sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOS BOMBEIRO CIVIL NO BRASIL




A história destes bravos homens do fogo, remonta dois séculos onde homens e mulheres com o espirito de comunhão partiam de suas casas em direção ao incêndio com seus baldes sob o braço, formava-se grandes filas de pessoas e assim a água ia sendo conduzida em direção ao fogo para extinção. Em 1850 um pequeno grupo, agora mais organizado denominados bombeiros da corte, é formado a fim de dar maior suporte e combater incêndios maior eficiência, isso é feito em 2 de julho de 1852, que é inclusive o do bombeiro.A partir daí o bombeiro, vem evoluindo e melhorando suas técnicas e organização para o trabalho.
No ano 1875 há uma primeira tentativa de formar um serviço de Bombeiros agregado a guarda civil. Com um efetivo de apenas 10 homens, eles são chamados de turma de bombeiros. Então podemos dizer que o termo bombeiro civil nasce desta desta primeira organização bombeiro x guarda civil. Já em 1882 o Bombeiro começa a compor nas províncias do brasil o efetivo das policias militares surge ai o Corpo de Bombeiros Militar.Mais ainda assim aquelas pessoas de bom coração cuja vontade era ajudar o próximo, continuaram a desenvolver um trabalho junto a comunidade, protegendo e atuando em incêndios de forma a fornecer uma rápida resposta a população, os processos no decorrer do tempo vem evoluindo assim como a organização e os procedimentos.
A ABNT, vendo uma necessidade de padronização na formação do bombeiro civil, bem como uma regulamentação de como e onde poderiam ser alocados para um trabalho mais efetivo no combate a sinistro cria-se uma série de procedimentos para a formação e o dimensionamento do bombeiro civil, a partir da ABNT 14608, o bombeiro passa a ter um currículo mínimo de competências necessárias para o trabalho profissional de bombeiro civil. O ministério do trabalho e emprego MTE, classifica a profissão como;Bombeiro Civil conforme o CBO(CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÃO) 5171-10 "Agente de investigação de incêndio, Bombeiro de empresas particulares, Bombeiro de estabelecimentos comerciais, Bombeiro de estabelecimentos industriais, Bombeiro de segurança do trabalho" tendo sua descrição sumária da seguinte maneira; 

Previnem situações de risco e executam salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, protegendo pessoas e patrimônios de incêndios, explosões, vazamentos, afogamentos ou qualquer outra situação de emergência, com o objetivo de salvar e resgatar vidas; prestam primeiros socorros, verificando o estado da vítima para realizar o procedimento adequado; realizam cursos e campanhas educativas, formando e treinando equipes, brigadas e corpo voluntário de emergência.

Em 12 de janeiro de 2009 o Presidente da Rebública sanciona a Lei 11901/09, que dispõe sobre a profissão bombeiro civil, nesta lei dentre outras coisas diz o seguinte; "Considera-se Bombeiro Civil aquele que, habilitado nos termos desta Lei, exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio."Consolidando com esta lei, os direitos e deveres do bombeiro civil.

Para finalizar o BOMBEIRO CIVIL não é BOMBEIRO MILITAR,Bombeiro Civil é regido pela LEI 11.901 e pela CLT(CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO),não tem graduação ou patente como muitos querem.

Edivaldo Coelho da Silva
Técnico de Segurança do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário