ARMAZENAGEM DE MATERIAIS
A armazenagem é o conjunto das
funções de recepção, arrumação, conservação, levantamento e distribuição de
matérias-primas e/ou artigos comprados ou fabricados. Se todos os armazéns
devem ser concebidos para desempenhar aquelas funções de forma racional e
econômica, também é verdade que devem ser adaptadas à natureza dos materiais
consumidos na empresa.
Armazenagem, controle e manuseio
de mercadorias são componentes essenciais da logística. Seus custos são
elevados. A seleção dos locais onde
esse processo será feito está intimamente associada aos custos desse processo.
É conveniente para as
organizações alocarem grandes espaços físicos para armazenagem e estocagem?
Sabemos que é muito difícil especificar a demanda com precisão, por isso, em
muitos casos são necessários à utilização
de grande espaço físico. Podemos minimizar esse espaço, fazendo com que nosso
estoque seja o mínimo possível, reduzindo-se assim os custos totais em
armazenagem.
Os estoques podem servir como redutor dos custos de transportes, pois permite o
uso de quantidades econômicas de transportes, ou seja, utilizando-se o máximo
que o responsável pelo frete consegue lhe trazer você estaria economizando custos com esse serviço.
Muitas empresas, porém, nos dias atuais, estão evitando as necessidades de
estoques, aplicando a filosofia JUST-IN-TIME. Entretanto é muito importante que
a demanda por produtos acabados seja conhecida com alto grau de precisão e com
fornecedores confiáveis a fim de obter um suprimento adequado à demanda, caso
contrário tal método não funciona.
Caso exista a necessidade de armazenar matérias é muito importante e até
preocupante controlar esses estoques. Os custos com armazenagem e manuseio de
mercadorias podem absorver de 10
a 40% das despesas logísticas de uma firma.
NECESSIDADES DE ESPAÇO FÍSICO
As empresas necessitam de espaço físico para estocagem? Quais os motivos que
levam as firmas a ter enormes armazéns para estocagem? Esses são pontos
importantes a serem respondidos antes de ser feito qualquer ato concreto. Se as
demandas forem todas conhecidas com exatidão, e as mercadorias puderem ser
fornecidas instantaneamente, não há necessidade para manter espaço físico para
estoque. Porém isso não costuma ocorrer com freqüência por diversos motivos:
demanda variável, atraso nos fornecimentos, marketing, etc.
Podemos reduzir os custos de
armazenagem utilizando como base quatro razões básicas:
1 – REDUZIR CUSTOS DE TRANSPORTE E PRODUÇÃO – A estocagem de produtos, tende a
reduzir custos de transporte pela compensação nos custos de produção e
estocagem.
2 – COORDENAÇÃO DE SUPRIMENTO E DEMANDA – Caso trabalhe-se com produto sazonal
(ou seja, que não se pode encontrar em qualquer época do ano com facilidade),
deve-se estocar esses produtos para venda fora da safra/época, com isso terá um
aumento na receita considerável.
3 – AUXILIAR PROCESSO DE PRODUÇÃO – A manufatura de certos produtos, como
queijos e bebidas alcoólicas, precisam de um período de tempo para maturação.
No caso de produtos taxados, segurar a mercadoria até a sua venda evita o
pagamento de impostos antecipado.
4 – AUXILIAR MARKETING – Para a área do marketing somos importantes à
disponibilidade do produto para o mercado. Pela estocagem do produto próximo ao
consumidor se tem uma entrega mais rápida e melhoria no nível de serviço, com
isso o processo de marketing será um sucesso.
LOCALIZAÇÃO DE DEPÓSITOS
Estabelecido que temos necessidade por área de armazenagem devemos definir a
localização desse espaço. Primeiro definiremos a melhor localização geográfica,
levando-se em conta se é um local de fácil acesso, tanto para
o fornecedor
quanto para o fornecimento, se o local é ideal para ser um centro de
distribuição, o custo para preparar o terreno, custo de produção, se essa área
possui um potencial para expansão caso seja necessárias futuras ampliações das
instalados, disponibilidade de mão-de-obra local para que não seja preciso
trazer trabalhadores de outros locais, valor do local e sistema viário,
verificando as condições das estradas, se tem muito pedágio até seu destino
final.
Localizado o depósito, deve-se determinar o tamanho do edifício. Verificar se é
preferível ter custos com construção ou utilizar um local alugado. Após
construção feita levar em consideração a segurança do local e de seus estoques,
verificar e avaliar qual tipo de produto será estocado, para assim saber quais
são os cuidados específicos e necessários de cada material do local.
Uma vez montado o depósito e o mesmo funcionando, utilizar sempre que possível
à aplicação do importante princípio logístico de despachar tão longe quanto
possível com o maior volume viável, pois, a estrutura dos fretes é tal que
grandes lotes de entrega têm fretes unitários significativamente mais baixos do
que entregas menos volumosa.
AVALIAÇÃO DE ESTOQUE
A gestão de estoque tem como
preocupação a busca constante da redução dos valores monetários de seus
estoques, atuando para mantê-los o mais baixo possível e dentro dos níveis de
segurança financeiro e dos volumes para atender à demanda. Essa atividade é uma
das mais importantes de uma empresa de manufatura, algumas chegam à falência
por imobilizar elevadas somas de capital em estoques. Alguns fatores que
justificam a avaliação de estoque são: assegurar que o capital imobilizado seja
o mínimo possível; assegurar que estejam de acordo com a política da empresa;
garantir que a valorização do estoque reflita seu conteúdo; o valor desse
capital seja uma ferramenta de tomada de decisão; evitar desperdícios como
roubos, extravio, etc.
Torna-se indispensável uma
perfeita avaliação financeira do estoque para proporcionar informações exatas e
atualizadas das matérias primas e produtos em estoque sob responsabilidade da
empresa. O valor real de estoque que dispomos é feito por dois processos; um
por meio das fichas de controle de cada item de estoque, e o segundo por meio
de inventário físico. No primeiro processo podemos avaliar os estoques pelos
métodos de custo médio, Fifo (peps) e Lifo (ueps).
FIFO – O procedimento de baixa dos itens de estoque é feito para ordem de
entrada de material na empresa, o primeiro que entrou será o primeiro que
sairá, e assim utilizarmos seus valores na contabilização do estoque.
LIFO – Considera que o primeiro a sair deve ser o último que entrou em estoque,
sempre teremos uma valorização do saldo baseada nos últimos preços.
CUSTO MÉDIO – A avaliação por este método é muito freqüente, pois seu
procedimento é simples e ao mesmo tempo age como um moderador de preços,
eliminando as flutuações que possam ocorrer. Tem por metodologia a fixação de
preço médio entre todas as entradas e saídas. O procedimento de baixa dos itens
é feito normalmente pela quantidade da própria ordem de fabricação e os valores
finais de saldo são dados pelo preço médio dos produtos.
CURVA ABC
A Curva ABC tornou-se utilidade ampla nos mais diversos setores em que se
necessita tomar decisões envolvendo grande volume de dados e a ação torna-se
urgente. A Curva ABC é usada para avaliação de estoques, produção, vendas,
salários e outros.
Sua grande eficácia está na diferenciação dos itens de estoque com vistas a seu
controle e, principalmente, a seu custo. A Curva ABC classifica os itens da
empresa por grau de importância, sendo os materiais necessários para
seu
funcionamento classificados como A, os estoque e itens que são necessários, mas
não atrapalham seu funcionamento caso faltem por um determinado período é
considerado como B e os matérias administrativos como canetas, papeis, lápis
entre outros são considerados como C.
Conclusão
Antes de tudo é necessária uma rigorosa avaliação, sabendo quais são seus
objetivos, avaliando o que será necessário e qual será o melhor método para se
trabalhar. Verificando que a armazenagem será necessária devemos buscar sempre
um melhor local e com menos custo possível para se fazer um centro de
distribuição. Nunca perder o controle do seu estoque, nem financeiramente e nem
fisicamente, assim teremos controle sobre o que temos e se realmente aquilo é
necessário, e por fim classificar seus itens em grau de importância para
sabermos qual área devemos ter mais cuidados e atenção.
Dicas para o Trabalho em Equipe
Seja paciente: " Cada
cabeça um sentença". Procure expor os seus pontos de vista com moderação e
procure ouvir o que os outros têm a dizer;
Aceite as idéias dos outros: Acima
do nosso orgulho está o objetivo comum que a equipe pretende alcançar; É
importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a
sua.
Não critique os colegas: Ás vezes
podem surgir conflitos entre os colegas do grupo, porém é muito importante não
permitir que isso interfira no trabalho em equipe;
Saiba dividir: Ao trabalhar em equipe
é importante dividir tarefas. Você não pode o único que sabe realizar uma
determinada tarefa. Compartilhe responsabilidades, informações e conhecimentos;
Trabalhe: Não é por trabalhar em
equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar
de trabalhar é outra completamente diferente;
Seja participativo e solidário:
Procure ajudar seus colegas e dar o melhor de si sempre que necessário, da
mesma forma não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda;
Converse: Ao sentir-se incomodado
com alguma situação ou tarefa que lhe tenha sido atribuída, é importante que
explique o problema para que seja possível alcançar um solução de compromisso,
que agrade a maioria;
Planeje: O planejamento e a
organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja
eficiente e eficaz;
Aproveite o trabalho em equipe:
Ele é a sua oportunidade e conviver mais perto de seus colegas, e
principalmente de compartilhar conhecimentos mutuamente".
E o mais importante: Comunique-se
e saiba falar com as pessoas!!!!
Está é a base de uma bom
TRABALHO
EM EQUIPE!
$U$TENTABILIDADE...
FAÇA E VENDA NO CARNAVAL
DECORAÇÃO DE CARNAVAL...PRESTE ESTE SERVIÇO E GANHE COM FESTA DE MOMO!!!
CULINÁRIA FÁCIL...
ROCAMBOLE DE CARNE MOÍDA!!!
Ingredientes para a massa:
- 800g de carne moída
- 1
cebola pequena picadinha
- 1 cenoura pequena ralada
- salsinha e cebolinha
picadinhas
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 ovo
- farinha de rosca
para dar liga (cerca de 3 colheres de sopa)
Ingredientes para o recheio:
- 5 ovos cozidos
- 1 cebola
fatiada
- 1 tomate fatiado
- 200g de mussarela fatiada
Bacon fatiado para cobrir
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes da massa até
ficar bem homogêneo, reserve.
Numa pedaço de filme plástico, disponha as
fatias de bacon uma ao lado da outra. Abra a massa de carne moída por cima do
bacon, aperte bem com as mãos até formar um retângulo. No meio coloque os ovos
um atrás do outro, a cebola, o tomate e a mussarela. Com cuidado, enrole a carne
moída com o auxílio do filme plástico. Deixe bem firme.
Acomode o rocambole (sem
o plástico) numa assadeira untada com azeite e leve para assar em forno
pré-aquecido, 200ºC por 40 minutos, ou até estar com o bacon bem crocante e a
carne cozida.
Sirva fatiado com salada.
DELÍCIA DE ABACAXI... AFINAL ESTAMOS NA SAFRA DESTA FRUTA MARAVILHOSA!!!
INGREDIENTES:
1 abacaxi grande, em cubinhos
3 colheres (sopa) de açúcar
CREME:
1 lata de leite condensado
4 gemas
raspa de cascas de limão
COBERTURA:
4 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite, gelada e sem soro
PREPARO:
- Coloque o abacaxi e o açúcar em fogo alto e quando ferver abaixe. Cozinhe até obter um doce relativamente espesso. Reserve. Bata no liqüidificador os ingredientes do creme. Leve ao fogo para engrossar. Bata as claras em neve bem firme, acrescente o açúcar (1 colher de cada vez), e continue a bater até o ponto de suspiro. Tire da batedeira e adicione o creme de leite.
MONTAGEM:
Em uma travessa funda, coloque o doce de abacaxi, em seguida o creme e, por último, o suspiro. Leve, coberto com filme de PVA, à geladeira por, no mínimo, 12 horas.MENSAGEM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário