terça-feira, 29 de julho de 2025

SEGURANÇA DO TRABALHO

 

SEGURANÇA DO TRABALHO

 

SEGURANÇA DO TRABALHO

 

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como para proteger a integridade e a capacidade de trabalho do servidor.

Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho, Portaria 3.214/78, compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, portarias, decretos e, também, as convenções da Organização Internacional do Trabalho ratificado pelo Brasil.

A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.

 

Profissionais da Área de Segurança do Trabalho e Suas Funções

O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Assessoras empresas industriais e de outro gênero em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, Inspeciona estabelecimentos fabris, comerciais e de outro gênero, verificando se existem riscos, Promove a aplicação de dispositivos especiais de segurança, Adapta os recursos técnicos e humanos, estudando a adequação da máquina ao homem e do homem à máquina, Estuda as ocupações encontradas num estabelecimento fabril, comercial ou de outro gênero, analisando suas características, para avaliar a insalubridade ou periculosidade de tarefas ou operações ligadas à execução do trabalho.

Técnico de Segurança do Trabalho

 

Inspeciona locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, Inspeciona os postos de combate a incêndios, examinando as mangueiras, hidrantes, extintores e equipamentos de proteção contra incêndios, para certificar-se de suas perfeitas condições de funcionamento, Comunica os resultados de suas inspeções, elaborando relatórios, Investiga acidentes ocorridos, examinando as condições da ocorrência, para identificar suas causas e propor as providências cabíveis.

 

Médico do Trabalho

 

Executa exames periódicos de todos os empregados ou em especial daqueles expostos a maior risco de acidentes do trabalho, Executa exames médicos especiais em trabalhadores do sexo feminino e menores, Faz tratamento de urgência em casos de acidentes de trabalho ou alterações agudas da saúde, Participa dos programas de vacinação, orientando a seleção da população trabalhadora.

 

Enfermeiro do Trabalho

 

Estuda as condições de segurança e periculosidade da empresa,Elabora e executa planos e programas de proteção à saúde dos empregados, Executa e avalia programas de prevenções de acidentes e de doenças profissionais, Presta primeiros socorros no local de trabalho, em caso de acidente ou doença, fazendo curativos ou imobilizações especiais, Elabora e executa ou supervisiona e avalia as atividades de assistência de enfermagem aos trabalhadores.


Nenhum comentário: