quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ABSENTEÍSMO E PRESENTEÍSMO....QUE P...É ESSA?!?!?



MORRE O
CANTOR WANDO

HOMENAGEM PÓSTUMA DE FÁS NO ENTERRO DE WANDO!
Fãs enviam coroa com flores e calcinhas para Wando em velório. (Foto: Alex Araújo/G1 MG)
Cantor, que estava internado há 12 dias, foi vítima de parada cardíaca foi enterrado hoje (09/02/2012) em Belo Horizonte!!!
Nesta quarta-feira (08/02/2012), aos 66 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.
A informação foi confirmada pelo hospital Biocor, de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, onde ele estava internado.




ABSENTEÍSMO X PRESENTEÍSMO
You already it heard to speak in this? 
I believe that you never it has heard to speak, not to be that you it has worked in an area of RH of some company.  
 Absenteeism = is the temporary absence of the work for illness reason.  Presenteísmo = is the presence in the workstation, however sick (with symptoms of badly being general.)
In an informal colloquy with some friends in 5 minutes somebody goes to badly tell some to be… Generally the guilt is of the work…


Talvez você nunca tenha ouvido falar nestas duas palavras. Mas é bom ir se acostumando a elas, pois são palavras cada vez mais presentes nas organizações.

Todo gestor sabe que a saúde, a motivação e a capacitação de seus empregados são fatores do sucesso econômico das empresas.
Entretanto, doenças que causam a incapacidade temporária do empregado podem gerar prejuízos que afetam a produção e o lucro da empresa.

Absenteísmo é a ausência temporária do trabalho por motivo de doença. Além de afetar o lucro e a produção das empresas, o absenteísmo também gera horas extras, atrasos nos prazos, clientes descontentes e aumento da atividade dos outros funcionários que tem de dar a cobertura para o colega ausente.

Para se ter uma idéia sobre o impacto na economia, em 2001, o absenteísmo por doença custou para a Alemanha, 44,76 bilhões de euros enquanto que para o Reino Unido, a perda foi de 11 bilhões de libras esterlinas, principalmente devido a doenças dos sistemas ósteomuscular e respiratório.
No Brasil, as despesas aumentaram 31,8% com a concessão do auxílio-doença. Em 2000, o auxílio-doença representava 3,2% dos gastos da previdência social; em 2004, esta despesa subiu para 7,5%

A Organização Panamericana de Saúde acredita que mais de 70% das empresas não apresentam condições ergonomicamente favoráveis para a realização das tarefas solicitadas a seus empregados.

Por outro lado, o índice de absenteísmo por doença vem decrescendo nos últimos vinte anos enquanto o índice de absenteísmo por doenças psíquicas vem aumentando. Isto se deve às mudanças que vem ocorrendo em função da globalização, entre as quais se incluem a terceirização, a reengenharia, o downsizing, maior produtividade, aumento do estresse e medo do desemprego.

PRESENTEÍSMO -  Significa estar sempre presente ao trabalho, porém doente. Estas vítimas não faltam, mas apresentam sintomas como dores (de cabeça, nas costas), irritação, alergias, etc. Com isto, há queda da produtividade e prejuízos para a empresa.

Um estudo realizado pelo Institute for Health and Productivity Studies, dos Estados Unidos, mostrou que as empresas americanas chegam a perder 150 bilhões de dólares/ano devido à presença de funcionários doentes apresentando falta de rendimento nas suas atividades.

No Brasil, estima-se que esta cifra pode chegar a 3% do Produto Interno Bruto, ou seja, 42 bilhões de reais/ano.

Entre os sintomas mais comuns do presenteísmo estão: dores musculares, cansaço, ansiedade, angústia, irritação, depressão, insônia e distúrbios gástricos. Entretanto, o grande gerador do presenteísmo é o estresse.

De acordo com o International Stress Management Association, os oito países mais estressados do mundo, em ordem decrescente, são: Japão (70%), Brasil (30%), China (24%), Estados Unidos (20%), Israel (18%), Alemanha (16%), França (14%) e Hong Kong (12%).

No Brasil, segundo o mesmo instituto, três em cada dez brasileiros apresentam problemas de saúde devido ao estresse no trabalho.
Estes números tem gerado nas empresas uma nova visão, sendo que algumas delas já apresentam projetos direcionados para a manutenção da saúde de seus funcionários. Isto inclui: reeducação postural global (RPG), massagens, drenagem linfática, ioga, meditação, ginástica laboral, alimentação balanceada, check ups periódicos, palestras motivacionais, etc. Porém, menos de 5% das empresas oferecem estes tipos de programas.

A grande maioria das empresas não possui programas específicos de qualidade de vida para oferecerem a seus funcionários.

Entretanto, de acordo com José Tolovi Jr., presidente do Great Place to Work, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo (6 de março de 2005), “a médio prazo, tende a aumentar a preocupação da empresa com prevenção e controle de doenças, diminuindo o uso da assistência médica”.

Grandes empresas, como Pão de Açúcar, Natura, Motorola, já apresentam programas neste sentido. Por exemplo, a Motorola recebe R$ 3,00 em valor agregado para cada R$ 1,00 aplicado em programas de qualidade de vida. E esta parece ser a tendência mundial nas empresas e conglomerados.

De uma forma resumida, o importante é não ficar doente, principalmente se o empregado é do tipo motivado e que “veste a camisa” da empresa. Se a mesma não apresenta nenhum programa visando uma melhoria da qualidade de vida de seus empregados, cabe exclusivamente a eles buscar atividades que diminuam o estresse, tanto pessoal como no ambiente de trabalho.
Mudança de emprego, melhoria do clima interno da empresa, mudança de função, atividades físicas, férias, desenvolvimento de um hobby e trabalho voluntário são algumas sugestões para se viver menos doente e mais feliz.

É preciso entender que nunca haverá Qualidade de Vida para um se não houver para todos.
Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida é uma prioridade.
Quando falamos em Qualidade de Vida 06 Pilares são Fundamentais para o Equilíbrio de Todos: Físico, Ambiental, Emocional, Financeiro, Segurança e Social.
IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM SUA EMPRESA TRABALHADOR!!!
CASO SUA EMPRESA NÃO POSSUA ESTES PROGRAMAS E VOCÊ EMPRESÁRIO QUEIRA IMPLANTÁ-LOS CONTATE-NOS NOS E-MAIL'S ACIMA!!!

CULINÁRIA FÁCIL...
ARROZ COM CARNE E LEGUMES...PRATO ÚNICO!!!
1 xícara (chá) de arroz cru
2 bifes de sobras (ou outra carne)
1/2 cenoura cortadinha
2 colheres de pimentão vermelho picadinho bem miúdo
1 tomate cortadinho em cubinhos
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
1 dente de alho socado
1 colher ( cafe) de pimenta calabresa seca(ou qualquer outra fresca)
azeite, sal
Salsinha picadinha
2 ovos cozidos cortados em rodelas

Modo de preparo
Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola e o alho, junte a carne, o pimentão, o arroz e a cenoura. Sempre mexendo junte o tomate, a pimenta calabresa e o sal. cubra com água e deixe ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar como um arroz normal.
Na hora de servir polvilhe salsinha e complemente o prato com as rodelas de ovos cozidos.

SOBERBO DE CÔCO...

- 8 ovos
- 500g coco fresco
- 2 cx de leite condensado (800g)
- 1 kg açúcar
- 1 l água
- 1 cx creme de leite (200g)

Modo de fazer

Cozinhe o coco em 1 litro d´água, áçucar até formar uma calda grossa, o coco ficar transparente. Misture as gemas com o leite condensado, junte à calda de coco cozido até ferver, não cozinhar muito.
Bata as claras em neve com 24 colheres de áçucar (3 col p/clara). Divida este merenge em 2porções, coloque a 1ª parte no refratário e asse.
Coloque o creme de coco em cima.
O restante do merengue misture levemente com o creme de leite (não precisa ser toda a caixa), coloque por cima e leve a geladeira.


 MENSAGEM...









<><><><><><><><><><><><><><><><><><> <><><><><><> <><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
DEVER &TRABALHO
<><><><><><><>
O compromisso de trabalho inclui o dever de associar-se a criatura ao esforço de equipe na obra a realizar.
Obediência digna tem o nome de obrigação cumprida no dicionário da realidade.
Quem executa com alegria as tarefas consideradas menores, espontaneamente se promove as tarefas consideradas maiores.
A câmara fotográfica nos retrata por fora, mas o trabalho nos retratapor dentro.
Quem escarnece da obra que lhe honorifica a existência, desprestigia a si mesmo.
Servir além do próprio dever não é bajular e sim entesourar apoio e experiência, simpatia e cooperação.
Na formação e complementação de qualquer trabalho, é preciso compreender para sermos compreendidos.
Quando o trabalhador converte o trabalho em alegria, o trabalho se transforma na alegria do trabalhador.
* * *
Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Sinal Verde.
Ditado pelo Espírito André Luiz.
42a edição. Uberaba, MG: CEC, 1996.

E NO...






AFINAL VOCÊ PODE TER UM(A) FILHO(A), SOBRINHO(A), PRIMO(A) DE MENOR QUE VAI PULAR O CARNAVAL TAMBÉM!!!CUIDE-SE E CUIDE DOS SEUS PARENTES DANDO EXEMPLO ÉTICO/MORAL DE QUE VOCÊ É RESPONSÁVEL COM VOCÊ E COM A VIDA EM GERAL!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário