COM
OS AMIGOS(AS), PORÉM SEM NOS ESQUECERMOS DO ANIVERSARIANTE: JESUS!!!
À FAMÍLIA T.S.T. O NOSSO CORDIAL FELIZ E ABENÇOADO
ABRAÇO FRATERNO DE NATAL!!!
HO...HO...HO...
EDIVALDO & FAMÍLIA

RECONHECENDO UM DERRAME


Derrame:  memorize  as três primeiras  letras...S.T.R.  
                 Os sintomas de um derrame são difíceis de  identificar, infelizmente, por causa de nossa falta de atenção,  o que pode torna-se em desastrosa ocorrência de morte ou sermos fonte de vida para a vítima de derrame. A vítima do  derrame  pode sofrer severa consequência  cerebral  quando  as pessoas que  presenciam o ataque  falham em reconhecer os sintomas de  um  derrame. Os   médicos dizem que uma testemunha qualquer pode  reconhecer um derrame fazendo à vítima estas três  simples preguntas:
   S*   (Smile)   Peça-lhe que  SORRIA.    
T*   (Talk)   Peça-lhe que FALE  ou
APENAS  DIGA UMA FRASE  SIMPLES. (com  coerência)  (ex : Hoje o dia está  ensolarado) 
   R*   (Rise   your arms)  Peça-lhe que   levante AMBOS  OS BRAÇOS.  
¨* Se  ele ou ela têm algum problema em realizar QUALQUER destas  tarefas, chame a  emergência  imediatamente  e  descreva-lhe  os sintomas, ou vão rápido à clínica ou  hospital.
¨* Novo  Sinal de derrame - Ponha a língua  fora.  
¨*  Peça à  pessoa que ponha a língua para fora. Se a  língua estiver torcida e sair por um lado ou por  outro, é também sinal de  derrame.
Um  cardiologista disse que qualquer pessoa que re-envie   este  e-mail a pelo menos 10 pessoas;  pode apostar que salvará pelo menos uma vida!
*** O.B.S.: Não  o  considere uma corrente, mas sim, algo que todos  devemos saber.
***Eu  já cumpri a minha  parte...E VOCÊ ???***

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

VOZES DO ESPÍRITO


Deus é meu Pai.

A Natureza é minha Mãe.

O Universo é meu Caminho.

A Eternidade é meu Reino.

A imortalidade é minha Vida.

A Mente é meu Lar.

O Coração é meu Templo.

A Verdade é meu Culto.

O Amor é minha Lei.

O corpo minha Manifestação.

A Consciência é meu Guia.

A Paz é meu Abrigo.

A Experiência é minha Escola.

O Obstáculo é minha Lição.

A Dificuldade é meu Estímulo.

A Alegria é meu Cândido.

A Dor é meu Aviso.

A Luz é minha Realização.

O Trabalho é minha Benção.

O Amigo é meu Companheiro.

A Adversário é meu Instrutor.

O Próximo é meu Irmão.

A Luta é minha Oportunidade.

O Passado é minha Advertência.

O Presente é minha Realidade.

O Futuro é minha Promessa.

O Equilíbrio é minha Atitude.

A Ordem é minha Senha.

A Beleza é meu Ideal.

A Perfeição é meu Destino.


O Espírito.
Mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier em reunião íntima de preces, em Belo Horizonte. O mensageiro que a escreveu e que se apresentou num ambiente de grande elevação não se identificou, assinado e comunicado apenas com as palavras “O Espírito”.

***FELIZ NATAL***   ***FELIZ NAVIDAD***   ***MERRY CHRISTMAS***

Feliz Natal Com Segurança e Muita Saúde!!!


acidente de trabalho

MAIS UMA VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRABALHO OCORRIDO SÁBADO NA OBRA DO TEATRO ESTADUAL DE RONDÔNIA, OPERÀRIO ESTA EXECUTANDO SERVIÇO NA CITADA OBRA QUANDO EM DADO MOMENTO UM BALDE DE CONCRETO DESPREENDEU VINDO A CAIR NA CABEÇA DO MESMO CAUSANDO TRAUMATISMO CRANIANO ENCEFÁLICO O MESMO FOI SOCORRIDO NA UNIDADE DE SAÚDE ESTADUAL JOÃO PAULO II, MAS NÃO RESISTIU VINDO A ÓBITO,É NECESSARIO QUE A UNIDADE DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO EMPREGO E TRABALHO FAÇA UMA FISCALIZAÇÃO MAIS EFETIVA NESSAS OBRAS QUE ORA VEM OCORRENDO NA CAPITAL POIS HÁ MUITAS IRREGULARIDADES QUE PODEM SER CORRIGIDAS E EVITAR MORTES COMO ESSA.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Aos companheiros Técnicos de Segurança do Trabalho

Caros Técnicos de Segurança do trabalho do Estado de Rondônia quero informar aos senhores que recentemente um número de TST de ji-paraná em uma ação desonrosa fez uma assembléia naquela localidade sem comunicar os técnicos de segurança do trabalho de porto Velho e na oportunidade criaram uma junta governativa, e tomaram o SINTEST da representate legal ILONI, este que subscreve não sabe a finalidade da mesma, como também logo em alguns dias segundo um Sr. Moacir fizeram uma eleição de uma nova diretoria e novamente nós da capital ficamos sem ser informados da citada eleição, este que subscreve questionou os motivo de não ter uma urna em porto velho disse que a assembléia decidiu por não trazer a citada urna para votação em decorrência de ter poucos TST mas havia a necessidade de ter uma urna para que nós técnicos pudessemos escolher nosso representate legal, haja visto que precisamos de união e não de esfacelamento como a categoria já se encontra, estamos vivendo um dos melhores momentos da nossa categoria .