sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

NR - 20 - COMO LIDAR COM RECIPIENTES DE LÍQUIDO INFLAMÁVEIS!!!!




NBR-7505/2000 - Armazenagem de líquidos infalmáveis  e combustíveis. Parte 1: Armazenagem em tanques estacionários;                                                                                        

NBR-5418/1995 - Instalações elétricas em ambiente com líquidos, gases e vapores inflamáveis - Procedimentos



NBR-7820/1983 - Segurança nas instalações de produção, armazenamento, manuseio e transporte de etanol (álcool
etílico)

 
 Muitas instalações industriais e estabelecimentos comerciais compram líquidos inflamáveis em tambores de 150 litros. Para o uso rotineiro eles transferem estes líquidos para recipientes menores.

Os tambores devem satisfazer os rígidos padrões ICC para que possam estar qualificados como recipientes para transporte de líquidos inflamáveis. Porém, estes padrões não servem para qualificar os tambores como recipientes de armazenamento de longo prazo.

Muitos usuários assumem que é seguro armazenar tambores fechados exatamente como foram recebidos. Um tambor para ser seguro para armazenamento deve ser protegido contra a exposição
a riscos de incêndio e explosão.
O armazenamento externo deve ser preferido em relação ao interno. Porém, os tambores devem ser protegidos contra a luz solar direta e contra outras fontes de calor. O tampão deve ser substituído por um respiro de alívio vácuo-pressão, tão logo o tambor seja aberto.

Este tipo de respiro deve ser instalado num tambor de líquido inflamável vedado se houver qualquer possibilidade de que ele seja exposto a luz solar direta, ou for danificado de qualquer maneira, seu conteúdo deve ser imediatamente transferido para um recipiente em bom estado em que seja limpo ou que tenha sido usado para guardar o mesmo líquido anteriormente.

O recipiente substituto deve ser do tipo que satisfaça as exigências necessárias de segurança. Todo tambor deve ser verificado quanto à presença do rótulo identificando o seu conteúdo. É importante que este rótulo permaneça claramente visível para evitar confusão com outro inflamável e também facilitar o descarte seguro.

Talvez o equipamento mais comum para armazenar pequenas quantidades de líquido inflamável sejam aqueles portáteis variando de 1 a 15 litros. Os recipientes seguros são feitos de várias formas.


Recipientes especiais podem ser usados para líquidos viscosos como os óleos pesados. Os recipientes para o uso final também são fabricados de muitas formas, para diferentes aplicações.

Somente os recipientes de segurança reconhecidos FM ou UL devem ser considerados aceitáveis para o manuseio de líquidos inflamáveis, seja para o armazenamento, transporte ou utilização final. Os recipientes devem ser pintados de vermelho e ter rótulos claramente visíveis e legíveis que identifiquem os conteúdos e indiquem os riscos existentes.

 
O aço inoxidável ou recipientes não pintados podem ser usados para líquidos corrosivos ou de dissolução de tinta. Os líquidos inflamáveis geralmente são comprados em pequenos recipientes com tampas e roscas. Embora eles satisfaçam rígidos padrões para se qualificarem como recipientes para transporte, não oferecem necessariamente proteção contra o fogo, o que é exigido de recipientes para armazenamento e transporte de líquidos combustíveis e inflamáveis.

Consequentemente recomenda-se que em cada caso em que um grau maior de segurança deva ser obtido, todos os líquidos inflamáveis sejam transferidos para recipientes “reconhecidos”, tão logo os recipientes de transporte sejam abertos. Nunca tente abrir um recipiente usando maçarico ou outro objeto sem que tenha sido feito a desgaseificação. Procure orientação em caso de dúvida com a equipe de segurança do trabalho.

 


DICA DE ROUPAS, SAPATOS, NATALINOS...


MODA FEMININA 2011/2012
natal


MODA MASCULINA...
Moda masculina: Como se vestir quando a empresa permite trajes casuais


































LOOK NATALINO...


CULINÁRIA FÁCIL...



PAVÊ DE AMEIXAS...
INGREDIENTES
1 pacote(s) de mistura para bolo sabor baunilha
1 lata(s) de leite condensado
1 lata(s) de leite
4 unidade(s) de gema de ovo
1 colher(es) (chá) de essência de baunilha
1 lata(s) de ameixa preta
1 lata(s) de creme de leite
1 colher(es) (sopa) de açúcar de confeiteiro
quanto baste de castanha-de-caju moída(s)

PREPARO...
Prepare o bolo conforme instruções da embalagem e fatie. Faça uma papa com o leite condensado, o leite, as gemas e a baunilha. Cubra um refratário com uma parte dessa papa. Por cima coloque fatias finas do bolo. Coloque outra camada do creme por cima. Ferva as ameixas em calda por 5 minutos. Deixe esfriar, tire o caroço, bata e jogue sobre a camada de creme. Por cima das ameixas coloque o restante do bolo fatiado. Por cima do bolo coloque o açúcar e o creme de leite batidos. Para finalizar salpique castanhas moídas. Leve para o refrigerador e sirva gelado.

      Feliz Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário