Profissionais de RH e administração apontam questões que merecem atenção especial para que os primeiros dias passem da melhor maneira possível!!!
Lidar com perdas é difícil. Quando se trata do emprego, então, preocupante. Algumas pessoas caem em depressão, ficam com baixa auto-estima, perdem a confiança e, muitas vezes, chegam ao ponto de questionar sua competência profissional. Porém, quando se vive uma situação assim, é fundamental fazer justamente o inverso: analisar e entender os motivos que levaram o gestor a tomar tal decisão, ter foco, traçar uma meta e ter confiança na recolocação.
De acordo com a professora Patrícia Martins Fagundes Cabral, doutora em Psicologia e docente dos cursos de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos da Unisinos, é importante que as empresas – no caso, os gestores que atuam diretamente com o profissional – realizem entrevistas e forneçam feedbacks no momento do desligamento. “É a partir deles que se detecta se o problema está relacionado ao desempenho ou às expectativas. O que aconteceu impacta diretamente no que se fará em seguida, ou seja, é necessário absorver o aprendizado.”
Tomar cuidado com o comportamento nas redes sociais também é básico: para preservar os bons relacionamentos e formar networking de qualidade deve-se ter postura profissional. “É interessante não mencionar nem criticar antigas tarefas, ex-colegas, ex-gestores e ex-projetos. O cuidado deve ser redobrado. A questão ética é avaliada também para futuras oportunidades, já que muitas empresas monitoram as redes sociais dos candidatos”, disse a professora.
As regras de etiqueta empresarial são válidas também para quem quer ativar (ou reativar) sua rede pessoal. Para dar o start na busca por possibilidades, pode-se enviar e-mail comunicando sobre o desligamento da empresa anterior, solicitando indicação ou mesmo uma “lembrança” quando novas vagas surgirem.
Encerrada esta primeira etapa, Patrícia aconselha a ter foco na hora de selecionar novas empresas para onde enviar currículo, o que pode ser feito com a ajuda de um coacher ou mesmo um tutor, parente ou amigo, que tenha bons contatos ou carreira semelhante a de quem busca recolocação. “Foco, cuidado e atenção importantes quando se pleiteia uma oportunidade. Saber o que se quer fazer e onde facilita muito. Além disso, pesquisar sobre o trabalho desenvolvido e o histórico da empresa denota interesse e comprometimento.”
Mesmo se o resultado não for animador logo no início, é importante não desistir. “Já nas primeiras entrevistas o candidato pode fazer uma leitura do mercado e de que tipo de qualificação possuem seus concorrentes. Desta forma, é possível direcionar os próximos passos: cursos de idiomas, pós-graduação ou mesmo formações complementares.
Seis dicas para se dar bem no novo emprego!!!
Quem nunca sentiu o chamado “frio na barriga” quando vai ingressar em um novo emprego? Nestes momentos, o novo ambiente, as inseguranças e o receio de como as pessoas irão nos acolher contam muito para nossa expectativa de sucesso na nova jornada profissional. Profissionais de recursos humanos e administração dão dicas para que os primeiros momentos no emprego transcorram da melhor maneira possível.
1- Leitura do ambiente
“Seja na primeira ou décima troca de emprego, essa dica é muito importante. Antes de chegar falando tudo o que pensa, emitir opiniões e fazer pré-julgamentos, o profissional deve observar como é a relação entre as pessoas, a forma delas trabalharem e escutá-las. Vestimenta, ritmo de trabalho e relacionamento entre os pares são pontos que devem ganhar atenção”, aconselha Danilo Afonso, gerente do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT).
2- Cautela em mostrar habilidades
“É normal a ansiedade de chegar em uma nova empresa e logo querer mostrar a capacidade profissional. Porém, deve haver certo cuidado em transparecer, logo de cara, as melhores habilidades a seus pares. Estas pessoas poderão achar que o novo empregado quer impor que é melhor que o restante da equipe, causando certo repúdio. O indicado é apresentar as qualidades pouco a pouco”, indica Afonso.
3- Se mostrar aberto à novidades
“Demonstre que você quer conhecer seus novos colegas de trabalho e quer aprender com eles. Mostre-se aberto para perguntas e também para perguntar. Busque interação. Conhecer o dia a dia das pessoas com as quais você trabalha pode ajudar na convivência no ambiente corporativo. Compartilhe experiências e procure entender o ponto de vista de cada um a sua volta”, opina Anderson Cavalcante, administrador de empresas.
4- Foque no presente
“O que passou te trouxe aprendizados e pode até ter deixado saudade. Contudo, para que a nova experiência seja positiva, é preciso focar no presente, não ficando preso às vivências passadas. Evite comparações, tentando não buscar semelhanças entre os costumes da empresa nova e da antiga”, conta Cavalcante.
5- Ser coerente após a seleção
“O profissional deve ter postura igual ao perfil que demonstrou ter na fase do recrutamento. A empresa o contratou por conta de suas características técnicas e comportamentais, e ele será avaliado em seu período inicial também por estas características”, relata Lucélia Borges, sócio-diretora da Start Total Consultoria de Carreira e Treinamento.
6- Desenvolver bons relacionamentos
“Não somente com membros internos, mas também com clientes e fornecedores, por exemplo. A boa impressão logo de cara conta muito, e ser sempre agradável e prestativo com os colegas e desenvolver a liderança é vantajoso, pois, na hora de uma promoção ou indicação, você sempre será lembrado”, conta Lucélia.
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PARA ORÇAMENTOS INDIVIDUALIZADOS!!!
PARABÉNS TST'S!!!
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