domingo, 13 de julho de 2014

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - COMO LIDAR COM AS CRÍTICAS NO SEU TRABALHO!!! - POR LILIAN SATURNINO




Como Lidar com as Críticas

Todos nós já sofremos críticas. Mas será que sabemos lidar com elas? Algumas críticas são boas e deixam-nos muito satisfeitos, outras são desagradáveis e fazem com que fiquemos furiosos. Mas antes de chegar ao estado de fúria, há que perceber o carácter da opinião que lançaram sobre nós, pois nem sempre possuem sentido depreciativo. Muito pelo contrário.

Em primeira análise, uma crítica sobre o nosso trabalho é sempre desconfortável. Não que seja negativa, mas simplesmente porque o nosso desempenho enquanto profissional está a ser observado e/ou posto em causa por colegas ou patrões.

Na maioria dos casos, uma crítica nunca é bem aceita, mas o importante, primeiro que tudo, é perceber se de fato estamos a ser alvo de uma crítica ou de uma afirmação meramente opinativa. Se concluirmos que, de fato, fomos alvo de uma crítica, a melhor atitude a tomar é tentar perceber se esta possui razão ou não de existir.

Acreditamos e damos o melhor para que o nosso trabalho não seja objecto de discussão, mas todos os profissionais, nas áreas mais diversas, são avaliados pelo trabalho desempenhado.

Normalmente é difícil conseguirmos abstrairmo-nos da produção do trabalho elaborado diariamente por nós e avaliá-lo objectivamente, mas este é o primeiro passo para podermos aceitar e lidar bem com as críticas que nos são dirigidas. 

Críticas Positivas: EXISTEM?!?!?...

Muitas vezes as críticas surgem apenas como forma de reconhecimento do nosso trabalho. Significa que os colegas ou superiores estão de olho em nós e na maneira como funcionamos, e valorizam-no. No entanto, o fato de o estarem sempre a elogiar poderá ter os seus senãos, como o excesso de confiança e uma maior despreocupação nas responsabilidades inerentes à função desempenhada.

Embora sejam sempre bem vindas, as críticas positivas podem aumentar em demasia o ego e prejudicar a actividade profissional. Portanto, fique atento e não deixe que a vaidade tome conta de si.
Críticas Negativas

Ao elaborarem uma opinião depreciativa sobre o desempenho das suas funções, a reacção mais imediata é a de criticar de volta. Está errado! A atitude mais coerente é, depois de assimilar a crítica na sua totalidade, perceber qual a natureza da mesma e se esta tem fundamento. 

Muitas vezes são as críticas por partes de terceiros que nos fazem perceber e corrigir os nossos erros e aperfeiçoar o que se realiza posteriormente. Assim acedemos a uma posição mais favorável pois conquistamos a oportunidade de melhorar a nossa performance e aprender com os nossos erros.

As críticas negativas também podem ser encaradas como um elogio e são a melhor forma de perceber as falhas que cometemos para depois as corrigirmos.

Não se deixe abater pelas opiniões ou censuras que os outros fazem de si. Aproveite ao máximo cada relato, cada afirmação, cada declaração favorável ou depreciativa para desenvolver e triunfar nas suas tarefas diárias.

Independente de quem você é ou do posto que ocupa, críticas e julgamentos a seu respeito ou sobre sua conduta farão parte da sua rotina!

 É preciso, aprender a avaliar suas reações e adotar um comportamento civilizado para lidar com isso.


1. Não seja reativo:
Argumentos defensivos ou retrucar de imediato sem refletir sobre o que lhe foi dito não ajudará em nada. Pelo contrário.
Reações impulsivas nos mantêm reféns de relações hostis. Refletir sobre alguns comentários a nosso respeito, por mais duros que possam parecer, nos ajuda a exercitar o autoconhecimento e melhorar nossas relações interpessoais.

2. Faça considerações:
Cultive o hábito de refletir sobre os comentários alheios e elabore um argumento coerente antes de responder de forma impulsiva. Lembre-se de que, no calor dos ânimos e sob pressão, as pessoas são levadas a agir sob impulso, e nem sempre têm noção do que estão dizendo ou das razões que as levaram a fazer uma crítica. Seja condescendente com elas.

3. Invista no autoconhecimento:
É muito difícil aceitar um comentário ruim, mas, temos a oportunidade de reavaliar nossas atitudes e perceber quando - e de que forma - afetamos as pessoas com estilos e percepções diferentes. De cada crítica ou julgamento retire um aprendizado, independente de ter ou não fundamento.

4. Aproveite as oportunidades para dar seu salto de qualidade:
Quando os comentários ou críticas não procederem, elabore um discurso racional e dê retorno de forma assertiva e gentil à pessoa envolvida. Certamente, essa atitude aumentará sua credibilidade e o tornará mais preparado para agir em situações similares.
Se você refletiu e chegou à conclusão de que as críticas são pertinentes, aproveite a oportunidade para rever posições e efetuar mudanças necessárias.

5. Quando contra argumentar não for possível, registre o aprendizado:
Algumas vezes não temos a oportunidade de argumentar a respeito do que nos é dito ou feito. Mas tenha sempre em mente que todas as situações do nosso dia a dia nos oferecem oportunidades de aprendizado.
Caso você não tenha chance de agir em defesa própria diante de uma crítica, registre a mensagem do episódio e assimile conhecimento.


Saber lidar com as críticas é importante para o crescimento profissional e social!!!

Receber uma crítica no ambiente de trabalho nunca é uma situação agradável. Segundo a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma BR, as reações diante de uma crítica, mesmo que construtiva, podem apontar traços negativos da personalidade, como baixa autoestima e agressividade, que precisam ser repensados. 

Segundo a especialista, existem três tipos de comportamento: o passivo, o agressivo e o assertivo. Os dois primeiros são os mais preocupantes e podem ser identificados quando a pessoa é exposta a uma situação onde é questionada e criticada sobre algo que fez ou deixou de fazer. 

— São poucas as pessoas que se enquadram em um comportamento ideal, que é o assertivo. Geralmente elas têm atitudes agressivas, de acusar outras pessoas, ou simplesmente "engolem o sapo", não verbalizam. 

Pessoas com baixa autoestima podem reagir tanto de forma agressiva quanto passiva. Geralmente, a pessoa que tem baixa autoestima acaba se culpando ainda mais, achando que não consegue fazer nada direito ou pensando que todos são melhores que ela. 

Reagir com raiva, insultos, acusações ou desculpas infundadas à uma crítica demonstra um comportamento agressivo e até uma imaturidade emocional, explica a psicóloga. Ambos comportamentos podem prejudicar a vida profissional e os relacionamentos interpessoais da pessoa. 

De acordo com a especialista, a forma como a pessoa reage também tem a ver com as experiências que ela teve durante a infância. Os pais, principalmente, devem estabelecer limites e orientar os filhos. 

— A forma como reagimos diante de uma crítica também é herança do aprendizado que tivemos na infância. Quando se faz uma crítica a uma criança, também é preciso dar uma sugestão de como ela pode melhorar. 

Ana explica que o comportamento assertivo é aquele em que a pessoa sabe ouvir a crítica, se responsabilizar ou argumentar de forma positiva, aproveitando a situação como uma oportunidade de aprendizado. 

Tipos de comportamento: 

PASSIVO 

A pessoa não reage à crítica. Ela não se manifesta nem argumenta com quem está se contrapondo a ela. Geralmente fica ressentida, com raiva, mas não consegue se expor. 

AGRESSIVO 

A reação é sempre agressiva e hostil. Essa pessoa costuma acusar em vez de se responsabilizar ou argumentar. 

ASSERTIVO 

Uma pessoa com comportamento assertivo sabe argumentar, se responsabilizar pelo erro, apontar soluções e ver o lado positivo da situação. 


Porque é importante saber receber uma crítica? 

— Não crescemos e nos aprimoramos sem saber o que a gente faz bem ou o que podemos fazer melhor. Para as pessoas que buscam excelência a crítica é essencial — afirma a psicóloga. 

Ana explica que é preciso saber entender e pensar que a opinião dos outros sobre algum comportamento ou atitude pessoal também é uma oportunidade de melhorar, principalmente quando esta aponta alternativas.



Já dizia Óscar Wilde "Falem de nós, nem que seja mal!"

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