TRABALHADORES VOCÊS
CONHECEM ESTES PERFIS NO SEU LOCAL DE TRABALHO?!?!?
10 comportamentos
insuportáveis no trabalho!
***Fofoqueiros,
puxa-sacos e tagarelas: como identificar e lidar com esses perfis no escritório...
É essencial termos um bom
relacionamento com as pessoas dentro do ambiente de trabalho, tanto para a
carreira como para a qualidade de vida. Mas manter um clima amistoso com os
colegas profissionais nem sempre é fácil. Desagradáveis e até mal
intencionados, alguns perfis desafiam a convivência com piadas excessivas,
reclamações ou mesmo puxando o tapete dos outros. A psicóloga Juliana Saldanha,
consultora de recursos humanos do Grupo Soma, orienta sobre as melhores
reações.
PENSE POR UM MINUTO EM QUE ETAPA ESTÁ A SUA NECESSIDADE DE SATIFAÇÃO DE CRESCER NA EMPRESA?!?!?
Selecionamos dez comportamentos insuportáveis no trabalho e dicas para
lidar com cada um deles:
1. INJUSTIÇADA
1. INJUSTIÇADA
"Eles não gostam de
mim"
Reclamona, ela tem certeza que os
chefes a perseguem – e percebe isso em cada olhar ou comentário. Passa muito
tempo “alugando” os colegas com as suas lamentações. É extremamente sentimental
e não tem foco no trabalho. Geralmente deixa a desejar profissionalmente, mas,
mesmo assim, jura que é muito competente.
“O perseguido é um perfil difícil
até porque não se sente assim só no profissional. Se um carro espirrar água de
poça nela, também vai achar que é pessoal. Mas fugir das responsabilidades, ser
a vitima, às vezes é insegurança”, aponta Saldanha. O segredo é não entrar na
onda e começar a reclamar dos chefes também.
2. FALSO BONZINHO
"Essa é a equipe mais bonita
do prédio"
Parece um anjo à primeira vista.
Cordial, faz questão de estabelecer boas relações com todos os níveis
hierárquicos. Cedo ou tarde você ficará sabendo de intrigas pesadas feitas
pelas costas envolvendo o seu nome. Ele vai negar tudo e sair pela tangente.
Mas não se engane, mês que vem tem mais!
O famoso “duas caras” é mais um
caso de insegurança, segundo a consultora. “Acredita que para crescer não pode
ser ele mesmo. Devemos evitar generalizações, mas normalmente essa pessoa tem
segundas intenções e quer levar vantagem”, diz ela. Mas não tente desmascarar o
“anjinho”. É melhor manter distância.
3. FOFOQUEIRA INCORRIGÍVEL
"Tenho uma boa pra
contar"
Ela parece um radar: está sempre
por dentro de tudo que acontece na vida dos outros funcionários e, por isso,
não dedica muito tempo ao trabalho. Tende a envolver as pessoas em suas
falações e pequenas maldades. Critica a roupa e cabelo das colegas, mas no
fundo inveja cada centímetro.
“Falamos que a pessoa tem que ter
bom senso, mas isso é relativo porque as experiências de vida são diferentes”,
avalia Juliana. Sair de fininho das conversas sobre terceiros é a melhor forma
de agir. A fofoca só existe porque alguém está ali para ouvir. “Não precisa
dizer que não quer falar com ela, mas sinalize que tem outras prioridades e não
seja conivente. Busque neutralidade”, orienta.
4. PUXA-SACO BAJULADOR
4. PUXA-SACO BAJULADOR
"Seu corte de cabelo está
incrível"
É um clássico no mundo
corporativo. Em suas relações, classifica as pessoas por cargos – e o mais
humilde não costuma receber atenção. Está sempre pronto para elogiar o chefe,
mesmo que sutilmente, e extrai dessa prática a segurança que precisa para
continuar empregado.
Nada de fazer igual para ganhar
pontos! “Um chefe com vivência maior consegue perceber que está sendo
bajulado”, diz Juliana Saldanha. Portanto, ninguém perde pontos para o
puxa-saco. Existem pessoas solícitas naturalmente, sem forçar a situação. “Não
se iguale nem seja ingênua”, recomenda a consultora.
5. OVERSHARING
"Alguém tem remédio para
prisão de ventre?"
Ela (ou ele) fica falando de
coisas que ninguém realmente quer saber – e normalmente num tom de voz que os
obriga a isso. Usa o telefone da empresa para discutir com a madrinha, com o
atendente da TV a cabo ou com a amiga que insiste em ficar com aquele cara que
não a merece.
Se você der a mínima corda, a
“oversharing” vai explicar seus problemas em detalhes, sem perceber que você
está olhando para o outro lado. No limite, entram em assuntos constrangedores –
escatológicos, sexuais, patológicos. “Ambiente corporativo não é consultório
sentimental. Mas as pessoas só falam muito porque alguém escuta”, diz Saldanha.
Com medo de passar por chato, quem ouve as histórias excessivas nem sempre
consegue sinalizar que aquilo invade a liberdade do seu ouvido. A dica é cortar
o assunto e não fazer comentários que vão aumentar o diálogo.
6. CARREIRISTA ESPERTINHO
6. CARREIRISTA ESPERTINHO
"Veja os meus projetos"
Está no jogo para ganhar. Ser bem
sucedido é quase uma obsessão. Fala o que os chefes gostam de ouvir e não pensa
duas vezes ao passar a perna em alguém. Costuma ser competente em suas funções,
mas extremamente desleal com os colegas.
A dica aqui é simples: nunca compartilhe ideias e projetos com ele, por mais bacana que possa parecer na mesa de bar. Ele vai roubar seus insights, não duvide disso. Se apegue aos assuntos genéricos, comente sobre o tempo, o programa de TV, o futebol...
A dica aqui é simples: nunca compartilhe ideias e projetos com ele, por mais bacana que possa parecer na mesa de bar. Ele vai roubar seus insights, não duvide disso. Se apegue aos assuntos genéricos, comente sobre o tempo, o programa de TV, o futebol...
7. ULTRASEXY
“Eu já fui modelo”
Ele(a) “dá mole” para todos(as), mas
se faz de sonso(a) e desentendido(a) se algum deles reage. No escritório, todo mundo
percebe a paquera com o(a) colega: risadinhas, brincadeiras de mão e outras
práticas irritantes dominam o ambiente. Tem certeza que é o(a) cara mais
desejada da empresa, e tenta tirar algum benefício disso.
“Provavelmente ele(a) não acredita
na sua competência profissional. É preciso que a equipe seja assertiva para
mostrar que não gosta daquilo”, recomenda Juliana. E evite qualquer elogio ao cabelo,
maquiagem ou roupas que possa inflar ainda mais esse ego.
8. GALÃ OFICIAL
"Cheguei, garotas!"
Ele não anda pelo corredor,
desfila. Não cumprimenta as colegas, joga beijos e piscadinhas. Conta vantagens
na hora do almoço para os outros homens e, muitas vezes, mente descaradamente
sobre “aquela gata da academia” que nunca existiu.
“Não fique achando que você é a rainha da cocada preta só porque o cara fez uma brincadeira”, diz a psicóloga. Geralmente não é pessoal, esse tipo tende a repetir as gracinhas com todas as outras meninas do andar. Mas se ele extrapolar ou passar dos limites, então expresse seu sentimento com clareza, mas de forma suave. Não é preciso brigar com o garotão bobo e ficar marcada no andar pela sua agressividade.
“Não fique achando que você é a rainha da cocada preta só porque o cara fez uma brincadeira”, diz a psicóloga. Geralmente não é pessoal, esse tipo tende a repetir as gracinhas com todas as outras meninas do andar. Mas se ele extrapolar ou passar dos limites, então expresse seu sentimento com clareza, mas de forma suave. Não é preciso brigar com o garotão bobo e ficar marcada no andar pela sua agressividade.
9. MATRACA SOLTA
"Isso me lembra uma história
ótima"
Ela não para de falar e tende a
ser inconveniente. Faz comentários (geralmente dispensáveis) sobre tudo e
atrapalha a concentração dos colegas que querem trabalhar. Em reuniões, os
chefes chamam sua atenção por estabelecer conversas paralelas.
Não entre no enredo que a pessoa está contando. Deixe que ela fale (quase) sozinha e mantenha os olhos na tela do computador ou folha do caderno. Dessa forma, ficará claro que você não está disponível e o assunto acaba mais facilmente. “Aos poucos as conversas vão diminuindo”, aposta Juliana.
Não entre no enredo que a pessoa está contando. Deixe que ela fale (quase) sozinha e mantenha os olhos na tela do computador ou folha do caderno. Dessa forma, ficará claro que você não está disponível e o assunto acaba mais facilmente. “Aos poucos as conversas vão diminuindo”, aposta Juliana.
10. PIADISTA SEM GRAÇA
"Entenderam o
trocadilho?"
Não fez curso de palhaço, mas
quer sempre ser o mais divertido. Tenta copiar o colega engraçado de verdade,
que tem timing e boas sacadas, mas nunca consegue. O problema? Ele continua
insistindo e torrando a paciência dos colegas com suas piadas tolas.
A principal lição é parar de dar
risadas forçadas. O sorriso, mesmo amarelo, prolonga o constrangimento coletivo
e dá corda para o falso comediante continuar seu show. “A comunicação envolve
as duas pessoas. Se o cara está vendo algum sinal de espaço ali, então vai
falar mesmo”, aponta Juliana Saldanha.
FIQUEMOS ATENTOS A ESTES EXCESSOS NO COMPORTAMENTO NA EMPRESA... E AVALIE SUA PIRÂMIDE PESSOAL DE NECESSIDADES E REALIZE UMA AUTO-ANÁLISE:
MENSAGEM DO DIA...
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