Como Surgiu o Setembro Amarelo
O Setembro
Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Cerca de 12
mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no
mundo.
Trata-se de
uma triste realidade e, em 96,8% dos casos há relação com transtornos mentais.
Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do
transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Os índices
crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de
falar sobre o assunto. Ainda há muito tabu acerca do tema, mas o colocar em
pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas.
É nesse
cenário que o Setembro Amarelo ganha cada vez mais força. A campanha mobiliza a
sociedade para conscientização sobre o tema, falando sobre como identificar
sinais da ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda.
A Origem do Setembro Amarelo
A origem
do Setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra
suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O
jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica,
tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou
de amarelo.
Porém, em
1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família,
nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua
própria vida.
No funeral, os
amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se
precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo
país.
Diversos
jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas
próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do
programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.
Em 2003,
a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para
ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é
a cor escolhida para representar essa campanha.
Setembro Amarelo no Brasil
Aproveitando a
data mundial, a campanha Setembro Amarelo foi criada
no Brasil em 2015. O projeto é um trabalho conjunto
do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho
Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de
Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia
Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
O objetivo é
conscientizar sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa. Ao
longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e
privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento. Monumentos
como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty
(DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), participam da
campanha.
Fatores que podem aumentar o risco de ideias
suicidas
A tentativa de
suicídio pode acontecer entre pessoas de qualquer faixa etária, gênero ou
classe social. Porém, alguns fatores podem ampliar o risco.
Um dos
primeiros alertas é para pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos. Em
especial, quando se trata de depressão, transtorno bipolar, ansiedade e
esquizofrenia. Casos de abuso de drogas e bebidas alcoólicas também merecem
atenção.
Alguns estudos
indicam também que há prevalência de tentativas de suicídio acima de 65 anos.
Idosos podem sofrer com a solidão, sentimento de incapacidade e falta de
perspectiva no futuro, levando a ideias suicidas.
Problemas
financeiros também podem ser fatores de risco. Há ainda um certo grau de
hereditariedade, que a ciência não conseguiu mensurar até o momento.
Tente observar as pessoas no seu entorno, como estão suas reações no dia a dia, se há mudanças de comportamentos, muitas das vezes você vê uma pessoa sorrindo mas muitas das vezes essa pessoa pode essa sofrendo no seu íntimo, e tem receio de se abrir com outra pessoa com receio de tal assunto se propagar.
EDIVALDO COELHO DA SILVA
TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRANBALHO
Um comentário:
Gostei da sua postagem! Parabéns!
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