Prevenção de Acidentes
Os acidentes podem matar e mutilar. Afetam todos os sectores da economia, mas o problema é particularmente grave nas pequenas e médias empresas (PME).
*Construção — um "ponto negro" em termos de
acidentes:
Na União Européia, a construção civil é um dos setores mais perigosos. Os principais perigos incluem o trabalho em altura, os trabalhos de escavação e a movimentação de cargas. É necessário conferir prioridade a medidas que eliminem ou reduzam os perigos na sua origem e que proporcionem uma proteção coletiva.
- Trabalho em altura — as quedas em altura constituem a causa mais comum de lesões e mortes. As causas incluem: trabalho em andaimes ou plataformas que não estão equipados com guias de segurança, ou sem que o trabalhador tenha um arnês de segurança corretamente colocado, telhados frágeis e escadas que não são adequadamente apoiadas, posicionadas e fixadas. Todo o processo de construção deverá ser planeado, desde a fase de projeto, de forma a minimizar o risco de ocorrência de quedas.
- Trabalho em escavações — antes do início de qualquer trabalho de escavação, devem ser considerados todos os perigos potenciais, queda de pessoas e veículos nas escavações e debilitação de estruturas próximas. Em seguida, devem ser tomadas as precauções adequadas. Devem ser localizados e marcados todos os equipamentos subterrâneos, e tomadas medidas para os evitar; verifique se todo o material de apoio à escavação se encontra no local e se existe um método seguro de colocação e remoção de material de apoio.
- Movimentação de cargas — elabore um plano destinado a minimizar a movimentação de materiais e a assegurar um manuseamento seguro dos mesmos. O equipamento tem de ser montado e utilizado por trabalhadores com formação e experiência e regularmente inspecionado por pessoal competente.
- "Limpeza" geral e acesso seguro — verifique se existem acessos seguros (estradas, passadeiras, escadas ou andaimes) para entrada e saída em todos os locais de trabalho, se os materiais são guardados de forma segura, se as aberturas têm vedações ou estão cobertas e corretamente assinaladas, se são tomadas as medidas adequadas para recolher e eliminar os resíduos e se a iluminação é adequada.
DDS, CURSOS, TREINAMENTOS E
PROGRAMAS DE
PREVENÇÃO EM SEGURANÇA E SAÚDE
PREVENÇÃO EM SEGURANÇA E SAÚDE
NO TRABALHO...CONTATE-NOS!!!
PARABÉNS TST!!!
$$$EMPREENDA, FAÇA E VENDA$$$
CULINÁRIA FÁCIL...
QUICHE DE PÃO...
INGREDIENTES:
MASSA:
- 65 g de pão de forma trituradas (+/-5 fatias)
- 3 colheres (sopa) de azeite (45 ml)
- 50 g de queijo parmesão ralado (½ xícara de chá)
Recheio
- 150 g de peito de peru picadinho (1 xícara de chá)
- 150 g de queijo minas padrão ralado (1 xícara de chá)
- ¼ xícara (chá) de azeitona verde picada (35 g)
- cebolinha picadinha e sal a gosto
- 3 ovos
- 350 g de queijo cottage (1 ½ xícara de chá)
- ½ colher (chá) de fermento em pó
PREPARO:
MASSA;
- Numa tigela coloque 165 g de pão de forma trituradas, 3 colheres (sopa) de azeite, 50 g de queijo parmesão ralado e misture bem. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma redonda e canelada, de fundo falso (24 cm de diâmetro) untada com azeite, pressionando bem e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 10 minutos. Retire do forno e reserve.
Recheio
- Misture, numa tigela, 150 g de peito de peru picadinho, 150 g de queijo minas padrão ralado, ¼ xícara (chá) de azeitona verde picadinha, cebolinha picadinha a gosto e espalhe sobre a massa (reservada acima). Coloque num liquidificador 3 ovos, 350 g de cottage e bata bem. Adicione ½ colher (chá) de fermento em pó e bata novamente. Despeje este creme sobre a massa de pão e leve ao forno novamente a 180°C por 40 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.
Bolo de Chocolate com Calda de Caramelo e Amendoins...
INGREDIENTES:
- 200 gramas de manteiga sem sal
- ½ copo de cacau em pó (peneirado)
- ¾ copo de água (filtrada)
- 2 copos de açúcar (400 gramas)
- 2 ovos grandes
- 1 copo de iogurte natural (250 ml)
- 2 colheres de sopa de baunilha
- 2 copos de farinha de trigo (280 gramas)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 pitada de sal
Calda
- 2 copos de açúcar
- ½ copo de água
- 1 ½ colher de sopa Karo (xarope de milho)
- 2/3 copo de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, temperatura ambiente
- 1 copo de amendoins salgados
PREPARO:
- Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte com bastante manteiga uma forma redonda de tubo. Polvilhe com farinha e reserve.
- Numa panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo. Assim que ela estiver derretida, acrescente o cacau e misture bem até diluir todo o pó. Acrescente então a água e misture. Cuidado para não deixar ferver. Retire a panela do fogo.
- Fora do fogo, junte o açúcar, os ovos, o iogurte e a baunilha, de uma vez. Misture bem até formar um creme homogêneo. Adicione então a farinha, o bicarbonato, a canela e o sal. Misture até todos os secos estarem incorporados a massa. Entorne na vasilha e leve imediatamente ao forno. Asse por 45 minutos ou até assim que a faca sair seca do meio do bolo.
- Retire o bolo de forno e deixe esfriar. Passe uma faca entre o bolo e as laterais para solta-lo e vire numa travessa. Regue com a calda de caramelo e amendoins.
Calda
- Numa panela média, ponha o açúcar, a água e o Karo. Leve a fogo meio/alto até caramelizar (aproximadamente 10 minutos dependendo do fogo e do tamanho da panela). Não se acanhe em deixar o açúcar ficar bem caramelizado pois senão, não tem gosto de caramelo. Porém cuidado para não deixá-lo queimar pois ele fica amargo demais. Assim que começar a sair fumaça, tire rápido do fogo!!!
- Fora do fogo, junte rapidamente o creme de leite e a manteiga. Tome muito cuidado pois o caramelo vai borbulhar forte e eventualmente respingar para forma da panela. Quando o caramelo acalmar, leve ao fogo de novo para diluir o todo. Assim que o caramelo tiver homogêneo, retire do fogo e adicione os amendoins. Deixe a calda esfriar por uns 10 minutos antes de usá-la no bolo.
- Essa receita vai produzir mais calda do que precisamos então para não perder os preciosos amendoins, retire-os da panela com uma escumadeira e ponha em cima do bolo. Quando todos os amendoins estiverem no bolo, entorne a calda até cobrir o bolo. Guarde o que sobrar do caramelo (mais ou menos ½ copo) para outro uso, como sorvete por exemplo.
MENSAGEM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário