Risco de Desmoronamento
NR-18
NR-18 pela FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, apresenta a toda a comunidade do trabalho a Recomendação Técnica de Procedimentos – RTP sobre Escavações,Fundações e Desmonte de Rochas,visando subsidiar empresas, profissionais,governo e trabalhadores no efetivo cumprimento da Norma.
A referida Recomendação Técnica tem por objetivo fornecer embasamento técnico e procedimentos em atividades que envolvam escavações, fundações e desmonte de rochas na indústria da contrução. O texto-base e os desenhos foram elaborados pelo Grupo Técnico de Trabalho e consolidados pelos demais técnicos do Programa Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho na Indústria da Construção – PROESIC da FUNDACENTRO.

Como preconiza a Norma Regulamentadora NR-18 - Condições e Meio ambiente do Trabalho na indústria da Construção (MINISTÉRIO DO TRABALHO, 1996), os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. Fundações com riscos de desmoronamentos, como tubulões, podem também exigir escoramento adequado.
A NR-18 traz também recomendações explicitas nestes dois casos: inspecionar diariamente os escoramentos; levar em consideração cargas e sobrecargas ocasionais, bem como possíveis vibrações, para determinar a inclinação das paredes do talude, a construção do escoramento e o cálculo dos elementos necessários; desviar o tráfego próximo às escavações e, na sua impossibilidade, reduzir a velocidade dos veículos.

Além do serviço de execução de fundações, no caso de obras em execução, é também crítico o de estruturas de concreto armado, já que as operações de concretagem e de desfôrma podem levar ao desmoronamento das fôrmas. O projeto adequado desta, incluindo de seus cimbramentos, assim como a implementação de processo de desfôrma adequado são, portanto, fundamentais, havendo no mercado profissionais capacitados para tanto.
Além disso, como preconiza a NR-18, durante os trabalhos de lançamento e vibração de concreto, o escoramento e a resistência das fôrmas devem ser inspecionados por profissionais qualificados; além disso, durante a desfôrma devem ser viabilizados meios que impeçam a queda livre de seções de fôrmas e escoramentos, sendo obrigatórios a amarração das peças e o isolamento e sinalização ao nível do terreno.

DE OLHO NA NORMA REGULAMENTADORA DE RISCO DE DEMOLIÇÃO TRABALHADORES...NR-18 NA CABEÇA!!!!
REFLETINDO COM MÁRIO QUINTANA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário