quinta-feira, 26 de agosto de 2010

SIMPLIFICA - NÃO COMPLICA!!!

Simplicidade ou frugalidade é a ausência de artifícios, extravagâncias e excessos de ordem material, social ou psicológica.

Simplicidade Extrema

Põe de lado os estudos e não conhecerás o sofrimento. Põe de lado a erudição e afasta a sabedoria e o povo será cem vezes mais beneficiado. Põe de lado a benevolência e afasta a rectidão e o povo te pagará com dever filial e amor fraternal. Põe de lado o artifício e afasta o lucro e não haverá mais bandoleiros e ladrões. Mantém-te na simplicidade, restringe o egoísmo e refreia os desejos.

Lao-Tse, in 'Tau Te King'

Verdadeiro é Simples

O verdadeiro, o bom, o inigualável é simples e é sempre idêntico a si mesmo, seja qual for a forma sob a qual ocorre. Pelo contrário, o erro, sobre o qual sempre recairá a censura, é de uma extrema diversidade, diferente em si mesmo, em luta não apenas contra o verdadeiro e bom mas também consigo mesmo, sempre em contradição consigo próprio. É por isso que em todas as literaturas as expressões de censura hão-de ser sempre muito mais que as palavras destinadas aos louvores.

Johann Wolfgang von Goethe, in "Máximas e Reflexões"

O Gosto pela Simplicidade


Cansado às vezes do artificialismo que domina hoje em todos os géneros, enfadado com os chistes, os lances espirituosos, com as troças e com todo esse espírito que se quer colocar nas menores coisas, digo comigo mesmo: se eu pudesse encontrar um homem que não fosse espirituoso, com quem não fosse preciso sê-lo, um homem ingénuo e modesto, que falasse somente para se fazer entender e para exprimir os sentimentos do seu coração, um homem que só tivesse a razão e um pouco de naturalidade: com que ardor eu correria para descansar na sua conversa ao invés do jargão e dos epigramas do resto dos homens! Como é que acontece perder-se o gosto pela simplicidade a ponto de não mais se perceber que ele foi perdido? Não há virtudes nem prazeres que dela não retirem encantos e as suas graças mais tocantes. Existe alguma coisa de grande ou de amável quando dela a gente se afasta? Do momento que ela não é reconhecida, não é falsa a grandeza, o espírito desprezível, a razão enganadora e todos os defeitos mais hediondos?

Luc de Clapiers Vauvenargues, in 'Das Leis do Espírito'

Simplicidade e Perseverança


O que pensas que foi a vida dos homens que se conseguiram erguer acima do comum? Um combate contínuo. Se se tratar de um escritor, para escrever, uma luta contra a preguiça (que ele sente tanto como o homem comum): e isto porque o seu génio quer manifestar-se - e ele não obedece apenas ao desejo vão de se tornar célebre, mas ao apelo da sua consciência. Calem-se portanto os que trabalham com frieza: poder-se-á imaginar o que é trabalhar sob a influência da inspiração? Que medo, que hesitação sentimos em despertar esse leão adormecido, cujos rugidos fazem estremecer todo o nosso ser! Mas, voltando atrás: ser firme, simples e verdadeiro - eis o útil ensinamento de todos os momentos.


Eugène Delacroix, in 'Diário'

SIMPLICIDADE

Quando ouvimos falar de simplicidade logo nos vêm à mente pessoas despidas de adereços, lares onde se percebe a escassez de recursos financeiros e assim por diante.


Todavia, poderemos entender a simplicidade sob outro aspecto.

Nem sempre as pessoas que não se enfeitam são simples e a recíproca é verdadeira. Há pessoas que se vestem com aparente luxo mas são pessoas extremamente simples.

A singeleza está na intimidade de cada criatura. Ser simples é não opinar sobre o que desconhece.

É admitir-se capaz de cometer equívocos. É ser feliz com pouca coisa, ou com coisas simples.

Ser simples é falar com sinceridade. É deixar-se emocionar diante de pequenos fatos. É permitir que as lágrimas rolem pelo rosto quando o coração solicita.

Quem é verdadeiramente simples, percebe as grandezas da vida impressas nas coisas singelas da natureza.

Jesus foi um nobre exemplo de simplicidade. Possuidor de grandioso conhecimento em todas as áreas, soube ensinar sem arrogância. Portador das Verdades Divinas, teve o cuidado de não ofuscar as criaturas que com Ele travavam contato.

Conhecedor do Universo, utilizou-Se de coisas singelas para ensinar a Boa Nova.

Falou do grão de mostarda, do óbolo da viúva, do semeador... Todos os Seus ensinamentos foram ministrados de maneira singela e exemplificados da mesma forma.

Falou de maneira simples tanto aos doutores da Lei quanto aos iletrados. Quando teve que falar com firmeza o fez com simplicidade.

No Seu nascimento, foi acolhido pela manjedoura singela e na Sua morte a simplicidade coloriu Sua face. Lembrando esse Espírito grandioso que a Terra conheceu, vale a pena pensar um pouco a respeito da simplicidade e envidar esforços para sermos pessoas simples.

E a simplicidade consiste em ter um coração predisposto ao perdão. Em ter sempre no olhar uma chama de esperança e nos lábios um sorriso gentil. Ter palavras e gestos que traduzam nossos sentimentos, sem afetação.

E passos firmes na direção da felicidade tão desejada. Enfim, ser simples como o Criador, que nos oferece a natureza bela e exuberante a cantar a simplicidade desde a aurora até o crepúsculo.

* * *
Os homens que se fizeram notar nos diversos campos do conhecimento humano, não o fizeram com afetação e pompa.

Esses homens e mulheres, que se revelaram protótipos da beleza e do saber nas Artes, nas Ciências e na Filosofia, se engrandeceram através da simplicidade, usando as vestes da humildade.

Pensemos nisso!

FONTE: Redação do Momento Espírita

A SUA CULINÁRIA TRABALHADOR(A)

ESFIHA  DE LINGUIÇA E ESCAROLA
Ingredientes

1 Colher(es) de sopa óleo

1 Unidade(s) Dente de alho amassado

200 Grama(s) Linguiça calabresa defumada triturada

1/2 Unidade(s) Maço de escarola picada

1 Unidade(s) Cenoura pequena ralada no ralo grosso

2 Colher(es) de sopa Extrato de tomate elefante

1 Unidade(s) Tablete de fermento biológico (15 g)

1 Colher(es) de sopa Açúcar

1 Xícara(s) água morna

1/2 Xícara(s) óleo

2 Unidade(s) Tempero tok! Knorr caipira

3 Xícara(s) Farinha de trigo

1 Unidade(s) Gema

Modo de  Preparo


1.Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e frite o alho e a lingüiça até dourar levemente. Acrescente a escarola, a cenoura e o extrato de tomate elefante. Refogue por 1 minuto ou até secar todo o líquido. Reserve até esfriar.


2.Em uma tigela média, esfarele o fermento, junte o açúcar e misture até ficar líquido. Acrescente a água morna, o óleo, os temperos tok! Knorr caipira esfarelados e a farinha. Amasse até que a massa fique homogênea.


3.Divida a massa em 22 porções e modele bolinhas. Achate cada bolinha, formando um círculo e coloque um pouco do recheio no centro da massa.


4.Traga a parte superior direita da massa em direção ao centro. Traga a parte superior esquerda em direção ao centro. Traga a parte inferior em direção ao centro e feche, modelando as esfihas em forma de triangular, apertando bem as bordas.


5.Coloque as esfihas em uma assadeira grande (40 x 28 cm), cubra-as e deixe que cresçam por 10 minutos.


6.Preaqueça o forno em temperatura média (180°c).


7.Pincele as esfihas com a gema e leve-as ao forno por 15 minutos ou até dourarem levemente. Sirva a seguir.


8.Dica: para o preparo de esfihas menores, para festas, corte os círculos de massa menores (6 cm de diâmetro), monte conforme indica a receita. Polvilhe a superfície com orégano seco e asse por 15 minutos ou até dourar.


9.Dica: para que as esfihas não ressequem e fiquem duras, cubra-as com um pano de prato úmido assim que saírem do forno. Deixe por 10 minutos e sirva a seguir.


10.Dica: para dar um toque diferente junte ao recheio meia colher (chá) de sementes de erva-doce

Nenhum comentário: